05 janeiro 2013

As palavras dos outros (5)


São os votos de bom ano do João Mendes, do blogue Crescer no Monte. Mas que vão além do circulo pessoal, abrangendo a realidade concelhia e nacional. Com a devida vénia, reproduzo-os também aqui.



Os meus votos para 2013

Termina hoje mais um ano, e para mim pessoalmente foi mais um ano de muito trabalho, mas recompensado com bastante sucesso. A Arealmedia continua a crescer, e contrariando a tendência do país o quadro de pessoal aumentou. O Adigitalbook está neste momento em todos os continentes, chegamos a Angola, Austrália, Vietname, e muitos outros países, esperamos agora no início do ano conquistar mais bandeiras, e continuar com todas as ideias que estão planeadas. Só posso olhar para 2012 como um ano profissionalmente fantástico, sei que sou melhor programador hoje do que há um ano e sei que serei ainda muito melhor daqui a um ano. É claro que ao trabalhar para uma empresa com um mercado tão abrangente as dificuldades sentidas no país notam-se provavelmente menos, mas tenho uma clara noção, pela realidade que vivo que o mercado Europeu, não é também o melhor neste momento. Contudo isso não implica que deixe de trabalhar em Portugal e sentir na pele todos os sacrifícios que nos pendem, mesmo sem ganhar menos, cada vez o estado tira-me mais e por consequência o dinheiro é menos.

Este ano que está a porta será ainda de maior sacrifícios, de mais cortes e de menos dinheiro nos bolsos dos Portugueses, com menos dinheiro haverá dificuldades maiores, e haverá certamente famílias que terão dificuldades que nunca tiveram ou já não se lembravam de ter. É cada vez mais a altura de sermos sérios e não querermos viver acima das nossas possibilidades, é importante cada Português perceber a realidade que se encontra e encara-la com a seriedade que este problema merece, mas tendo a consciência que todos os problemas são resolvíeis.

Mas esta seriedade que eu peço a todos os Portugueses é ainda maior quando aplicada ao políticos que tem responsabilidades enormes sobre todo o dinheiro que cada trabalhador dispensa para o estado, um estado que a cada dia que passa parece mais à deriva e mais na direcção que a troika o leva.

A cada ano que passa, a classe política está mais descredibilizada, e a maioria dos Portugueses já perdeu toda a confiança em qualquer político e até mesmo nos dois maiores partidos que levaram este país ao estado que se encontra, que levaram este país a uma divida enorme e à venda de todo o património que tinha.

2013 poderá ser portanto um ano importante também para a política, com eleições autárquicas em que muitos daqueles que nos governaram nos últimos anos são obrigados a dar o lugar a outros, poderá ser uma boa altura para mudarmos e para arejar as políticas que os últimos políticos praticavam. Acima de partidos precisamos de pessoas sérias, honestas e trabalhadoras, precisamos que quem nos lidera tenham a clara noção que o dinheiro e o património é de todos, e que a obra é para todos sem excepção.

Precisamos de políticos que tenham coragem e que não virem as costas aos problemas, pensando que isso possa causar votos ou danos pessoais, os políticos são eleitos para governar um povo, e portanto tem de defender esse povo com todas as armas politicas. Não é deitar para canto que se resolvem os problemas, nem podemos estar à espera que os outros resolvam os nossos problemas.

Com o envelhecimento da população é urgente pensar em estratégias para manter, e trazer pessoas para os concelhos com a população mais velha. É preciso gerar emprego, é preciso ter acessos, e é preciso ter algo que cative a população local a ficar e outros a irem para esses concelhos. Sem consumidores todo o comércio local está condenado ao encerramento. Tenho para mim que Coura dentro de 10 anos se não se fizer nada passará a ter, pelo menos, menos 1000 habitantes e que os lares, e centros de dias serão os serviços de maior empregabilidade no concelho. É preciso pensar esta questão com sensibilidade e urgência, é o nosso concelho que está em causa e a sua sustentabilidade.

O ano que se adivinha, continuará a ser um ano que muitos dos Portugueses são obrigados a emigrar, muitos deles com uma vida completamente estável nas suas terras, e porque acredito que para estes seja algo que custará demasiado, espero que para todos eles 2013 traga sobretudo trabalho e o dinheiro que não conseguem cá, e que o sacrifício valha a pena.

Para mim só espero que 2013 seja tão bom como 2012 e que consiga finalmente dar o passo que quero dar para subir um enorme patamar a nível profissional, e que a nível pessoal consiga ter tudo de bom que tenho até agora. Mas o meu maior desejo para 2013 é apenas um, talvez o mais difícil mas é nele que eu mais acredito.


30 comentários:

  1. Gostei da escrita.
    Permite-me fazer uma pergunta supostamente ingénua:
    Porque é que Coura é um concelho 'atrasado'?

    ResponderEliminar
  2. Li com toda a atenção o texto escrito pelo Senhor Eduardo Bastos o qual fico contente ao saber que as empresas para quem trabalha, estão a laborar bem o que infelizmente não acontece com outras milhares no nosso país. Posto isto, temos que nos interrogar quem nos trouxe até esta situação sem sequer ver um túnel à vista quanto mais uma luz ao fundo do túnel! Mas enfrentando a pura realidade o que me preocupa todos os dias como de certeza a todos os portugueses, é que esta gente que nos está a (governar?), só tem três obejectivos: Mais impostos! mais austeridade! e mais pobreza! E com todo este saque aos portugueses, não colocam as contas em ordem, antes pelo contrário, falta sempre dinheiro para o comprimento do défite, não arranca a economia e o desemprego não para de disparar todos os dias e ao mesmo tempo as já poucas empresas que restam não param de encerrar! Por último os portugueses já completamente "divorciados" deste "governo?" o qual não tem o minimo de confiança... as pessoas entendidas na matéria das quais dentro destes próprios partidos do poder como instituições, como economistas, etc... etc... Todos os dias dizem que este não é o caminho certo, mas antes pelo contrário, os unicos que acham que esta é a governação certa, é o próprio "governo?"!... Como podemos continuar nesta situação? Oú só iremos mudar de rumo quando o país já estiver em "cinzas?"... Bom ano Senhor Eduardo Bastos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o texto não é da minha autoria.

      Eliminar
    2. Em Coura não te podes queixar!
      Não tens luz ao fundo do túnel?
      Mas tens túnel sem luz! E mais: tens o maior número de lugares de estacionamento bubterraneo por habitante do país!

      Eliminar
    3. Em cada esquina quando se está a comentar coisas sérias, há sempre um ignorante/besta que nunca lhe deve ter faltado o pão na mesa e por isso não lhe interessa o resto da sociedade e vem logo com uma palhaçada... Mas não é preciso ir muito longe para adivinhar de onde vem este circo... Estes palhaços laranjas, já nos acostumaram quando se lhes fala na situação do país, ficam completamente desorientados... A gente percebe porquê...

      Eliminar
    4. Fala das Palhaçadas Courenses..........
      Pois é sobre essas que terás que falar ao Povo.

      Eliminar
    5. Se não chegaste a ler ou se calhar a não perceber, aqui fica um extracto para poderes comentar. Pode ser?
      "
      Com o envelhecimento da população é urgente pensar em estratégias para manter, e trazer pessoas para os concelhos com a população mais velha. É preciso gerar emprego, é preciso ter acessos, e é preciso ter algo que cative a população local a ficar e outros a irem para esses concelhos. Sem consumidores todo o comércio local está condenado ao encerramento. Tenho para mim que Coura dentro de 10 anos se não se fizer nada passará a ter, pelo menos, menos 1000 habitantes e que os lares, e centros de dias serão os serviços de maior empregabilidade no concelho. É preciso pensar esta questão com sensibilidade e urgência, é o nosso concelho que está em causa e a sua sustentabilidade.

      Eliminar
  3. Senhor Eduardo Bastos peço desculpa a si e ao Senhor João Mendes do blogue Crescer no Monte, pelo lapso da minha parte, mas realmente não reparei para o cabeçalho onde está lá o nome do autor do texto.
    Continuação de Bom Ano para os dois.

    ResponderEliminar
  4. ....Como todos sabemos nestes ultimos 15 anos,13 (TREZE) foram de governação SOCIALISTA . Portanto estes senhores em 13 anos delapidaram toda a riqueza que o País produziu e produzia.Basta dizer que nos ultimos 6 anos a divida da Nação mais que triplicou. Quero com isto dizer que os Socialistas ãté são muito bons para distribuir benesses por todos,esbanjar e gastar à grande e à francesa e quem vier atràs que feche a porta,como foi o que aconteceu,com a bancarrota que nos bateu à porta. Como quer esta gente socialista que este governo em ano e meio ponha este país na ordem e com as contas em dia ???!!! É preciso dar tempo ao tempo.!! Distribuir e gastar a torto e a direito é muito facil.!! O dificil é tomar medidas de austeridade que não agradam a ningúem.!! De qualquer modo não é demais salientar que os mais desfavorecidos tem sido protegidos e poupados às medidas mais gravosas.

    ResponderEliminar
  5. Para uma pessoa de bem, já não digo ser totalmente honesta, porque infelizmente hoje em dia já não há esta marca...
    mas eu dou-lhe toda a razão!... numa condição! Se o senhor quiser demonstrar aqui um pouco também da sua honestidade! Então o senhor não reconhece na governação de Cavaco, quando vinham todos os dias aqueles milhares de euros para o nosso país, que este senhor andou a destrbuir pelos amigos???!!!... Quem destruiu a nossa Agricultura? Quem destruiu a nossa frota de pescas? Quem foi o maior amigo dos professores, que os fazia subir em escalões como o "leite ao lume" como se diz na nossa terra? Quem comandava o banco BPN que fez no maior assalto desde todos os tempos? Não foi aquele polvo criado pelo Cavaco? Os chamados delfins cavaquistas? E as acções compradas por Cavaco e família a um preço numa semana e vendidas a seguir por um lucro de favor logo a seguir no BPN? Quem fez aquele negócio dos submarinos com o desvio de milhares de euros? O que os alemães que se meteram também neste negócio escuro, já estão presos!
    Afinal qual é a sua pura moral???!!!... Ou senhor só acredita nos ladrões dos outros clubes? Está completamente convencido que o seu clube é tudo gente séria... O senhor até pode ficar feliz por ter esta convenção, agora que queira fazer crer aos outros, está completamente enganado! Aliás, espero bem não ter gasto o meu tempo com um qualquer ignorante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DISCUTAM COURA,PORRA!

      Eliminar
    2. Este está nervoso... Tenha calma chefe!
      A gente debate o que entende...
      Oú o senhor já sente a censura como no tempo do Salazar?

      Eliminar
    3. Claro que debatem, o que entende é argumentar que o Pais está assim há custa do PSD, gostava era de propostas, alternativas, mas o PS é especialista a concordar com tudo, no entanto discorda sempre da forma de aplicar, este Governo não está a ser correcto em tudo o que faz, no entanto a oposição é que o permite pois alternativas népias, queriam o quê um novo resgate, renegociar a divida, perder mais pontos, sejam sérios critica pela critica vale o que vale. Este ano o Povo vai puder ver quem não quer mexidas, nas grandes reformas, nº de deputados, cortes de fundações ( os do PS aqui são especialistas), os acordos das PPP, realizadas por quem????, enfim é ano de cortes sérios.......
      o caso do BPN vai trazer novidades, reais motivos de nacionalização etc, aqui o discurso até agora usado vai desaparecer. 2013 ano de viragem, refundação do ESTADO:))))))))))

      Eliminar
    4. Leio este texto de um ignorante e fico com pena de hoje com tanta informação, ainda aparecer aqui um velho que o raciocínio dele ainda é o Estado Novo da chamada velha senhora de uma ditadura Salazarista...
      Não acredito que seja um jovem a escrever este triste texto! "Refundação do Estado?" Para este ignorante, a grande felicidade dele é voltarmos aos 50 anos atrás na pobreza na completa miséria em que os portugueses velhinhos nunca esquecem! E hoje em Paredes de Coura, infelizmente, temos um sinal daqueles tempos de miséria! O encerramento de umas bombas de gasolina, porque não há clientes! Com estes malvados deste desgoverno, agora estou mesmo convencido que este gang vai acabar completamente com um país chamado PORTUGAL...
      Já não tenho qualquer dúvida! Oú os portugueses sérios fazem uma grande revolução, oú então estes ladrões vão por completo destruir os portugues e o nosso país...

      Eliminar
    5. Como é possível os culpados da divida criticarem quem tenta paga-la, se sabem como pagar, sem ser com os impostos dos Portugueses, força apareçam eu voto, pois trata-se de uma revolução em termos de economia, força ai, se é só para criticar, lembrem-se que estamos a pagar o que emprestaram, temos que pagar, quem pediu o resgate???, quem acordou os termos??? Quem gastou até não haver mais sem reconhecer a situação do País, pois memoria curta, agora os que têm que fechar a Porta e pagar são ignorantes pois deviam continuar a gastar, ok opiniões no entanto temos sempre que ter alguma seriedade, ou vamos todos ser caloteiros. Por exemplo quem for para a Câmara de Coura têm divida para Pagar nos próximos 14 anos, vai pagar com o quê, terá que fazer cortes, pois com a despesa actual só vai acumular divida, mas o planeado é Pagar, custe a quem custar.

      Eliminar
    6. Como é que se consegue falar a um ditador de desemprego?
      Como é que se consegue falar a um ditador de fome se ele nunca lhe faltou nada?
      Como é que se consegue falar a um ditador de falta de assistência de Saúde se ele tem meios financeiros para ir à melhor clinica?
      Como é que se consegue falar a um ditador de Educação se ele tem os seus filhos nas melhores Faculdades Privadas do país?
      Como é que se pode falar a um ditador em Humanidade? Se ele próprio desconhece isso...

      Eliminar
    7. Ditador=Pagador de divida. de quem gastou, pediu sem medidas até secar a torneira.

      Eliminar
    8. Sem qualquer dúvida... E a outra parte? Dos governos do Cavaco? Da roubalheira mo BPN? Da Roubalheira no BPP? Da vigarisse no negocio dos Submarinos? Vá lá! sejo homem...
      Ponha em cima da mesa o Partido Socialista e Partido Social Democrata! Que tanto mal fizeram a este país! Seja um pouco honesto! E não fique na fotografia como um BURRO...

      Eliminar
  6. Acredito que o inteligente que escreveu acima a palavra PORRA,não deve saber o seu significado, e se considera culto demais.

    ResponderEliminar
  7. por acaso o bem educado que escreveu acima sabe explicar o que e PORRA?..

    ResponderEliminar
  8. Ou: exclamação de cólera; de impaciência; de repulsa e por vezes de espanto = ARRE, IRRA, PUXA. ninguém o aguenta, porra!

    ResponderEliminar
  9. Não quero convencer os portugueses de nada!
    Só gostava, que reflectissem sobre aquilo que vou escrever: Se quando Adolfo Hitler apareceu, algúem lhe tem disparado meia duzia de balas naquele crâneo, aconteceria a morte de tantas crianças? a morte de tantos jovens? a morte de tantos adultos inocentes?
    Isto vem a prepósito do nosso país! Vamos escorraçar este gang que está todos os dias num ataque sem precedentes ao povo português, quando o nosso país estiver já, só em cinzas?
    Façam bem o vosso raciocínio! E respondam a vós próprios...

    ResponderEliminar
  10. ..... Perdoai-lhe Senhor ... o anonimo anterior não sabe o que diz nem o que faz. Santa ignorancia.
    ..... Se fizermos um esforço de memória verificamos que os governos de DIREITA nunca levaram o país à falencia. Foi no tempo em que Cavaco Silva era PMinistro que o nosso país cresceu e criou riqueza. E as contas publicas e a divida do Estado estavam em ordem. Posteriormente apareceram os Socialistas A.Guterres e Socrates a governar e como se vê deixaram o país num verdadeiro caos. Cabe agora ao psd fazer de patinho feio,tomando medidas de austeridade que nem os ricos aceitam.Não vai ser facil,mas com a coragem e inteligencia que este governo tem demonstrado,concerteza que vamos sair deste atoleiro em que os socialistas nos meteram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A direita sempre optou pelo favorecimento dos mais ricos! A direita sempre atacou a classe mais desprotegia, que são os trabalhadores! A direita sempre achou que um trabalhador que anda a ganhar o pão para os seus filhos, é um autêntico fardo pesado! A direita nunca considerou um trabalhador, que ajuda a enriquecer o país! E quanto ao tempo do Cavaco para má memória dos portugueses, foi simplesmente criar um chamado polvo constituído por amigos a quem repartia os dinheiros vindo da então C.E.E. O que mais tarde a Comunicação Social descobre as lindas prendas à volta de Cavaco! Dias loureiro, Duarte Lima, Oliveira e COsta, etc... etc...
      Cavaco fez desaparecer a nossa agricultura! Cavaco mandou desfazer a nossa frota de pescas! Cavaco e a sua família nunca explicaram ao povo portugês aquelas acções compradas no BPN e vendidas a um lucro de favor! Por isso quem escreve desta maneira a premiar Cavaco, das duas uma... Oú também se governou naquele tempo à grande e à Francesa oú então é descendente de uma família com bons recursos financeiros e tem prazer em tentar massacrar as classes dos mais fragilizadas!
      Agora a mais aberrante afirmação é esta, de fazer crer aos portugueses e em particular aos Courenses que este desgoverno é a maravilha das maravilhas... Esta nem ao diabo lembra...
      A despesa do Estado todos os dias a crescer com o pagamento de cada vez mais impostos para o povo português! Um autêntico saque aos portugueses! Agora vem aquele relatório encomendado ao F.M.I. de mais austeridade, 50 mil professores para a rua mais 70 mil Funcionários Públicos também para a rua, mais corte de 20% nas reformas... Sim senhor!... Isto é que é governar... Até os próprios militantes de destaque dos dois partidos que nos estão a desgovernar, vem para a Comunicação Social afirmar que isto está a passar dos limites! Terminando, quero fazer lembrar a este cranêo de plástico fanático por uma bandeira laranja suja de corrupção! suja de desumanidade! suja de aproveitamento do humilde povo portugês!... Que pode ter a certeza absoluta na aproximação da despedida deste gang de canalha, que de certeza o povo portugês nunca mais vai esquecer... Assim como todo o Mundo nunca mais esqueceu Hitler pelo terror que lançou a todos os povos deste Planeta...
      Concluindo, este é o desgoverno mais prigoso que apareceu até à data aos portugueses! Sem a minima dúvida...

      Eliminar
    2. BLá, Blá Blá, tanto falas e nem as palas desvias, têm lá calma, começa a mudar esse discurso, olha que depois vai ser difícil pedir-lhes seja o que for.

      Eliminar
    3. Com que então é a direita dos tachos,parece impossível este comentador ver só para um lado, na verdade são os da direita e esquerda, quem mais criou tachos, basta ver o que se passa em Coura,criação se serviços mais serviços,misericórdia(Lar)jardim infantil, na Câmara tudo se fez para conseguir empregos desnecessários e muito para pessoas fora de Coura,ex.Vereadores,Monteiro e Marinheiro,jurista,engenheiros/as,administratvos aos molhos,enfim...
      Fala no despedimento de cerca de 50 000 professores, pois é, há menos alunos com um rácio de professores superiores à média europeia,no entender do mesmo temos de pagar aos mesmos prof. desnecessários,somos um país rico e com muitas possibilidades económicas para aguentar esta despesa bruta com a função pública é´verdade que o PS,desgraçou o país com a nacionalização do BPN,mas também não é menos verdade que os membros do PS no governo,ex ministros das obras públicas,seus secretários,administ. de empresas públicas,Penedos,Varas,face oculta,ex presidente das estradas de Portugaletc etc, enfim nem digo mais,uns casos estão nos tribunais outros por certo vão mesmo passar ao esquecimento...
      Quanto às pessoas de que fala eventualmente conotadas com o actual poder tais como as que referiu estão a prestar contas (alguns em prisão domiciliária, outros já acusasdos pela justiça, vamos esperar para ver...
      Uma coisa é certa ainda não vi e espero não ter que ver qualquer membro deste governo ser acusado de nas suas atribuições de "enganarem,roubarem descaradamente o quer que seja em seu proveito.Há uma diferença muito abismal,graças a DEUS.

      Eliminar
  11. Se a esquerda e assim um mar de rosas devias de te mudar pra cuba ou venezuela.

    ResponderEliminar
  12. Verdade caro amigo mais palavras para quê???

    ResponderEliminar
  13. No post das 17.47,o mesmo diz que as pessoas conotadas com o actual poder, são....,nada disso,são ou foram conotadas com o partido da governação, isto é muito diferente, aqui fica o esclarecimento-obrigado.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!