04 janeiro 2012

As palavras dos outros (2)

Na maioria das câmaras, vive-se um estranho vazio de poder. Os presidentes já pouco ou nada mandam.

Artigo de opinião de Paulo Morais, professor universitário e membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, sobre a limitação de mandatos nas autarquias. Um ponto de vista interessante.

11 comentários:

  1. Nada de novo, sempre defendi que deveriam ser os próprios a abandonar o poder por iniciativa sua, era uma questão de transparência, e de manifestação de vontade e defesa do seu município ou freguesia, era a bondade de dar a oportunidade a outros, era o desapego ao poder. Infelizmente conhecemos poucos casos desses. Mas não esqueçamos, que o mesmo se aplica a todos os lugares de eleição politica.
    No nosso concelho, é precisamente isso que está a acontecer, não só com o Sr Presidente da Câmara, mas com a quase totalidade dos presidentes das juntas de freguesia, e outros autarcas que se arrastam pelas cadeiras do poder há dezenas de anos, quer da situação, quer da oposição.
    O argumento da legitimidade da eleição, não justifica tudo, todos sabemos que muitos dos que comprovadamente já foram condenados por ilegalidades, continuam a ganhar eleições
    V.F.

    ResponderEliminar
  2. "São muitos os jogos de sombras e as manobras de bastidores."
    Ao que parece no PS há jogo de luzes que um grupo (pequeno) procura acender os holofotes à volta de um ex-psd.

    ResponderEliminar
  3. A confirmar tudo o no blogue anterior escreveu, também eu sou leitor assíduo dos seus escritos no JN do dr. Paulo Morais até já assisti a seminários com a sua presença,natural de P.Lima,prof.universitário, o homem que de forma muito eloquente e conhecedora dos meandros das autarquias, denuncia a corrupção,compadrio e clientelismo, não tivesse este sido vereador ou vic presidente da Câmara Municipal do Porto.
    Nós por cá, é ver alguns presidentes remidos, e conhecidos pelo Junta,lutarem desesperadamente por terem de deixar o "poleiro",alguns deles ainda pretendem disfarçar mas outros é mesmo um desespero completo!!!
    Que bom receber os ordenaditos,mais algumas compensações.... Na verdade alguns deles há décadas, não sei dos rendimentos que vivem,há poucos anos atrás até iam passasr férias para o sul de Espanha???Agora???
    A lei de delimitação mandatos dos autarcas, foi umas das melhores leis que o PS apresentou e com o PSD aprovaram.Oxalá não seja revogada!!!!

    ResponderEliminar
  4. Na verdade, o que infelizmente já se esperava, os grupos parlamentares dos PS e PSD, já estão a trabalhar para que a lei de limitação de mandatos apenas tenha efeitos dentro e só no próprio concelho!!!Há tempos gostei das declarações do ministro José Relvas,onde taxativamente dizia"Tirem o cavalo da chuva" que vai sair legislação a vedar também os p. de câmara possam concorrer a outro concelho diferente, como se está a preparar.
    Mas os interesses são tão grandes que o Relvas terá de meter a viola no saco... Os parabéns ao dep.Francisco Assis, que está a favor da não candidatura dos actuais p.câmara, e o José Seguro,calado...
    É assim amigos os nossos políticos quando elaboram as leis e muito mal, deixam sempre um buraco para o que der e vier.
    Tenham o minimo de vergonha senhores deputados do PS e PSD,deixem de uma vez por todas de defenderem os tachos dos autarcas denominados"dinossauros",defendam a renovação isto chama-se DEMOCRACIA ou seja alternância de poder.

    ResponderEliminar
  5. " Um grupo de ps dá luz verde à candidatura de um ex-psd !!????Quem será o comptemplado ???!!!Cá para mim é o Pacheco.!!|!!

    ResponderEliminar
  6. Olha que há mais ex-psds com ambições e ao que dizem acolhimento...
    Carregaa PSD.

    ResponderEliminar
  7. O unico que andou de bandeirinha do PSD na mão, foi o Vitor Pereira..será que não é ele????

    ResponderEliminar
  8. Se for é uma benção para o PSD.
    Carrega PSD.

    ResponderEliminar
  9. TRoca de partidos sempre houve. Façam a lista de todos os possieveis candidatos e vejam onde começaram a vida politica. Por aí nao peguem.

    ResponderEliminar
  10. Lá isso é verdade.O presidente da Camara dizem, era um comunista ferrenho e olhem no que ele deu !!Virou a casaca para ... Primeiro o tachinho e depois a ideologia.!!!!Brincamos às casinhas ou quê ??!!!

    ResponderEliminar
  11. Quem era comunista? fale dos outros tammbém

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!