19 abril 2013

P. Coura – Câmara aprovou contas de 2012

A Câmara de Paredes de Coura já aprovou os documentos de prestação de contas relativos a 2012 e que apresentavam um resultado líquido de cerca de 768 mil euros. Os documentos foram aprovados por unanimidade, sendo que José Augusto Sousa, vereador do PSD, complementou o seu voto com uma declaração onde realça que votou favoravelmente tendo em conta apenas a regularidade dos documentos apresentados e não as opções políticas que eles contém.

O relatório de contas mostra que a taxa de execução das grandes opções do plano de actividades foi de apenas 44%, com predominância para as áreas da educação, cultura e ainda para o saneamento. Aliás, uma análise aos últimos cinco anos das contas da autarquia courense, mostra que as despesas com funções sociais foram sempre as mais relevantes. A mesma análise, promovida nos documentos de prestação de documentos de 2012, aponta ainda uma tendência de descida, nos últimos cinco anos, das despesas do município. Não se podem, contudo, dissociar desta descida, as medidas de austeridade dos últimos anos, nomeadamente o não pagamento dos subsídios aos funcionários com vencimentos superiores a 1100 euros.
De realçar ainda dois outros aspectos que saltam à vista dos documentos que vão ser presentes à Assembleia Municipal de Paredes de Coura no próximo dia 26 de Abril. O primeiro é que os fundos comunitários correspondem a cerca de 30% do total de receitas da câmara, muito embora em 2012 a autarquia só tenha recebido pouco mais de um terço do total orçado.
O segundo aspecto prende-se com a forte componente dos apoios concedidos ao nível social, que os autores dos documentos consideram que “foram importantes para as famílias, por constituírem um rendimento extra e contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do concelho”. A título de exemplo, temos os novos apoios sociais que a câmara courense começou a atribuir em 2012, nomeadamente os apoios à natalidade (com 59 beneficiários em 2012 , num total de cerca de 30 mil euros atribuídos) ou ainda os subsídios à frequência de creche ou comparticipação nas despesas com refeições para as famílias com crianças nos jardins de infância, que abrangeram 89 crianças e representaram um apoio concedido no valor de cerca de dez mil euros.

6 comentários:

  1. "Os documentos foram aprovados por unanimidade"

    Ahhhh pensei que havia oposiçao em Paredes de Coura!! Mas nao , está tudo bem afinal..mas depois vêm dizer que a Câmara está individada e coisa e tal...Farsantes é o que esta gente do PSD é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento trata-se de pagar, dividas a Empresas que se não receberem podem mesmo passar por dificuldades, o srº propõem o que, não se pagar,se querem pagar por pouco que seja pois adiam sempre para amanha, claro que devem aprovar, sem que com isto se esteja a aplaudir a actuação desta Câmara, o seu argumento peca apenas pelo facto de fazer parte da máquina e estar aqui a fazer teatros, meu amigo repense lá esses argumentos pois pecam pela falta de objectividade, mostra-se oportunista, pouco racional e acima de tudo trai aqueles que acreditam em si.

      Eliminar
    2. O sr° sabe perfeitamente que o PS tem maioria na Câmara Municipal!! Mesmo que o PSD votasse contra , as contas passavam na mesma , nao era preciso dar o voto do PSD !!! entendeu ?? quanto ao fazer parte da "máquina" , caro amigo desde já lhe digo que nao faço parte, nunca fiz e nunca vou fazer!! e reveja lá entao a sua "falta de objectidade"!! oportunistas sao estes PSDs que dizem uma coisa e fazem outra!quanto ao acreditarem em mim ou nao, deixo ao critério de cada um....

      Eliminar
  2. É tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderEliminar
  3. Não entendo a admiração, já estamos habituados a estas posições do José Augusto, achei interessante foi o argumento, "formalmente estava correcto".

    ResponderEliminar
  4. É importante que se ajude e apoie a criação de riqueza através do trabalho e não tornar as pessoas subsidio-dependentes.
    As hortas,sementeiras e a criação de animais seria um sector onde a camara devia apoiar as pessoas mais vulneráveis. O ambiente até agradecia.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!