23 outubro 2009

Eles (ainda) andam aí…

cartazes pós eleições 2

As eleições autárquicas foram há praticamente duas semanas. As legislativas há quase um mês. Mas… eles ainda andam por aí! Eles,  os cartazes, muitos, que fizeram a campanha para estes actos eleitorais. Um dia destes, na caixa de comentários, um dos leitores do Mais pelo Minho (Venâncio Fernandes), apontava precisamente para essa situação e para a diferença em relação a outros municípios, nomeadamente Arcos de Valdevez, onde os cartazes começaram a ser retirados logo na segunda-feira seguinte ao escrutínio.

Em Paredes de Coura, como em muitos concelhos do país, a situação não é a mesma e, passadas várias semanas, continuamos a ver Sócrates, Pereira Júnior e José Augusto Sousa em todas as rotundas. É certo que retirar tudo logo no dia seguinte também é capaz de ser um bocadinho exagerado. Especialmente se, como aconteceu em alguns municípios, os partidos aproveitarem os cartazes para colocar uma nova mensagem a agradecer a confiança de quem votou neles. Não é, contudo, o caso dos cartazes que ainda pululam por Paredes de Coura e, fruto também do mau tempo, alguns deles, como o da foto acima, já apresentam sinais evidentes de degradação, em nada contribuindo quer para a imagem do concelho, quer para a dos próprios retratados.

Os cartazes políticos, sendo o grosso dos que actualmente se vêem por Paredes de Coura, não são, contudo, os únicos que “poluem” o concelho. Que dizer, por exemplo, dos vários cartazes a divulgar este e aquele evento que, meses depois do acontecimento ter tido lugar, ainda perduram, pendurados nas ruas e postes. Veja-se, por exemplo, a foto de baixo, onde a par de um cartaz da candidatura do CDS-PP à Assembleia da República, se pode ver um outro a divulgar a Festa da Cultura, em Melgaço. A festa foi em Agosto, os cartazes continuam por aqui… em Outubro.

A tudo isto, junte-se uma série de outros “adereços” que vão surgindo por aqui e por ali, um pouco por todo o concelho. Uma placa a indicar uma loja, outra uma oficina, tudo eventualmente ao arrepio de qualquer regulamento camarário, mas que, por exemplo de uns, outros vão repetindo sem qualquer problema. E, quando damos por ela, misturam-se com os sinais de trânsito ou as informações turísticas, numa alegre caldeirada que se transforma numa fonte inesgotável de poluição visual. Ah… e não nos esqueçamos dos casos das placas de obras, como o que foi retratado neste post, e de que ainda se vêem bastantes exemplos por aí.cartazes pós eleições

12 comentários:

  1. Sem dúvida um mau exemplo!!!!
    Alguns dias ainda vá que num vá!!!!
    mas tanto tempo?????
    Toca lá a tirar essa poluicao visual rapidamente!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É nas pequenas coisas que se notam grandes diferenças.
    É uma questão de princípio, revela uma atitude.
    Não se trata de custos, nem a falta de pessoal recolhe argumentos.
    Eu sei que não dá de comer aos Courenses, mas até a forma como a publicidade está colocada, revela falta de cuidado. (os autores também são responsáveis).
    E não se pense que quem nos visita, não repara nestas coisas.
    Vá lá !!!!! Srs. Governantes de há 20 anos, façam alguma coisa pela imagem de Paredes de Coura, não esperem que a natureza faça a reciclagem que se impõe.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma pequenina sugestão,
    Srs. da Câmara, rigor e mão pesada, para quem não cumpre, com as regras da promoção e publicidade.
    Não tenham medo, já não tem nada a perder.
    Mas atenção, não se esqueçam primeiro e rapidamente de regulamentar.

    ResponderEliminar
  4. E agora a Câmara vai retirar....e o venancinho vai dizer:
    viram como eles me ouviram........

    Cuidado que pode vir o ministério!!!!!e multar ou prender se vcs nao tiram os cartazes.....

    ResponderEliminar
  5. Caro Lobo, julgo que a responsabilidade de retirar os cartazes pertence às respectivas candidaturas que os colocaram. Quanto muito a Câmara poderá pedir para agilizarem esse processo, o que se agradece.

    ResponderEliminar
  6. Ó Sr° Bastos onde é que eu digo que tem que ser a Câmara a retirar essa merda?????
    Deve estar a confundir-me aí com um sujeitinho!!!!!!!
    O que eu digo é "que a câmara vai retirar"????para fazer o jeito aí ao sujeitinho que fala nos governantes de 20 anos!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Caro Eduardo Bastos, a responsabilidade da retirada da propaganda e publicidade, é sempre dos autores, ou de quem por eles foi mandatado, nomeadamente as empresas de publicidade.
    Isto falando nos casos autorizados.
    A outra propaganda ou publicidade, é colocada clandestinamente, ou seja sem autorização para o efeito, e é proibida, ai cabe ao serviços da Câmara, proceder à limpeza, poderá depois, se conseguir provar, autuar os prevaricadores.
    No entanto como sabemos é difícil a aplicabilidade deste regulamento.
    Portanto cabe aos serviços Camarários proceder à manutenção e limpeza dos espaços públicos, e o facto, é que a nossa Câmara não tem cumprido com essa obrigação.
    Nem se pode queixar, porque os dos vencedores também lá estão.

    ResponderEliminar
  9. E pensa bem!!! Porque é precisamente à Câmara que cabe a manutenção da limpeza dos espaços públicos… ou tem duvida???

    Até amanhã!!!!!!!! e não se enerve...gente de caracter tem poder de encaixe...

    ResponderEliminar
  10. Ouviu Sr° Bastos........
    ouviu bem???
    rsrsrsrrsr
    até já o trata por tu e tudo!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. "e não se enerve...gente de caracter tem poder de encaixe..."

    tem-se notado???????

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!