22 novembro 2011

Uma casa muito grande (2)

 quinta da casa grande - foto jofre alvesMais de três anos depois, a Quinta da Casa Grande, em Paredes de Coura, continua à procura de novo dono. O preço, ao que parece, baixou ligeiramente, mas ainda assim o milhão e meio de euros que pedem para a sua compra continua a ser impeditivo para a Câmara de Paredes de Coura que, recorde-se, declinou a oferta que os herdeiros fizeram em 2006, no sentido de ser o município a adquirir aquele imóvel.

E por falar em Casa Grande, aproveito para relembrar o requerimento que o Partido Comunista Português fez ao Governo, e à Câmara Municipal de Paredes de Coura, sobre a outra “Casa Grande” do concelho, a Casa Grande de Romarigães. Em Setembro, os comunistas lamentavam o estado a que se deixou chegar aquele imóvel, e reclamavam que algo fosse feito no sentido de contrariar essa situação. “Que explicações existem para a situação e estado da Casa Grande de Romarigães?”, questionavam na altura. A resposta, ainda é desconhecida. Ou talvez não…

15 comentários:

  1. A resposta não é de todo desconhecida, existiram várias propostas para aquele edifico, a Autarquia nunca soube aproveitar nenhuma. A Escola Agrária do IPVC poderia ser uma solução, mas a escola acabou por ir para Ponte de Lima. Conseguem imaginar o que teria significado para aquela parte do concelho segurar uma escola de ensino superior ligada à agricultura? tentem..
    Em vez disso optou-se por viabilizar uma proposta de nome pomposo: Centro de Dieta Atlântica..seja lá isso o que for..nunca passou do papel..e pronto.. é o que temos..claro que a Autarquia não tendo capacidade para mais poderia ter entregue simplesmente aquele edifício. por exemplo ao instituto politécnico de viana do castelo..nunca se sabe o que ali poderia já estar em funcionamento..

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, acho que há alguma confusão em relação às "casas" de que falamos. Eu referia-me à Quinta do Amparo, mais conhecida como Casa Grande Romarigães. A casa de que o caro anónimo fala, julgo eu, é a Casa do Outeiro, em Agualonga. Pelo menos, foi para aí que chegaram a ser avançadas hipóteses como a de acolher um pólo do IPVC ou o referido Centro de Dieta Atlântica. De qualquer das maneiras, e partindo do princípio de que se referia à Casa do Outeiro, concordo consigo: se a autarquia não consegue lá fazer nada, pelo menos que a tente entregar a quem ali possa fazer alguma coisa, de modo a evitar a sua degradação.

    ResponderEliminar
  3. Nao esquecer que tanto a Casa De Romarigaes(Quinta do Amparo) como a Casa Grande da Vila sao imóveis particulares.E aqui a Câmara nao tem nada a ver com o assunto. Nao tem dinheiro, nao compra.
    Quanto à casa do Outeiro, a Câmara já teve várias propostas que eu saiba!! Mas nenhuma delas com vantagens a curto e longo prazo.
    O melhor é vendê-la...........

    ResponderEliminar
  4. A casa está à venda por 1.100.000€, aqui no casas sapo:

    http://casa.sapo.pt/Quinta-T6-ou-superior-Venda-Paredes-de-Coura-Paredes-de-Coura-c07ce96b-2b9b-40df-847d-5d0f1c1bb05a.html

    ResponderEliminar
  5. Vender o que foi doado? Não acho bem!

    ResponderEliminar
  6. Este é anarquista. Se do governo: sou contra.
    Não é da Camara- seu burro. Fala.se da Casa Grande. Abre os olhos mula!...

    ResponderEliminar
  7. Que saiba apenas e só a Casa das Viscondessas de S.Paio em Agualonga são propriedade da Câmara,todas as outras de que se fala sao propriedades privadas,estou e lembrar-me das grandes casas existentes em Coura: Casa de Santana em Ferreira,Amparo((Turismo rural) na mesma freguesia,Casa G. de Romarigães,Casa Grande na vila,e uma outra em Antas Rubiães que desconheço o nome.Bom património que devia ser defendid a preservado,tratando-se de história e identidade de um povo.

    ResponderEliminar
  8. O Sanatório??? O Sanatório está em Mozelos!!!!

    ResponderEliminar
  9. "tratando-se de história e identidade de um povo."

    Essas casas nao representam concerteza a identidade de um povo!!! Mas sim dos opressores desse mesmo povo!!!

    ResponderEliminar
  10. ó Lobo, desconhecia essa tua veia de comunista... volta que agora estás perdoado,, finalmente está tudo esclarecido, "opressores do Povo" porca miséria....ao que tu chegaste....dá aqui aos comentadores um exemplo do que é para ti, identidade de um povo. mas não vale copiar da wikipedia, vá lá da tua cabecinha oca.

    ResponderEliminar
  11. "ó Lobo, desconhecia essa tua veia de comunista"

    Nao tenho qualquer veia comunista!!!!

    E se lê-se um bocadinho sobre essas casas antigas veria que pertenciam aos Grandes Senhores, possuidores de Terras. Eles praticavam uma espécie de Feudalismo(sabe o que é?).
    Normalmente as terras dessas casas eram entregues ao que nós chamava-mos "caseiros" , normalmente familias muito pobres e numerosas , e que trabalhavam as terras e davam ao Dono dessas mesmas terras muitas vezes mais de metade do que produziam!!!! Infelizmente ainda há muitos poucos anos se via em Coura essa forma de exploracao.

    Quanto à identidade de um povo !! realmente só na Wikipédia!!! Vá lá ver e aprenda um Bocadinho sobre "Identidade"

    ResponderEliminar
  12. Pq será que essas Grandes casas, outrora riquissimas!!! estao hoje como estao?? Pq estao essas grandes quintas ao abandono???
    Nao será pq o povo deixou de se deixar explorar e oprimir!!Quem hoje era capaz de trabalhar uma quinta e dar ao Senhor da Terra metade do que produzisse???

    ResponderEliminar
  13. E então do teu ponto de vista, entregar as terras e cobrar metade, era exploração?
    Será que um trabalhador hoje em dia, recebe o equivalente a metade daquilo que produz?
    E sabes por acaso, o que seria da maioria dessas famílias? E sabes por acaso, quantos desses senhores ajudavam essas famílias?, e sabes que ainda hoje, muitos desses que foram caseiros, elogiam esses a que tu chamas exploradores?
    Vai muita confusão na tua cabecinha lobo

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente, tens razão, muitas delas estão ao abandono, porque deixou de haver quem as quisesse trabalhar, e deixaram de ser rentáveis, mas não pelos motivos que apresentas, é que esse povo que tu dizes que deixou de se deixar explorar por quem lhes proporcionava trabalho na terra, passou a ser muito mais explorado nas grandes fábricas, sem horários e sem condições mínimas, apenas por um salário que não chegava para sustentar a família.
    Felizmente que esse povo começou a abrir os olhos, e vai voltar a trabalhar a terra, e acabar, com todos os lobos que por ai existem, vivendo à custa desse mesmo povo.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!