23 novembro 2009

Regresso aos anos 80

Na era das novas tecnologias, do digital e da internet, não faltam exemplos de revivalismo. Mas há quem vá mesmo ao exagero de dar vida a uma rádio pirata, bem ao jeito daquelas que pontificaram um pouco por todo o país no final dos anos 80. Carolice, ousadia e algum jeito para a coisa eram os ingredientes obrigatórios a qualquer emissora, a par de uma dose considerável de boa disposição. Até porque um dos objectivos destas emissões piratas era o divertimento dos que lhe davam vida, alguns com uma destreza e um empenho de fazer inveja a muitos profissionais.

Em Ponte de Lima, contudo, parece que uma dupla de aventureiros resolveu reviver esse divertimento e levá-lo mais longe, muito mais longe do que o que a própria lei permite. É que, como se já não bastasse o facto de infringirem a lei com uma rádio pirata, ainda a utilizavam para divulgar corridas ilegais na A27 e A28, bem como alertas aos ouvintes para estes evitarem as operações policiais montadas nas estradas da região.

O botão de “off” chegou este fim de semana, com uma operação da GNR que culminou com a identificação dos dois supostos mentores e dinamizadores da nova estação radiofónica, que era também conhecida por divulgar “mexericos” relacionados com alguns habitantes de Ponte de Lima e arredores. Longe vão os tempos dos panfletos anónimos?

5 comentários:

  1. Tb nós por cá tivemos emissoes de rádio piratas!!!!!!!!e só depois acabaram legalizadas.
    Pena ter sido vendida.....
    Mas muita pouca gente sabe da 1° emissao!!! que aconteceu em Coura?????
    Alguem sabe da História?????????

    Talvez o Ohpinante Mor que sabe quase tudo nos elucide!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Dado ao fim a que se destinava, o resultado só poderia ter sido o encerramento.

    Será o destino a dar, a algum lixo que insiste em persistir no nosso burgo, não por utilizar panfletos anónimos, mas por utilizar um meio mais sofisticado, o comentário sob anonimato.

    ResponderEliminar
  3. "Dado ao fim a que se destinava, o resultado só poderia ter sido o encerramento.""

    Alguem que explique a este venancinho que rádios piratas sao proibidas seja qual for o fim a que se destinam!!!!!!
    Ao contrário dos blogs onde os comentadores sao livres .......

    ResponderEliminar
  4. Pois ....panfletos anónimos sao os do PSD que espalham por aí!!!!!!
    Panfletos anónimos sim...esses nao sao lixo!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Pelas histórias que ouvi faz muito tempo!!!!
    Ouvi que a 1° emissao rádio pirata em Paredes de Coura,foi feita ainda antes do 25 de Abril de 1974,portanto ainda na Ditadura!!!!!
    Quem construíu o aparelho pelos vistos!!!Foi um Sr° de nome Paulo dos Santos Carvalho,pessoa conhecida no nosso meio pela profissao que exerceu e por ser uma figura pública no nosso meio.
    Ele e mais uns amigos na altura,todos bem mais jovens do que ele toca a fazer emissoes piratas.....mas por pouco tempo..foi só a nível experimental!!!
    E assim penso que foi a 1° emissao em Paredes de Coura!!!!!!!!
    Se estiver enganado!!!Alguem me corrija e se souber de mais dados,é favor acrescentar.....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!