28 maio 2010

Preço da água: vêm aí aumentos!

CIMG1648

A falta de concorrência tem destas coisas: aumento dos preços. Neste caso a ideia que existe de uniformizar os preços a que é fornecida a água de consumo público, muito por causa do domínio da Águas de Portugal na distribuição, vai mexer directamente no bolso dos portugueses e Paredes de Coura não foge à regra.

Ainda para mais quando, como é sabido, a Câmara de Paredes de Coura, “subsidia” parte da água que os seus munícipes pagam. Isto porque, conforme já explicou o autarca courense por diversas vezes, a câmara compra o metro cúbico de água a 56 cêntimos, mas depois cobra apenas 26 cêntimos por metro cúbico ao consumidor final. Uma situação que a proposta de uniformização de preços, de que a fusão das várias concessionárias é a face mais visível, não irá, obviamente, contemplar razão pela qual são esperados aumentos elevados das tarifas de água concelhias.

Muito embora ainda não sejam conhecidos os valores finais a aplicar quando avançar a incorporação das Águas do Minho e Lima nas Águas do Noroeste, Pereira Júnior fala já numa previsão de que cada metro cúbico de água custe entre 2 a 3 euros, ou seja, muito acima do que é cobrado actualmente e valor que o próprio presidente da Câmara considera muito caro. É certo que o valor apontado pelo autarca courense integra não apenas o custo da água, mas sim também a tarifa de saneamento indexada ao consumo. De qualquer das formas, tendo em conta os valores pagos actualmente, podemos sempre dizer que estamos perante um aumento de grandes proporções.

Para tentar evitar esta situação, os municípios do distrito estão já a financiar um estudo que visa verificar se compensa mais a criação de uma nova empresa, de cariz intermunicipal, que irá substituir-se à Águas do Noroeste na distribuição da água. Os resultados desse estudo devem ser conhecidos no segundo semestre de 2010 e, em tempo de crise, poderão significar a manutenção ou a saída de mais uns euros do bolso dos cidadãos courenses.

1 comentário:

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!