25 março 2011

Acabou o exílio

viana do castelo 1Com a saída de José Sócrates e a mais que certa realização de novas eleições legislativas, é certo também que haverá mexidas nas listas concorrentes. A mais óbvia e sonante será a inclusão de Pedro Passos Coelho numa lista de um qualquer círculo eleitoral que seja, depois de ter sido deliberadamente afastado por Manuela Ferreira Leite nas últimas eleições.

Mas há nomes menos sonantes que também vão andar neste jogo do entra e sai. Um deles é o do antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, que foi remetido para Lisboa em 2009, depois de ter ameaçado concorrer à câmara vianense como independente por não ter o apoio do Partido Socialista para a sua recandidatura. Na altura muito se falou de exílio dourado, com a inclusão nas listas de deputados a surgir como uma compensação por esse impedimento ditado pelos colegas autarcas do Alto Minho. Agora, no entanto, Defensor Moura resolveu não esperar pelo desfecho desta crise política e já anunciou: não vai voltar a concorrer ao Parlamento, optando antes pela reforma.

Uma decisão que não surpreende, tendo em conta os últimos episódios a envolver o antigo autarca de Viana de Castelo. Primeiro a corrida solitária à Presidência da República, sem o apoio do seu partido. Depois, mais recentemente, com a sua saída da comissão de honra da recandidatura de José Sócrates a secretário-geral do PS, em protesto pelo abandono da regionalização. Resta saber se é realmente a reforma que aguarda Defensor Moura, de 65 anos, ou se pelo contrário o seu regresso a Viana do Castelo traz outros planos na manga.

1 comentário:

  1. hummmmmmmmmmmmmmm.....cá para mim tráz outros planos na manga!!!
    Uma reforma(ona) e mais qualquer coisita.......a ver vamos....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!