06 maio 2010

Somos contra, claro! Mas amanhã já não…

Alguém se lembra do que aconteceu em Viana do Castelo no dia 25 de Janeiro de 2009? Uma rápida pesquisa pela internet relembra-nos que foi nessa data que a população de Viana do Castelo, chamada a decidir sobre a integração do seu município na comunidade intermunicipal do Minho-Lima, optou por manter-se fora desta organização associativa. Mas, à luz dos acontecimentos actuais, ninguém diria que tal aconteceu. Aliás, duvidar-se-ia mesmo da realização do referido referendo. É que, depois do Não popular em 2009, um ano volvido o município de Viana do Castelo dá o dito por não dito e prepara-se para assinar hoje a sua adesão à criticada CIM.

É claro que este volte-face era algo que já se previa. A vontade de ficar de fora da nova associação de municípios, que reuniu logo desde o início os outros nove concelhos do distrito, era um capricho pessoal do presidente da Câmara de Viana do Castelo à data dos acontecimentos. Mas, com a saída airosa de Defensor Moura para o Parlamento, logo logo o seu sucessor, antigo número dois, mostrou que estava disposto a seguir na direcção contrária e associar-se aos seus colegas de distrito. E pronto, depois de alguma negociação, mas sem abrir mão do princípio desde sempre defendido pelos fundadores da CIM de “um concelho, um voto”, eis que se esquece o que Defensor Moura tanto defendeu.

Desiluda-se quem pense que na origem deste recuar de intenções estão questões mais filosóficas, porque o que está no cerne da questão é só uma coisa: dinheiro. Mais concretamente, os milhões que o QREN reservava para a capital alto-minhota mas a que esta só poderia aceder fazendo parte da CIM Minho-Lima. Para trás ficam outros números, nomeadamente os cerca de 100 mil euros que custou a campanha do referendo local, coisa que, pelos vistos, tem um prazo de validade muito pequeno. Muito longe dos quatro anos de mandato que Defensor Moura conseguiu em Lisboa, na Assembleia da República, graças a uma birra que agora vê ser ignorada.

1 comentário:

  1. E sao estes os "Defensores " do distrito de Viana do Castelo!!!!!!
    Gastou 100.000 EUR, que concerteza nao sairam do bolso dele!!!Mas agora arranjou um lugarzito ainda melhor!!!e agora para dar o sim já nem precisam de referendo!!!!!!
    Sao os politicos que temos.......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!