15 maio 2007

Sinais

Hoje vamos fazer aqui um exercício muito simples. Os caros leitores (que espero que os haja) só têm de olhar para a imagem acima e indicar qual das três placas está correcta. Isso mesmo, assim simples e limpinho.
Está feito? Ok, vamos então ver as respostas.
Se optaram pela placa da direita, lamento muito mas acabam de chumbar neste pequeno teste. É que qualquer pessoa vê que o sinal que indica a Praia Fluvial não está bem. E não é só por aparentar ter mais idade que a mulher mais velha de Paredes de Coura (acho que essa ronda os 103 anos).
Com efeito aquela placa há muito que deixou de cumprir o seu propósito, ou seja atrair eventuais passantes na estrada nacional para aquele recanto à beira rio que muito nos orgulha. Quem passa questiona: "se a placa está assim, imagine-se a praia...". Enfim, considerações de quem bem que podia ir ao engano e descobrir um local paradisíaco, mas a placa não deixa, ainda para mais quando, alguns metros antes, passaram por uma outra a anunciar as maravilhas do concelho e praia fluvial é indicação que lá não consta.
Voltando ao teste, se o caro leitor respondeu que a placa correcta era a placa da esquerda fique a saber que também não acertou. Ela é mais recente, está limpinha e ainda a cheirar a novo, mas também não está correcta. E não se pense que é por o restaurante não ser para aqueles lados, porque é. O problema é que algumas centenas de metros estrada acima, mesmo na vila de Paredes de Coura, existem mais uns quantos restaurantes e para esses, coitados, não há placa qualquer a indicar o melhor acesso.
Vá-se lá saber porquê só o restaurante da praia fluvial foi contemplado com este presente da autarquia (porque se pressupõe que tenha sido a Câmara a colocá-lo lá, caso contrário já o teria retirado). Mas, se foi a Câmara a colocar o sinal, porque raio não fez o mesmo em relação a outras atracções e serviços de Paredes de Coura? E já não falo nos restaurantes, porque isso é simples publicidade, mas que dizer de um Museu, um Centro Cultural, um Centro de Saúde ou mesmo os Paços do Concelho que não tem qualquer indicação nas ruas da vila? Todos sabemos onde são? Correcto... nós e os que só aqui vêm uma vez por acaso mas que, mesmo assim, têm de saber onde encontrar esses equipamentos.
Finalizando, regressamos à fotografia e às placas. Pois é, meus amigos, a pergunta tinha uma rasteira. É que nenhuma das placas está correcta, nem mesmo a do meio que ali permanece, vá-se lá saber porquê, anos depois dos trabalhos realizados. O mais curioso é que este nem sequer é caso isolado, pois por todo o concelho multiplicam-se os cartazes de empreiteiros a assinalar obras há muito concluídas. Ou é uma forma da Câmara compensar as empresas por atrasos no pagamento ou então é abuso que deveria ser sancionado.

5 comentários:

  1. Acho que isto ate ja foi falado uma vez na Assembleia Municipal, placas de obras e falta de placas sinalizadoras na Vila, aproveite-se o material de umas para fazer outras.

    ResponderEliminar
  2. Ó anónimo anterior: O que se fala na Assembleia Municipal não é tido em conta, só existe para aprovar-se as coisas da ca,ara, mais nada.

    ResponderEliminar
  3. Ja nao adianta falar, nesta Vila p que valeu durante as obras foi a pedra (em excesso e os mecos, que estão uma porcaria). Quanro a sinais eles não faltam, os que não devem claro, esses de empreiteiros é por todo o lado, postes aos alto sem sinais tb não faltam, até os amarelinhos do periodo de obras, nem esses foram retirados. Enfim, benvindos á Republica das Bananas, perdao dos Bananas.

    ResponderEliminar
  4. Por falar em sinais, caro EB ja viu o sinal que alguem pos á entrada das traseiras do Bairro do Centro Cultural? Aquilo não tem jeito nenhum porem nenhuma autoridade o retira. è como diz o anonimo anterior bem vindo ás bananas, ja que falo nesta zona, há carros á noite em cima dos passeios, logo ali a dois passos do Posto e ninguem faz nada.

    ResponderEliminar
  5. E por falar em praia do Taboao,alguém me sabe dizer se a prancha e as escadas de madeira que puseram lá à muitos anos ainda lá se encontram?Ou já substituiram por outro material onde eu(nós) nao me aleije nos pregos e lascas de madeira.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!