12 novembro 2009

O início do fim de um ciclo

António Esteves

Com a saída de António Esteves da vereação da Câmara Municipal de Paredes de Coura, chega ao fim uma parceria de 12 anos entre aquele professor do ensino primário e o município. Uma parceria onde, sei por constatação própria, deu muito de si a um concelho que defendia com “unhas e dentes” e onde granjeou muitos amigos e, eventualmente, também alguns inimigos.

Os amigos vão, certamente, marcar presença no jantar de homenagem que vai ser levado a efeito amanhã à noite, na EB 2.3/S de Paredes de Coura. Organizado pelo Partido Socialista local, o jantar pretende, e irá consegui-lo provavelmente, ultrapassar as barreiras partidárias. De tal modo que, neste momento, há já vários militantes de outros partidos inscritos, nomeadamente presidentes de junta com quem António Esteves cultivou uma boa relação ao longo destes 12 anos em que ocupou o lugar de vereador.

A não continuação de António Esteves na autarquia courense, a pedido do próprio que optou por se retirar das lides camarárias e dedicar mais tempo à sua vida pessoal e familiar, marca também, quer se queira quer não, o início do fim de um ciclo que culminará com a saída de António Pereira Júnior da presidência da Câmara. É certo que quando António Esteves chegou aos Paços do Concelho já Pereira Júnior por lá andava hás bastantes anos, primeiro como vereador e depois como presidente, mas ninguém pode negar que a imagem de Paredes de Coura que temos actualmente foi construída pelos executivos onde Pereira Júnior e António Esteves formaram a dupla de gestão da autarquia.

Agora, António Esteves afasta-se para os lados de Bico, onde ainda continuará a presidir à Área de Paisagem Protegida. Lá de cima irá, certamente, manter-se atento ao dia-a-dia do concelho.

14 comentários:

  1. Sem grande dedicatória, mas muita dedicação, dirijo-me desta forma ao Sr. António Esteves:

    Começamos por andar muito perto, tanto que os caminhos que escolhemos (a nível profissional - a paixão pelo ensino) pareciam-nos quase paralelos. Mas ao fim de pouco tempo já nos falávamos através do caminho, ultrapassando com toda a sensatez e generosidade, que nos caracterizam a ambos, as lombas que se interpunham, bifurcações, outras vozes da vida e silêncios... silêncios que vivemos com muita amargura...
    De qualquer forma, o seu espírito humano, um igual, um companheiro, um coração compreensivo, foi este Senhor que sabia partilhar a nossa maneira de olhar a vida. Alguém que connosco, ao nosso lado no triunfo ou no desastre, quebrava o feitiço das impossibilidades.
    A mim também me fogem as horas e os dias se transformam em anos. Mas não esqueço. Não esqueço a cortesia, a simpatia e a generosidade com que sempre me tratou, olhando para mim e vendo-me simplesmente por aquilo que sou, sem misturar o que não deve e nunca deverá ser misturado. Não esqueço a forma como os nossos olhares trocaram pensamentos que infelizmente chegavam, planando nas asas do silêncio (numa dor comum e partilhada).
    Por isso, Senhor Esteves, onde quer que esteja, aperto a sua mão através da distância.
    Com o meu carinho de sempre,
    Cláudia.

    ResponderEliminar
  2. Trago-lhe um recado de muita gente.
    Houve gente que praticou uma boa acção e que manda dizer-lhe que foi porque o seu exemplo convenceu.
    Houve alguém que venceu na vida, e manda dizer-lhe que foi porque as suas lições permaneceram e houve mais alguém que superou a dor,e que foi a lembrança
    da sua coragem que ajudou. Por isso o senhor é importante...
    O seu trabalho foi nobre, de si nasceu a razão e o progresso.
    A união e a harmonia de um povo!


    E agora... Sorria!!

    Esqueça o cansaço e a preocupação,
    Porque há muita gente a torcer
    para que você seja muito Feliz!!

    ResponderEliminar
  3. E com ele a Presidir à Área de Paisagem protegida do Corno de Bico,acredito que estarei em boas maos!!!!!Mais protegido....
    Continue senpre como até aqui caro Prof.Esteves............

    ResponderEliminar
  4. Não estarei fisicamente no jantar, mas para o professor Esteves (como sempre me habituei a tratar), endereço um forte abraço de amizade, e uma palavra de agradecimento, pelo forma simples, simpática e disponível, como me recebeu e sempre me tratou, quer na fase em que exerci a minha profissão em Paredes de Coura, quer no período em que exerci a função de deputado na AM.
    Poderá parecer contraditório, mas confesso que nunca senti relativamente ao professor Esteves, o sentimento de estarmos ideologicamente em oposição, talvez pela postura, pelo respeito mútuo, e pela certeza que na sua mente, estaria em primeiro lugar a defesa dos interesses dos Courenses e de Paredes de Coura.
    Desejo-lhe com sinceridade, a continuação de uma vida de sucesso quer a nível pessoal quer a nível das novas funções.
    Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Vá lá que desta vez nao mentiu!!!!!!e nao disse nenhuma mentirinha!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. "A simplicidade não é a renúncia ao orgulho, mas a substituição de um orgulho por outro." (Eric Hoffer)

    Simplesmente dizer-lhe que foi um orgulho conhecê-lo...Professor Esteves

    ResponderEliminar
  7. "Anônimo disse...
    Se não diz o Venâncio digo eu e sem qualquer prblema : O Lobo é o Bastos."

    15 de Novembro de 2009 18:44

    In:desabafodromocourense

    ResponderEliminar
  8. “Caro Lobo…porque este é um espaço de seriedade, gerido por alguém que considero, queria aproveitar para terminar com esta discussão inútil.

    Fiquei surpreendido com a confirmação da tua identidade.. confesso que não esperava, mas não sou uma pessoa de rancores…

    porque já tivemos relações comerciais, e o balanço daquilo que tens escrito sobre mim é positivo, vou contra a minha forma de estar esquecer aqui este assunto..

    não o mereces, porque chegas-te a um limite intolerável, mas por vezes é preferível esquecer e ignorar.

    A tua posição não deveria permitir-te este tipo de desabafos sobre a capa do anonimato,, sabes que temos pontos de vista diferentes,, mas também sabes que eu merecia outro tipo de frontalidade.. podias ter escolhido outro alvo,,, mas cada um é como cada qual.

    A minha única condição é a de que não voltes a mencionar o meu nome onde quer que seja, sem que te identifiques, da minha parte relativamente ao LOBO não mais o farei
    .
    Lobo conheces-me bem, sabes que estou a falar a sério,, sabes que serei capaz de o fazer, sabes bem que poderá ser a tua destrutibilidade,, sabes que não és rico.. que pagas impostos, mas que também recebes comparticipações,
    sabes que o lugar de Codessal é pequeno.. sabes que Lisboa fica já ali…
    sabes que existem coincidências inacreditáveis, sabes que por vezes cometemos erros impensáveis……

    faz um favor a ti próprio…..

    Podes ter a certeza da minha palavra… não mais comentarei este assunto com quer que seja, a não ser que seja obrigado pelas tuas atitudes…

    Sei que muitos prefeririam ver-te na lama.. mas também sei que muitos se tem servido de ti.

    Vamos continuando a telefonar e a encontrarmo-nos por ai..

    até à próxima AM

    ResponderEliminar
  9. Mas de que fala este Sr°???????

    "Fiquei surpreendido com a confirmação da tua identidade.. confesso que não esperava, mas não sou uma pessoa de rancores… "

    Mas quando é que eu me identifiquei ou vc me identificou????

    "porque já tivemos relações comerciais, e o balanço daquilo que tens escrito sobre mim é positivo, vou contra a minha forma de estar esquecer aqui este assunto.."

    Numca tive relacoes comerciais com vc???????e o que tenho escrito sobre vc nao é nada positivo!!!!!!

    "Lobo conheces-me bem, sabes que estou a falar a sério,, sabes que serei capaz de o fazer, sabes bem que poderá ser a tua destrutibilidade,, sabes que não és rico.. que pagas impostos, mas que também recebes comparticipações,
    sabes que o lugar de Codessal é pequeno.. sabes que Lisboa fica já ali…""

    ???????????????????????????????
    Desta vez o homem ficou foi maluquinho de vez!!!!!!!!!

    "Vamos continuando a telefonar e a encontrarmo-nos por ai.. "

    Numca telefonei ao Sr° e nem nos vamos encontrando por aí de toda a certeza!!!!!!!!

    venancinho que tentativa é esta?????esta nao entendi mesmo????
    Vc faz-se ou é mesmo maluco da cabeca??????

    ResponderEliminar
  10. Nimguem conhece ,nem numca nimguem vai saber a identidade do lOBO....
    chega de tentarem saber,........

    ResponderEliminar
  11. Mas desde já lhe peco entao que identifique a personagem que se identificou como LOBO?????
    Codessal????
    JOFEL???????

    ResponderEliminar
  12. A única personagem que conheco pelos lados do Codessal é o Sr°Joaquim Felgueiras Lopes (mais conhecido por Jofel)Presidente da junta de Paredes de Coura..
    Esse sr° é que deve ir às AMs???
    Se recebeu um telefonema dele a identificar-se como LOBO??????problema dele e só dele...mas seria uma tentativa desse SR° de usurpar a minha identidade e nem percebo pq o faria?????E da forma que o conheco nao acredito que ele faca tal coisa......
    Mas viro-me mais para a sua tentativa já várias vezes falhada de tentar saber a minha identificacao verdadeira!!!!!
    ó homenzinho!!!Se assim for desista...já lhe disse dezenas de vezes que numca vai saber....
    e quanto às ameacas suas!!!!!!
    Fico à espera do MINISTÉRIO PÚBLICO.....Mentiroso

    ResponderEliminar
  13. Ou será que tudo isto é para desviar as atencoes do tema "dizer mal das Duas SRas" no qual estou farto de lhe pedir para me demonstrar onde e quando ele viu o que afirma!!!!!!!!!!
    É que até hoje...nao provou,nao mostrou onde viu,afirmou que tinha os textos!!mas agora parece que já nao tem????
    Mas tb nao admitiu que se podia ter enganado!!!que os comentários a que se refere podiam ser de outro comentador!!!
    Por isso a MENTIRA continua de pé...até o venancinho PROVAR o que diz......
    Nao provando!!!continua a ser mentira........

    ResponderEliminar
  14. Ou será que fala do José Augusto Caldas?????
    Estou em pulgas pra saber quem sou?????

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!