07 maio 2010

Um SAP por uma SIV

O assunto do encerramento das urgências dominou a última Assembleia Municipal, com o PSD a ver aprovada quase por unanimidade uma proposta no sentido de exigir do Ministério da Saúde a suspensão do encerramento até que estejam cumpridos os pressupostos assumidos no protocolo assinado com a Câmara de Paredes de Coura. Mas, além da moção de protesto, outra coisa saiu da reunião de sexta-feira passada: a consciência de que uma SIV é melhor do que nada, mas que não substitui o SAP que tínhamos até então.
Décio Guerreiro lançou o mote, criticando a atitude do Governo por encerrar o SAP num fim de semana e sem aviso prévio, mas sobretudo por não cumprir o estabelecido no protocolo firmado com a Câmara. “Foi feito um acordo para o concelho e não foi cumprido. Todos devemos exigir que seja cumprido”, razão pela qual o PSD concelhio defende que o SAP seja reaberto até que isso suceda. E, no final da discussão, foi esse o conteúdo da proposta que foi aprovada quase por unanimidade (apenas uma abstenção do PS), muito embora ao longo de quase uma hora de discussão não tenha sido esse o cenário, com Pereira Júnior a explicar todo o processo que levou ao encerramento do SAP, bem como as dificuldades sentidas pela tutela para cumprir o acordado, nomeadamente a questão do médico à chamada, e a recente renegociação que promete trazer para o concelho uma ambulância SIV, se bem que ainda com muita coisa por definir, nomeadamente o período em que aquele equipamento vai estar operacional.
Aliás, Pereira Júnior afirmou, no decorrer da reunião, que nem sequer sabia quando é que a ambulância prometida pelo secretário de Estado da Saúde iria começar a servir os courenses, uma vez que, aparentemente, já haverá veículo disponível mas não foi ainda contratada a equipa (ou equipas) que vão prestar serviço naquele equipamento. “Se não entrar em funcionamento em prazo razoável, então tomaremos outras medidas”, explicou o autarca courense. O certo é que, a Assembleia parece não ter confiado muito nesta última promessa do Ministério da Saúde e optou por exigir que, enquanto não estivesse cumprido o prometido em 2008, o SAP de Paredes de Coura volte a estar aberto durante a noite. Desconhece-se, contudo, se a tutela vai dar seguimento a essa exigência.
A Assembleia Municipal serviu também para clarificar que a SIV não constitui uma alternativa viável ao funcionamento do SAP durante a noite, tendo em conta que vai tratar apenas casos de maior gravidade e todos os outros terão de seguir para Ponte de Lima. E, mesmo em relação aos mais urgentes, “veremos o que acontece quando a SIV for para Viana e alguém precisar dela cá”, alertou Décio Guerreiro que não perdeu a oportunidade de recordar que, aquando da passagem do anterior Ministro da Saúde por Paredes de Coura, este afirmou publicamente que o SAP de Paredes de Coura não encerraria enquanto não existisse um acesso rápido à A3. O acesso não existe, efectivamente, mas o ministro já não é o mesmo e o SAP… já fechou.

1 comentário:

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!