21 novembro 2012

Paredes de Coura vai ter um hotel… ou dois!

Actualmente Paredes de Coura não tem qualquer hotel, mas no próximo Verão é provável que tenha dois… temporários. Um deles, anunciado hoje, vai estar a funcionar durante o Festival de Paredes de Coura, colmatando a falta de camas que se sente no concelho por essa altura. João Carvalho, da Ritmos, diz que esta é uma solução para os que não gostam de campismo e vem ao encontro das necessidades identificadas pela empresa promotora. Um hotel amovível é a proposta para a praia fluvial do Taboão, à semelhança, eventualmente, do que já acontece noutros festivais de renome.

Ao mesmo tempo, adianta aquele responsável, a organização está a negociar a instalação no recinto de pequenas casas de pedra, igualmente amovíveis, para arrendar. Um aumento da capacidade hoteleira do concelho que, contudo, pode não agradar a todos, especialmente àqueles que têm vindo a encontrar no arrendamento temporário, por alturas do Festival,uma fonte de receita bastante atractiva e alternativa.

Já o segundo hotel está a ser construído ali bem perto da praia fluvial, junto ao cemitério. Trata-se do denominado Centro de Integração Intercultural de Paredes de Coura, que na prática será a residência de estudantes da Escola Profissional do Alto Minho Interior. A construção, que custará à Câmara de Paredes de Coura cerca de 225 mil euros, arrancou há cerca de um mês e deverá estar concluída em meados do próximo ano. E apesar de não se tratar de um hotel, é a própria EPRAMI a admitir que aquele espaço poderá vir a ser utilizado para acolher visitantes fora do período escolar.

36 comentários:

  1. Mais uma vez esses senhores da Ritmos a inovarem.... ainda há quem fale mal.

    ResponderEliminar
  2. Depois da nomeação para os prémios de melhor Festival da Europa, surge agora a ideia do Hotel. Isto em paredes de Coura, vá lá que ainda há gente que faz alguma coisa. Mas são poucos, ai, são, são...

    ResponderEliminar
  3. Haja ideias, haja gente, haja inovação..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calam aí pá. Se inovar é alugar contentores vejo que não foste beneficiado pelo Criador.

      Eliminar

    2. Inovação só se for para monopolizar os proveitos. Explique-se: durante o festival esses proveitos iam para alguns arrendatários de 4 ou 5 dias. Já assim aconteceu com as tasquinhas. São empresa e maximizam os lucros e fazem caridadezinha através dos convites. É ou não é.?

      Eliminar
  4. Concorrência desleal! É só que tenho a dizer sobre este assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concorrência a quem?
      As pessoas preferem dormir em Cerveira ou Valença a dormir na Albergaria com um estbelecimento noturno até altas horas por baixo...e há mais concorrência?

      Eliminar
  5. As entidades publicas e ainda por cima a receberem subsidios do Estado não tem nada que se meterem nos negócios da hotelaria que cabe aos privados explorar.
    Seria mesmo uma concorrencia desleal,uma vez que não pagam impostos.
    Já aqui foi lançada a ideia que a empresa Ritmos em prol do desenvolvimento da terra olhasse para o monte da Srº.da Pena para ver como o edificio do sanatório daria um belissimo emprendimento turistico. Na falta de coragem ou dinheiro poderia sempre fazer uma parceria com a camara ou outra sociedade do ramo.

    ResponderEliminar
  6. Isto vai lindo vai, Festival com Hotel de contentores, dizem inovação.
    Constroi-se uma residência para os Alunos estrangeiros, com Dinheiros de uma Camara falida, suspeito no minimo ou desespero, não sei.
    Pede-se novo emprestimo de 3milhões de euros para pagar facturas em atraso, fala-se pelos cantos que só em juros a um fornecedor se deve cerca de 900 mil euros, meus amigos eles já não sabem com o que contam, é total bandalheira, no meu ver abuso de poder e desperdicio de dinheiro publico, afinal em Coura tambem temos um Socrates, só que este pelo andar não vai para Paris mas sim para os States.

    ResponderEliminar
  7. Estes senhores querem passar a ideia que uns contentores empilhados vão ter mais qualidade que uma Albergaria? Que os contentores são colocados onde, no Corno de Bico, além do mais criticas o barulho de um bar com o barulho e batuque dos dias de Festival. Meus Deus parece que por vezes o criador é mesmo forreta, contigo foi.....

    ResponderEliminar
  8. Não entendo essa da concorrência à Albergaria e afins. Toda a gente sabe que, na altura do festival, não há capacidade de resposta para todas as pessoas que procuram outro alojamento que não o campismo. Portanto, parece que poderá ser mais um complemento para melhor receber aqueles que procuram este festival e que tanto concorrem para o seu prestígio. Espera-se, claro, que os preços não sejam especulativos, tal como acontece em muitos outros casos, por vezes "indecorosos", começando (segundo consta)pelos preços exorbitantes praticados dentro do próprio recinto do festival.

    ResponderEliminar
  9. Já só falta comprar ou alugar uns autocarros e pronto, é o monopólio de todos os negócios possíveis com o Festival, dormidas, transportes, comida e bebidas, já agora colocai umas máquinas MB, umas barracas com produtos de supermercado e de pastelaria e nem precisam de ir a Vila.

    ResponderEliminar
  10. Como já lá têm tudo dão umas esmolinhas!

    ResponderEliminar
  11. Mas concorrência a quem?????? Enche tudo !!! Albergarias!! pensoes!! casas de turismo rural, apartamentos particulares ..etc.
    E quem nao arranja em Coura , vai para os concelhos vizinhos!!! nao sejam ciumentos....se tiverem um quartito para alugar lá em Vossa casa aproveitem e ponham-no no site do festival como disponivel!! E vao ver que ainda fazem uns trocos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste ultimo comentário podemos denotar uma clara arrogância por parte das mentes brilhantes que durante os últimos 20 anos tem....
      Melhor imagem não há, a publicidade da Yorn, todos a mamar nos tetos da vaca, só que neste caso é no contribuintes Courenses, que por sinal já em 2013 pagam todas as taxas Camarárias ao máximo, falai deste temo, ou do facto de se dever 1 milhão de juros a um só empreiteiro, ou do facto de neste momento a divida da Câmara rondar os 8 milhões de euros isto se não houver mais surpresas escondidas, em Coura também há João e eu a pensar que era só na Madeira.

      Eliminar
  12. De facto Paredes de Coura, tem uma necessidade urgente de desenvolvimento e o setor do turismo pode funcionar como uma alavanca interessante.

    Não me parece apropriado que sejam entidades que consomem recursos dos contribuintes a efectuar os investimentos necessários para esse desenvolvimento, os exemplos negativos são muitos pelo País fora é tempo de parar com os desparates.

    A obrigação dos órgãos do poder local é criar condições e procurar investidores privados para fazer esses investimentos.

    Nessa medida a Câmara de Coura já deu todas as provas ao longo destes anos que é incapaz de cumprir esse papel.

    Resta aos Courenses alterar nas proximas eleições essa situação, elegendo um executivo Camarario há altura das circunstâncias actuais. Obrigado por proporcionarem este espaço de debate.

    ResponderEliminar
  13. Arrogancia porquê???? Entao acha bem que os "festivaleiros" que nao gostam de campismo ou entao têm posses para dormir mais confortáveis, tenham que sair de Coura e deixar o dinheiro fora do concelho só pq Coura nao tem camas suficientes para albergar toda a gente!!
    Vcs podem estrabuchar, abanar, mentir ,e sei mais lá o quê!!! Mas ganharem umas eleicoes em Coura é que nao ganham!! O PSD tem pouco mais de 27% dos votos Courenses!! E com os candidatos que tem....cada vez vai ter menos...vcs vao ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos...
      Amândio Pinto

      Eliminar
    2. Caro Amândio Pinto, digníssimo presidente da quase acabada freguesia de Linhares (presumo eu), ainda continua a sonhar?? Mas ainda bem que acredita!! É vc e mais uns quantos sonhadores que ainda acreditam que conseguem ganhar umas eleicoes com um candidato (Caso seja o Décio) que já perdeu nao sei quantas vezes (2 ou 3 )e que já deu provas de que nao é um ganhador no Concelho de Coura!Vcs ainda sonham e acreditam que ele é o salvador!
      Mas talvez vc seja o candidato ideal!! já que é vc próprio que o diz no jornal que se calhar até se candidatava!!mas só se for como independente!! pois nao pense que os "baroes" do PSD courense o vao deixar!! Eles tb querem mama......teta...percebeu??

      Eliminar
    3. Tem calma a seu tempo a seu tempo.
      Quanto a sonhar, gosto de sonhar, enfim....
      Quanto a Linhares, informo sua senhoria que a Freguesia não acaba, acaba sim a Junta.
      Quanto a candidatos o nosso é.......
      olha acabou o saldo.

      Eliminar
    4. Nas últimas autárquicas só houve uma diferença de

      1258 votos a favor do PS !!!! Onde o PSD quer ir buscar esta diferença ??

      PS- 3620 votos
      PSD- 2362 votos

      E concerteza que a freguesia nao acaba!!! só começa a Uniao!! e acaba-se os Pintos!!!!

      Eliminar
    5. candidatos do PSD só mesmo em saldos já que crédito nao têm!

      Eliminar
    6. é bom que o Povo saiba que com o PS, não há PINTOS.

      Eliminar
    7. A Mudança é isso mesmo, viragem na votação, não fiquem tão incomodados, quem têm que trabalhar e muito é o PSD. Desfrutem a viagem, mas não vá o diabo..., é melhor terem as malas feitas.

      Eliminar
    8. Chamar "mudança" a algo capitaneado pelo "ancião politico" Décio Guerreiro, é algo que adquire contornos surrealistas, é como chamar novas às pirâmides egípcias ou menino ao Júnior...Há absudos que me resultam hilariantes.
      Ganhem vergonha Déciomaníacos

      Eliminar
    9. Ninguém com dois dedos de testa entra na Politica sem uns concelhos de quem lá anda há muitos anos, por isso é normal termos um Capitão de equipa há altura do nome, espero que a ti também te guiem bem, pois vais precisar de boas orientações, isto no sentido de fintares as dificuldades que te esperam,não penses que vai ser servido em bandeja, vais ter que lutar muito, quanto ao PSD de Coura, está a trabalhar e muito, novidades muitas, inovação, estratégia, diagnostico, problemáticas, objectivos, metas, meu amigo nem vais saber donde está a cair, não te substimamos, por isso não o faças com o Grupo do PSD.

      Eliminar
    10. Pois com os "concelhos" desse capitao, nao vao lá!!!

      Eliminar
    11. Sugere-se, antes de mais, um dicionário sempre à mão! Dá jeito na ortografia!

      Eliminar
  14. SANTA IGNORÂNCIA DESTE ÚLTIMO POST,NÃO TEM RESPOSTA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa era a sua mae!!! já o mesmo nao se pode dizer do pai que lho fez!! Mas explique-se lá melhor...ou nao tem resposta pq a nao sabe dar!!

      Eliminar
  15. caros comentadores, façam comentários com elevação, este tipo de comentários em anónimo, é a mesma coisa que não dizer nada, deixem expressar quem o quer fazer com elevação. Paredes de Coura merece mais do que isto.
    V.F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei pá !!! até,lá dos lados de Ponte de Lima já comentam! Ou será do lado dos Arcos??
      Será que vamos ter um candidato independente desta vez ???
      V.F.

      Eliminar
  16. Quanto a hoteis,albergarias que virão pela mão dos roqueiros,esqueçam,para não se cansarem muito esperem sentados, é tudo fogo de vista...
    Estes querem é o seu/nosso dinheirinho líquido para viverem à rica com os sinais exteriores de riqueza...
    Mais uma vez pergunto a quem defende este grande negócio?Onde estão os lucros ou benfeitorias que este punhado de jóvens trouxeram ao concelho durante esta década?Não sejamos néscios ou burros.Pura expoliação dos dinheiros dos nossos impostos.p.final parágrafo.

    ResponderEliminar
  17. inovar na nossa via agora e colocar dineiro de quaquer maneira.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma bomba??? É verdade, desta vez é o posto abastecedor de combustíveis que vai encerrar portas, uns dizem que é por falta de movimento e renda cara paga à Câmara o certo é, que mais um negócio vai desaparecer.
    Já não falo nas loginhas que todos os dias fecham portas.
    Também agora a Câmara falida está a contruir prédio para fixar os alunos vindos do estrangeiro, a pedido da escola profissional para que esta não deixe de funcionar!!!
    Para garantir os postos de trabalho de meia dúzia vai o contribuinte courense investir em habitação para outros, quando nas suas ninguém os ajudou ou ajuda, antes pelo contrário,mais licenças,impostos,taxas,imi,água e saneamento etc etc.
    Lá se vai o rendimento de uns tantos nos alugueres mesmo clandestinos de suas casas e apartamentos!!!, o mesmo que os roqueiros vão fazer com os ditos contentores???
    É assim que o desenvolvimento do nosso concelho vai definhando de dia para dia para dia...
    Para o monte da Pena,aproveitamento do ex sanatório bem como outros assuntos de verdadeiro interesse para o concelho ZERO...

    ResponderEliminar
  19. Caro senhor sempre ouvi dizer que onde não há obras públicas mesmo sem trabalhadores coyurenses,infelizmente tem sido o caso de todas as obras realizadas pelos empreiteiros de fora,claro trazem e trouxeram das suas terras os seus empregados, com a excepção de um emp. cá da terra, que emprega ou empregava duas duzias de trabalhadores, agora infelizmente ou vão para Angola ou Desemprego...
    Também se conta que o Banco ...vai encerrar portas,já outros o fizeram recentemente,terra sem dinheiro sem comércio e industria para que servem os Bancos....
    Aí COURA COURA, merecias melhor sorte,mas...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!