26 julho 2008

Uma casa muito grande

Está, finalmente, explicado o silêncio da Câmara Municipal de Paredes de Coura em relação à possível compra da Quinta da Casa Grande. E a explicação é simples: basta fazer as contas.
A proposta, recorde-se, surgiu nos finais de 2006, já lá vão quase dois anos, altura em que os actuais proprietários daquele imóvel localizado em pleno centro de Paredes de Coura, resolveram desfazer-se dele, provavelmente porque os encargos de conservação são demasiados elevados, adivinho eu. O certo é que, cientes do valor histórico/simbólico que a Quinta da Casa Grande têm para o concelho, tendo inclusivamente ocupado lugar de destaque naquela que já foi a zona mais nobre da vila, os proprietários comunicaram à autarquia a intenção de proceder à venda daquela casa, eventualmente pensando que a Câmara estaria disposta a adquirir o imóvel. Na altura, a Câmara de Paredes de Coura ficou de estudar a proposta, mas de então para cá nunca mais se ouviu falar do assunto. O que não será estranhar, agora que é conhecido o valor por que o imóvel está a ser vendido: quase dois milhões de euros…
Um milhão e oitocentos mil euros, para ser mais preciso, é quanto se pede para comprar a Quinta da Casa Grande, imóvel do século XVII que, além da casa principal conta ainda com muito terreno, numa área total que ronda os 19 mil metros quadrados. Ora se a Câmara está envidada, se inclusivamente está a desfazer-se de património habitacional que detém no concelho para fazer face a despesas de tesouraria, era mais que certo que não iria abrir mão de 1,8 milhões de euros para comprar um imóvel para o qual, apesar do valor simbólico, não teria qualquer ocupação definida.
Além de que, se porventura a Câmara resolvesse ficar com a Quinta da Casa Grande, corríamos o risco de passar a ter mais um elefante branco no concelho. Ou será que já se esqueceram dos projectos para a Casa do Outeiro, em Agualonga, ou para outros imóveis que a autarquia detém na vila e para os quais já foram apresentados vários projectos mas que até hoje… nada.


PS: foto retirada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!