11 novembro 2011

De bicicleta… pela mão

CIMG2552Há uns anos, em plena Assembleia Municipal de Paredes de Coura, correram queixas sobre a velocidade excessiva a que circulavam as bicicletas na pedonal Rua Conselheiro Miguel Dantas. Na altura, já a rua, recheada de esplanadas, tinha visto proibida a passagem a cavalos, e chegou mesmo a falar-se em estender a proibição às bicicletas. Felizmente tal ideia não avançou, se bem que, agora como na altura, continue a achar que há quem teime em fazer daquela via pedonal uma pista de corridas.

Recentemente encontrei aquilo que poderá ser a solução. Isto, claro, se for cumprido o que estabelece o sinal da foto, encontrado numa vila muito frequentada por turistas, nacionais e estrangeiros que, ao que me disseram, são bastante cumpridores. Já agora, e aproveitando a foto, podem mandar vir o sinal de baixo também que, algumas vezes, faz igualmente falta.

25 comentários:

  1. E se se marcasse uma via só para velocipedes(sem motor)? com velocidade moderada!!

    Quanto ao sinal de andar com o Cao à trela , já é obrigatório por lei quando na via pública!!!!E tb o açaime!

    ResponderEliminar
  2. A rua não tem um só sentido?
    As bicicletas não são um veículo?

    ResponderEliminar
  3. A rua Miguel Dantas até tem dois sentidos!!!! só que é probibido circular nos dois!!! A nao ser que seja residente e tenha que passar para o seu comércio ou garagem , aí pode circular. Tb pode fazer cargas e descargas!!
    Bicicletas concerteza que sao um veículo!!! mas sao considerados Velocípedes sem motor, os quais nao precisam de carta de conduçao!!

    ResponderEliminar
  4. Um só sentido se é o que indica o sinal ao pé do Tota. Só a subir

    ResponderEliminar
  5. Deixem-se de parolices.!!!!! Para parolice já bastam os nove sinais de transito apostos no estacionamento em frente à central de Camionagem.

    ResponderEliminar
  6. também é obrigatório, o açaime nos Lobos, e este continua a andar à solta, embora manco!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. "LOBO disse...
    A rua Miguel Dantas até tem dois sentidos!!!! "

    olha que não, se vires bem, só tem um..é o que vai dar à Câmara!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Qualquer rua tem dois sentidos para se circular, quer queiram ou nao!!!Um para a Câmara e o outro em sentido contrário !! sair da Câmara!!!


    Na lei nao faz qualquer referência a o LOBO usar Açaime!!! Muitos gostariam de lho por!!! Mas é missao impossivel!!! E à solta ando sempre !! manco?? era quem o fez a si caro anónimo!!!

    ResponderEliminar
  9. A rua Conselheiro Miguel Dantas tem sentido único para quem sobe e apenas para cargas e descargas. O que quer dizer que tem sentido proibido para quem desce, ainda que queira fazer alguma carga ou alguma descarga.
    Em relação aos veículos sem motor, acho muito bem que possam circular na rua. Os problemas que possam surgir derivados a este facto, resolvem-se com educação e não com proibição. Tal como não se pode proibir um peão de correr, por exemplo.

    ResponderEliminar
  10. "tem sentido único para quem sobe "

    "tem sentido proibido para quem desce"

    Ahhh... afinal sempre tem dois sentidos!!!!!!!!!

    E continuo a insistir numa via só para velocípedes sem motor.....

    ResponderEliminar
  11. Proibição de bicicletas e outras trotinetes a descer JÁ. São veiculos tb tem de respeitar o sinal

    ResponderEliminar
  12. Ao que se te visto, ninguem respeita os horários. melhor é abrir a rua num só sentido 24 h. Que saudades da antiga rua da frente

    ResponderEliminar
  13. Rua da frente!!! Ou será a rua do meio???
    Saudades de uma rua com transito!!!´Tá muito melhor assim, sem carros e onde se pode andar à vontade!!
    No Verao com todas aquelas esplanadas, para todos os gostos e feitios e onde se podem levar as criancas !! Maravilha de Rua!!
    O pior cego é aquele que nao quer ver!!!!!

    ResponderEliminar
  14. LOBO: No Verao com todas aquelas esplanadas, para todos os gostos e feitios e onde se podem levar as criancas !! Maravilha de Rua!!

    de facto a rua é uma maravilha:cheia de gente... 3 dias por ano! e cheia de lixo também nessa altura!

    ResponderEliminar
  15. Concerteza nao passa lá o Verao!!!!
    Lixo!!! Onde vc vê lixo?? Ás vezes pode ver um pouco de manhazinha, lixo esse feito pelo movimento nocturno dos cafés.
    Já nao têm mais nada que dizer e tudo lhes serve para dizer mal!!!!
    O melhor é irem para outro concelho viver já que Coura é tao mau!!!!Ide e nao volteis.

    ResponderEliminar
  16. A rua principal ou seja Cons.Miguel Dantas,é na verdade a melhor, mais central e movimentada rua da vila,por isso a CM devia zelar mais pelas condições de limpeza e disciplinar o trânsito às bicicletas,só quando um desses velocípedes conduzido por miúdos irresponsáveis possa colher qualquer peão,especialmente os da terceira idade, é que quem de direito vai fazer algo.Também os canídeos fazem o seu có có no piso da rua onde se verifica mal cheiro e não só...

    ResponderEliminar
  17. Desde que a Rua está assim quantos acidentes já houve???
    E como quer evitar que os caes vadios sujem a rua???
    Diga-me antes que a Câmara Municipal podia e devia ter a rua muito mais bonita!!! Aqueles vazos estao sempre sem flores!! Os caixotes do lixo estao com os parafusos sempre desapertados!!!
    Os cafés fazem as limpezas e deitam a água suja pela rua abaixo!!E os habitantes bem podiam por uma floreiras nas janelas e varandas....concerteza ficaria muito mais bonita a Rua Conselheiro Miguel Dantas.

    ResponderEliminar
  18. Primeiro terá de verificar-se grave acidente com as bicicletas e depois"trancas à porta",é também verdade o que o blog anterior diz,pouco cuidado na lavagem dos cafés,flores já se previa que aquelas flores"encaixitadas" não podiam sobreviver tais como outras plantadas por cima do betão armado!!!.Flores nas varandas boa ideia logo a começar pela vaanda da casa do nosso autarca...

    ResponderEliminar
  19. Os cães vadios acho que a C.M.pode e deve terminar com esta má imagem,basta transportá-los para o canil inter-municipal(P.Lima) não é verdade? Coisa tão fácil...

    ResponderEliminar
  20. Os donos dos animais terão obrigação de cuidar dos mesmos,se n
    ao possúem condiçoes para os alojar e estimar, então de imediato entreguem os mesmos à Câmara, como diz o bloguista anterior.Tão fácil e prático,acabando com esta triste situação de cães abondonados pelos seus donos.A consciência dum povo mede-se pelo tratamento que dão aos seus animais!!!

    ResponderEliminar
  21. de facto, os jardins de cimento de paredes de coura são dos mais bonitos do distrito! basta comparar com os outros municípios!

    ResponderEliminar
  22. "A consciência dum povo mede-se pelo tratamento que dão aos seus animais!!! "

    Ó anónimo de 22 Novembro, 2011 12:00

    quando quiser utilizar frases de grandes pensadores, o melhor, ao menos, é copiar bem!!

    ""O desenvolvimento cultural de um povo mede-se pela forma como trata os seus animais" "

    Ghandi

    ResponderEliminar
  23. Jardins d betão? Basta k os jardins k existem sejam melhor tratads. Xega d pedra e betão

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!