01 fevereiro 2012

Ainda vem a tempo

CIMG2030

PAREDES DE COURA: Executivo exige regulamentação para pastoreio livre – notícia da Rádio Vale do Minho

Costuma dizer-se que mais vale tarde do que nunca. Neste caso, contudo, o assunto não é novidade alguma, mas também não se pode dizer que venha tarde, porque todos os dias aparecem casos novos. Por isso há que reconhecer que a tomada de posição da Câmara Municipal de Paredes de Coura é actual hoje… como o era há uns anos.

Vem a isto a propósito da exposição que a autarquia courense enviou à Direcção Geral de Veterinária a pedir uma solução, a nível legislativo, para os muitos casos de animais que, criados em regime de pastoreio livre, têm provocado prejuízos nas culturas agrícolas das zonas mais próximas dos locais onde estes animais se encontram. Ainda na última edição do Notícias de Coura encontrámos mais um exemplo de destruição provocada por estes animais. Isto, não obstante alguns esforços por parte das juntas de freguesia para tentarem agir de forma a evitar este tipo de situações.

Espera-se, contudo, que com a regulamentação surja também a responsabilização efectiva dos seus proprietários. Aliada, aliás, à correcta identificação dos animais e respectivos donos que, no meu entender, até deveriam ser obrigados a ter um seguro para responder perante situações de destruição ou acidente e, porque não, terem de pagar uma qualquer taxa por utilização do espaço público em proveito privado.

8 comentários:

  1. Na Câmara muitas pessoas percebem de garranos não será dificil legislar.

    ResponderEliminar
  2. Como diz o velho ditado mais vale tarde do que nunca!!!
    Será desta que os oportunistas que de forma irracional deitam para os montados centenas de animais de raças bovinas e cavalar, que infelizmente já deixaram muito rasto quer em acidentes pessoais como prejuizos matriais, ás nossas populações, inclusivé, já houve acidentes mortais originados com os mesmos animais.
    Forma simples de acabar com estes abusos, está na mão do governo,de imediato acabar com os subsídios e indemnizações compensatórias aos seus donos,logo terminavam os animais nos montes baldios que muitos nem são compartes dos referidos baldios!!!
    Oxalá haja vontade política na resolução deste grave problema para os nossos poucos agricultores e não só...

    ResponderEliminar
  3. Não percebo !! Então se os ditos garranos possuem um chipe de identificação concerteza que se sabe através deste quem é o dono.Sendo assim o proprietário será o responsável pelos danos causados pelo seu burro.!!! Não será assim ?? !!!

    ResponderEliminar
  4. Não é assim,infelizmente,os cavalos e éguas que pastoreio em roda livre nos montados do concelho,estão a sua maior parte sem qualquer identificação.
    Há algumas raças denominadas "garrano" que os seus proprietários recebem o dbro d subsídio do que os restantes,então esses suponho que estão registados,
    todos os outros centenas,milhares apenas constam em número que os seus titulares escrevem nos pedidos de subsídio vulgarmente chamadas(indemnizações compensatórias.Mais, nesse impresso metem o número que muito bem lhes dá na real gana,fiscalização nem pensar!!!
    Nos ultimos anos estes chorudos subsídios tem enchido as carteiras de uns tantos!!! Assim vai Portugal.Para grandes males grandes remédios, cortar de uma por todas os subsídios, já que estes de modo nenhum são forma de subsistência dos seus utentes,possúem empregos e vivem na melhor,prejudicando as populações residentes com a netrada indiscriminada nas propriedades dos pobres agricultores ainda existentes. Também os presidentes de Juntas que assinam a cedência fraudulente dos baldios de todos para uns poucos deviam de ser responsabilizados criminalmente
    Quem escreve estas linhas sabe muito bem do que fala,não mente nem inventa nada....

    ResponderEliminar
  5. E os Baldios que nem um metro têm para pastoreio e que têm desses animais as centenas, quem é que deve ser incriminado, dou um concelho ao Povo, se o animal não têm brinco nem marca fiquem com ele pois chips nenhum têm, quem se diz dono que prove de facto ser o Dono..........

    ResponderEliminar
  6. SABIA que parte dos prejudicados com os prejuizos materiais causados por esses animais, os lesados nem participam às autoridades para não perderem mais tempo com delocações GNR Tribunal,para ao fim tudo ficar na mesma.
    Por isso mesmo é que oficialmente poucas queixas surgem na GNR, mas não julguem que não há inúmeros casos, com destruição de automóveis,agricultores com as suas propriedades evadidas,ainda mais, parte desses animais são mesmo bravos que ao serem contacatados pelas pessoas agridem as mesmas.
    Faço minhas as palavras de outro blog,acabar de vez com os subsídios,tudo acaba de um dia para o outro.
    Os seus donos são pessoas que nada precisam desses lucros e subsídios,analasim a situação económica dos mesmos!!!
    Como disse e muito bem no blog antecedente, as Juntas de Freguesia também essas deviam de ser responsabilizadas por autiorizarem a utilização dos baldios para esses oportunistas(novos ricos)jipes,carros todo o terreno e ainda empregos do Estado...

    ResponderEliminar
  7. O meu apoio incondicional ao que escreveram os dois blogues anteriores,pelo que vejo estes sim sabem bem da poda,será que eles próprios já estiveram dentro desse esquemas???Desculpem se os ofendi...

    ResponderEliminar
  8. Vais ser um vê se te avias colocar "chip" a tanta bicharada que anda na Câmara e nos prédios da vila, ai e eu que tanto queria ter um gato que fosse mas como moro num apartamento acho mal...mas há quem tenha vacas e cavalos... (suspiro) porquê é que Deus não me fez assim tão esperto? Tão desenrascado? (suspiro)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!