04 novembro 2009

Alhos e bogalhos

Faz-me confusão esta mania que as pessoas têm de misturar coisas que nada têm a ver umas com as outras. Principalmente quando tentam ver questões políticas em todos os sectores de actividade, por mais afastados do espectro  político que estes estejam. Mais confuso fico ainda quando essa associação errada é feita pelos próprios intervenientes, como se eles próprios não tivessem consciência de que é possível fazer algo à parte dos interesses políticos.

Vem isto a propósito das notícias vindas a público recentemente, que dão conta do desagrado de dois dirigentes associativos locais que, tendo em conta o resultados das eleições do passado dia 11 de Outubro, acham que, por terem sido preteridos nas urnas, agora devem abandonar as funções que desempenham nas colectividades locais. Veja-se, por exemplo, o caso de Albano Sousa, presidente da Associação de Castanheira, instituição a que tem dado muito de si próprio, desenvolvendo um trabalho meritório e reconhecido a vários níveis. Fará sentido extrapolar os resultados das autárquicas, em que concorreu como número dois do PSD à Câmara, e dizer que, ao não lhe dar a vitória nas urnas, a população está a dizer que também não aprecia o trabalho dele no Castanheira? Claro que não!

A meu ver, e com o devido respeito que Albano Sousa me merece, estamos perante um caso flagrante de mau perder, ainda que o próprio não o admita. Só desta forma se justifica que se faça depender coisas tão distintas uma da outra. Visto de outra forma, dá a impressão, errada quero crer, que Albano Sousa só se manteve no Castanheira até agora porque achava que teria algo a ganhar com isso numa eventual candidatura partidária. Sei que não foi isso que aconteceu, por isso não faz sentido querer ligar as duas coisas. Albano Sousa tem todo o direito de estar magoado com os seus conterrâneos, mas não pode esperar que, por estes acharem que ele é a melhor opção para a associação local, vão também entender, necessariamente, que Albano Sousa é o homem indicado para a Câmara. Mais, Albano Sousa tem de entender, também, que não concorria sozinho e que os eleitores, para votarem nele, teriam igualmente de aprovar o resto dos elementos que faziam equipa com ele. Provavelmente não aprovaram…

O pior, nisto tudo, é que com estas confusões entre política e associativismo, eventualmente irá perder-se um homem que deu  e ainda tem muito para dar a uma colectividade que foi criada e mantida à sua imagem e semelhança. Sem Albano Sousa a Associação de Castanheira irá continuar, quero acreditar, mas, como diz o anúncio da televisão, não vai ser a mesma coisa.

22 comentários:

  1. Um é o Albano,e ou outro???
    Esses Srs° que assim fazem,nao sabem o que é viver numa sociedade de respeito mútuo!!!!!!Estao como os Miúdos que nao se portam bem se nao lhes derem em Chupa-chupa!!!!!!
    Uma coisa é ser dirigente associativo,oura é ser dirigente politico!!!!!mas eles nao sabem distinguir a diferenca!!!!!
    E tb acredito que sejam pressionados pelos chefes politicos deles para mostrar o desagrado com que perderam as eleicoes........

    ResponderEliminar
  2. "Albano Sousa só se manteve no Castanheira até agora porque achava que teria algo a ganhar com isso numa eventual candidatura partidária."

    Ora aí está!!!!!!!!!!!!!
    Tb acredito nesta hipótese..
    Toda a gente sabe que o associativismo dá muito trabalho...e poucos lucros!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Só falo nisto por causa da "ALTERNANCIA"(palavra que um tal de venancinho tanto gosta) nas Associacoes!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nao quero com isto por em dúvida o trabalho(BOM)realizado por esse Sr° no Castanheira!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Uma vez que a avaliação dos motivos pode ser imperceptível, as reacções são passiveis de ser imprevisíveis ou contraditórias. Se o abandono do cargo se deve a exigências que são compreensíveis e fáceis de satisfazer, o medo pode levar as pessoas a ceder, porque as exigências politicas mais complicadas não podem, na maior parte dos casos, ser directamente satisfeitas. As pessoas mais fáceis de intimidar ou de alarmar são aquelas que, na maior parte das estruturas politicas, estão fora da esfera de decisão. Mas a isto só o próprio poderá responder.

    ResponderEliminar
  6. "Anônimo disse...
    Ouvi dizer que quem vai substituir o Albano se ele sair é o Senhor do Mais pelo Minho Eduardo Bastos.

    5 de Novembro de 2009 11:24 "

    in:http://desabafodromocourense.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Existe determinadas pessoas predestinadas para a desgraça, diz um velho ditado, que ou entra mosca, ou sai asneira.
    A alternância é aplicável a qualquer posto ou função, mas até lhe poderemos chamar outro nome, por exemplo polivalência.
    Embora nunca tenha falado de alternância relativamente às associações, a sua aplicação tem o mesmo efeito que em outras situações.
    O problema, é que relativamente às associações raramente existe essa possibilidade, porque são sempre os mesmos que se candidatam, e fazem-no na maioria das vezes, para não deixar as coisas ir por água abaixo, porque será? Porque é que nunca vimos ninguém fazer uma campanha incentivando as pessoas a votar em si, para fazer o 5º mandato à frente de uma associação. A resposta é simples, e só a pode dar quem por lá tenha passado.

    ResponderEliminar
  8. Como sempre não resisto, este Sr, não conhece nada de Coura,.
    “um foi o Albano, e o outro?
    Só existiram dois… o outro foi o Manuel Barbosa de Bico.

    cada dia me convenço mais que este espaço não é para si.. não tem estaleca..já lhe disse, a sua seriedade e intelectualidade, não preenchem os minimos para fazer parte deste grupo.. e agora confirmado..nem o seu conhecimento sobre Coura.

    Nunca sabe nada.. deve ser por dormir demasiado de barriga cheia.

    ResponderEliminar
  9. Sr Eduardo Bastos, subscrevo quase na integra a sua análise, a única discordância, vai para a possibilidade aventada de os visados serem pressionados pelas cúpulas dos partidos por quem concorreram, para desta forma manifestarem o seu desagrado pela não conquista dos objectivos.
    Pessoalmente não acredito. Assim como também não acredito, na premeditação insinuada de ocupar o lugar das associações, para obter outras posições.
    Nos dois casos, trata-se de pessoas, que já deram prova, de que o que fazem é por gosto, e por dedicação ás suas associações atletas ou participantes. Por princípio, quem tem essa premeditação, tem pouco fôlego para esperar muito tempo.
    Acredito sim, e temos tido provas disso, de que muitos dos que hoje ocupam os lugares políticos do concelho, se aproximaram, para obter dividendos, e não para trabalharem pela causa publica, caso contrário, não se entenderia, como alguém pode em tão pouco tempo, deixar de defender determinada ideologia, e passar não a defender mas a representar outra com cariz completamente diferente.
    Só interesses de ordem pessoal o podem justificar.
    Embora discorde da atitude, entendo o estado de espírito dos visados, sabemos com que esforço dedicação e prejuízo pessoal, tantas vezes os dirigentes associativos fazem o enorme esforço para levar as coisas para a frente, sendo que na maioria das vezes, os louros dos sucessos, são divididos por todos, quando muito poucos contribuíram para os mesmos, é humano que na ressaca destas situações, se interroguem…???
    Discordo da atitude,, a mesma só pode ser resultado de analise em cima do acontecimento,, acredito que nos dois casos existirá reconsideração.
    Mais subscrevo a sua análise, até porque no caso do Manuel Barbosa, o povo de Bico, elegeu-o nas anteriores eleições. O próprio se deve interrogar, porque razão não venceu como cabeça de lista, e isto não significa, acredito eu, falta de confiança ou menos carinho pela sua pessoa. O Rancho de Bico e a associação precisam dele, e esse é um lugar que ele muito bem sabe ocupar.
    E acima de tudo, por se perder uma batalha, não significa que se perca a guerra.
    Quanto ao Albano, ninguém se atreverá a desprezar o seu trabalho na associação, nem a sua capacidade como dirigente associativo, por outro lado, não foi ele quem perdeu, foi uma equipa e um projecto.
    Mantendo a coerência que tenho defendido, (alternância, para que outros possam mostrar do que são capazes) diria apenas, de que possivelmente até será a altura, de abandonar temporariamente a liderança das duas associações, o apelo que lhes faço, é de que se for essa a sua vontade, se mantenham por perto.
    Deixo aqui o meu reconhecimento pelo trabalho que os dois têm desenvolvido na área do associativismo.

    ResponderEliminar
  10. "diz um velho ditado, que ou entra mosca, ou sai asneira."
    Da sua boca nem asneira sai ...só.....M....!

    "porque são sempre os mesmos que se candidatam, e fazem-no na maioria das vezes, para não deixar as coisas ir por água abaixo, porque será?""

    Pq vc nunca se candidatou?????Pq será????
    Nao dá tacho nao é!!!!!!!!

    "Como sempre não resisto, este Sr, não conhece nada de Coura,."

    Nao faco rondas nocturnas como vc!!!!!!Para saber de tudo e de todos!!!!!!!!!!!!!!!

    cada dia me convenço mais que este espaço não é para si.. não tem estaleca..já lhe disse, a sua seriedade e intelectualidade, não preenchem os minimos para fazer parte deste grupo.. "

    Isso é só a sua opiniao!!!!Pouco me importa a sua opiniao!!!!!!

    "por dormir demasiado de barriga cheia."

    Como sou um LOBO!!!umas vezes ceia ..outras vazias!!!!!Mas contente por nao ter um como vc em qualquer lugar em Coura!!!!!!

    Além disso nao sou eu o mentiroso que anda por aqui!!!!!!O mentiroso é vc que diz que eu falo mal de determinadas Sras e até hoje ainda nao me provou onde???????
    VC é o maior "mentideiro" de Coura e Arredores!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. "Um é o Albano,e ou outro???"

    E o venancinho é que nao entendeu!!!!!é que eu sabia muito bem quem era o "outro".....
    só que o Sr° Bastos fala no nome do Albano,mas do Outro omite o nome...por isso chamei a atencao.....
    Percebeu sr° guarda nocturno????

    ResponderEliminar
  12. "A alternância é aplicável a qualquer posto ou função, mas até lhe poderemos chamar outro nome, por exemplo polivalência."

    Olha que nao,olha que nao.....

    Alternancia = acto de alternar,mudar de lugar,dar lugar a outro........

    Polivalência = Que tem várias funções ou utilidades diferentes....

    E depois é este inteligente que diz que diz que da boca dos outros só sai asneira???????????????

    ResponderEliminar
  13. venancio disse...

    "e o que disse sobre a Ana Guerreiro,,e sobre a Paula Caldas.. e sobre o irmão do José Augusto.. e sobre mim ????

    17 Outubro, 2009 17:20

    Entao onde viu vc eu a falar destas Sras?????????
    Quero saber.......

    ResponderEliminar
  14. Entao Sr° POLIVALENTE!!!!!
    Este é que é um homem polivalente..ele é Courense Adiado,OHpinante Mor;guarda nocturno,ex candidato,ex deputado,empresário,ex bancário e mentiroso!!!!!!!
    Ahh grande polivalência !!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. "As escutas às conversa telefónicas mantidas entre Armando Vara e José Sócrates e interceptadas pela Polícia Judiciária (PJ) durante a investigação do caso Face Oculta - que o "Sol" noticiou ontem - não revelaram simples conversas de amigos: foram consideradas "criminalmente relevantes" para serem enviadas ao procurador-geral da República Pinto Monteiro, confirmou o i junto de fonte da investigação."

    É muita podridão junta, na mesma pessoa. Mas o zé povinho gosta é de políticos com imagem, que tenham bons discursos preparados e sejam charmosos.

    DÉFICE: 8%

    ResponderEliminar
  16. Um Bom exemplo de nao ALTERNANCIA:

    http://padornelo.blogs.sapo.pt/279286.html

    ResponderEliminar
  17. Não sejamos ingénuos, em todo o agrupamento humano há, ainda que, em alguns casos, inconscientemente, uma luta pelo poder.

    Esta luta pelo poder advém da insegurança que a maioria das pessoas sente em virtude do medo de não permanecerem e/ou não crescerem dentro do sistema.

    ResponderEliminar
  18. Para o próximo quatro anos, as propostas do autarca courense são acabar com os acessos em terra batida, adquirir equipamentos para parques infantis, fazer um livro de honra da freguesia, atribuir números de polícia a todas as habitações e remodelar a rede pública de electricidade.

    Márcio Silva

    Jornal ALTO MINHO, n.º 810, 2 de Novembro de 2009


    Pobre ignorância a nossa, após 35 anos de mandatos, vejamos quais as principais propostas para os últimos 4 anos.
    35 anos a reparar caminhos e ainda temos alguns em terra batida.
    35 anos depois ainda não conseguimos instituir os números de policia.
    35 anos depois ainda não temos parques infantis equipados.
    35 depois ainda não remodelamos a rede publica de electricidade.
    mas 35 anos depois ainda distribuímos bolos rei para aliciar os eleitores.
    mas 35 depois ainda distribuímos chouriços e arroz para aliciar os eleitores.
    Então se não queremos continuar, o que nos leva a tudo isto?????
    Mas pior ainda,,, é que 35 anos depois ainda dizemos um exemplo de não alternância.

    ResponderEliminar
  19. "Um bom exemplo de não alternância"

    Esta observação, só poderia ser de um Lobo, que não cumpriu a escolaridade minima obrigatória, e que nunca se dignou descer ao povoado, mesmo que seja pela calada da noite.

    Qual serra d'arga, qual carapuça, eu acredito que nem sabe onde fica o penedo do lobo.

    ResponderEliminar
  20. Puro engano Polvo Courense..tudo o que refere, é uma mera cabala politica para denegrir a imagem daqueles que democraticamente foram eleitos pelo povo...as provas dadas em defesa da democracia e do desenvolvimento, afasta qualquer possibilidade de suspeita.. até porque um dos aparentemente envolvidos, tem demonstrado ao longo dos anos, ser merecedor da vice-presidência do "banco do Povo CGD", e agora mais recentemente do maior Banco privado Português (BCP).
    Aliás,,,, para justificar tudo isto, basta referir que pertence aos quadros do PSD.

    ResponderEliminar
  21. A minha escolaridade dá-me, a ter um emprego,no minimo de Guarda nocturno!!!!!!
    E nao preciso de andar a fazer rondas nocturnas para saber o que se passa no Povoado!!!!!
    Quanto ao penedo do LOBO???nao sei nem me interessa!!!!!!!!!Tenho a minha própria pedra........

    Quanto às afirmacoes que faz contra o Tal autarca!!!!!!
    Ele é que se pode defender dessas acusacoes!!!!!mas parece-me que realmente temos aqui um caso de difamacao!!!!!!!!!!

    Mas este venancinho continua a fugir com o rabo à vassoura e a nao responder às mentiras que por aqui vai lancando!!!!!!!!
    Ainda estou à espera !!!!!!
    Mas nós já o conhecemos.....sabemos como vc é......mentiroso
    de qualquer das formas volto a insistir:

    venancio disse...

    "e o que disse sobre a Ana Guerreiro,,e sobre a Paula Caldas.. e sobre o irmão do José Augusto.. e sobre mim ????

    17 Outubro, 2009 17:20

    Entao onde viu vc eu a falar destas Sras?????????
    Quero saber.......

    ResponderEliminar
  22. "Era uma vez um acusado que disse: “Enquanto a minha mentira não for desvendada, continuarei mentindo.”

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!