26 novembro 2011

Cortar no que se não tem (2)

Os cortes da Câmara de Paredes de Coura continuam a ser conhecidos a conta-gotas. E depois dos apoios às associações concelhias, é agora a vez de aquele que é o evento com maior visibilidade no concelho (e também o que mais visibilidade dá ao município) sofrer na pele o efeito das medidas de austeridade que ditam o corte forçoso de despesas na autarquia courense. Dito de outra forma para que não fiquem dúvidas: a câmara vai reduzir o apoio que dá todos os anos ao Festival de Paredes de Coura.
A autarquia, diz a notícia da Rádio Vale do Minho, está, nesta altura, a renegociar com a empresa promotora do Festival o apoio que habitualmente dá à empresa promotora. Desconhece-se se essa renegociação se prende apenas com o montante atribuído em dinheiro ou se o corte também se vai alastrar ao apoio que é dado a nível logístico e técnico, apoio esse cuja valor é desconhecido. O certo é que esse processo de renegociação do apoio da autarquia courense está a atrasar a divulgação das datas em que se vai realizar a edição de 2012 do festival, precisamente aquela que assinala o vigésimo aniversario do Festival de Paredes de Coura. De qualquer das formas, tendo em conta que ontem à tarde já foi aprovado o orçamento da Câmara para 2012, tudo já deve estar definido.
De acordo com João Carvalho, da Ritmos, não está em causa a realização do festival, salientando, contudo, que o apoio financeiro da Câmara, apesar de ser uma pequena parte do total de dois milhões que custa aquele evento, faz toda a diferença. Cá por Paredes de Coura, conheço muita gente que vai aplaudir este corte nos apoios do município ao festival. Outros tantos que vão lamentar a atitude da autarquia. Pessoalmente, sempre defendi que os apoios concedidos pela câmara, à Ritmos ou a outras entidades, deviam ser pautados por toda a transparência, o que nem sempre acontece. Creio, contudo, que em tempo de vacas magras, muito magras mesmo, a autarquia deve cortar em áreas menos prioritárias e o festival está, no meu entender, nesse leque, muito mais havendo ainda para cortar. Não poso deixar de concordar, no entanto, com o responsável da Ritmos, quando se queixa da falta de patrocinadores para eventos realizados fora de Lisboa e do Porto, lembrando tempos não muito distantes e pouco desejáveis em que tudo o resto era considerado "província".

101 comentários:

  1. http://youtu.be/PU7Aajs3sTQPeiting

    ResponderEliminar
  2. mas a camara apoia as associações? nao sabia! é que parece que atribui subsidios mas só os paga 2 anos depois! coura é a terra dos subsidios! nao tem dinheiro para a saude nem para a educação mas está a construir um parque junto á gnr!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo de 26 Novembro, 2011 23:27,realmente só comenta por comentar ,já que nao sabe do que fala!!
    Claro que a Câmara Municipal atribui subsídios às associacoes culturais, e realmente só paga quando as associacoes cumprem determinadas regras antes combinadas, o que nao quer dizer que nao haja atrasos ....

    Mas diga-me lá o que tem a ver a Câmara com o Ministério da Saúde? Ou com o Ministério da Educacao??
    Entao agora acha que a Câmara tem que cuidar da sua Saúde???
    Nao é a Câmara que agora tem despesas enormes com as Escolas ??E que o ministério tb se atrasa nos pagamentos !!! Entao nao é a Câmara que faz os transportes dos alunos ??
    Esta gentinha é que se habituou a que tudo o que faz falta seja a Câmara a resolver , como se todos os problemsas fossem da responsabilidade das Câmaras!!!!
    Se calhar tb queria que a Câmara lhe desse um Subsídio para vir escrever nos Blogues burrices.....

    ResponderEliminar
  4. eu até pedia esse subsidio das burrices mas provavelmente já lhe está todo atribuido.

    ResponderEliminar
  5. Ó Lobo, estupidez, é aquilo que tu escreves, então a Câmara só dá subsídios às associações depois de cumpridos determinados formalismos, é claro, é assim com tudo e em todo o lado, e o que é que isso tem a ver com o factos de estar atrasada 2 anos, queres dizer que as associações ainda não cumpriram determinados formalismos desse tempo, vê-se mesmo que não sabes quando é entregue o plano de actividades, a câmara não paga porque não tem dinheiro, e não tem dinheiro, porque ao longo destes anos não soube gerir o dinheiro dos contribuintes, ponto final, houve outros que fizeram o mesmo, certo..mas estamos a falar da Câmara de Paredes de Coura, as outras que falem os visados.
    O que é que a Câmara tem a ver com a saúde, nada…só um ignorante é que pode dizer isso nesta altura.. no tempo em que o SAP encerrou, dizias outra coisa…
    O que é que a Câmara tem a ver com a educação? Estupidez ao quadrado.. nada.. nadinha mesmo, só tem é que admitir os funcionários para dar votos, mais nada… só tu. Já era tempo de dizeres alguma coisa com jeito … já tiveste tempo de ter aprendido..mas é normal, burro velho, não aprende línguas. Respeita pelo menos a opinião dos outros…estúpido!!!!

    ResponderEliminar
  6. Apoio incondicionalmente o blogue anterior,oxalá que o lobo tenha aprendido algo,pois teve tempo para meditar,mas ao que parece está na mesma!!!

    ResponderEliminar
  7. Nos tempos que se avizinham, não se admitiria outra coisa, que não fossem medidas de contenção e controle da despesa Camarária.
    A questão é mesmo a de saber, se o executivo tem ou não capacidade de gestão, na minha opinião não tem, e já se deveria ter demitido.
    Primeiro, porque nunca quis ouvir a opinião dos outros, caso contrário, não teria contraído as dividas que contraiu para execução das obras que fez e não devia ter feito, continuou a não querer saber, quando há dois anos passou de 1 para 2 vereadores a tempo inteiro, mais um assessor, não se sabe para quê, nem quanto ganha..e se ganha em 2 carrinhos ou não, ainda não foi esclarecido….
    Depois porque recentemente e ainda agora, continua a agravar a despesa corrente com as opções das admissões e aumentos verificados.
    Desconhecem-se alem, daquelas decretadas pelo governo, medidas que visem reduzir a despesa corrente camarária, nomeadamente no desperdício.
    As que se conhecem, nada tem a ver com os gastos efectuados pela Câmara no exercício, mas com gastos com os munícipes, associações, apagão, e pouco mais.
    Vamos ver o que acontece, ao programa do Natal, funcionários, festa, luzes e passagem de ano, vamos ver o que acontece com o festival, se vai desta vez, publicar de forma transparente, quantificando em termos reais, o contributo da Câmara para esse evento, contributo financeiro, mas também quantificando financeiramente, quanto custa à Câmara o apoio logístico.
    E já agora qualquer coisinha das freguesias..
    Defendendo estas tanto a proximidade com os fregueses, opondo-se à reestruturação, vamos ver, quantos è que vão prescindir da sua remuneração.
    Os cargos políticos nas autarquias, deveriam ser exercidos, gratuitamente, apenas por dedicação à causa publica, sempre assim foi, e deveria continuar a ser…

    ResponderEliminar
  8. " então a Câmara só dá subsídios às associações depois de cumpridos determinados formalismos, "

    A Câmara exige que as associacoes representem em determinadas alturas a freguesia ou o concelho !! por exemplo na feira mostra!! E dá os subsidios consoante aprecem ou nao!!! Pq será que entao umas recebem mais do que outras??


    "não soube gerir o dinheiro dos contribuintes"

    Se a Câmara tivesse que se governar com o dinheiro dos contribuintes do concelho, nem para por um cego a cantar chegava!!!

    "no tempo em que o SAP encerrou, dizias outra coisa…"

    mostre-me lá onde digo eu alguma coisa sobre o SAP???

    Quanto ao insulto.....se fosse eu a escrevê-lo o sr° Bastos nao deixava passa-lo!!!!Mas nao lhe quero responder da mesma forma pq vc nao ia entender!!!!

    ResponderEliminar
  9. Então as Autarquias nada tem com a Saúde e com a Educação, Agricultura, Pecuária e Floresta. Assim sendo estás perdoado. E eu que pensava que estas eram responsabilidades de todas as Autarquias, pelo menos das que quiserem melhorar a qualidade de vida, mas em Coura é ainda melhor que os romanos, com esses era circo e pão em coura chega apenas o circo.......

    ResponderEliminar
  10. "se o executivo tem ou não capacidade de gestão, na minha opinião não tem, e já se deveria ter demitido."

    ahahahahah demitir-se!!!! ó home vc nao vê que foi pelo voto livre e secreto que este executivo está lá!!

    "Primeiro, porque nunca quis ouvir a opinião dos outros"

    E precisa de ouvir!!! entao nao têm maoiria na Assembleia Municipal!!! E ouvir o quê de quem ??? Burrices ????

    "Os cargos políticos nas autarquias, deveriam ser exercidos, gratuitamente, apenas por dedicação à causa publica, sempre assim foi, e deveria continuar a ser…"

    Onde foi isso e quando????Sonha este.....

    ResponderEliminar
  11. E pq será que continuam a comentar os comentários do LOBO e nao os Temas que o Sr° Bastos propoe???
    1 LOBO incomoda muita gente ,...
    2 LOBOS incomodam muito mais....
    3 Lobos vao incomodar ainda muito mais...

    E pq será que desde que voltei os comentários até triplicaram????

    ResponderEliminar
  12. "E eu que pensava que estas eram responsabilidades de todas as Autarquias, "

    A pensar morreu um Burro!!!!!!!

    Se as Câmaras tivessem essas responsabilidades todas , para que serviam os ministérios correspondentes???
    Ora, as Câmaras têm é que estar em sintonia com os ministérios!!
    A Câmara quer carvalhos!! pede ao ministério da Agricultura !!!
    A Câmara quer médicos??? pede ao ministério da Saúde!!!
    A câmara quer escolas ?? pede a quem?? Ó meu Deus .....continue a pensar.....

    ResponderEliminar
  13. " então a Câmara só dá subsídios às associações depois de cumpridos determinados formalismos, "

    A Câmara exige que as associacoes representem em determinadas alturas a freguesia ou o concelho !! por exemplo na feira mostra!! E dá os subsidios consoante aprecem ou nao!!! Pq será que entao umas recebem mais do que outras??

    Aqui em nada justificas os atrasos de dois anos a pagar estes mesmos subsidios...

    ResponderEliminar
  14. Nem posso, nem me compete a mim justificar os atrasos!!! Se os houver!!!
    Mas as associacoes tb nao podem estar sempre dependentes dos subsidios!!! Há que tocar viola.....ou entao se nao tem meios ,só há uma solucao! Acabarem....

    ResponderEliminar
  15. Quando não houver festival, muitos dos que agora criticam hão-de chorar. Quanto a associacoes algumas nao fazem sentido exitirem quanto mais receberem subsidio, noutras o subusidio nao é justo

    ResponderEliminar
  16. ""Os cargos políticos nas autarquias, deveriam ser exercidos, gratuitamente, apenas por dedicação à causa publica, sempre assim foi, e deveria continuar a ser…"

    Onde foi isso e quando????Sonha este.....

    algum presidente de Junta de Freguesia, antes do 25 de Abril, recebia o que quer que fosse, em termos remuneratórios? sonho..principalmente com um pais melhor,,livre desta escumalha que nos governa.

    ResponderEliminar
  17. Lobo Tenho pena que limites A Educação a construção de Escolas, Floresta a Carvalhos e Saúde a Médicos, mas esse cérebro não deve dar para mais, quanto ao insulto não te respondo mas a tua resposta foi ao nível da imagem que tenho de ti. Eu meu amigo, defendo que são responsabilidades, de uma Autarquia desenvolver medidas e objectivos nestas áreas, devo estar errado.
    Queres um exemplo olha o que estão a fazer em Linhares, é mau no que tu defendes.

    ResponderEliminar
  18. Ninguém de bom senso defende que acabe o Festival, no entanto este deve-se pautar por maior autonomia e assim ser menos financiado pela Autarquia, até porque nos tempos que correm tal torna-se necessário.

    ResponderEliminar
  19. "antes do 25 de Abril, recebia o que quer que fosse, em termos remuneratórios? "

    Deixe lá o ANTES de 25 de Abril!!!
    Isso foi no tempo do Salazarismo, de má memória para todos!! 48 anos de fascismo nao lhe chegaram??Quer mais??Gostou desse tempo?? Saudosista??

    "Tenho pena que limites A Educação a construção de Escolas, Floresta a Carvalhos e Saúde a Médicos, "

    Ninguém limitou nada nem ninguém!! só foram exemplos de ministérios aos quais as Câmaras estao subordinadas aos "donativos" que eles dao!! As Câmaras só podem pedir a esses ministérios e imforma-los do que necessitam!! umas vezes têm sorte , e os ministérios lá dao qualquer coisita!!!mas as Câmaras têm muito pouco poder de decisao em certos assuntos....esses sao os exemplos onde as Câmaras têm pouco peso...

    "Queres um exemplo olha o que estão a fazer em Linhares, é mau no que tu defendes."

    Desconheco o que estao a fazer na Freguesia de Linhares!!!! mas tb nao deve ser grande coisa !! álem de por tabuletas a dizer que a água nao está potável!! pouco mais fazem por lá!!! tb com um presidente da junta daqueles , pouco se poderia fazer!!!!

    ResponderEliminar
  20. "mas esse cérebro não deve dar para mais,"

    Se este cérebro nao desse pra mais , nao havia tantos comentadores preocupados com o LOBO e com o que ele comenta ou pensa!!! E u sua opiniao sobre a minha imagem??? quero lá saber o que vc pensa ou deixa de pensar!!

    ResponderEliminar
  21. "tb com um presidente da junta daqueles."
    Agradecia que não insulta-se quem trabalha em prole do Povo, se não conheces não critiques.
    Para que conheças:
    Linhares 09 de Outubro, mais uma vez um passo na criação de uma Freguesia Melhor, a todos os Estudantes de Ensino Superior um Apoio Anual de 500€, as crianças em Pré Escolar um apoio de 150€, prometi aqui está, mas aguarde-mos vem mais por ai, em Janeiro aprovado a entrega de 20 pintos por casa, novamente o apoio as sementes 60€, e apoio para lavrar as terras com direito de horas de tractor, disponível por casa, isto e tudo e o resto, só em Linhares. E ainda não gastei o que herdei, mas vou gastar aguarde-mos. Quando falarem em LINHARES lembrem-se apenas a melhor freguesia do Pais. Se até agora me esforcei agora meus amigos dou não o suor mas o sangue....
    Material escolar 60€ por aluno, explicações mensais 4 horas, wifi, lenha anualmente para quem tiver mais de 75anos, sorte com 2000m2 já plantada com eucalipto, consulta mensal de enfermagem.....
    Aos que se perguntam como é possível simples com trabalho e seriedade, habilidade, dedicação entrega e partilha pois quem permite que tal seja possível é o Povo.
    Texto retirado do Face de Linhares-Paredes de Coura.
    Pode-te não agradar mas está a ser fieto.

    ResponderEliminar
  22. Sangue, suor e lágrimas. Que lindo! As ditaduras começam assim meus caros. Olho atento

    ResponderEliminar
  23. Ditadura numa Freguesia, delírios, ainda por cima femininos....

    ResponderEliminar
  24. Sangue, não, suor dos que trabalham e muito. Lágrimas dos que pensavam ser favas contadas, quanto a Linhares o que se lá passa só a eles diz respeito. Quem está de fora, apreciem e aprendam alguma coisinha, começa a fazer falta malta jovem nestes cargos e começa e ver-se as razões........
    Claro que não se sabe, provavelmente não querem que se fale, por essa razão nem noticias saem sobre o assunto, estranho?????
    Jornalismo?????

    ResponderEliminar
  25. Alguém de bom senso é capaz de criticar o que eles estão a fazer, porra, pura ignorância.....

    ResponderEliminar
  26. Agradecia que não insulta-se quem trabalha em prole do Povo,"

    Onde está o insulto??? Entao ele trabalha em prole do povo??? e nao é pago para isso !! como dizia um anónimo anterior!!!!

    " a todos os Estudantes de Ensino Superior um Apoio Anual de 500€, as crianças em Pré Escolar um apoio de 150€,"


    E é do Bolso dele que paga???
    Ou é a Câmara que dá o dinheiro à junta!!!!já que nao vejo rendimentos da junta !!!! Ou será que puseram portagens na famosa ponte das Poldras!!!!

    "em Janeiro aprovado a entrega de 20 pintos por casa, novamente o apoio as sementes 60€, e apoio para lavrar as terras com direito de horas de tractor"

    Entao aquilo vai parecer um Aviário!!!! até vou passar por lá só para ver a freguesia toda trabalhada!!!!! ainda gostava de ver!!!!

    "E ainda não gastei o que herdei, mas vou gastar aguarde-mos. "

    Ahhh entao vc é o presidente da junta!!!! Pq comenta como anónimo??? ohhh homem dê a cara!!

    E ja´agora veja lá nao gaste mal gasto!!! nao faca outra garagem ao pé de sua casa!!!!

    "Quando falarem em LINHARES lembrem-se apenas a melhor freguesia do Pais"

    Sim sim...até pareces um CATROZENO a falar!!!!!

    " Se até agora me esforcei agora meus amigos dou não o suor mas o sangue...."

    Vao fazer alguma cabidela no tasco do Amparo???? convidem-me...

    " lenha anualmente para quem tiver mais de 75anos,"

    Masa vc agora tem Boucas!!!! Ou a lenha é da freguesia???? que eu saiba as freguesias ainda têm baldios......

    "Material escolar 60€ por aluno"

    quantos sao??? devem ser um catrozada deles!!!!

    "2000m2 já plantada com eucalipto"

    2000m2 ????? isso é 100m x 20m !!!!
    um campinho pequenino!!!!!! e Eucaliptos??? Vc numca ouviu dizer que nao se deviam plantar eucaliptos!!!!Sao árvores invasoras(sabe o que isso é??)e que secam os níveis freáticos!!!

    " consulta mensal de enfermagem...."

    E dao-lhe uns franguitos???

    "E só agora vejo que copiou da página da freguesia!!!!! afinal nao é o presidente!!!! Sabe que devia ASPEAR quando copia textos que nao sao da sua autoria!!!!


    É picada de enfermeiro,foi picada de enfermeiro...já dizia o outro!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Visitem este site da freguesia de Linhares e deliciem-se com os Vídeos, ecom as fotos que nao sao da freguesia!!!!

    http://www.mapav.com/viana_do_castelo/paredes_de_coura/linhares/

    Isto nao vê o Presidente da Junta!!!!!

    ResponderEliminar
  28. E diz o Presidente da Junta de Linhares:

    " Pois estamos a fazer tudo isto sem DINHEIROS PÚBLICOS, "

    Alguem me explica entao de onde vem o dinheiro??? Já que nao consigo deslumbrar onde o Presidente da Junta o arranja!!

    Mas conta a lenda que antigamente em Linhares havia 14 casas e 15 ladroes!!!!
    Por isso a alcunha de Catrozenos!!!
    o 15° ladrao era o padre!!!! será que andam a roubar!!! será que voltaram aos tempos antigos, e sao eles que andam a roubar as ovelhas pra vender!!!! entao de onde vem o dinheiro ???? alguem que me elucide por favor...

    ResponderEliminar
  29. Lobo, agora passaste das marcas...acabaste de maltratar toda uma freguesia chmando-lhes de ladrões... não te fica bem, nem a ti nem a ninguém.

    ResponderEliminar
  30. Até podia explicar alguma coisinha pois sei como eles desenvolveram algum fundos, mas Lobo, não te preocupes ovelhas não foi podes estar descansado. Queres ver que roubaram os animais dos subsídios que ninguém vê, pelo tempo do teu retiro foi assunto que te assustou só apareces depois do pó baixar.................

    ResponderEliminar
  31. "...acabaste de maltratar toda uma freguesia chmando-lhes de ladrões... "

    Uma coisa é fazer uma suposicao!! outra é chamar!!!e o que eu digo é:
    "será que andam a roubar!!! " e nao: "andam a roubar"

    mas já se percebe caro anónimo que nao sabe interptretar uma simples frase!!!!

    ResponderEliminar
  32. "Até podia explicar alguma coisinha pois sei como eles desenvolveram algum fundos, "

    Pois,pois podia explicar, mas nao quer!!Cá pra mim devem ser as portagens na Ponte das Poldras!!!!
    E ainda bem que nao foram as ovelhas!!!
    E esteja descansado que o meu retiro nao foi pelos subsídios aos animais!!!Mas como sempre defendi !!!até hoje nao vi ninguem a ser julgado por isso!!!foi muito fumo ...com pouco fogo!!!!

    ResponderEliminar
  33. Lobo contigo é uma no cravo uma na ferradura, alguém que te entenda....

    ResponderEliminar
  34. Independentemente onde foram roubar os fundos, se isto é algo que se possa dizer?
    O que interessa é a intenção destas medidas, qual o interesse de se darem estes apoios, são de facto medidas necessárias a população......

    ResponderEliminar
  35. Tanta asneira, até podia explicar mas o que se faz em Linhares só a eles diz respeito, e se já são Ladrões. Ainda os vamos ver presos, ouvi dizer que estes apoios vão aumentar e que o leque vai alargar, embora pense ser difícil pois também começo a pensar como é que fazem.....
    Queres ver que afinal não era em Covas que existe ouro, os de Linhares vão ter de dar explicações, são eles os culpados.

    ResponderEliminar
  36. "O que interessa é a intenção destas medidas, qual o interesse de se darem estes apoios, são de facto medidas necessárias a população......"

    Quaisquer medidas que se tomem em Prol da populacao sao sempre dignas !! O que aqui está em causa é se no final nao ficam uns a chorar e outros a rir!!! E claro que se o Presidente da Junta diz que nao sao fundos Públicos!! Entao de onde raio vem o dinheiro??
    Cai do céu?? Isto tem que ser explicado!!!
    E depois é preciso saber se o que é "dado" é bem aplicado!!!
    Fico um tanto ou quanto admirado uma Junta dar Pintos para criar !!! E o tractor vai lavrar os campos dos Pobres e dos ricos ??
    ou vai haver uma seleccao??
    E que fique aqui bem acente que os Habitantes da freguesia de Linhares nao sao ladroes!!!Alguns anónimos tentam fazer querer que eu chamei e acusei os Habitantes de Linhares de Ladroes!!!Eu só quiz dar o exemplo de como é possivel dar isso tudo e nao usar fundos públicos!!!por isso digo:
    "será que andam a roubar".....já que tantas juntas se queixam que nao têm dinheiro para por um cego a cantar!! como uma freguesia tao pobre pode dar tanto????

    ResponderEliminar
  37. De qualquer forma os Habitantes de Linhares sao conhecidos por "Catrozenos" !!!
    E a Lenda diz que eram todos Ladroes !!! mais o Padre!!!

    ResponderEliminar
  38. Linhares Pobre????
    Pelo que vejo é bem rica.

    ResponderEliminar
  39. E depois é preciso saber se o que é "dado" é bem aplicado!!!

    que tens tu haver com isso, és de Linhares.
    Que bonito, agora os de Linhares iam ter que justificar, a quem a ti, importante o Sr. Lobo.

    E o tractor vai lavrar os campos dos Pobres e dos ricos ??
    Que tens tu com isso, ricos em Coura, poucos muito poucos, cada vez menos.

    Fico um tanto ou quanto admirado uma Junta dar Pintos para criar !!!
    Agora é mau isso acontecer.

    ResponderEliminar
  40. Sei perfeitamente interpretar uma frase caro Lobo
    O que tu não sabes,e estás aquém de interpretar é uma metáfora ou uma lenda.
    Uma coisa é citar uma lenda outra é maltratar alguém
    as tuas férias só te fizeram mossa,
    devias ter continuado com a psicanálise e recolhimento, que de burro já tens que te chegue ou ainda não deste por isso. Será caso que tem de todos os comentadores alertar para tal facto
    E olha que não sou de Linhares,
    sou bem da Vila (Sequeirô) mas se fizer falta também te digo quem sou e onde me encontro, pois não preciso de me agachar atrás de algum animal.
    Trataste mal uma freguesia inteira, isso não se faz, muito menos de quando precisamos uns dos outros,levaste Linhares à lama, só por causa das tuas cagadas em três actos. Passas o tempo todo a cagar retóricas e postas de pescada. se não tens mais q fazer, semeia uns feijões, pode ser q te façam jeito.
    Mas que tratas-te MAL uma inteira freguesia deste concelho.... isso trataste

    ResponderEliminar
  41. "que tens tu haver com isso, és de Linhares.
    Que bonito, agora os de Linhares iam ter que justificar, a quem a ti, importante o Sr. Lobo."

    Sou de Paredes de Coura e tanto faz ser de Linhares como de cascos de rolha!!! Pago impostos em Paredes de Coura e tenho direito a saber onde sao aplicados os meus impostos!!

    "Que tens tu com isso, ricos em Coura, poucos muito poucos, cada vez menos."

    Agora já fala em Coura!!! nao na freguesia de Linhares!!! E acha justo que o tractor de uma freguesia ande a lavrar campos de pessoas com posses e que podem muito bem pagar para lavrarem os seus terrenos??
    E deve ser caso único no País uma junta dar Pintos aos habitantes!! se ao menos dessem vacas!!

    ResponderEliminar
  42. Os últimos três ladroes presos em Paredes de Coura (ladroes de arte Sacra) eram de Linhares!!!!!!!Sabia?? quer os Nomes??

    "sou bem da Vila (Sequeirô) mas se fizer falta também te digo quem sou e onde me encontro, pois não preciso de me agachar atrás de algum animal."

    ficamos todos à espera dessa coragem...será q a tem??


    "Mas que tratas-te MAL uma inteira freguesia deste concelho.... isso trataste"

    é a sua opiniao e só sua..Eu nao acho que tenha insultado ninguem , mas se me apetecer tratar mal, sou livre de o fazer...quem me proibe???

    ResponderEliminar
  43. Paulo Almeida
    Precisa de mais alguma coisa???
    Pelo menos não sou canalha. Ninguém te proibe de o fazer... só a tua consciência. Coragem... não me falta "Lobo". Medo.... caguei-o quando nasci.
    PS: caro Bastos, não se preocupe em postar.

    ResponderEliminar
  44. Não és quem de falar em coragem "Lobo".
    Treta não te falta.
    Cumprimentos
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  45. Para o Lobo, o que se está a fazer em Linhares é com dinheiros de Linhares, dos Baldios,dos Baldios, sabes aqueles que existem em todo as as Freguesias. Agora se és tão inteligente como dizes, explica lá o que este dinheiro têm a ver com dinheiros públicos ou com os impostos municipais. A Lei dos Baldios contempla Compartes, não é a Segurança Social, não há ricos e pobres há Compartes e têm direito de igualdade de fruição......

    ResponderEliminar
  46. "Mas conta a lenda que antigamente em Linhares havia 14 casas e 15 ladroes!!!!
    Por isso a alcunha de Catrozenos!!!
    o 15° ladrao era o padre!!!! será que andam a roubar!!!


    "será que voltaram aos tempos antigos, e sao eles que andam a roubar as ovelhas pra vender!!!!"

    ResponderEliminar
  47. Lobo, toca sem uivar, mostra lá essa coragem.

    ResponderEliminar
  48. "é a sua opiniao e só sua..Eu nao acho que tenha insultado ninguem , mas se me apetecer tratar mal, sou livre de o fazer...quem me proibe???"

    Claro que quando se trata de "tratar mal alguém" faz-se melhor estando escondido....ahahah!! à boa Maneira do "LOBO"
    Chama-se a isso "Coragem" Tá bonito!!!!

    ResponderEliminar
  49. Lobo dá lá os Nomes dos Ladrões de3 Arte Sacra de Linhares? Quem eram.....

    ResponderEliminar
  50. Caro Paulo Almeida, parabens pela coragem .Mas deixe que lhe diga , vc nao tem qualquer razao,pq eu nao insultei ninguem!!! Só na sua cabecinha pequenina !! Se vc fosse muito inteligente , hoje era Doutor, mas nao é ,pq eras mau aluno!! e hoje tem um empregozito.

    quanto ao ter medo!!! quem falou que tinhas ou deixavas de ter?? Já eu tenho e muito!!!! Já fui muitas vezes ameacado por muitos!!! Mas até hoje!!! E podes ter a certeza que vou continuar tao anónimo como o 1° dia em que comentei um Post aqui!!!
    E mais te digo,quem és tu para seres advogado de defesa de Linhares??? Sou muito mais velho do que tu e concerteza muito mais Courense do que tu pensas!!! Ou será que és amiguinho do Presidente da Junta e vens defender o menino aqui??
    Olha, dedica-te aos teus meninos ,à tua esposa e ao teu trabalhino e nao te metas onde nao és chamado!!!
    Podes comentar todos os Posts do Blog , e és livre de o fazer , mas quanto às minhas conviccoes aí nao mudas nadinha....aqui nao mexes.....
    Cumprimentos e tem cuidado com os churrascos na rua......

    ResponderEliminar
  51. " o que se está a fazer em Linhares é com dinheiros de Linhares, dos Baldios,dos Baldios, sabes aqueles que existem em todo as as Freguesias."

    Se sao dinheiros provenientes dos Baldios sao dinheiros PÚBLICOS para todo o efeito!!! Sao terrenos do Estado geridos e explorados por compartes.

    E os terrenos Baldios sao possuídos e geridos por comunidades locais, para os efeitos de presente lei, comunidade local é o universo dos compartes.Sao compartes os moradores de uma ou mais freguesias ou parte delas que, segundo os usos e costumes, têm direitoao USO e FRUICAO do baldio.
    Portanto: direito de Uso e Fruicao ,nunca de propriedade privada!! Logo, Públicos.

    ResponderEliminar
  52. " PAD disse...
    "Mas conta a lenda que antigamente em Linhares havia 14 casas e 15 ladroes!!!!
    Por isso a alcunha de Catrozenos!!!
    o 15° ladrao era o padre!!!! será que andam a roubar!!!


    "será que voltaram aos tempos antigos, e sao eles que andam a roubar as ovelhas pra vender!!!!""

    Entao repara caro Paulo Almeida no verbo: SERÁ que andam........
    e nao ANDAM a ....

    é uma supocisao e nao uma afirmacao...portanto nao chamo ladrao a ninguem!!!!!

    ResponderEliminar
  53. "Lobo dá lá os Nomes dos Ladrões de3 Arte Sacra de Linhares? Quem eram..... "

    Joao, Zé e Agostinho. Por razoes óbias nao posso e nao devo por os Nomes completos ou familiares!!!
    Infelizmente ou felizmente Dois já faleceram (Joao e Zé)"!!
    O produto dos roubos era vendido aos Espanhois.....

    ResponderEliminar
  54. Os Baldios nunca foram, são ou serão do estado, são geridos por uma Comunidade Local que só perde o Direito aos mesmos no dia em que a totalidade de Compartes assim o entenda, quanto aos dinheiros, Públicos?
    De direito Publico, provenientes de impostos, isso é como dizer que o Dinheiro que cada um tem é Publico.
    Mas olha se pensas isso estão a gastar o teu Dinheiro, vai lá dizer-lhes isso, que também é teu, era bom que fosse nosso também mas olha que eles não vão gostar da ideia.

    ResponderEliminar
  55. AHHH ,e o Zé e o Agostinho eram Irmaos!!!!!

    ResponderEliminar
  56. Mau aluno!! Talvez não fosse dos melhores!!! já tenho visto muitos BONS Alunos e doutores a penarem por um "empregozito", mas preferem intitular-se de "indignados" (costume do país) Mas o meu foi à custa de estudo (não te confundas)
    Para Doutor... nunca me apeteceu.... hoje em dia com o meu empregozito tenho ensinado muitos doutores, e muitos, vem pedir opinião sobre...provavelmente já foste um deles (mas como a coragem não te falta, fico sem ter certezas, suposições talvez...)
    Não sou advogado de defesa nem de acusação.... mas não costumo mudar opiniões consoante a cor politica....tão pouco sei quem é o presidente da Junta de Linhares... quanto aos meus "meninos" e esposa, estão bem e de saúde, obrigado.
    E Caro Vizinho, de um próximo churrasco, convidá-lo-ei. A cabeça não é pequenina como diz, uma coisa é certa o meu apelido não é cunha.
    Quanto a meter-me onde não sou chamado.... tás bem tramado.
    Aos meus meninos e esposa dedico-me todos os dias sem falta, e tu ? fazem-te o mesmo.... fazes o mesmo?
    Cumprimentos e agora churrasco só quando vier bom tempo,(leva o vinho)

    ResponderEliminar
  57. "Será que voltaram aos tempos antigos, e são eles que andam a roubar as ovelhas pra vender!!!!"
    "Será que voltaram..."
    não quererá isto significar que já tinham andado?

    ResponderEliminar
  58. "não quererá isto significar que já tinham andado?"

    A lenda diz isso mesmo!!!! tinham andado!!! Antigamente...Há muitos anos.....Agora?? agora nao sei....se ainda sao ou nao???

    ResponderEliminar
  59. "Os Baldios nunca foram, são ou serão do estado, são geridos por uma Comunidade Local que só perde o Direito aos mesmos no dia em que a totalidade de Compartes assim o entenda,"

    Na mesma frase diz tudo!!!! Os baldios SAO geridos!!!! Mas nao pertencem aos Compartes !!! têm direito ao USO e FRUICAO do baldio.
    Isso nao faz deles proprietários!!!
    E ao serem terrenos "pertencentes"
    às freguesias em 1° lugar, logo do Concelho..logo do Estado..
    !! Vá ver a Lei dos Baldios Home....

    ResponderEliminar
  60. Lobo quanto a Lei dos Baldios estas mesmo a precisar de a consultar não chega ver a definição de Baldio na Wikipédia, lê Lei nº 63/93, de 04 de Setembro. Depois se perceberes o que está preto no branco podes falar no assunto, mas tem cuidado pois parece-me que és um bocadinho burro, escreves mais o menos, mas de ideias....

    ResponderEliminar
  61. Caro anónimo pode crer que quando falo ,nao falo de cor!!! informo-me 1° !! seja na wikipédia ou noutro sítio qualquer!!!

    Quanto à lei n°63/93, de 04 de Setembro!!!! Simplesmente nao existe!!!

    Existe sim a Lei n.º 68/93, de 04 de Setembro.
    Que é a Lei dos Baldios na versao actualizada!!!

    E lá pode ler tudinho sobre Baldios!!
    E como pode verificar , antes dos Baldios pertencerem às Juntas têm que pertencer a uma comissao de compartes!!!!E essa comissao tem que ter um orgao!!Orgao esse que pode sim deliberar o uso e Fruiçao dos baldios nas Juntas de Freguesia!!!
    Nunca , mas nunca as Juntas Sao PROPRIETÁRIAS em termos de posse!! Nao há nunca uma escritura de compra ,doaçao ,ou outra a favor de uma Junta!!!
    Há sim o USO E FRUICAO desses terrenos florestais ou agricolas!!!
    E depois o Burro sou eu!!! quando nem sequer sabe ver as Leis!!!!!!

    ResponderEliminar
  62. Pra quem quiser pesquisar e ler a lei n°68/93, de 4 de Setembro que regula os Baldios:


    http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=618&tabela=leis

    Mas leiam bem!!! e nao façam como o outro que nem copiar sabe!!!!

    ResponderEliminar
  63. O de Linhares é só de Linhares, quanto ao Presidente podes insultar, sabes quanto contas Zero.
    Baldios podeis gemer nada levais, de quem são, olha meus não são. Quem decide, o universo de Compartes.
    Quanto ao que estou a fazer, pena não haver mais quem faça, o dinheiro num Futuro próximo explico, mas não roubo, nem vou parar.
    Espanto por estar a incomodar quem nada tem a ver com o assunto, se te queres preocupar pergunta antes onde andam os fundos dos outros Baldios.
    Quem sou, Amândio Pinto.
    Não devo favores a ninguém, formei-me por mim e pelo esforço dos meus Pais, Enfermeiro, sim com Orgulho.
    Presidente de Junta contra a vontade de muitos em prole de 233, sim meu amigo só me interessa Linhares, neste momento. Quanto a Lobos pena estares por trás do pano da Cobardia, insultas, olha eu não posso, não sei quem és e até te posso estar a fazer elogios a pensar que te insulto.
    Quanto aos Baldios de Linhares, que agora vais falar de Baldios e dos seus Dinheiros, que saiba Baldios Ricos existem dois Ferreira e Porreiras, Linhares é remediado simplesmente a vontade Politica é outra, não te agrada, tenho pena, mas podemos trocar ideias estou habituado a ouvir os delírios dos outros, com calma sem insultar, quem sabe não tens uma Diarreia mental e te sai alguma coisa.
    Quanto a Linhares esqueçe, não te devemos qualquer explicação, isso de dinheiro Público é cómico pura e simplesmente cómico, o dinheiro em ultima instância é dos Compartes e são estes que decidem o que fazer com o mesmo. O terreno esse sim será do estado, quando e se o entregar-mos, olha á semelhança de outras Freguesias que o fizeram.
    Até breve quanto tiveres coragem diz quem és, no entanto quer-me parecer que já nos cruzamos.
    Mais uma coisinha não é dinheiro da Junta, é dos Baldios.
    Resumo com ORGULHO:
    60€ em material escolar, no inicio do ano escolar, explicações grátis na sede da Junta 4 horas mensais 10 meses no ano, rede wifi em toda a Freguesia, 500€ aos alunos Universitários, 150€ para crianças no Pré-Escolar isto na Educação.
    Agricultura 60€ em sementes por Casa, 20 pintos por Casa, tractor para Lavrar as terras disponível em horas por Casa.
    Idosos, consulta de Enfermagem Mensal e lenha (carrinha de achas) para os que tem mais de 75 anos.
    Floresta, 200 hectares de Pinhal neste momento a realizar monda e limpeza, terá cerca de 100hectares de Eucalipto, 12 de Carvalhos, 5 de Pinho manso.
    Cada Casa tem um lote de Plantação com 2000m2.
    Temos um inventário de Máquinas avaliado em 100 mil euros, (tractor, carrinha, cisterna, limpa bermas, carpinadeira, pá frontal, retro-escavadora, ceifeiras, motosseras, gerador, betoneira, todas as ferramentas de serralheiro, trolha, carpinteiro).
    As contas essas gozam de grande Saúde um total de 100000€, corresponde a um orçamento de uma Junta aproximadamente de 5 anos.
    Pensas que está errado, de facto és pessoa culta portadora de um QI que é insulto para peixe.
    O agrado esse compete apenas aos Compartes e esses aprovam por isso critica lamenta mas estás de fora.
    Agradeço aqui a quem me falou deste blog e do assunto abordado.

    ResponderEliminar
  64. Imaginem que eu quero comprar os BALDIOS da Freguesia de Linhares.
    Dirijo-me ao Sr° Presidente e faço a proposta de compra!!!Proposta essa irrecusável! Milhoes de €€€!!! dava para comprar toda a freguesia (parte privada + baldios), mas eu só quero os Baldios e com este dinheiro o presidente podia dar tudo o que quisese aos habitantes(1 mercedes a cada um ,um barco para andar nas poldras, sementes e milhares de galinhas para todos)!!!
    Nunca a junta ou a comissao de compartes me poderia vender esses baldios!!
    Embora à muitos anos atráz alguns chicos espertos(leia-se gente que sabia da coisa) contornavam a lei pelo USOCAPIAO!!!Punham umas marcas no monte(com o tempo mais umas pedritas a fazer de muros),plantavam uns pinheiritos, cortavam o tojo !!! e nao é que ao fim de X anos podiam registar o terreno como deles!! Era assim meus amigos que alguns se apoderaram do que era de todos!!!
    Exemplos pela freguesia de Ferreira nao faltam....

    ResponderEliminar
  65. Assembleia de Compartes de Linhares NIPC nº 901927473, eleições em 2010, novas eleições em 2012.
    Amândio Pinto

    ResponderEliminar
  66. Caro Sr° Amandio Pinto, Enfermeiro e dignissimo Presidente da junta da freguesia de Linhares
    1° diga-me lá onde e quando o insulto?
    Reveja todos os meus comentários aqui no blogue e transcreva onde se sente ofendido ou insultado!Agradeço que o faça.

    Depois tem toda a razao ao dizer realmente que os Baldios sao da comissao de Compartes!!!
    E tenho qque concorda com o que vai dizendo! Nao sou eu o Presidente nem nunca vou ser de nenhuma freguesia!! De qualquer forma, parece-me que se enervou um bocadinho por Linhares andar Nas "bocas do mundo", enervou-se sem razao aparente!!! Vc nem sequer é "catrozeno"!!!De qualquer forma gosta de Lnhares!!!
    Mas acho que entrou um bocadinho acirrado, pois alguem o alertou para o que se estava a passar e vc fez muito bem em vir ver!!!Só que quem se sentiu ofendido fui eu pq afinal quem insulta é o Sr° !!!
    Começa por me chamar covarde!!! Olhe , faz anos que ando por Blogues e sempre fui um anónimo, nao vai ser agora que lhe vou dizer quem sou!!!De vez enquando sofro sim de diarreia !! mas nao mental!!! Aqui enganou-se !!! e se tivesse alguma diarreia sempre teria o sr° para pedir algum conselho!!!De qualquer forma o Sr° confirmou o que tenho vindo a dizer!!! O dinheiro nao é da Junta, mas dos Compartes, e sao eles que decidem o que fazer ao dinheiro!!
    Nao acha entao que a junta se está a aproveitar ou a fazer um bocado de propaganda com esse dinheiro ,levando as pessoas a pensarem que é a junta que está a dar????
    Espero resposta em breve.

    Atenciosamente

    LOBO

    ResponderEliminar
  67. Comprar não mas desconfio que pastas por lá.........

    ResponderEliminar
  68. Concerteza que "pasto" !!! tb tenho alguns amigos em Linhares!!!
    e há lá bons chouriços e presuntos!!!E em tempos havia uns dos melhores vinhos brancos da regiao!!! Já dizia o grande Narcizo Alves da Cunha no Livro "Paredes de Coura no Alto Minho"
    Olhe que nao era má ideia comecarem a pensar em produzir enchidos!! e agora que querem reconstruir o Forno comunitário ,nao era má ideia tb comecarem a produzir Broa de milho( coisa que tb sabem fazer muito bem os de Linhares)!!!Fico cliente concerteza!!!!

    ResponderEliminar
  69. Neste momento é a Junta que por delegação na mesma, está a gerir os Baldios.
    Diz Lobo:
    que a junta se está a aproveitar ou a fazer um bocado de propaganda com esse dinheiro ,levando as pessoas a pensarem que é a junta que está a dar????

    Se é a Junta que está a gerir, propaganda onde?
    "tb com um presidente da junta daqueles."
    Quem não se sente não é Filho de boa gente.
    Quem acha que deve divulgar isto senão quem o está a desenvolver.

    E ja´agora veja lá nao gaste mal gasto!!! nao faca outra garagem ao pé de sua casa!!!!
    Estaleiro, é um estaleiro.

    Vao fazer alguma cabidela no tasco do Amparo???? convidem-me...
    Para ti os ossos.
    Tasco????
    Feito com um orçamento de 1800€, tasco mas feito pela gente de Linhares e de Graça.
    Mas deixa lá não te preocupes tanto, como disse não é dinheiro teu, nem nunca será, por isso têm calma.
    De facto insultei peço desculpa.
    Amândio Pinto.

    ResponderEliminar
  70. Caro Presidente,pela sua resposta presumo que leu os meus comentários !! E afinal nao encontrou os tais "insultos" !!!!
    Está desculpado.


    "Se é a Junta que está a gerir, propaganda onde?"

    Cada vez que uma junta faz tanta propaganda na distribuicao de benesses ,soa a propaganda!!!

    Sendo vc presidente da junta, e sendo entao figura pública, tem que aceitar as criticas !!!por isso estou no direito de dizer:
    "tb com um presidente da junta daqueles."

    "Estaleiro, é um estaleiro."

    e o pq dessa localizacao??? Nao achava melhor ter ficado noutro local??? Mas vc gosta de ter um estaleiro à porta!!!Eu nao ia gostar conceerteza!!!

    quanto ao Barraco do Amparo, quer queira ,quer nao queira é um tasco e mal amanhado!!! Nao faco ideia de quem o explora !!! Mas parece-me um tanto ou quanto ilegal, uma coisa daquelas funcionar todos os dias !!! Se foi para funcionar nos dias de Festa. tudo bem!! mas pelo que sei aquilo funciona todos os dias !!!!
    Onde estao as casas de banho???Na Bouça??
    Tem água canalizada??? Cumpre as regras de higiene obrigatórias???
    tem as respectivas licenças de exploraçao??? etc. etc.
    Mas Caro Presidente muito mais há a fazer!!!
    O que vai ser feito da antiga escola??? Já que me parece que está ao abandono!!! E a casa dita de "residencial" junto à Igreja???
    E a limpeza de alguns caminhos que estao quase intransitáveis ???
    pq os proprietários nao limpam as beiras!!!
    O forno comunitário vai ou nao vai para a frente????
    Pq estao duas capelas ao abandono??? Já sei que me vai dizer que sao particulares!!!! mas olhe em Bico!!!tb eram e agora estao como novas!!!!
    Alguma vez pensou no potencial que tem o Rio Coura aí em Linhares????
    E os Regatos ?? que antigamente estavam cheios de trutas!!!
    Continue a trabalhar ...eu fico atento concerteza ao seu trabalho e de muitos outros presidentes de Junta..mas nao pense que é imune a criticas!!! Positivas ou negativas!!
    Aceito os ossos que me oferece!!! Os de Linhares sempre foram bondosos no dar!!
    Cumprimentos
    LOBO

    ResponderEliminar
  71. Acabem com o Festival, a malta emigra para Angola, como está a acontecer e Coura fica o deserto de granito e cimento que está. Acabem com tudo de bom que existe em Coura. Meus senhores, olhem que já faltou mais.

    ResponderEliminar
  72. Agora está bem sei que está informado, mas mal informado, de qualquer maneira, critique, por aqui dizemos que vozes de burro não chegam ao Céu, a do Lobo não sei. Poderia pensar e perder tempo para ver quem és, mas sabes uma coisa, Bom Natal para ti e os teus, até sempre.
    Quanto a Linhares está melhor, será sempre melhor.
    Amândio Pinto.

    ResponderEliminar
  73. Caro presidente de Junta de Linhares,parabéns pot tudo o que fez e está a fazer pelos seus residentes na freguesia.Sei que isto de fazer obra causa amargos de boca a muitos,incluindo colegas que não sabem ou não querem seguir o seu belo exemplo.
    Também não perca muito tempo com as más linguas que nada fizeram na vida e vão-se entretendo a criticar quem mais trabalha.O lobo com professor do bom português,também escreve erradamente " USOCAPIÃO",ficava-lhe bem trocar o o por u. isto de cuspir para ar é sempre mau!!!

    ResponderEliminar
  74. Ao anónimo de 30.11,17.2,apenas lhe quero dizer o seguinte: o que há de comparação com o fim do festival com a eventual emigração para Angola???
    Falta de argumentação válida,doença genética e incurável, o que faz os Courenses emigrarem para Angola é a falta de trabalho na sua terra que o poder local não conseguiu criar postos de trabalho.
    Nada terá a ver com o famigerado está a "sugar"os dinheiros dos nossos impostos, nunca devia ter aparecido.

    ResponderEliminar
  75. Caro Amândio, se nao estivesse tao bem informado,nao incomodava tanta gente como pareço incomodar!!! Quanto ao criticar ,fálo-ei quando necessário e me der na Real gana!!!
    Quanto ao procurar quem sou!!! nao se incomode, já antes de vc(há anos) muitos o tentaram e nao conseguiram!!!Posso-lhe assegurar que ainda hoje procuram saber quem eu sou!!! e é missao quase impossível!! E nao é de boa educaçao tratar por tu quem nao se conhece!!!
    De qualquer forma esquivou-se de responder a algumas perguntas que lhe fiz!!! Pois percebo...nao interessam!!!sao as tais coisitas que falta fazer...mas com o tempo lá irá!!!
    Retribuo os votos de Bom Natal e Ano Novo!!Até qualquer dia!

    ResponderEliminar
  76. Tem toda a razao o anónimo que me corrige no USOCAPIAO !!é com U e nao com O.
    Obrigado pela correcçao.

    ResponderEliminar
  77. Entao sr° presidente da junta , vai ou nao responder ao que o lobo lhe pergunta? Aquela tasca no sr° do amparo é ilegal ou nao? nao tem casas de banho? é ilegal.tem água canalizada? nao tem, é ilegal.higiene, muito pouca.liçença para explorar tem?dúvido que alguem lha tenha passado.

    ResponderEliminar
  78. Nao preciso de respostas!!!

    "quem cala, consente"

    ResponderEliminar
  79. Sem grandes comentários,então querem que a Junta de Freguesia,instituição sem fins lucrativos, tenha de estar sujeita a todas as exigências de lei para poder dar às populações um serviço de lazer...Nem muitos cafése tascos da nossa praça estão a cumprir com todas essa exigências de lei quanto mais a Junta de Freguesia, esteja quieto e calado, vá dar banho ao cão.Então as Associações,comissões de festas etc etc....

    ResponderEliminar
  80. Este presidente da junta e um cromo-
    Não diz ele que anda a fazer flores com o que deixou o Mineiro.
    De receita só o que fez com um bocado de lenha que vendeu,
    Foram só 25000 contos,
    Qualquer presidente que tivesse esta herança fazia flores. Até eu!

    ResponderEliminar
  81. Herança 35000€ na Junta e 65000€ nos Baldios isto dá 100000€.
    é com orgulho que digo que nada gastei do que herdei, estou a fazer tudo com fundos que criei, além do mais esse tipo de contas devo-as aos de Linhares.
    O Final do Ano está ai, por isso terei que apresentar contas.
    Quanto a cromos posso ser, se era para ofender não ofendeu.
    Curiosidade o único que dá contas dos Baldios e que está a trabalhar para criar um dos melhores Baldios de Coura, é criticado por trabalhar?????
    Deves ser um dos que trabalha para isto melhorar de certeza.
    Deixaram-me 100000€, estou a trabalhar para deixar 5X esse valor em apenas 4 anos, o Srª Manuel Fernandes esteve 20 anos, os melhores do Concelho pois nenhuma Junta está tão bem como Linhares.
    Estou só a seguir esse Caminho, tudo farei para os de Linhares terem melhores orçamentos para a Familia, melhor condições para a Agricultura, para os Idosos e um Baldio certificado, teria que explicar mas só aos de Linhares.
    Os 100000€ vão estar cá em 2013, mas onde pertencem nos Baldios.

    Amândio Pinto

    ResponderEliminar
  82. Quanto ao Café do Amparo, tasco, barraca, também incomoda, se está legal não sei mas sei de outros bem piores a funcionar, clandestinos, com as pessoas que os exploram a receber do rendimento mínimo, incrível, não só Paredes de Coura.
    Srº Presidente não comente, este deve ser outro que lhe doem os dentes.

    ResponderEliminar
  83. Afinal o homem é criticado por fazer o melhor por Linhares, queria um assim na minha Freguesia.

    ResponderEliminar
  84. Já foi ao bar de Linhares, está bem construído e se foram eles que o fizeram está muito bem.

    ResponderEliminar
  85. Tu queres ver que agora vão apontar armas ao homem, os de fora porque os de linhares estão contentes, pelo menos é o que dizem os meus conhecidos.

    ResponderEliminar
  86. Isto de anónimos criticarem têm muito que se diga, ele deu a cara, já quem critica continua anónimo, são os colegas dele, ainda lhe vão aquecer as costas.

    ResponderEliminar
  87. Srº Enfermeiro não baixe os braços isso é o que eles pretendem, força, já o tentaram deitar abaixo, agora incomoda-os com as suas iniciativas, força estamos consigo.
    Nunca vi ninguém que se relacione assim com a população.

    ResponderEliminar
  88. Caro anónimo de 01 Dezembro, 2011 17:40,
    as juntas nao sao instuicoes com fins ou sem fins lucrativos!!
    E sendo juntas ainda mais deviam e devem cumprir a LEI!!! Nem as juntas têm que oferecer lazer aos habitantes!!!
    O que está aqui em causa é se está ou nao legal um tasco daqueles!!!
    Se aquilo foi feito para ajudar a comisao de festas a fazer a festa do Sr° do Amparo, aquilo só poderia funcionar nos dias de festas e nunca ,mas nunca seria um
    barracao FIXO !!
    Além disso tenho quase a certeza que o Tasco nao pertence à junta!!

    Mas hoje em dia o Café que existia em frente está fechado, imaginem se estava aberto!!! Quem ia tolerar tal concorrência??? Se eu abrisse esse café, aposto que fechava o Barraco em pouco tempo!
    Eu percebo que o Tasco é uma grande ajuda para a comissao de festas, e para quem à noite quer beber um café ou uma cerveja e jogar uma sueca e nao tem onde!!
    Mas há que cumprir regras ou entao vivemos sem lei e é a anarquia total!!!!

    ResponderEliminar
  89. "se está legal não sei mas sei de outros bem piores a funcionar, clandestinos, com as pessoas que os exploram a receber do rendimento mínimo, "

    Se sabe que há cafés clandestinos , com pessoas que os exploram a receber o rendimento minimo e nao faz queixa é tao LADRAO ou mais dos que fazem isso!!!! E pense que é tb vc que tá a pagar!!!
    Mas diga lá onde sao esses tais clandestinos??? Mas prove...nao me venha dizer que ouviu num sei aonde e que foí fulano que disse e tal e coisa!!!!!

    ResponderEliminar
  90. "Sem grandes comentários,então querem que a Junta de Freguesia,instituição sem fins lucrativos, tenha de estar sujeita a todas as exigências de lei para poder dar às populações um serviço de lazer..."

    e como vai fazer ao vender o cafézinho e a cerveja para nao ter lucros???
    E comparar uma Junta de Freguesia , com uma instituiçaô sem fins lucrativos!!!! Ó homenzinho vc sabe o que está a dizer????

    ResponderEliminar
  91. Mas diga lá onde sao esses tais clandestinos??? Mas prove...nao me venha dizer que ouviu num sei aonde e que foí fulano que disse e tal e coisa!!!!!
    Dito por ti só é pena que o não faças.
    Prova lá tudo o que afirmas, deveras preocupado com Linhares, nunca comentas-te nada, agora tão informado, estranho, ou não depende para quem trabalhas. Mas quanto a isso ninguém tem duvidas.

    ResponderEliminar
  92. Lobo faço ideia de quem sejas, e acredita mesmo sendo quem és, podias referir que já lá tomas-te uns copitos de vinho, provavelmente até jogastes a sueca, ou viste jogar, podias falar do bar do Campo de tiro, do funcionamento do Campo de Tiro, dos caçadores, quem está a explorar aquele bar também está legal, comenta lá ou vai doer.......
    Mais uma coisa os santinhos mandam um abraço.
    Sim és pessoa conhecedora de Ferreira, eles é que te não quiseram por lá.

    ResponderEliminar
  93. Afinal o Lobo é Cão de fileira....

    ResponderEliminar
  94. Se estes ditos tascos tem ou não condições, é da responsabilidade de quem autoriza que neste caso parece-me que pertence à câmara municipal que ao passar a licença de sanidade tem o parecer do veterinário municipal, que é o responsável pela sanidade do concelho. Mas de facto existem alguns estabelecimentos comerciais em coura que já há muito que a não deviam ter a tais licença ou então quem lhas passa é cego ou covem-lhe não ver.

    ResponderEliminar
  95. " deveras preocupado com Linhares, nunca comentas-te nada, agora tão informado, estranho, ou não depende para quem trabalhas. Mas quanto a isso ninguém tem duvidas.
    "

    1° nao trabalho para Ninguém!!!nao tnha dúvidas!!!

    2° Preocupo-me com Linhares e mais 20 freguesias !!!


    "Lobo faço ideia de quem sejas,"

    e continue a pensar e a fazer ideia de que sou!
    Nao bebo vinho nao é bebida da minha preferência!!
    Quanto ao Bar do campo de tiro deve ser outro que é completamente Ilegal!!! E se continuam lá aos tiros oas pratos tb é ilegal ,pois a a nova lei nao permite !!
    Esse Bar do campo de tiro nao tem o minimo de condicoes para funcionar!! Já lá estive e meteu-me NOJO. Preferi beber a cerveja pela garrafa do que pelo copo.
    Obrigado pelo abraco dos Santinhos.


    "Sim és pessoa conhecedora de Ferreira, eles é que te não quiseram por lá."

    quiz dizer que sou conhecido em Ferreira ,ou quiz dizer que conheco bem Ferreira ??
    Numca foi pretensao minha viver em Ferreira ou até em Linhares!!!!
    Mas conheço bem as duas Freguesias e tenho amigos nas duas!!
    O LOBO numca foi "cao de fileira" de nimguem ou será!! ( cao de fila).
    Sou livre de dizer o que bem me apetece e criticar todos!!!

    Tem razao anónimo de 02 Dezembro, 2011 10:40!!
    O problema é que penso que eles nem liçença pediram!!! pois eram negadas logo!! Ou deviam ser!!
    O Veterinário por si só nao é o
    responsável pela sanidade do concelho , mas penso que em conjunto com o Delegado de Saúde!!!
    E quem fiscaliza é a GNR ou a ASAE!!!
    E sem dúvida que há muitos outros estabelecimentos em Coura que nao cumprem os minimos necessários para funcionarem!!!

    ResponderEliminar
  96. Praticamente, desde que o Festival de Paredes de Coura é realmente um Festival de música a sério, que deu muito nome a Paredes de Coura! Aliás onde também nestes dias todo o comercio funciona em pleno! Sempre aparaceram cá um certos individuos a criticar o Festival! a Câmara Municipal! etc..etc...! E quem são estas pessoas? è muito simples! Sempre aqueles mesmos que são da oposição! Porque são aqueles que sempre os Courenses rejeitaram! Depois aparecem os chamados invejosos! Sujeitos que nunca fizeram nada por Paredes de Coura! A unica coisa que sempre fizeram foi deitar abaixo a nossa Terra!!!...

    ResponderEliminar
  97. Coitaditos dos homens do festival que tanto querem a Coura, só que tanto mal fazem ao concelho explorando-o nuns largos milhares de euros!!!
    Inveja???Quém é invejoso ao dizer as verdades e denunciar estas negociatas entre amigos e carmaradas!!Que nos importa a nós que pagamos os nossos impostos que o festival engrosse os bolsos de meia duzia de comerciantes(cafés e dois super-mercados) e a grande maquia vai para os bolsos dos nossos rapazes do festival denominados de chicos-espertos.
    Quem de boa fé,independente,defende esta sangria de dinheiros públicos??? Não bastava que a C.M. lhes entregasse os terrenos de for grátis para estes conseguirem receita??? Agora,dinheiro líquido,terrenos,pagamento de combustíveis para os geradores,casas de banho,electricidade,água e para terminar a mão de obra dos trabalhadores da Câmara semanas antes e semanas depois(limpar o lixo!!!)
    pois é, a Câmara cortou a luz eléctrica nas freguesias,pergunto eu quais o que mais falta faz é a electrificação de noite nas freguesias ou o Festival!!!Façam um consulta ao povo e já terão uma resposta conclusiva...

    ResponderEliminar
  98. Este senhor último comentador anónimo, parece que lhe doeu o comentário anterior! Pois é meu caro, já que o senhor fala em tanta sangria de dinheiros públicos!... Fale então aos Courenses na mega-sangria do BPN!!!... Da roubalheira que está a ser paga com os impostos dos portugueses!!!... Oú essa é para esconder?????.... Essa sim!!!... é que é uma verdadeira sangria de dinheiros públicos!!!... E o senhor sabe para onde foram essses milhares???... Oú precisa que algúem lhe faça um desenho????...
    Cheio de lições de moralidade falsa está o mundo cheio!!!!... Por isso não venha para cá fazer dos Courenses parolos!!!!... Porque a gente também sabe ler!!!......

    ResponderEliminar
  99. Não digas isso. Olha que o Joãozinho bate-te. Ele adora Coura, dava a vida por Coura!
    Mas come-os a todos. Ou melhor a quase todos.

    ResponderEliminar
  100. Tu é que és parolo ó "Este senhor último comentador anónimo... 11 Dezembro 18:14"
    D
    O BPN diz respeito a todos os portugueses e nós queremos a Coura o que é de Coura!
    O Festival e a sangria que dele escorre diz-nos res+eito a nós. Nada manobras para despistar. Essa já é velha, só parolos é que caiem nela.
    Doei-te chico esperto?

    ResponderEliminar
  101. vamos lá ver pessoal, falem do que interessa. Em Linhares está a ser feito um bom trabalho e isso é que interessa. deixem-se de críticas maldosas e sem fundamento. Quanto ao festival, isto já é velho, é uma sangria de dinheiros públicos. um abuso que é necessário continuar a denunciar. Agora, quanto ao Joãozinho comer todos, isso aí mais cuidado, quem é que no seu perfeito juízo dá importância a essa personagem? Tenham dó..e vamos andando em frente e rindo, que de choros estamos fartos..

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!