15 junho 2011

Sai um para cada freguesia

CIMG2058O presidente da Junta de Freguesia de Porreiras diz que está farto de esperar pela Segurança Social para a abertura de um centro de dia na freguesia e pondera mesmo esquecer o apoio daquele organismo e abrir uma estrutura apenas a expensas da autarquia local. Está no seu direito, claro, e as justificações que a apresenta, nomeadamente o envelhecimento da população local, são mais que válidos. Só que, se calhar, o problema não é tanto o facto de estar há dez anos à espera de uma resposta positiva. Se calhar o problema é o querer criar um equipamento social exclusivo para a sua freguesia, quando poderia participar num projecto comum para a criação de um centro de dia que poderia servir outra(s) freguesia(s) vizinha(s).

É a velha história dos polidesportivos espalhados pelas freguesias a voltar ao de cima. Todos os queriam, todos os tiveram, mas agora a utilização é reduzida. Balanço final: melhor teria feito a Câmara de Paredes de Coura se tivesse optado por construir apenas meia dúzia de polidesportivos em localizações estratégicas. Agora a situação é semelhante, mas com os centros de dia a estarem no topo da lista de exigências dos autarcas. E, recorde-se, Porreiras não é o único caso nestas condições!

11 comentários:

  1. Mas que eu lesse na noticia fala tb de outra freguesia:

    "com ou sem Segurança Social vai ter de arranjar uma solução que preste o auxílio necessário à população de Porreiras e à da freguesia vizinha de Insalde,"

    Portanto o edil das Porreiras parece nao querer o equipamento só para ele como o Sr° Bastos nos tenta induzir no Post!!!

    ResponderEliminar
  2. Ai agostinho que rico vinho. E porque não um estádio...Já tem um polidesportivo às moscas. Acabou o vinho para esta mesa. As Porreiras tem 956 habitantes, faz sentido e tem lógica.

    ResponderEliminar
  3. Mas pode-se muito bem fazer um em cada freguesia, em algumas até dois... daqui a 20 anos 80% da população de Coura precisa de um lugar destes. Os outros 20% trabalham nestes estabelecimentos.

    É para onde caminhamos...

    ResponderEliminar
  4. São legitimas as aspirações do Presidente das Porreiras se atentarmos ao ritmo de envelhecimento da população. A questão coloca-se no financiamento, se a autarquia se sentir confortável para este investimento, e conseguir um parceiro na área privada, seria excelente.
    Os polidesportivos foram uma reivindicação das populações e a Câmara como lhe interessavam os votos foi cedendo em concordância com os Presidentes de Junta pelos mesmos motivos.
    O mesmo está acontecendo com as casas Mortuárias. Em pleno auge da crise, ainda ninguém teve a coragem de dizer “vamos parar” pelo menos nas que ainda não se começou.
    No entanto, o facto de termos de rever a nossa forma de estar, não significa que nada se faça, o que é necessário, é discutir tranquilamente todas as decisões, de forma a que as mesmas sejam consensuais, e que o investimento efectuado, tenha o retorno em termos de contrapartidas

    ResponderEliminar
  5. "daqui a 20 anos 80% da população de Coura precisa de um lugar destes. Os outros 20% trabalham nestes estabelecimentos."

    Não tenhamos duvidas de que assim será, pelo menos todos os estudos apontam para esta evolução, talvez não nestas proporções, razão pela qual digo que são legitimas as aspirações do Presidente das Porreiras.
    Ainda hoje foi pedido que a passagem à reforma não seja obrigatória pela idade, mas sim pela disponibilidade e capacidade de continuar ou não a trabalhar, talvez seja uma forma de alterar estes numeros.

    ResponderEliminar
  6. Ai lobo que rico vinho.

    ResponderEliminar
  7. Pelo palavradeado económico/novas oportunidades do Sr. Venâncio é melhor não ir mais vinho para a sua mesa. O futuro implica agrupar, para poupar. Trabalhou um século BES e não percebe petavina de economia. Fechem as torneiras...

    ResponderEliminar
  8. "Ai lobo que rico vinho."

    Bom, era......mas a ressaca....pesada.............


    Há muito que tinha descoberto que o Venancinho nao diz coisa com coisa !!! Ou será do vinho??? Embora eu nao o tivesse visto a beber !!!
    Mas de Economia!!! Percebe mesmo nadinha !!! Mas tb na universidade que andou!!!!

    ResponderEliminar
  9. "São legitimas as aspirações do Presidente das Porreiras "

    E de todas as freguesias do concelho.........

    "conseguir um parceiro na área privada, seria excelente."

    Está interessado em investir???

    " pelo menos todos os estudos apontam para esta evolução, "

    Mostre-me,prove-me onde viu!!!

    Desde o último fim de semana onde ele dizia que me ia ver que ficou pior!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. “O futuro implica agrupar, para poupar”.

    Com todo o respeito caro anónimo, esta frase não se aplica na maioria das situações, a fase de fusões para crescer já lá vai, já estamos noutro patamar, já todos entendemos que com escalas mais pequenas é mais fácil resistir a situações de crise.

    Sobre economia, sou um humilde ignorante, comparado com a maioria dos comentadores deste espaço!!!!!!!.

    Passo por aqui para tentar aprender alguma coisa, e manifestar os meus pontos de vista, tenho é chegado à conclusão, que para a maioria, se torna necessário fazer o “boneco” completo. Paciência!!!!

    ResponderEliminar
  11. Realmente o homenzinho desde que me viu na Feira Mostra ficou bem pior !!!!!!
    o que tem a ver fusoes com poupar?????
    Nimguem falou em fusoes para crescer!!!!! falou sim em agrupar para poupar !!!! o que é diferente ...mas vc é mesmo " um humilde ignorante " !!!!
    Vêmo-nos na Expoleite.....até lá tente fazer o boneco !!! pq até hoje ainda nao o vo fazer nenhum.....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!