03 novembro 2011

Já estamos no vermelho!

CIMG2536As notícias das últimas semanas não deixam margem para dúvidas: Paredes de Coura está numa situação preocupante em termos financeiros. Não é caso único, obviamente, mas os problemas dos outros não podem ser desculpa para os nossos e por isso é com as nossas de dores de cabeça que temos que nos preocupar e não com as dos nossos vizinhos.

O primeiro problema surgiu com o anúncio da proposta de Orçamento de Estado para 2012 e a constatação de que, de uma forma geral, os municípios vão ver reduzida a tranche a receber. E se já no ano passado, o presidente da Câmara de Paredes de Coura falava em dificuldades perante o corte nas transferências do Orçamento de Estado, este ano o discurso promete ser mais lamentador. É que a proposta do Governo social-democrata para 2012 corta ainda mais o valor que cabe a Paredes de Coura e, com menos 320 mil euros programados para 2012, Pereira Júnior vai ter fazer ainda mais contas de subtrair. Onde? Os colegas do distrito que já se lamentaram na comunicação social, apontam as despesas básicas (como a a higiene) e a educação como os principais prejudicados. Por cá ainda não se fizeram grandes revelações.

Mas aquele que, a meu ver, é o grande problema do município de Paredes de Coura no próximo ano, tem a ver com a alteração projectada, também no seio da proposta de Orçamento de Estado para 2012, das condições exigidas para os níveis de endividamento por parte das autarquias. Proposta que terá efeitos retroactivos e que, de um momento para o outro, num mero acto administrativo, lança cerca de cem municípios para o rol das autarquias em situação de endividamento excessivo, uma lista onde se inclui Paredes de Coura. Mais uma dor de cabeça para Pereira Júnior, que certamente não contava com este cenário bastante limitador na planificação do próximo ano.

Por último, uma outra situação, esta já bastante conhecida mas que não deixa de causar mossa (nem que seja na auto-estima) sempre que sai nos meios de comunicação social: os prazos de pagamento a fornecedores. Paredes de Coura é, neste momento, o pior pagador do distrito e um dos piores a nível nacional. Ainda esta semana uma infografia do Jornal de Notícias colocava o concelho a vermelho, referindo que o prazo médio de pagamento a fornecedores por parte da autarquia courense é superior a 12 meses. Números que, aliás, podem ser também consultados na própria página internet da Câmara de Paredes de Coura, que não esconde as dívidas com mais de um ano, relacionadas com verbas tão díspares como o fornecimento de equipamento informático ou a preparação de refeições.

É, portanto, um cenário difícil aquele que espera o presidente da Câmara de Paredes de Coura na hora de traçar as principais linhas de orientação do município para o próximo ano. Um plano onde, mais importante do que saber o que fazer, é saber onde cortar!

81 comentários:

  1. A somar ao endividamento temos um concelho:
    - que tem uma feira quinzenal a desaparecer;
    - que tem um mercado municipal a desaparecer;
    - que tem um centro de saúde metade desaparecido;
    - que tem uns correios desaparecidos;
    - que tem dois parque subterrâneos completamente enterrados;
    - que tem uma população envelhecida;
    - que tem um artista musical com meia casa;
    - que mal tem noite, mal tem fim-de-semana;
    - que jovens com acesso demasiado fácil a droga;


    Coura esta a desaparecer... e ninguém faz nada!

    ResponderEliminar
  2. E tu?
    Que iniciativa, empresa, acção (feitas) podes apontar?

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, Pereira Júnior, irá ficar na história de Paredes de Coura, como o coveiro do concelho, o que contrasta com o regular discurso de que a sua preocupação é a sua terra.
    Vamos assistir muito em breve, os seus seguidores, a dizer que nada tinham a ver com o assunto, e que a responsabilidade era do presidente, e ainda vão ter o descaramento, de se apresentar como solução para o problema!!!!!!!!
    Bastará analisar as votações na A.M., para se perceber que existem muitos outros com responsabilidades, não tanto pelo que fizerem, mas por aquilo que foi feito com o seu aval.

    ResponderEliminar
  4. Para o anónimo das 12.41, o simples acto de apontar o que está mal, de forma honesta e correcta, é já por si, um acto louvável.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 12:41 acredita que já contribui muito para o concelho de uma forma honesta, e sem que exigisse algo em troca.
    Neste momento não faço parte dele, nem estou a contar voltar a fazer em breve, como dificilmente me adaptaria a algo que esta a ficar fantasma.

    Tens ideia só de quantos licenciados com qualidades inequívocas há a trabalhar fora do concelho. Aposto que 95% dos licenciados Courense não trabalham em Coura. E 80% não o pensam fazer.

    Podes dizer, mas eles que invistam cá, que tomam iniciativa, que sejam pró-activos neste concelho.

    Eu seria, outros seriam se víssemos que teríamos futuro.
    Nós temos um acesso a uma auto-estrada prometida a mais de 10 anos... Nem daqui a 10 anos teremos, e o que fizeram os nosso políticos quanto a isso:

    Nada!

    Nós não vamos ter TDT. Temos uma antena em Mozelos que vai ficar desactiva. Sabes o que vão fazer?

    Nada!

    Isso quer dizer que a nossa população idosa vão ficar sem ver televisão, senão vão ter de pagar valores absurdos por algo que devia ser para todos.

    Nós temos comerciantes a sobreviver a custa de duas semanas de Agosto. Eu neste momento não arriscaria num concelho que está em falência, estagnado e a espera que um milagre aconteça.

    Coura contará sempre comigo para tudo o que eu achar que seja de facto bom para o concelho, nunca lhe virei as costas. Mas acho que ele está a virar as costas a muita população nascida naquela terra!

    ResponderEliminar
  6. Agora toda a gente se lamenta da divida colossal.Temos que ver que a nossa camara nunca teve uma estratégia de desenvolvimento para o concelho.Enveredou pela politica do betão,fazendo obras caras e algumas sem qualquer interesse.Esqueceu-se que para além do betão existe o turismo,a agricultura,o comércio e a industria,actividades que devem ser apoiados e incentivados !!!!!. Acredito que o nosso concelho poderia estar mais desenvolvido,mesmo sem a ligação directa à auto-estrada.!!!! Não podemos todos ter uma auto-estrada à porta de casa nem o País consegue dar emprego a tantos licenciados.

    ResponderEliminar
  7. Agora a nossa camara também é caloteira ????!!!!Paga tarde e a más horas !!!. Deviam ter mais vergonha na cara !!!. No tempo do sr Guerreiro nunca houve este descalabro. Para agradar a " gregos " e Troianos gasta-se o que se tem e o que se não tem. E ela aí está !! a GRANDE divida.Agora toca a apertar o cinto.Com menos obras,menos vereadores,menos chefes,menos carros de passeio,menos subsidios,menos festas, e menos foguetes a divida será combatida. !!!!

    ResponderEliminar
  8. Este anónimo é um cómico.
    Ora vejam:

    "Neste momento não faço parte dele, nem estou a contar voltar a fazer em breve, como dificilmente me adaptaria a algo que esta a ficar fantasma."

    E volta a dar-lhe:

    "Eu neste momento não arriscaria num concelho que está em falência, estagnado e a espera que um milagre aconteça."

    Para concluir:

    "Coura contará sempre comigo para tudo o que eu achar que seja de facto bom para o concelho, nunca lhe virei as costas."

    Não queres fazer um favorzinho e dizer-nos o que achas bom que ainda não tenha sido pensado?
    O concelho agradece!

    ResponderEliminar
  9. Passe o rato em cima dos concelhos no mapa e veja a quantidade de funcionários por município.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=501901

    ResponderEliminar
  10. Nem tudo foi mau, temos saneamento e rede de água práticamente em 100% do Concelho, um bom Centro Cultural, Pavilhão, Piscinas, Praia Fluvial, o grande erro está no facto de nunca se ter realizado um diagnóstico de necessidades do concelho, pois o primeiro grande erro foi a localização das zonas industriais, seguida por uma politica gulosa por dinheiros da Europa, ninguém se pergunta se de facto são de interesse, interessa é mais uns milhares, nem que seja para dar a ideia de um produto regional já há muito reclamado por um Concelho vizinho, parques subterrâneos, quando é que houve problemas com estacionamento, que saiba nunca e se para os comerciantes três dias salvam o ano porque razão não se passa isso com os Parques. Temos Milhões investidos num Festival, dizem ser o melhor que temos, infelizmente para gastar dinheiro porque lucro esse...
    Qual é o Produto ou Produtos Regionais com apoios para que se possam produzir???? Quais as medidas para a Agricultura, Pecuária, Floresta, nada tudo ao abandono. Qual mente pobre de lucidez pensa manter um Concelho sem Zonas Industriais a viver do trabalho da Industria obrigando a População a sair do Concelho para ter acesso ao Emprego, sem medidas para a produção interna, sem medidas para desenvolvimento das matérias primas, investindo milhões em estruturas mobilizadoras de despesismo, exteriorizadas das reais necessidades de quem cá vive, optando por politicas de construção que defensoras da desertificação das aldeias, que são os pioneiros na concentração de todos os Alunos da Primaria, num edifício á moda do Japão tal é a concentração de crianças por m2 disponível, sem recreio, é melhor parar, podia falar da venda da água, podia falar da divida, podia falar dos favores, podia falar mas não falo pois tal como vós também eu sou culpado, mas não serei mais, chega é hora de mudança e esse provavelmente é e foi o grande problema de Coura.

    ResponderEliminar
  11. Eish, o Anónimo de 7 de Novembro de 2011 às 22:00 disse tudo! Vamos marcar umas conversas!

    ResponderEliminar
  12. Sempre disponível.....

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, meus caros

    Há aqui comentários que poderiam ter sido feitos por mim, mas não foram.
    Há mais de 20 anos que repito o que aqui foi dito.

    Há dois anos apresentei: "Um Caminho Diferente, Um Futuro Melhor", onde essencialmente prometia alterar a política de investimento, para o apoio à Produção e a actividades económicas dos Courenses, prometi o desenvolvimento de uma grande infra-estrutura de turismo, para durante todo o ano promover a entrada de Turistas no Concelho, entre outras medidas significativas que prioritariamente permitisse às Pessoas complementos de rendimento.
    Referi um dos motivos para a candidatura que apresentei: a crise, e alguns diziam que já estava ultrapassada. Bem se vê....
    Não ganhei, a maioria dos Courenses optou por manter a politica. Por exemplo: faz sentido em tempo de crise aumentar o número de Vereadores a tempo inteiro? Sabem que o que se pouco com os cortes da Iluminação Pública é menor do que o custo com o 2º Vereador? Isto não é manter a política de gastar sem produtividade?
    Será que temos um Presidente a tempo Inteiro?
    Na última reunião e informalmente, propus que a C Municipal, recorre-se a uma plano de Saneamento Financeiro para pagar imediatamente aos Fornecedores, pois estes não tem culpa das erradas decisões da C Municipal. A ver vamos se avança a ideia.
    José Augusto Caldas

    ResponderEliminar
  14. E lá bem ele com umas casinhas para casais insatisfeitos e um escorregao para o Tabuao!!!!Óhh Zé Augusto se queres ser novamente candidato!! Faz-te primeiro um homenzinho e nao venhas com promessas tontas !!! E olha que o Povinho nao anda lá muito satisfeito com o teu "padrinho" Passos ...
    como o puseram lá tb o tiram....ou andas a aprender a mentir como ele???

    ResponderEliminar
  15. De facto tens razão o Povo não anda satisfeito, mas entende que temos que pagar o que o Tio Socas gastou, foi preciso 6 anos para o Pais ver que afinal o Santana até disse verdades, mas como se ganhou uma maioria com a ideia de não se colocar portagens nas scuts, lá pagamos por mês cerca de 900 milhões, isto por 6 anos, como dizia o Guterres faz lá as contas.
    Mas a culpa é do Passos pois ele é que têm que pagar, conselho não te esqueças a verdade vence sempre, aguarde-mos. Quanto a Lobos, podes criticar o Português, podes insultar, podes porque não sabes mais nada de Politica e de Economia olha és comparável ao Sócrates, penso que este comentário não te deve ofender pois não.....

    ResponderEliminar
  16. "Mas a culpa é do Passos pois ele é que têm que pagar"

    Ai ele é que tem de pagar!!!! Nao sabia!!! pensei que éra-mos todos nós que ía-mos pagar!!!Mas ainda bem que ele vai pagar a minha parte!!!

    "não te esqueças a verdade vence sempre" olha que nao...olha que nao....basta ver a nossa justica!!! que nao é igual para todos!!!

    "não sabes mais nada de Politica e de Economia"

    Isso é cá problema meu!!! E a tua opiniao pra mim é igual ao litro!!

    "olha és comparável ao Sócrates, penso que este comentário não te deve ofender pois não"

    Claro que nao me ofende!!! É que para chegar a 1° ministro nao é qualquer zé augusto!! e ele, mal ou bem lá chegou!!!

    ResponderEliminar
  17. Podes chamar-me de José Augusto, mas esse não é o meu nome, ainda assim não estou ofendido, mas lá iluminado tu és, pena ser tão fraca essa luz, não sabes mais, comentar não é dar bocas foleiras, pois para comentar o que for em primeiro temos que saber do que se está a falar, mas deixa lá está visto que não sabes mais, por isso força, termino aqui qualquer possibilidade de me tornar a dirigir a Animais......

    ResponderEliminar
  18. Coitado do Lobo!
    Para ele tudo está bem, Tem bons rendimentos, a família, os Colegas, os amigos, os vizinhos também estão bem.
    As estatisticas é que estão erradas. A CM paga tudo sem atrasos, sem juros, faz investimentos produtivos.
    Deixo uma sugestão: Porque não visitam o Natura WaterPark em Vila Real, para verem investimentos que promovem o desenvolvimento local, e que foi concretizado nos últimos dois anos.
    Mas para o Lobo, construir a "Queda de Água" junto ao Centro Cultural ou a "Casa Mário Cláudio" é que melhora o nível de rendimento dos Courenses, aliás como disse no início, para o Lobo, o rendimento médio dos Courenses pode suportar e consumir todas as actividades Culturais realizadas com apoio da C Municipal, o Centro Cultural está sempre cheio!...
    Aversão à mudança, é velha, já está relatada nos Lusíadas.
    Boa Noite
    José Augusto Caldas

    ResponderEliminar
  19. Quanto aos meus rendimentos e da minha familia estamos falados!!! Sao meus e ninguém tem nada com isso. Os vizinhos e amigos que se desenrasquem....
    Quanto à Câmara pagar a más horas e com juros !!! diz-me lá uma Câmara que o nao faça???Haverá alguma neste País???
    Mas deviam-te ter-te contratado para lhes explicar "investimentos produtivos"
    Quanto à visita ao Parque De Vila Real fica para uma próxima oportunidade.
    Quanto ao centro cultural !! muitas vezes está quase vazio !! embora tenha muitos e bons programas !!! Mas os Courenses preferem ver a Bola!!!
    De qualquer forma devias explicar aqui à malta que esse Parque de Vila Real é um investimento privado!! embora com ajudas da CEE!!!e com fundos perdidos!!!Mesmo assim o empresário em Nome individual investiu mais de 10.000.000€€€ !!!!!!!
    Achas-te capaz de fazer um investimento desses em Coura???Ou queria-lo fazer com o dinheiro dos Courenses?? Onde ias buscar tanto dinheiro??? como ias pagar os terrenos que te faziam falta???
    Ou trazias esse empresário para Coura???Eras capaz??
    É que foi com esta tua proposta nas últimas eleiçoes, que foste objecto de chacota pelos cafés e conversas em Coura!!!Perdes-te muitos votinhos com esta proposta !!!Esta e a outra das casinhas para casais fazerem filhotes!!!Ó homem toma tino nessa cabeça e se queres ser candidato novamente nao venhas com propostas dessas ...tu até és bom rapazinho...mas...falta-te qualquer coisinha...escolinha de barbearia numca fez bem a ninguém!!!!!!
    Passa bem ...sonha com LOBOS!!!

    ResponderEliminar
  20. Lobo francamente, já vi comentários teus em que concordei complemente contigo. Mas neste post... Sinceramente, só quem não olhos na cara é que nãos se apercebe da podridão que é a nossa câmara municipal. Nada fez para fazer evoluir este concelho. Apostou em obras que em nada criaram empregos ou chamaram turistas, e que agora estão apenas a dar prejuízos.

    É verdade que todas pagam tarde, mas a nossa é das que paga mais tarde. Tudo devido aos individamentos causados pelas obras que decidiram fazer só porque sim.

    Quanto ao parque de Vila Real. Não precisamos de fazer um igual nem investir essa quantia astronómica para um concelho como o nosso. Temos a praia fluvial "o tabuão" que está complemente deixada ao acaso. Um pequeno investimento poderia revitalizar este local, tornando-o uma vez mais atractivo para gentes de fora, para voltarmos aqueles tempos (6/7 anos atrás) em que havia por fim de semana uma média de 7 excursões a ir visitar aquele lugar. E quando falo em tabuão também me refiro a outros lugares no nosso concelho que pudessem acolher uma praia fluvial.

    Enfim, isto são tudo utopias. Vão chegar as eleições e vão chover umas vez mais cabazes e favores e a população contenta-se com o "mudo" de presidente que temos e com os auxiliares que apenas sabem receber o ordenado, mas que nada fazem para o merecer.

    ResponderEliminar
  21. Ao comentário de 10 Novembro as 11:22, aleluia mente iluminada, partilha um bocadinho com o Lobo, deve ir uma escuridão lá pela gruta, o bicho anda cego....

    ResponderEliminar
  22. "Apostou em obras que em nada criaram empregos"

    E entao os novos e velhos jardins de infância nao trouxeram empregos???
    E o museu??
    E o centro cultural??
    E a escola nova??
    e as zonas industriais criadas??
    e o CEIA?
    e os trabalhadores que vieram de fora para fazer essas obras e comeram e beberam nos nossos restaurantes??
    e os Parques??(estes escusados)
    e o novo pessoal que entrou nas várias seccoes da Câmara Municipal??
    E tu o que fizes-te pelo concelho??? quantos postos de trabalho deste?? quantas fábricas abriste??Blá ..blá..blá
    Explica-nos lá afinal bem explicadinho o pequeno investimento que queres fazer no Tabuao!! As excursoes que vinham ao Tabuao nao vinham visitar o local!!! Vinham isso sim fazer o seu piquenique!!Era comer e Ala que se faz tarde!!! Nem um tostaozinho deixavam muitas vezes na vila!! Um cafézinho no Restaurante Abrigo do Tabuao e bem bom!!!E nessa altura vinham pq havia uma empresa de transportes que fazia semanalmente um passeio pelo Alto Minho e passavam por Coura mesmo na horinha do Almoço!!

    E voltando ao tal parque de Vila Real...Sabes que aquilo é feito de forma a que quem visita aquilo tem tudo lá dentro!!!! Desde Restaurantes, Bares,mini-golfe etc..logo as pessoas nao gastam dinheiro cá fora !!!Era o que aconteceria em Coura !!! Ainda iam ficar mais vazios os nossos cafés e restauranres!!
    Quanto ao "mudo"?
    foi o povo courense que lá o colocou !!!Nada a comentar....

    ResponderEliminar
  23. Muitos gostariam que o LOBO fica-se Cego, Mudo e Surdo e talvez coxo tb .... para descontentamento de alguns....tou vivinho...e recomenda-se..e sobrevivi até hoje a ameaças de morte, de promessas de pancada, e de algumas pessoas me tentarem cortar a voz com a desculpa que eu insulto!!!pobres coitados.....

    ResponderEliminar
  24. Então lobo ?? !! voltaste ? !! Já tinhas saudades dos anónimos,não é verdade ??? Não cumpriste a promessa, mas estás perdoado.!!!Como sempre defendes com as tuas unhas e dentes os teus amigos da autarquia.Neste periodo de reflexão que tiveste,pensei que tivesses melhorado as tuas ideias,mas pelos vistos continuas na mesma.Tambem não ganhaste juizinho nenhum.!!!Tudo bem !!!! Os teus argumentos anteriores não convencem ningúem .!!! Esta camara que está há trinta anos no poder,mal seria se não fizesse alguma coisa de util pelo concelho!!! Mas olha que fez muito pouco.Como veio à baila o parque de vila real,o que dizes a um parque biologico no espaço compreendido entre o tabuão e o lugar de Santa ????? É um local bonito,junto ao rio,bem situado,facil de implementar , sem grandes custos e sem necessidade de grandes obras.!!! Até podia ter umas casinhas em madeira para fazer filhotes !!! Outra camaras como a de Lamego e vinhais enveredaram por este investimento e pelo menos no distrito de Viana e braga não existe outro igual.

    ResponderEliminar
  25. Lobo deves estar menos tempo por aqui, vê se olhas pela alcateia::::::::::

    ResponderEliminar
  26. Caro anónimo de 10 Novembro, 2011 18:23, realmente cá estou eu de novo !! e nao com saudades dos anónimos!! mas mais daqueles que me criticavam antigamente por eu tb ser um anónimo!!! Mas desde que eu me ausentei, eles os tais que até assinavam o nome próprio tb desapareceram!!!! Que lhes aconteceu??? deixaram de comentar?? Acreditam??
    Mas o caro anónimo fala entao na zona entre o Tabuao e o lugar de Santa, e fala muito bem! Mas se tivesse acompanhado os blogues veria que eu mesmo já falei nesse mesmo assunto !!!!! e até defendi que o parquezinho que se está a construir e que é denominado "Portas do Corno de Bico" era aí que devia ser construído!!! ou entao qualquer dia, pelo menos aquela zona da Bouça da Veiga vai levar ali com uns prédios!!!
    Concerteza que me preocupo com essa maravilhosa zona verde da Vila!!Zona florestal e fauna riquissima mesmo dentro de portas!!!

    Quanto ao anónimo das 18:23 , nao se preocupe com o meu tempo!!! tenho tempo para tudo!!Estar aqui e tomar conta dela!!! E a alcateia está cada vez melhor!!!

    ResponderEliminar
  27. Meus Caros

    Quando falo no parque de Vila Real faço-o para demostrar que em pouco tempo se pode construir uma infra-estrutura que pode permitir um fluxo significativo de turistas em Paredes de Coura, que não temos.
    Não posso, por razões profissionais, deixar pormenores, mas um qualquer visitante ao local poderá confirmar que o investimento está longe dos 10 M€, e que sendo um investimento particular nada impediria que a C.Municipal fosse sócia do projecto e desta forma ajudar a financiar o investimeto. Aliás é o que faz com o Festival e com outras actividades.
    Posso assegurar com a leitura da placa de informação que está naquele local que a ajuda global da C M ao Festival(250m€ ao ano), durante os últimos 10 anos, pagaria com margem, com muita margem, o valor não comparticipado daquele investimento.
    Espero que não tenham ficado dúvidas...
    Posso também confimar que ainda há algumas C.M's que pagam a 60 dias, conforme a Lei exige. Algumas que conheço e que o fazem, também têm concretizados alguns dos investimentos que nós temos.
    Reforço contudo que as nossas dificuldades resultam essencialmente da construcção dos Parques de Estacionamento.
    Curiosamente alguns dos PS's que votaram favoravelmente aquelas obras já me confidenciaram que na altura e nas reuniões internas votaram vencidos.
    Não foi portanto por não ter sido avisado, quer pelo PSD, quer por alguns elementos do PS que o investimento foi concretizado, mas sim por mero capricho do Sr Presidente da Câmara.

    Mas diz Lobo, o que achas que deve ser feito para melhorar a vida dos Courenses?

    Boa Noite
    José Augusto Caldas

    ResponderEliminar
  28. Mas estao sempre a dizer que defendo a Câmara Municipal e o seu Presidente!!!!
    Vcs por acaso vêem mais gente pelos blogues a defender a Câmara ou o seu Presidente?? É que eu nao vejo!!!
    O que vejo é gente sempre a atacar !!! e a dizer mal de tudo!!! E parecem-me ser (a maior parte) do PSD!!!
    Esta gentinha nao tem mais como e entao toca a vir para os blogues!!´
    Mas tb só criticam e afinal onde estao as tais criticas positivas,aquelas que podiam ajudar a melhorar o concelho???
    é só Blá ...blá ...blá.. mais nadinha....

    ResponderEliminar
  29. "Não posso, por razões profissionais, deixar pormenores, mas um qualquer visitante ao local poderá confirmar que o investimento está longe dos 10 M€,"

    Mais uma vez caro Zé Augusto estás a a falar do que realmente nao sabes!!!

    Vamos lá entao ver se foram ou nao gastos mais de 10 milhoes de Euros no empreendimento!!!é que nao sei o que queres dizer com "10M€"!!!
    já que é a 1° vez que vejo escrever assim 10.000.000 €!!!


    "Vila Real
    Vila Real: primeiro parque ecológico do país vai custar 10 milhões de euros"

    in:
    http://www1.ionline.pt/conteudo/39121-vila-real-primeiro-parque-ecologico-do-pais-vai-custar-10-milhoes-euros

    "O "Naturwaterpark", um investimento de cinco milhões de euros ( sem a comparticipacao dos fundos perdidos!!)

    Ler mais: http://aeiou.visao.pt/vila-real-naturwaterpark-abre-na-quinta-feira-com-piscinas-campismo-e-musica=f616911#ixzz1dLXErWMj


    "As piscinas estão abertas das 10:00 às 19:00 e o bilhete diário custa 15 euros."

    in:
    http://www.mundoportugues.org/content/1/9668/vila-real-piscinas-escorregas-naturwaterpark-foram-inauguradas/

    "Eduardo Rodrigues referiu que projecto vai custar 10 milhões de euros e possui uma comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 50 por cento."( este é o investidor)

    in:
    http://www1.ionline.pt/conteudo/39121-vila-real-primeiro-parque-ecologico-do-pais-vai-custar-10-milhoes-euros

    e por aí adiante...muito mais se podia procurar!!! é que o segredo tb é a alma do negócio!!!!


    " também têm concretizados alguns dos investimentos que nós temos."

    entao confirmas que nós temos o que outras têm e pagamos mais tarde!!!
    Ora pagando mais tarde !! mais tempo temos o dinheiro no Banco a render para nós!!!

    " Mas diz Lobo, o que achas que deve ser feito para melhorar a vida dos Courenses?"

    Queres mesmo que te diga???

    1°- pessoas como tu desaparecerem e deixarem de dizer mal de tudo e todos!!

    2°-investir naquilo que temos em termos agricolas ( e muito te poderei contar a este respeito)

    3°-Fazer uma ligacao (nao aquela coisa que vcs querem)condigna principalmente à fronteira de Valenca!!

    4°- tentar trazer mais empresas para cá que dêem trabalho a pessoas nao qualificadas!! (pq nao podemos todos ser como tu )O que nao quer dizer q tb nao dê a qualificados!!!

    5°-continuar a investir na Cultura!!( nao só no festival é claro)Coisa que parece que tens pouco!!!

    6°-Procurando "Paredes De coura" na internet !!! ainda nao encontrei um único site que fale de Coura Em Inglês, Francês ou Alemao (precisa-se de várias traducoes do site da CM !!!!

    7°-investir no Turismo rural e de habitacao(turismo de qualidade ) e nao aquele turismo de parque de campismo!!!como tu queres!!!

    e muito mais...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo de 07 Novembro, 2011 22:00
    Queres ver que o lobo concorda comigo?

    ResponderEliminar
  31. Até concordo em alguns pontos!!! Nao em todos!!!
    Entao vc queria que os nossos filhos andassem numa escola que eu andei à mais de 40 anos???? Frias e sem qualquer conforto?? Algumas delas com um n° de alunos que nem dava para fazer um jogo da Patela!!! Agora se me falar da localizaçao, aí sim . Nunca esta devia ter sido construída nesse local!!! Ou entao têm que vedar o espaço do pavilhao desportivo e fazer aí um recreio .Mas sem dúvida que concordo plenamente com a reuniao de todas as criancas numa só escola....

    ResponderEliminar
  32. Só critiquei o moda Japão, não critiquei o facto de se concentrarem os alunos, de facto poupa-se em recursos, e pode-se melhorar as instalações, mas pecou-se pela pressa de se realizar, a necessidade de se ser pioneiro levou a completa desproporção do espaço, está bem mas para menos alunos, teve que se construir mais salas, cortou-se no espaço de recreio, estão como as sardinhas. E dizem que querem mais natalidade, espero bem que não, ainda não inventarão as secretárias em beliche pois não?????
    Engraçado era dizer-lhe quem sou..............

    ResponderEliminar
  33. Caro anónimo tanto me faz que seja Fulano como Sicrano!!! O que interessa sao as ideias!!
    Mas tem que ter mais cuidado com o que escreve!!!!Entao vc quer que
    "inventarão " as secretárias em Beliche!!!!!!!!!Ou será antes "inventaram" ??? e tb aqui !! "O moda" Japao ou modo???
    E mais uma vez lhe digo que tanto faz vc ser o Courense adiado como o Zézinho dos escorregoes do Tabuao ou o amigo de Bico do DF !!O que me interessa é que dêem solucoes e nao criticar só por criticar !!! Mas tb nao estou nadinha interessado em saber quem vc é!!!! A escrever assim ....pessoa com pouca "agricultura"

    ResponderEliminar
  34. Mas é só ver o comentário do anónimo de 05 Novembro, 2011 19:56
    "Este anónimo é um cómico"

    e logo se vê pela aragem quem vai na carruagem!!!!!

    ResponderEliminar
  35. Oh lobo,olha que tu tambem dás uns pontapés na gramática !!!! Uma pessoa letrada como tu não deve escrever "o que fizes-te,mas sim o que fizeste"; "pensei que era-mos,mas sim eramos";ia-mos passar mas sim iamos!!!!.Eu sou da escola antiga-não era permitido dar erros-!!!.Tambem penso ser uma boa ideia alargar o recreio da escola primária para junto do pavilhão.

    ResponderEliminar
  36. Apesar de dar uns pontapés, acredita podes pensar em ser e nunca estarás nem perto de ser quem sou, gosto de ser anónimo pelo gozo de estar sem receios de comentar o que for e quando for, já tu vives numa luta de defender a quem deves e o respeito pela tua própria opinião por isso mesmo existe um Lobo para cada dia da semana, sem erros na tua opinião, mas em contradição, ou isso ou trocas as gotas?????????

    ResponderEliminar
  37. Quem têm acompanhado, de perto a minha acção como autarca, na oposição, mas há mais de 20 anos, e diz que apenas critico, é tendencioso, falso e está de má fé.
    Quem de facto acompanha já me ouviu por diversas vezes sublinhar o que temos de positivo. Aliás, nunca ninguém me viu envolvido, nomeadamente com a comunicação social externa ao concelho a dizer mal de Paredes de Coura. Não porque não houvesse motivos, mas sim porque entendo que deve ser transmitida uma imagem positiva e de unidade em Paredes de Coura.
    Depois gostaria também de sublinhar que a aposta na Agricultura era tema central da candidatura que apresentei. Só por distracção é aceitável a tua crítica.
    Aliás o que agora defendes estava de uma forma genérica no programa que apresentei. Tivesses lido as entrevistas e o programa para te elucidares.
    Relativamente ao Parque procurarei enviar a foto que comprova aquilo que disse, o resto são notícias, e não factos.
    Como muitas vezes digo, é sempre mais difícil apresentar propostas e é sempre mais fácil criticar o que os outros apresentam.
    É sempre mais fácil estar de fora a criticar os outros, do que estar dentro a contribuir para a mudança.
    Optei sempre por esta última
    Boa noite
    José Augusto Caldas

    ResponderEliminar
  38. Fora o conteúdo político que defende é pena o

    Quem têm acompanhado

    ou seja quem tem acompanhado. Melhor seria.

    ResponderEliminar
  39. "a minha acção como autarca,"
    Diz o Zé Augusto!!!


    autarca
    s. m.

    1. Aquele que governa por si unicamente.

    2. Aquele que se arroga poderes para governar à margem das instituições parlamentares.

    3. Rei absoluto.

    4. Ditador.

    in:
    Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


    Será que este diccionário está mesmo certo?????

    ResponderEliminar
  40. De facto este blog é uma mais valia para a Língua Portuguesa, estamos a falar o Conselho e aparecem mestres em Português, pena, se fossem economistas, mas não, comentários sem interesse que visa apenas dar tema de conversa fora das questões a discussão, aqui sim verdadeiros mestres, enfim......

    ResponderEliminar
  41. Este Blogue é uma mais valia para muitas coisas!!!Economista, que eu saiba,é o caro comentador Zé augusto!! quanto aos comentários sem interesse e que visam apenas dar temade conversa !!! sao exactamente iguais ao seu comentário!! uma nulidade, como concerteza o seu autor!!!
    Quer um "concelho" ??
    Corra atráz do LOBO e veja se o agarra.....

    ResponderEliminar
  42. O lobo continua em boa forma.!!! Será que é o mesmo ?? ou será outro mais manso.!!! Acho bem que dê conselhos aos residentes deste concelho.!!!!!!.

    ResponderEliminar
  43. É sempre bom ver regressar o lobo,sem ele os blogues não seriam iguais e tão úteis aos leitores.Ao que me parece este vêm de unhas aguçadas e muito agressivo como sempre.Sempre entendi que o "retiro"a que o mesmo se sujeitou,no seu regresso, poderia trazer um pouco mais de calma,isenção ao tratar os assuntos com certa independência e nunca como "lambe botas" do regime político local.Enganei-me...Deste modo pode regressar ao seu covil,sem receio dos blogues ficarem prejudicados.

    ResponderEliminar
  44. Caro anónimo fique sabendo que nunca fui "lambe botas " deste regime local ou de qualquer outro regime!!! Tb se tivesse acompanhado este e outros blogues veria que muitas vezes critiquei este poder!!!
    Fique sabendo que tb nao sou do PS( partido socialista)!! Mas votei concerteza Pereira Júnior( no Homem , nao no Partido ) !!!
    Pois os outros candidatos nao me pareceram melhores!! E votei no que me pareceu mais CAPAZ!!
    De resto os comentadores vêm para os Blogues só criticar o que está mal !!! E nunca os vi a comentar o que de bom foi feito!!!!
    E nem tudo foi assim tao mal!!!
    Vejam-se os Km de caminhos construídos, jardins de infância, Saneamentos, museu, Centro cultural,ceia , e muito mais.....
    Mas nao !!! Só criticam com a Ansia de uns votinhos mais nas próximas eleicoes e com a ganancia do poder!!

    "este vêm de unhas aguçadas e muito agressivo"

    Parece-me antes que "vem" de dentes aguçados ! pq roí as unhas!!

    Quanto ao regressr ao meu covil!!!! isso fica por minha conta e vontade !!

    ResponderEliminar
  45. Tennho imensa pena !!!! Mas de facto a oposição,mais propriamente o psd,não tem apresentado nas eleições para a nossa autarquia uma lista de pessoas crediveis e com carisma em que o eleitorado e especialmente o social democrata possa confiar. São meia duzia de filiados que estão na comissão concelhia que indicam os nomes e esquecem-se dos restantes simpatizantes que deviam ter voto na matéria.Como é que querem ganhar eleições se não dão a cara?!!Eu nem sei quem são os vereadores do psd !!! Não sei quem são os elementos da comissão concelhia !!! Porque não usam os jornais locais para dar entevistas, expor ideias, propostas e informar as pessoas da real situação do concelho ???? !!! Meus senhores não basta votar contra nas assembleias ou nas reuniões de camara,é necessário mais trabalho a todo o tempo e não só na altura das eleições. Com esta postura não se admirem de perder as proximas eleições !!!!!.Tenho dito.

    ResponderEliminar
  46. A crise não passou por certo em Coura, a nossa Câmara não dá sinais disso mesmo.
    Basta ver as obras em curso na vila...lojas rurais e outras que tais,tachos criados de forma encapotada, promoções,ajudas de custo, mau uso ou mesmo indevido de viaturas da CM, acreditem que só não há dinheiro para as aldeias, de resto,passagem de ano,festival,festas do concelho,feira mostra,subsídios a certas associações(só).
    Vamos empobrecendo cantando e rindo
    Um dia virá(já tarde), quem de forma justa e coerente possa pedir responsabilidades a todos estes irresponsáveis que nos deixaram mergulhados em dívidas que os nossos filhos terão de suportar por décadas!!!

    ResponderEliminar
  47. Portugal tem 308 concelhos!!
    Pelo que sei, há um único concelho no País que nao tem dívidas!! E nao sao todos do PS !!!

    ResponderEliminar
  48. O quê está bem só é extraordinário para quem se contenta com o mal, quando se critica critica-se o que está mal e nunca deve ser desculpa o que se fez de bem, por isso tenta justificar o que está mal sem usar o que de bom se fez. Quanto ás unhas tem cuidado não roías demais, doí de medo.
    Por isso justifica lá o que está mal, ou custa-te assim tanto, visto seres tão razoável que até consegues separar o homem do Partido, qual é a tua dificuldade de fazeres uma análise ponderada e isenta, ou és raposa com pele de Lobo.

    ResponderEliminar
  49. Quando se critica algo , deve-se tb elogiar o que de bom foi feito!!!Sempre foi assim , e assim vai continuar!!!
    Quer saber o que foi feito de mal em Paredes de Coura??
    Olhe na minha opiniao isenta, mal feito foram sem dúvida os dois parques de estacionamento. Pois um bastava muito bem. Mas pra mim o pior de tudo que foi feito, foi aquela Barragem no Rio Coura na Freguesia de Formariz!!!E o resto já me manifestei aqui !!! Como por exemplo a nova escola nao ter um recreio em condicoes!!embora seja fácil aumenta-lo para o lado do campo do Testo.
    Nós os Lobos nao temos unhas! mas sim garras!! No fundo sou um LOBO com pele de cordeiro...

    ResponderEliminar
  50. LOBO:
    A escola até podia ter um recreio bom, mas a câmara gastou os euros da união europeia nos jardins da ousam ou seja gastou dinheiro público e deu a exploração á ousam, que é privada, isto é engraçado mas uma solução é fazer dos parques de estacionamento um recreio para os meninos. era giro. cá pra mim isto cheira a vigarice.

    ResponderEliminar
  51. "deu a exploração á ousam, que é privada,"

    A OUSAM nunca foi uma organizacao privada ,nem nunca o vai ser.
    O OUSAM (organismo utilitário Social de apoio mútuo) é uma ONG (organizacao nao governamental) sem fins LUCRATIVOS !!! E se a Câmara entregou esses jardins Ó OUSAM fez muito bem, pois este organismo desde há muitos anos que faz um trabalho meritório pelas nossas aldeias!!!
    É lógico que o OUSAM tenha que receber subsídios do Estado ou da Câmara Municipal para poder ter as pessoas a trabalhar!!!
    Cá pra mim vc nao teve foi lá um lugarzito !!!!!!

    ResponderEliminar
  52. o lobo fala do que não sabe!então acha que a câmara fez bem atribuir dinheiros publicos de uma concurso de fundos europeus ilegais pedidos para objetivos publicos? entao acha que a ousam deve receber subsidios só para ter pessoas lá a trabalhar? não está em causa o mérito do ousam, está em questão a vigarice da câmara! você deve ser um dos dependentes dos subsidios como tantos e tantos em paredes de coura!eu não preciso de lugarzito, já tenho o meu e foi conseguido por concurso publico, daqueles transparentes! não foi por convite, nem por cor do partido nem por laços de família!!!

    ResponderEliminar
  53. fez bem atribuir dinheiros publicos"

    Entao o dinheiro devia ser de fundos privados???

    " fundos europeus ilegais "

    Nao há fundos europeus ilegais!!!!

    " pedidos para objetivos publicos"

    Todos os fundos europeus pedidos por instituicoes públicas sao para objectivos públicos!!!!!

    " acha que a ousam deve receber subsidios só para ter pessoas lá a trabalhar? "

    Entao como queria que eles fizessem o trabalho??? Com voluntários???

    "está em questão a vigarice da câmara!"

    Prove!!!!Consegue??

    Nunca fui subsidiado para nada!!!! E o seu lugarzito conseguido por concurso público, daqueles transparentes!!Sem convite!!!Sem cor partidária!!nem por lacos de familia!!!

    Mas ainda há disso??? Olhe que nao acredito!!!

    ResponderEliminar
  54. E Caro anónimo pedia-se o favor de quando se referir a Paredes de Coura o faça com letra Maíusculas!!!
    E O Ousam é "O" OUSAM e nao "A" OUSAM!!!

    ResponderEliminar
  55. Muito o Lobo gosta de Português e de gramática então, mas quem atira pedra ao telhado do vizinho deve primeiro olhar para o seu. Mas Enfim já se provou isso mas como no resto este prefere não ligar. É caso de dizer é teimoso, surdo, não é mudo infelizmente.

    ResponderEliminar
  56. "Muito o Lobo gosta de Português"

    Ou antes:
    Muito gosta o Lobo de Português..???

    "É caso de dizer é teimoso, surdo, não é mudo infelizmente."

    Infelizmente, desejo-lhe a si o mesmo que vc me deseja a mim....que fique mudinho!!! e tb se ficar surdinho nao faz mal nenhum!!!

    ResponderEliminar
  57. LOBO: deixe lá as lições de português, será que não inteligência suficiente para questionar a razão pela qual a escrita do anónimo é assim?! ele é como você, não se quer dar a conhecer! mas parece que sabe do que fala... é que os jardins "DO" ousam são mesmo públicos! a câmara é que deve andar a mexer cordelinhos para dar a volta à vigarice que fez, porque no projecto de fundos europeus com que sacou os euros, nunca referiu que os jardins eram para outra instituição! se não sabe, peça aos seus amigos, e familiares do município, esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  58. "será que não inteligência suficiente"

    Parece que falta aqui um "TEM"!!mas adiante...

    Claro que os jardins sao públicos!! Isso toda a gente sabe!!
    A Câmara Municipal candidatou-se a fundos da CEE para fazer os Jardins!!! nao para os gerir !! O que é uma coisa diferente!!!
    Os Jardins vao continuar sempre na posse da Câmara Municipal.E a Câmara entrega o funcionamento dos mesmos a quem bem entender.

    E amigos no Município ainda tenho alguns!!! Familiares !!! Nenhuns para azar seu !!! E tb nao preciso de esclarecimentos ,pois basta ver os processos como tudo foi feito.....

    ResponderEliminar
  59. LOBO: não fale do que não sabe.pode ser que a bomba um dia rebente! então consulte os processos.candidatou-se para os fazer, pois foi, e onde disse lá que ia entregar a sua gestão?! é que se tem dito não recebia os euros!! ah pois!
    azar meu?! o quê?! não ter familiares no municipio?! cruzes,graças a Deus!

    ResponderEliminar
  60. Quem lhe disse a si que nao recebia os subsídios??
    Quem lhe disse a si que era obrigada a dizer que ia entregar a gestao a outro organismo?? Onde é proibido isso??
    quer um conselho?? Já que Coura é tao má !!mude de Concelho !! vá para longe daqui...

    ResponderEliminar
  61. não seja tão mau! Coura é uma maravilha!Tem é demasiados "tachistas"! quem me disse a mim?! consulte os documentos!
    Não quero conselhos,nem sequer admito recebe-los de pessoas que não conheço. pergunte a quem de direito...

    ResponderEliminar
  62. Bem tentaste. E só o lobo te deu troco!
    Em relação ao assunto: o concelho agradece.

    ResponderEliminar
  63. Será que os jardins infantis geridos pelo OUSAM são públicos ????? Acho que não !! Acho que não !!!! São privados.!! Contudo recebem subsidios do Estado. Mesmo assim as pessoas tem que pagar elevados valores mensais para terem lá os seus filhos. E ainda têm que meter a dita "CUNHA".!! É assim o nosso concelho !!! Infelizmente.!!

    ResponderEliminar
  64. Se sao privados , diga-me entao quem é o Dono??
    Se sao privados 0 Estado dava subsidios???
    é que se dá,candidato-me já a abrir um !!
    Vc sabe quanto custa cada criança ao Estado por dia???Fora o que vc paga!!!Ou pensa que nao lhe dao de comer lá!! Ou que nao gastam electricidade !! materiais para trabalharem!!!

    ResponderEliminar
  65. O "OUSAM" é uma associação sem fins lucrativos como outra qualquer.Temos como exemplo a S.C.Misericórdia que também recebe subsidios do Estado e é uma instituição privada sem fins lucrativos !!! (O que deve haver são protocolos com os diversos organismos do Estado,penso eu de que)!!!. Nas escolas publicas a educação e o ensino,para já ainda são gratuitos.

    ResponderEliminar
  66. Vc tá é a ficar maluquinho(a)!!!!
    A Santa Casa Da Mesericórdia Receber subsidios do Estado!!!!!
    Onde vc viu alguma vez isso???
    Vc esquece-se que a Santa Casa da Mesericórdia é a instituicao mais velha de Portugal!!! A mais RICA de Portugal!!A que detem o exclusivo dos Jogos Do Totoloto, Euromilhoes, e lotaria!!!!
    E se é Privada diga-me quem é o Dono que quero falar com eles!!!!
    Tenha juizinho e nao chame privado ao que nunca foi nem nunca será!!
    Agora se me disser que a Santa Casa tem um protocolo com o Estado,e que recebe um tanto por cada pessoa idosa que tem nos seus Lares!! Aí sim tá certo...já que o Estado nao tem capacidade(mas devia)para ter tanta gente nos Lares Públicos!!!
    E a Santa Casa é uma Instituicao com fins LUCRATIVOS!!! lucros esses investidos em Escolas , Jardins infantis, Hospitais e Lares de idosos!!!!
    Sabe quem é o Admnistrador da Santa Casa da Mesericórdia????
    Sabe quanto ganha como Admnistrador???
    Nas escolas públicas a educacao e o ensino sao Grátis!!!! E quem paga os livros e outro material que o aluno precisa???
    Olhe deixe lá as frustacoes para o Natal e dedique-se à pesca ......

    ResponderEliminar
  67. Queria dizer PROVEDOR e nao Admnistrador no comentário anterior!!!

    ResponderEliminar
  68. O provedor da Santa Casa não é o Júnior? E ele recebe salário dos dois lados? Não pode ser!!!!!!!

    ResponderEliminar
  69. Só faltava criticar a Santa Casa M.PC,pois é,uma instituição centenária,com provas dadas através dos tempos na assistência aos mais necessitados(lembro-me perfeitamente das irmãs da caridade do antigo hospital).
    Já sabemos, que os provedores nada auferem pelo exercício do lugar que ocupam, sempre assim foi e espero que continue a ser.Já não posso dizer o mesmo, com certas pessoas que lá se encontram" a trabalhar já"reformados com boas reformas do estado e ainda por culpa do provedor,vão "explorar"os dinheiritos da Santa Casa, em prejuizo de tantos outros profissionais com cursos, que estão a lutar em casa com o famigerado desemprego às costas!!! É moral,legal e consentâneo com os estatutos daquela prestimosa Instituição???!
    Já sabemos que a S.C. não dispõe de rendimentos próprios,vive dos subsídios totobola ,euro-milhões,lotaria e outros.As obras realizadas sempre foram comparticipadas pelo estado,os idosos do lar também são os mesmos e a Segurança Social que de certa forma os mantêm.
    Prá frente Santa Casa,corrigindo o que está menos bom,boa gestão é o que no minimo se pede aos corpos gerentes desta CASA.

    ResponderEliminar
  70. Quando falo na SANTA CASA , refiro-me ao todo!!! Ou seja a SANTA CASA DA MESERICÓRDIA DE LISBOA que é a casa MÂE de todas as outras!!!!
    O Provedor, que é o ex 1° Ministro
    Dr° Santana Lopes !!!! Tem ordenado concerteza, e nao só!!!
    E a Santa Casa tem o exclusivo de todos os jogos Nacionais.Os casinos nao estao incluídos é claro. E nao confundir a instituiçao que se rege pelo "Direito Privado", com qualquer coisa a que chamam simplesmente "Privado"!!!!

    ResponderEliminar
  71. "Governo vai regularizar dívidas com misericórdias e devolver hospitais"

    in:
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2135327

    ResponderEliminar
  72. Quando me refiro aos provedores sem ordenados,estou a pensar nas Misericórdias de província,quanto caso das grandes cidades já não posso dizer o mesmo.
    O que disse e repito são as funcionárias reformadas do Estado com reformas muito boas em relação ao comum dos trabalhadores, e que a Misericórdia lhes paga em remunerações não sei qual a classificação contabilística usada para cobertura dessas remunerações ordenados,compensações,serviços prestados que de forma encapotada e sem descontos para as Inst. de Prev. e impostos,ao ESTADO,para muitos o tal trabalho ao negro!!!.
    Pessoas reformadas pelo estado, no melhor das suas capacidades,e,tratando-se de Misericórdia,nada ficava nada mal a essas pessoas colaborar com o voluntariado de que tanto se fala...
    Daqui lanço um apelo ao sr.provedor e encarregada de contabilidade Luisa,para pôrem fim a estes abusos.O fisco e Segurança Social que actue de forma efectiva e implacável...

    ResponderEliminar
  73. caríssimos
    V. Exas não estão bons da cabeça, desculpem lá, os provedores são pagos sim senhor, em todo o lado. Queriam..
    Mais, estão contra o pessoal que lá trabalha a recibos verdes (muito mal pagos) porque estão reformados? Ai sim? então cá vai: sabiam que esse pessoal continua a fazer os respectivos descontos? Que esse dinheiro não é pago ao negro mas sim devidamente fiscalizado? Que se não fosse esse pessoal não se conseguia ter o internamento do lar a funcionar 24 horas? Porque o pessoal novo, por si só, não assegura aquele serviço? Que o pessoal novo foge logo que pode para os hospitais e centros de saúde por causa dos salário e da evolução da carreira, pois claro, e é justo. Sabiam que nas noites de consoada e fim de ano quem assegura, na maioria das vezes o serviço é precisamente o tal pessoal "velhinho" já na reforma? sabiam? Ah pois é, quantas quiseram ir para casa e pediram-lhes que ficassem, que faziam falta..mais, não há assim tanta gente nova a querer trabalhar lá..é que o ordenado não é chamativo e as condições de trabalho, muito menos..mas isso os senhores não sabem, ninguém lhes conta, pois não?

    pois, alminhas confusas, o pessoal reformado faz uma falta aquele serviço que os senhores nem imaginam..pois é.

    ResponderEliminar
  74. José Augusto e demais comentadores

    Não percam tempo com este comentador chamado "lobo", ele não merece.
    esqueceu-se das asneiras que fez na sua juventude, do apoio que teve dos amigos courenses no tempo em que chegou a estar preso por causa da loucura e falta de senso da juventude..ai cabeça..foi protagonista de uma história de amor digna de um filme do Far oeste, em que ele foge com a princesa e deixa o cavaleiro andante com um belo enfeite de testa, ele não precisa de trabalho, ele é bem sustentado, ele é "dono de casa", não precisa de trabalhar nunca mais na vida (ai, cuidado, nunca digas nunca, quem foge uma vez, foge duas ou três)..e agora tem tempo ( muito tempo) para andar por aqui a comentar tudo e a dar palpites.. ai vida, ao que chegamos, já a formiga tem catarro, olha, amigo, quem te viu e quem te vê..cof..cof..(vai uma passa?)..

    ResponderEliminar
  75. Caro anónimo, mais uma vez deve estar confundido!!! Asneiras na Juventude?!!! quem as nao fez??
    o LOBO preso!! quando ?? onde??
    Histórias de Amor??? Uiiii muitas !!! Se calhar até com alguma sua familiar!! quem sabe!!!
    Trabalhar mais!!! já trabalhei tudo o que tinha a trabalhar!! Ou nao tenho direito a reforma como os outros???
    Uvas Passas!!! só no Natal e Passagem de ano.....
    Mas percebo a quem se refere, conheco-o bem....acho eu de que!!

    ResponderEliminar
  76. Este Lobo incomoda muita gentinha!!
    Pq será?

    ResponderEliminar
  77. Ainda tens muito que aprender ou a tua inteligencia é mesmo a de um animal que uiva. !!! Primeiro informa-te ou estuda as IPSS e as Associações e depois comenta.Só tens dito burrices !!!! A SCM de Lisboa não é a mãe de ninguem,tem autonomia propria como as restantes misericórdias do País e não distribui as verbas dos jogos por ninguém.!!! Quanto aos reformados a trabalhar na SCM de Coura acho incorreto!! (só em regime de voluntariado).Hà gente nova com necessidade de ganhar dinheiro e de fixar residencia no concelho,mas claro tem que usufruir de um vencimento compativel com os cursos que possuem.

    ResponderEliminar
  78. Concordo com este ultimo anónimo, este caso dos reformados a trabalhar é vergonhoso.

    ResponderEliminar
  79. Pelo blog de 21 da 12.05,fiquei esclarecido com aquelas desculpas, que ninguém faz melhor do que os reformados que prestam serviço a recibo verde ou amarelo, com conhecimento de causa as escritas dos lares sempre form muito rudimentares e toleradas pela seg.social já que os irmãos da Mis.nem lá aparecem!!! os velhinhos adoram estas pessoas,os novos não se sujeitam a tais trabalhos,valha-nos Deus e todos os Santos,será que o grande número de jóvens com cursos profissionais e académicos não servem para exercerem estas profissões???Se essas pessoas são tão boas e úteis à comunidade a razão porque não fazem o voluntariado,assim já não prejudicavam quem quer que seja e seriam admiradas pelos seus semelhantes...
    Tenho conhecimento de pessoal com cursos de saúde que estão em casa esperando que lhes saia a sorte grande,concorrem para tudo o que é sítio,currículos mais currículos,emprego nem pensar.
    Não são exigentes,não querem auferir os ordenados de lei,basta pagar-lhes o que recebem esses reformados!!!
    Sei do que estou a falar,infelizmente.

    ResponderEliminar
  80. Apoiado,também eu conheço enfermeiras/os que estão no desemprego ou mesmo no desenrasca,horas aqui e horas acolá.
    A Santa Casa dirigida pelo sr.Pereira,mais dois seus cunhados,tudo em família... que se deixem de comportarem com estas injustiças sociais.
    Façam contratos de trabalho mesmo temporários com as profissionais desempregadas,não tenham receio, esses estão em Coura e infelizmente em todos os concelhos do distrito à espera de uma única oportunidade de trabalho.
    Será porque o marido de uma dessas enfermeiras reformadas trabalha também na SCM,não sei a que título está,mas duvido que esteja lá de graça, também ele reformado do estado e com boa reforma....
    Por favor, deixem-se de compadrios doentios que prejudicam e infestam as Instituições locais.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!