20 junho 2011

À escolha do freguês

Antes de mais o esclarecimento: acho muito bem que se promovam actividades várias para promover/animar o concelho. De iniciativa pública ou privada, o que interessa é que haja motivos de atracção para trazer gente a Paredes de Coura e ao mesmo tempo dinamizar o município. Dito isto, não posso deixar de falar numa coisa que, muitas vezes, falha a quem promove: a conciliação de agendas. É que há alturas em que não existe qualquer tipo de iniciativa em Paredes de Coura e há outras em que as actividades abundam, atropelam-se e coincidem no calendário.

Veja-se, a título de exemplo, o que aconteceu no fim de semana prolongado de 10, 11 e 12 de Junho, com Feira Mostra e Arte em Peças a trazerem muitas pessoas à vila, a darem um dinamismo ao concelho que dá gosto ver. Mas, questiono-me, estas duas iniciativas em separado não teriam contribuído para dois fins de semana com animação, ao contrário de apenas um como sucedeu? Creio que sim e julgo que este aspecto, da coincidência de datas, poderá ser revisto em futuras edições destes dois eventos, sem colocar em causa o seu sucesso.

E, se fosse preciso mais um exemplo, o próximo fim de semana vem mostrar, uma vez mais, que ou temos tudo ou não temos nada. Depois de meses de jejum, num mesmo fim de semana temos um misto de actividades culturais e desportivas que leva a um “corre corre” por parte de quem quiser participar em tudo. No sábado ao final da tarde temos o Solstício de Verão que, por razões óbvias, não faria sentido noutro data. Mas depois temos ainda uma maratona de actividades de cariz mais desportivo que praticamente se atropelam, tal é a simultaneidade no tempo e no espaço. No sábado e domingo o Torneio de Futebol Masculino dos escalões de formação, organizado pelo Sporting Clube Courense, que decorrerá no campo daquele clube, vai rivalizar com o Torneio de Futsal 24 horas da Associação de Castanheira, ali mesmo ao lado, no pavilhão municipal. Curiosamente, pouco depois deste último evento terminar, o pavilhão municipal muda das bolas para os patins, para receber o Encontro Ibérico de Patinagem Artística, organizado pela secção de Patinagem Artística do Clube de Natação e Cultura. Mais afastado, mas durante todo o fim de semana, há a registar também as provas de hipismo para o campeonato nacional e taça ibérica de TREC, que vão decorrer em Cossourado.

São dois dias em que há muito por onde escolher, mas será que algumas destas actividades não poderiam ser repartidas por outras ocasiões e, desta forma, maximizar o seu potencial? Bastava, para tal, que houvesse uma preocupação, por parte dos organizadores ou mesmo da própria autarquia que apoia estes eventos, em conciliar as várias agendas. Trabalho que ou não foi feito, ou se foi feito não resultou, o que origina aquilo que popularmente podemos rotular de “não há fome que não dê em fartura”. O problema é que, às vezes, com tanta fartura, corremos o risco de estar a prejudicar um evento em detrimento de outro, quando todos poderiam sair a ganhar. Já para não falar na insuficiência de meios logísticos que, no caso concreto dos três eventos desportivos a decorrer na vila, pode originar algumas situações caricatas. Caso para dizer que ainda bem que o fim de semana só tem 48 horas…

51 comentários:

  1. Sporting Clube Courense20 junho, 2011 23:01

    De referir que o III torneio do Sporting Clube Courense fazia parte do plano de actividade para a época de 2010/2011 e há vários meses que estava agendado, este ano inserido nos jogos Desportivo 2011.
    Não foi nado criado do pé para a mão.
    De salientar que a participação vai rondar os 700 atletas...a juntar treinadores, dirigentes, meios de comunicação e claro familiares...

    ResponderEliminar
  2. O problema é o clima da região e o espírito das pessoas. A maioria dos eventos têm que ser programados para o Verão, porque estamos numa terra que chove um bocadinho... a última vez foi ontem. Por outro lado, as pessoas ficam muito mais tentadas a sair de casa nessa estação, por vários motivos. Já o facto das coincidências de datas, por vezes, a vontade de serem em fins-de-semana diferentes, não está ao alcance da câmara ou dos organizadores.

    ResponderEliminar
  3. Com boa vontade e determinação tudo se faz. Mas é preciso isso mesmo, boa vontade das partes envolvidas.

    ResponderEliminar
  4. É pura burrice não há coordenação. Não sei o que faz a Câmara ou os seus vereadores. Não venham com desculpas que não sabiam o logotipo está no cartaz portanto...deve ser do trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo das 11.52, explique lá essa do logotipo e cartaz que não percebi.
    Quanto ao resto, acredite que a culpa não é da Câmara ou Vereadores ou dos organizadores dos eventos, o problema está mesmo nas datas e na disponibilidade dos meios. Há que lamentar, isso sim, certas e detrminadas sobreposições de eventos, mas que podemos fazer!!!
    Mas, é muito simples quem quer ir ver os jogos do courense, vai ver os jogos do courense, quem quer estar acordado 24 horas vai ver o futsal do castanheira, quem quizer ir ver a patinagem,vai ver a patinagem e quem quizer assistir ao trec vai ver o trec, tão simples quanto isto. Mas quem quizer ver um bocadinho de tudo, pois olhe, tem de dar corda aos patins para estar em todo o lado.
    OLhe, ainda bem que em Coura temos estes eventos com os quais nos podemos deliciar, pois há outros concelhos, bem perto do nosso, que infelizmente nada tem.
    ahhh! esqueci o Solsticio, que é um evento de se tiar o chapéu, mas é claro, que estando no solsticio, é penoso no dia 26 assistir a outros eventos.

    ResponderEliminar
  6. Ó Bastos esqueceste-te que este fim de semana também tens o motocrosse em Irijó!!!!

    ResponderEliminar
  7. Realmente é muita coisa para um fim-de-semana, mas o importante é que se faça alguma coisa em Coura. Não podemos ficar a ver as pessoas a fugir ao fim-de-semana para Caminha, para a sardinha, para ponte de Lima para a vaca das Cordas ou para a Coca em Monção. É muito importante que se façam actividades em Coura, seja a Feira Mostra, a Expoleite ou outras. Desde que sejam feitas a pensar também nas pessoas de Coura e não apenas nos turistas de ocasião. E desde que não utilizam os meios publicos para ganhar dinheiro, como já vi acontecer em alguns eventos desportivos no pavilhão Municipal. Utilizam aquilo que nos pertence a todos, sem pagar por isso, e ainda cobram entrada. Assim não.

    ResponderEliminar
  8. Tem dúvida que a maior parte dos enventos são para alguém guardar uns patacos=???Associações(algumas),Festivais,festas,olhe quando ver sempre os mesmos nas comissões e organizações já pode daí tirar as necessárias desconfianças!!!
    Sabia que quando é a Câmara a suportar vários custos,pagamentos de gasóleos gastos nos festivais além dos gordos subsídios pagos à Organização bem como e entrega pura dos terrenos para estes alugarem,água,luz,casas de banho e sei lá mais o quê!!!! terrenos,vedações,funcionários camarários a trabalhar semanas antes e semanas depois da realização do festival.Só a bilheteira quanto rende ???Que resultados tiram os residente de Coura??? infelizmente se quizerem entrar no festival terão de pagar o seu bilhete de ingresso quando do seu bolso(Câmara) já tinham pago centenas de milhares de euros!!!
    Assim vai o nosso concelho com meia duzia de "mamões" a disfrutarem a explorarem o zé pagante!!!!

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo, não confunda as coisas. Tome uma aspirina que isso passa-lhe

    ResponderEliminar
  10. O homem tem cá uma AZIA ..... Ó Homem pq nao faz um "envento " tb e vai ver que ganha muito dinheiro com isso... e olhe que a Câmara empresta-lhe o terreno......Vai ver !!! vai ficar rico em pouco tempo.... Temos homem.

    ResponderEliminar
  11. "Quanto ao resto, acredite que a culpa não é da Câmara ou Vereadores ou dos organizadores dos eventos, o problema está mesmo nas datas e na disponibilidade dos meios"

    ele há cada um.......a culpa é dos fins de semana que só tem 2 dias..tá se mesmo a ver......

    ResponderEliminar
  12. no outro fim de semana a seguir, como não existe nada programado de longa data, sugiro que se faça uma batida ao Lobo, como evento.

    inscrições gratuitas para não acusarem ninguém de ser beneficiado.
    o prémio, se for apanhado vivo, será uma casa oferecida pela Empresa do venancinho.
    hahahahahah!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. "sugiro que se faça uma batida ao Lobo, como evento."

    Cuidado que sou um animal protegido !!! Cuidado com os Guardas Florestais e GNR !!!

    " se for apanhado vivo, será uma casa oferecida pela Empresa do venancinho."

    Só uma casa??? E se for Morto???

    ResponderEliminar
  14. Claro que é o problema das datas, rapaz. OU acha que alguém quer realizar estes eventos em pleno Inverno sem que se realizem no Pavilhão Municipal. Ele há cada um...

    ResponderEliminar
  15. Com ou sem azia o mais importante é ver e defender os nossos dinheiros a serem dasbaratados a favor de meia duzia de chicos-espertos.
    Sabe, nem todos dão para se meterem nesses negócios!!!,acima de tudo todos iguais e todos diferentes,graças a DEUS.
    Ha dúvidas do novo riquismo dos mesmos??? Só um cego e mesmo esse duvido que não tenha visto e compreendido isto.

    Assustem o autarca e vosso correligionário e companheiro como já o fizeram, dizendo que podem deslocar o festival para... este logo cede a estas pseudo ameaças e ainda podeis "mamar" mais uns milhares.Vão oferecer esta grande obra!!! a Valença,Caminha,Viana ou Ponte de Lima,será que eles aceitam!!!Nunca caros amigos,estes sabem fazer eventos todas as semanas do ano com menos dinheiro!!!
    Isto foi mesmo um milagre encontrarem um autarca com esta firme e determinada disposição de tudo dar aos roqueiros,falando com o Zandinga este disse-me que a coisa está prestes a findar.
    Fiquei preocupado comigo todos dos Courenses se o festival terminar,que perda para a cultura dos "charros",é uma autêntica desgraça para o nosso povo!!!!!
    Haja tino e responsabilidade nos gastos dos dinheiros públicos....

    ResponderEliminar
  16. E ele a dar-lhe... arre que é teimoso.oh Homem.... o que aqui está em causa são as actividades promovidas por associações e clubes que, é sabido, em alguns casos cobram entradas,(valores irrisórios), exploram bares (porque como é claro, quem vai assitir gosta sempre de beber ou comer algo), e são estas pequenas receitas que ajudam a suportar alguns gastos com a organização das actividades. Ninguém está a falar de um evento PROMOVIDO por uma EMPRESA PRIVADA, que claro está também tem o apoio logistico de uma Câmara que também tem a ganhar como esse evento, neste caso o Festival de Música. Todos temos a ganhar com isso, no momento ou no futuro.
    E, caro anónimo, quem dera aos municípios por si mencionados, que o Festival de Música se mudasse para qualquer um deles....Isso era o que esses municípios queriam.Felizmente temos uma Câmara que sabe segurar tais actividades.
    Sabem fazer eventos todas as semanas.... pois sabem, sabe o sr de onde sai o dinheiro para as realizar... pois pergunte a um Valençano, a um limiano ou a um caminhense, e vai ver o que lhe dizem

    ResponderEliminar
  17. "Felizmente temos uma Câmara que sabe segurar tais actividades."

    Infelizmente vamos ver por quanto tempo!!!!
    E nao foi o último candidato do PSD que disse que se ganhasse as eleicoes que continuava a apoiar o Festival!!! acho que disse....

    ResponderEliminar
  18. Caro Lobo, concordo consigo, esperemos contudo que tal não aconteça, para o bem deste concelho. Esperemos que se houver tais mudanças que os responsáveis sejam coerentes com o que se vem fazendo em Coura, caso contrário, iremos todos perder e voltaremos à penumbra.

    ResponderEliminar
  19. Uff ...até que enfim alguem concorda comigo !!!

    ResponderEliminar
  20. Caro Lobo.... Acredito piamente que tal situação não mude. Nos tempos do "antigamente", contava mais a palavra que o preto no branco. A Palavra é tudo, não se pode rasurar.

    ResponderEliminar
  21. " Nos tempos do "antigamente", contava mais a palavra que o preto no branco."

    Era a chamada HONRA caro anónimo.....mas olhe que já nao estamos no antigamente!!!!

    ResponderEliminar
  22. Infelizmente, INFELIZMENTE.
    Agora a Palavra só serve para enganar.

    ResponderEliminar
  23. "Sabem fazer eventos todas as semanas.... pois sabem, sabe o sr de onde sai o dinheiro para as realizar... pois pergunte a um Valençano, a um limiano ou a um caminhense, e vai ver o que lhe dizem ""

    Sai exactamente do mesmo sitio que sai o que patrocina o Festival de Coura!!!!

    ResponderEliminar
  24. Tá doido ou o sol fez-lhe mal.Òh Homem.... ponha-se à sombra, não lhe vá dar uma sincope cardiaca.
    OU então aproveite para visitar os outros concelhos em redor, pois parece que não os conhece.
    Desde quando!!!
    A nossa câmara patrocina, claro está, mas não é a totalidade.
    Quem acha que paga a totalidade da Festa do Alvarinho em Melgaço!!! A Festa da Coca em Monção!!! A feira medieval de Caminha (que este ano é uma autentica aberração, UMA SEMANA INTEIRINHA DE FEIRA MEDIEVAL, até os comerciantes acham que é depropositada)!!!! A vaca das cordas em Ponte de Lima!!!
    Ah!!!! é a Ritmos....
    Valha-te deus anónimo, já agora, as melhoras

    ResponderEliminar
  25. Ó anónimo das 15,36 vc deve ter entendido mal! O que eu quiz dizer e se ler bem ,foi que quem patrocina todos esses eventos sao as respectivas Câmaras Municipais!!
    Ou pensa que só por si as organizacoes (como a Ritmos)sao capazes de organizar tias eventos???
    Vá apanhar sol...

    ResponderEliminar
  26. "Sai exactamente do mesmo sitio que sai o que patrocina o Festival de Coura!!!!"

    mas quem é que lhe disse a si, que o Festival de Música em Paredes de Coura é patrocinado na totalidade pela CM!!
    Nos restantes casos que refiro, são as C M. que o suportam na integra
    Tou de papo para o ar ....a apanhar sol.

    ResponderEliminar
  27. "mas quem é que lhe disse a si, que o Festival de Música em Paredes de Coura é patrocinado na totalidade pela CM!!"

    E onde viu eu a dizer isso?? Onde leu ??
    Qualquer evento realizado a nivel concelhio ,quase sempre sao patrocinados pelas Câmaras municipais!! que haja um ou outro evento patrocinado na integra pelas Câmaras ,é bom sinal,quer dizer que têm dinheiro.
    Mas nao me venha dizer que os eventos que refere sao patrocinados na integra pelas Câmaras!!!! Basta olhar os cartazes e lá estao todos os patrocinadores!!!!! Engana quem vc??? A mim?? Nao.

    ResponderEliminar
  28. Lobo deixe-se de usar no seu vocabulário demagogia barata,sei muito bem quais os enventos que as Câmaras Municipais do distrito realizam no seu dia a dia,tenho em meu poder todos os calendários dessas mesmas actividades, mas também sei quanto as mesmas custam ao erário público,incluindo as feiras novas e festas da Agonia,compreende".
    O que disse e repito é que a CM de Coura,gasta verbas excessivas num só evento ou seja com o festival,têm dúvidas disso???,claro que a Câmara não paga tudo,seria melhor!!! o que paga é muito para este evento!!!
    è necessário e urgente rever toda esta situação,sabia que a mesma Câmara já está cortar de forma radical os subsídios às Associações Culturais do concelho!!!o que diz sobre isto!!.
    Nem todas, mas algumas devem ser acarinhadas e subsidadas,aí sim os dinheiros servem para desenvolver as mais diversas actividades culturais ao contrário do festival que,infelizmente,uma boa parte dos dinheiros vão parar aos COFRES INTERNACIONAIS(conjuntos musicais)
    Conclusão:estamos a viver de"esmolas" da Europa e por outro lado estamos a esbanjar dinheiros públicos(dos outros) em favor do ricos...
    Assim não, caros amigos,sei que os que defendem com unhas e dentes este envento também têm interesses materais no mesmo,quase tenho a certeza.Dá para tudo,ainda pretendia ver as contas desse evento publicadas nos jornais,até tenho dúvidas se os organizadores pagam impostos!!!!.Toda a actividade que recebe subsídios do Estado devem apresentar relatório e contas nos mesmos organismos estatais ou autárquicos!!!Fazem isto!!!
    Fala que os vereadores quer sejam do PS como do PSD que votam a favor,que tenho eu a ver com esses interesses meramente eleitorais???felizmente não defendo uns nem outros o que defendo isso sim, são os interesses do povo já que estes não são respeitados,façam um "referendo" ou consulta vulgar ao povo perguntando-lhes se estão de acordo com o festival,assim ficava e certeza que a democracia funcionava em pleno,não é uma maioria regida pelo seu" mestre" que vota tudo o que se lhes põe na frente...esta é a realidade dos factos snr. lobo... ou tem dúvidas???

    ResponderEliminar
  29. Nada de tratar igual o que é diferente.Já sabemos que a C.M não paga a totalidade dos custos do festival, era o que faltava anónimo,então teria de ser a troika a vir com o sacos dos milhões para lhes pagar,assim só paga parte!!! e é muitíssimo!!!
    Também temos conhecimento de eventos pagos na totalidade até com almoços e tudo...têm dúvidas???
    Não pretenda fazer dos outros parvos...

    ResponderEliminar
  30. Percebo muito bem e ainda compreendo melhor, o sacrifício que algumas Associações fazem com as explorações de bares e cobrarem pequenas e pequenas entradas de engresso.
    Óh homem, não queira juntar o festival com estas pequenas Associações culturais ou mesmo desportivas, nada de confundir, o mesmo que equiparar água ao vinho.
    O festival têm tudo,subsídios excessivos,terrenos para alugarem e receberem grandes rendas de firmas,água,electricidade,limpezas,conclusão: tudo à borla, só facturarem,bilheteira e não é com preços simbólicos,nada disso...
    Isto não é demaogia nem azia,felizmente não sofro do estômago, é a verdade nua e crua da realidade do que se passa.
    Posso lhe dizer frontalmente que qualquer da Câmaras do distrito não lhes aceitavam essas condições que Coura vos dá,caso curioso, já comentei pessoalmente com alguns autarcas sobre este evento.

    ResponderEliminar
  31. E foge-lhe para o "envento" !!!!!!


    "mas também sei quanto as mesmas custam ao erário público,incluindo as feiras novas e festas da Agonia,compreende"."

    Mas em antes dizia:

    "Nos restantes casos que refiro, são as C M. que o suportam na integra
    Tou de papo para o ar ....a apanhar sol."



    "sabia que a mesma Câmara já está cortar de forma radical os subsídios às Associações Culturais do concelho!!!o que diz sobre isto!!."



    Que faz muito bem em cortar!!!! Ou a Câmara é alguma associacao de solidariedade?? As associacoes culturais têm que aprender a sobreviver sem subsidios !!! Têm que aprender a gerar os seus próprios proveitos..e que nao sejam subsídio-dependentes!!!!

    "Nem todas, mas algumas devem ser acarinhadas e subsidadas"

    Ai consigo era assim !!!! dava a umas e a outras nao....Democracia à sua moda!!!

    ",ainda pretendia ver as contas desse evento publicadas nos jornais"

    Este "envento" é uma identidade particular que realiza e nao tem que dar contas a ninguem!!!!!

    "até tenho dúvidas se os organizadores pagam impostos!!!!."

    Como empresa que sao concerteza que pagam !!! Mas já que é tao imformado de tudo ,vá às Financas perguntar!! ou quer que lhe mande para casa fotocópias do IRS e IRC da Ritmos???

    ",façam um "referendo" ou consulta vulgar ao povo perguntando-lhes se estão de acordo com o festival,"

    Esse "referendo" já foi feito!!! O POVO já votou em quem quiz para o representar!!!E DEMOCRATICAMENTE!!!Ou já se esqueceu de quem ganhou as eleicoes?? O Povo quiz que fossem estes Homens a mandar nos destinos de Coura !! Para
    desconsolo de alguns......

    "Também temos conhecimento de eventos pagos na totalidade até com almoços e tudo...têm dúvidas???"

    Tenho dúvidas sim.... prove-nos que é assim como diz.

    "Não pretenda fazer dos outros parvos..."

    Os outros, nao sao parvos! Mas do anónimo já nao posso dizer o mesmo!!!!

    "Posso lhe dizer frontalmente que qualquer da Câmaras do distrito não lhes aceitavam essas condições que Coura vos dá,caso curioso, já comentei pessoalmente com alguns autarcas sobre este evento."

    E eu digo-lhe o contrário....muitas Câmaras queriam o Festival!!! Caminha por exemplo...só nao tem quem lhe o faca!!!
    é que tb falei com alguns autarcas!!!!

    Deixe-de mas é de "enventos" e dedique-se a catar LOBOS!!!

    ou entao tome um Conpensan...isso passa!!!!Aziaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  32. o lobo é o melhor defendor do Reino!
    Ó Lobo faz lá as contas dos 500000 contos que se levantam nos multibancos durante o festival!
    Durante 10, 20 anos é muita nota! Por onde anda ela?
    E com tanto retorno o que se tem feito?
    Se é uma mola para o comércio, para a restauração, para a hotelaria?
    Onde está? Numa ou duas pastelarias? É pouco, muito pouco!E está nalgum lado... está no bolso de quem?
    Não basta ficar no mapa festivaleiro... que se esgota em 3 dias!
    E o resto é que conta para (quase) todos os 9000 que moram cá?

    ResponderEliminar
  33. Mas acha-me mesmo com cara de contabilista?????
    E vc sabe mesmo quanto dinheiro se levanta nos dias do Festival???
    E tem que perguntar aos tasqueiros donos da restauracao e pastelarias e outros comerciantes onde metem o dinheiro !! Ou se valem ou nao esses três dias de festival!!!
    e olhe que já vamos nos €€€€€€€ !!! Contos!! só do capuchinho vermelho.......

    ResponderEliminar
  34. Se nao fossem os três ou quatro dias de Festival Rock muitos dos tascos de Coura já tinham fechado...... perguntem-lhes...e vao ver! Os outros dias é só para passar o tempo e dizerem que estao abertos...

    ResponderEliminar
  35. Na tacanhez do anónimo para se gastarem balúrdios do erário público no festival, basta que meia duzia de tascos façam negócio com lucros naqueles dias.Sinceramente,vá de uma vez por todas pregar a outra freguesia e fazer ver esses pontos de vista aos homens da troika que nos emprestma o dinheirinho para... já que o autarca está anestesiado de forma profunda,faz o que v lhe exigiram.pois é com o dinheiro dos contribuintes, o resto é paisagem.

    ResponderEliminar
  36. Vou de forma resumida responder ao anónimo do festival.Diz este Caminha até queria o festival só que não há quem o o faça!!! Pura e descarada mentira,Caminha foi o primeiro concelho que numa das suas freguesias Vilar de Mouros,organizou a nível nacional e até internacional pelas mãos do casal médico...
    A actual presidente de Câmara,entendeu que a sua Câmara não estava em condições económicas de subsidiar o festival,ponto parágrafo.Claro essas ajudas não eram de perto ou de longe comparadas coma CM de Coura,a organização em vez de receber pagava renda à Junta de V.Mouros,cerca de, vou falar em contos 12 a 13000 contos anuais ou seja(65 000 euros), ou seja pelos terrenos ocupados, a Junta de Freguesia com esses rendimentos comprou aos propprietários terrenos circundantes ao rio para recinto do festival.Está informado..Esses autarcas sabem bem gerir os dinheiros de todos.
    Portanto Caminha,Cerveira,Valença,Monção Melgaço e todos os concelhos do distrito sabem muito bem das prioridades dos seus concelhos,fazem eventos todas as semanas,mas com peso e medida,conjuntos nacionais,Ranchos Folclóricos,Associações,artistas nacionais,concertos de bandas musicais etc etc.
    Com certa graça(negativa) diz se a CM. não continuar com este envento o concelho passa à penumbra,a CM sabe bem gerir as suas actividades, sabe sabe, desde que vos... tudo bem...
    Quando falei em consultas ao povo quero dizer discussões públicas nos foros(Centro Cultural)sobre as grandes obras e atribuição de verbas astronómicas para o evento...Não, ouvir o povo,de maneira nenhuma não vá acabar a "mama",o povo votou, a maioria silenciosa vota sob a batuta do "chefe",pois é mas a democracia não se esgota em eleições, é necessário refrescá-la no seu dia a dia, se a CM tivesse optado por ouvir o povo por certo não terim feito obras magalómo-nas que outros terão de as pagar,não tínha- mos as finanças camarárias no estado lastimoso em que se encontram!!!Sabemos qomo funciona a maioria do PS quer na Câmara como na A Municipal, um por todos e todos por um!!!Não se pensa em termos futuros prá frente e logo se verá, tais Câmara tais governo derrotado nas últimas eleições.
    Quanto ao tomar o compensan a fim de evitar a azia e boa digestão,endosse a mesma aos que comem muito... e de forma desmesurada que podem sofrer ataque de dinheiros públicos.
    Até à próxima, mas de roc festival,passe lá muito bem e governe-se como o deixarem,por mim páragrafo ponto final.

    ResponderEliminar
  37. AZIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    Huuuuuuhuuuuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuuuhu


    Festival por muitos e bons anos........... Grande presidente o nosso !!!!!

    ResponderEliminar
  38. e eu pra comecar a poupar e dar ainda mais à RITMOS !!! tirava o patrocinio à EXPOLEITE !!!!!!

    ResponderEliminar
  39. Vai pastar... a CM de caminha não continua com o Vilar de Mouros por causa de desntendimentos com a propria junta e com desentendimentos com qual promotor vai organizar o festival...não tem nada a ver com "graveto". Tem a ver com politiquices, porque se a JF de Vilar de Mouros fosse da cor da CM o Festival de Vilar de mOuros nunca teria acabado. Tás mesmo a leste carago.
    Quanto é que achas que se paga hoje em dia a uma banda nacional!!!? 4 contos de rei e duas jejecas, não!!? continuas a Leste....
    ainda por cima tás a misturar alhos com bugalhos.... sai da Sibéria que para além da tua azia ainda apanhas uma gripe das grandes.
    ahh! é ponto final e parágrafo..

    ResponderEliminar
  40. "Portanto Caminha,Cerveira,Valença,Monção Melgaço e todos os concelhos do distrito sabem muito bem das prioridades dos seus concelhos,fazem eventos todas as semanas,mas com peso e medida,conjuntos nacionais,Ranchos Folclóricos,Associações,artistas nacionais,concertos de bandas musicais etc etc."

    E isso tudo somado ao fim do ano dá ??????
    Talvez o mesmo que um grande evento como é o Festival de Coura!!!!! conhecido e reconhecido internacionalmente!!!!!

    ResponderEliminar
  41. dá mais do que um "envento" anual de calibre internacional como o Festival de Música em Paredes de Coura, que este ano está entre os CINCO MELHORES DA EUROPA... impressão minha ou isso conta muito...? Pelos vistos parece que para alguns comentadores, esta é uma situação irrelevante, provavelmente porque de certa forma têm vergonha de serem Courenses e tudo o que cá se faz é ruim... pobres (de espírito)

    ResponderEliminar
  42. Pobres de Espirito!!!!!!

    Ele é:

    Atarantado, abestalhado, abobarrado, abobosado, acanhotado, alarve, alonso, alvar, alvarinho, apalermado, aparente, aparvado, apatetado, apombocado, asneirão, asonsado, atolado, atolambado, atoleimado, azémola, asno, atrasado, anormal, anormalóide, besta, bestôncio, burro, bronco, bobo, babáca, babanca, basbaque, bate-orelha, babão, badana bertoldo, bestalhão, bestiaga,belarmino, beliz, bocó, boleima, bolónio, “Calimero”, chanfrado, chalado, chorão, doido,calino, cândido, capadocio, cepo, chapetão, coió, curto, cuco, cretino, cavalgadura, camelo, débil, demente, doloso, enxovedo, escroto, estulto, estúpido, estupidóla, nado-estupido, falsco, falacioso, fátuo, fingido, fútil, fanfarro, gaivota, ganso, girolas, guedes, harlequim, hebetado, hipócrita, idiota, imbecil, imbecil, imbecilóide, incapaz, inepto, inhenho, insensato, insensivel, insonso, intelijumento, jegue, jerico, jumento, lamecha, lapardão, lapardeiro, lapa, latoso, lapuz, lorpa, lapárro, louco, lé-lé, mandu, mané, manicaca, marinelo,maroto, macaco, mentiroso, mentecapto, molongó, obtuso, orelhudo, otário, paca, pacóvio, paio, painte, paioso, palurdio, pancracio, pandonga, papalvo, paspalho, pancado, parvo, párvulo, parvinho, pavão, parvalhão, pascácio, pasmado, papalho, paspalhão, pataloto, patamaz, pataroco, pateta, pêngó, prego, primário, ráca, tolo, tonto, tolo chapado, toldado, maluco, marado, simples, simplório, sardo, sandio, sarango, serodio, tacanho, tonto trouxa, tapado, toleirão, urumbeba,

    e mais qualquer coisinha........

    ResponderEliminar
  43. 500000 contos levantados nas ATM em Paredes de Coura, durante o periodo do festival. alguém responde quanto se levanta em média por fim de semana no mês de Agosto?. tanto dinheiro!!!!!!!engana tolos.

    ResponderEliminar
  44. Ritek patrocina Festival
    Omo lava mais BRANCO?
    Nunca se sabe! Tudo no bom caminho!

    ResponderEliminar
  45. Essa dos eventuais levantamentos nas caixas ATM, nos dias de festa ,primeiro carecem de prova e segundo quem nos garante que todo esse dinheiro foi investido em Coura!!!Se repararem bem a grande maioria dos jóvens não vão aos restaurantes,ficam-se pelos mercados,também eles a correr o país inteiro e até pelo estrangeiro ver conjuntos.
    Uma boa parte deles são pessoas de reduzidas posses,perguntem aos donos dos restaurantes de Coura,quais a diferença no negócio com ou sem festival, vão ver a resposta!...Eu já a fiz....
    É lamentável e até ... o lobo vir com adjectivos sem nexo,próprios de quem está a defender com unhas e dentes os seus interesses e dos seus camaradas e amigos, causas perdidas.
    Que nos interessa a nós operários trabalhadores, a classificação do festival de Coura???Que rendimentos tiramos dessa mesma classificação???Pobres de espírito são aqueles que como os burros com pala nos olhos não querem ver a realidade dos factos e do concelho onde vivem!!!

    ResponderEliminar
  46. Oh anónimo das 12:01... caso sejas de Coura, ora diz lá como era Coura antes de existir o Festival...lembras-te!!!? Pois eu lembro-me muito bem. Quantos restaurantes havia e o rendimento que tinham!!! com palas andas tu .... pobrissímo de ... tudo. Se a ti não te interessa a classificação do Festival, mais pobre és, porque tal classificação eleva o nome de Paredes de Coura a niveis bem mais altos do que acontecia há alguns anos atrás e isso, caso não te tenhas apercebido É NEGÓCIO, SÃO MAIS VALIAS PARA ESTA SANTA TERRA. Arre que não vês bem (tira as palas, meu). Se calhar preferias uma Feira Medieval.... Chiçaaaaaa!

    ResponderEliminar
  47. " quem nos garante que todo esse dinheiro foi investido em Coura!!!"

    Entao se é levantado em Coura nos dias do Festival , onde é que ia ser investido!!! Na Espanha??
    Este desnusitado movimento nas caixas ATM só é verificado nestes dias!! Ou nao vêem que nos dias de festival a fila para levantar dinheiro é permanente em todas a caixas!!!

    "Uma boa parte deles são pessoas de reduzidas posses"

    E uma grande parte deles é de grandes posses ou posses medianas!!! Ou pensas que andar a correr os festivais de Verao é pra tesos!!!

    "Se repararem bem a grande maioria dos jóvens não vão aos restaurantes,"

    É por isso que quando queres uma mesa num restaurante nos dias de festival, nao tens.....

    "também eles a correr o país inteiro e até pelo estrangeiro ver conjuntos."

    Sao os jovens sem posses!!!!!!!

    "perguntem aos donos dos restaurantes de Coura,quais a diferença no negócio com ou sem festival, vão ver a resposta!...Eu já a fiz...."

    Mentiroso!!! fizes-te nada!! tb fiz a pergunta , e responderam-me que sem o festival podiam fechar portas!!!!

    "... o lobo vir com adjectivos sem nexo,próprios de quem está a defender com unhas e dentes os seus interesses e dos seus camaradas e amigos, causas perdidas."

    O LOBO nao tem qualquer interesse financeiro ou outro no festival de Coura, os organizadores nem sao camaradas nem amigos!! meros conhecidos...e adjectivos sem nexo!!! nota-se.....

    caro anónimo de 07 Julho, 2011 13:46

    nao vale a pena gastar o seu tempo com pessoas de inferioridade cerebral!! nasceram asnos e assim vao restar para o resto das suas vidas...

    ResponderEliminar
  48. Lobo disse: "Entao se é levantado em Coura nos dias do Festival , onde é que ia ser investido!!! Na Espanha??
    Este desnusitado movimento nas caixas ATM só é verificado nestes dias!! Ou nao vêem que nos dias de festival a fila para levantar dinheiro é permanente em todas a caixas!!!"

    Oh Lobo, o facto de todo esse dinheiro ser levantado nas ATM's de Coura (o que é dito a toda a hora pelo presidente da Câmara mas nunca se viu prova de tal) não quer dizer que seja todo gasto em Coura, ou melhor em negócios de Coura. Esqueces-te que a maior parte dos negócios existentes no recinto do festival não são de cá, e é lá que eles gastam a maior parte desse dinheiro todo.
    E dizes que esse movimento nos ATM's só se verifica nesses dias, mas há outras alturas em que chegas ao multibanco e não há dinheiro. Este fim de semana aconteceu isso. E nas festas do concelho também acontece isso.
    E o que dizes dos restaurantes também não é como dizes. Já foi, mas hoje tens muita oferta de restaurantes e comes e bebes dentro do recinto e o negócio na vila já não é como era.

    ResponderEliminar
  49. Oh homem!!! e o local onde esses comércios de comes e bebes estão instalados... também não são de Coura!!!? Achas que os donos os têm à disposição só para lá colocarem as tascas e nada cobram. arre!!! e ele a dar-lhe..
    na vila já não é como era!!!? então o que é...está vazia aquando o festival.... vais lá ver que está mais movimentada no inverno todo que nos quatro ou cinco dias de festival... chiçaaaa!!! de que planeta és?
    Quanto aos ATM´s o que se passa é o seguinte: para fazerem as compras em Valença, os Espanhois vêm levantar dinheiro a Coura (é mais barato) hehehehehe

    ResponderEliminar
  50. É sempre com mágoa que leio os post do lobo na defesa der causas perdidas,diz o mesmo que as Associações Culturais não podem ser entidades de subsídio-dependente, a CM. faz muito bem em lhes cortar os subsídios!!!,desde que os roqueiros recebam o deles,chegando ao cúmulo de dizer que a Expoleite não deve ser ajudada pela mesma CM.
    Vergonha,meu caro senhor, a Expoleite é um evento que deve continuar para contento de milhares de courenses,talvez mais do que os defensores do festival!!!
    Todos os eventos que sejam realizados cújo o custo não prejudique os cofres públicos devem de continuar...
    Os comerciantes locais dizem que o Agosto é na verdade o mês que os tira do "atoleiro" em que vivem todo o ano,mas são os emigrantes quer do estrangeiro com os imig. do país que visitam a sua terra e familiares,todos estes efectuam levantamento nas caixas de ATM durante todo o mês,não confundir as coisas!!! defender o que é nosso que são as Associações culturais e Ranchos folclóricos,grupo de bombos,/Zés Preiras,conjuntos de músicas regionais comissões de festas nas aldeias,devemos acarinhar,auxiliar
    tais entidades,são estas que representam o nosso passado e até o presente, com a certeza absoluta que os dinheiros públicos, não vão parar aos bolsos e economias de estrangeiros.

    ResponderEliminar
  51. Estou de acordo a cem por cento em tudo o que o post referenciado diz,mais,diz o lobo o que seria de Coura sem festival!!!è preciso não ter um pingo de vergonhaao afirmar tais palavras,tudo resolvido, o festival criou e cria empregos,faz obras,paga despesas,dá receitas para tudo e todos, que sorte nós os Courenses tivemos com esta organização.Já chega de benesses devem procurar outro patrão e concelho, claro, fora do distrito,para assim ajudarem o desenvolvimento do mesmo,caramba ,assim sim!!!PARABÉNS:::

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!