19 julho 2013

Autárquicas – PS renovado e sem medo do impossível

Foi a “falar ao coração” que Vítor Paulo Pereira, candidato do Partido Socialista à Câmara de Paredes de Coura, se estreou na campanha eleitoral. Na apresentação dos candidatos, o cabeça de lista explicou que, para já, ainda não tem programa eleitoral definido, até porque só terá fechado a sua lista na passada quarta-feira e o seu projecto “vai ser um programa colectivo, com o contributo de todos da lista”, pelo que não faria sentido apresentar um programa antes de conhecidos os candidatos.

E os candidatos mostram, face ao cenário político apresentado há quatro anos e daí para cá, uma renovação quase completa. Na lista que concorre à câmara, apenas o cabeça de lista é repetente. Todos os outros são novidade e, alargando mesmo o leque a outros patamares da intervenção política no concelho, apenas o número dois da lista, Tiago Cunha, surge referenciado com a actividade partidária, fruto da sua ligação ao grupo municipal do PS na actual Assembleia Municipal de Paredes de Coura.

Aliás, o próprio Pereira Júnior, actual presidente da Câmara courense, realçou este factor, considerando que se trata “de uma lista completamente nova”. “Nenhum deles precisa de projecção pessoal, porque já se projectaram nas suas profissões”, esclareceu, acrescentando que são pessoas que “querem participar no desenvolvimento do concelho”. “Ponho as mãos no fogo por qualquer um deles”, referiu ainda Pereira Júnior, numa intervenção visivelmente emocionada onde revelou, também, que chegou a ser convidado para integrar as listas socialistas, mas que recusou por entender que “seria uma sombra a pairar sobre o novos”.

E pelos “novos” falou o cabeça de lista. Vítor Paulo Pereira optou por um discurso onde não foram anunciados projectos, com apenas uma referência à aposta segura na educação e cultura, no seguimento do exemplo que diz ter recebido do actual autarca courense. “Ele (Pereira Júnior) disse-me que o básico está feito, que temos de pensar fora do quadrado”, acrescentou o candidato socialista, criticando aqueles que ainda teimam naquilo que apelidou de “política karaoke” “Só serve para entreter”, explicou Vítor Paulo Pereira, que adiantou estar consciente de que “ser presidente implica andar na via sacra dos gabinetes a pedir a reivindicar. Mas se for preciso ir ao fim do mundo, nós vamos, porque nunca me resignarei”.

Já antes tinha falado duma revolução, mas uma revolução que “não é deitar abaixo, é mudar com calma e sem deixar ninguém para trás”. O discurso acabou no meio de amigos e com um apelo aos presentes, um Centro Cultural cheio. Um apelo em sentido figurativo, para que “subam aos montes de Coura e digam às pessoas que Coura tem futuro”. Um futuro onde, para o candidato socialista, “o impossível não existe!”

85 comentários:

  1. Política karaoke, boa pá

    ResponderEliminar
  2. Palavras de Aquilino Ribeiro no final do discurso? Boa escolha

    ResponderEliminar
  3. coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..coli....coli..coli..coli..coli..

    ResponderEliminar
  4. " O impossivel não existe " - então porque raio continuamos a ser o concelho mais pobre do Distrito mesmo com 30 anos de de Camara Socialista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo. Obras megalómanas e sem critério de necessidade ou plano estrutural definido. Fazemos e depois, vê-se.

      Eliminar
    2. Oh!... Paulo Castro! Onde anda aquele teu blog do "Professor indignado?" Ai... Agora já não estás indignado!... É por todas estas falsidades que tu também nunca mais tem credibilidade em Paredes de Coura!... E até já dentro do próprio partido!...
      Deixa de seres um trauliteiro profissional!...
      Que os Courenses, bem depressa te conheceram...

      Eliminar
    3. O Paulo Castro ainda dá a cara? Pensava que o senhor estava escondido lá para os lados da cividade envergonhado com a pouca vergonha em que está instalado o partido que ele supostamente dirige!

      Eliminar
    4. Por acaso o senhor é Advogado do Paulo Castro?
      AH!!!... Já sei!!!... É um amiguinho e companheirinho especial!!!...
      Muito bem!... Sejam os dois muito felizes!...
      Parabéns aos dois!...

      Eliminar
    5. HEHEHE! uma nova comunidade em Coura, até agora era só uns casos isolados!

      Eliminar
    6. Mas como este ultimo comentador, de 23 Julho das 17:3, percebeu em pleno...
      Meu caro, agora até já não há problema já tudo foi votado na Assembleia da Republica por isso está tudo legal...

      Eliminar
  5. Quem é a Gracinda Viana ? Posso ser eu,o Tone do café da esquina a Celina,não mostra a cara nem o BI,portanto não sei quem é.
    O Grande escritor Alvaro Cunhal usava como ps."Tiago".
    Este blogue já existe ha muitos anos,é livre e só escreve e lê quem quer.Se não gosta,tente outra coisa.
    Pelo menos aqui as pessoas podem expressar o que lhes vai na alma,seja a favor ou contra quem for,sem serem perseguidas ou maltratadas pelo poder reinante deste concelho. Saiba que Infelizmente nestes meios pequenos como o nosso quem afrontar este poder instalado será marcado com a cruz vermelha. A verdadeira democracia ainda não passou por aqui.

    ResponderEliminar
  6. A Gracinda Viana é uma professora reformada que usa o seu direito inalienável de cidadania ....

    ResponderEliminar
  7. Sabia que a Câmara municipal este ano adjudicou a terceiros, as vedações dos terrenos do tabuão????Tendo esta todas as estruturas só para não pôr o pessoal a trabalhar...assim é administrada a gestão do pessoal da Câmara, quem paga são sempre os mesmos....

    ResponderEliminar
  8. Como é que alguém se candidata sem projeto?
    Como é que as pessoas aderem a um candidato sem este dar a conhecer como pensa o futuro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes! Do café do Pi terá sempre a agenda de tarefas actualizada!

      Eliminar
    2. ter até tem, arranjar tachos e depois veem no que da

      Eliminar
    3. Pelo menos nao vem à última da hora como o Zé Augusto fez à quatro anos , com aquelas propostas de fazer casinhas para namorar e parques aquáticos para a Taboao! José Augusto já te esqueceste?? Tb vieste á última da hora com propostas parvas e sem sentido! Perdeste...falhas-te...o Povo Courense nao te quiz a ti, nao quiz nunca o Décio ..nem vai querer nunca!!!

      Eliminar
    4. José Augusto tenho toda a consideração por ti, és um homem sério e uma pessoa de carácter!
      Mas às vezes quando escreves ou dizes certas coisas, peço-te desculpa por aquilo que vou dizer, pareces um miúdo obediente que não pode dizer dentro do partido aquilo que pensa... Zé Augusto, em tudo na vida temos opções! ou optamos por um fanatismo partidário ou então somos honestos intelectualmente e colocamos a realidade em cima da mesa, sem medo! E não vimos atacar os outros com argumentos completamente falsos! Só porque somos daquela cor e não enxergamos o óbvio!...
      Assim se afirmam os verdadeiros políticos, começando dentro do seu próprio partido...
      Passa bem! Meu caro amigo!

      Eliminar
    5. Zé Augusto tenha vergonha porque 1. quando foi candidato só pintou vergonhas 2. mesmo depois de ter sido usado pelo Décio como bode expiatório, do género, "agora vai tu dar a cara e passar uma vergonha para daqui a 4 anos voltar eu fresco e fofo" ainda se sujeita a voltar a dar a cara pelo partido. Seria de esperar de si que os mandasse a todos dar uma curva.

      Eliminar
    6. Paulo Castro e Dr. José Augusto, achava sinceramente que eram pessoas de bem apanhados num contexto errado mas depôs de ver os vossos comentários (assinados com conta do gmail) fiquei descrente. Para mim, que não estou ligado a nenhuma campanha neste momento, vir cá é quase um passatempo pois sei que o que cá se diz pouca ou nenhuma credibilidade tem... são sempre os mesmos (e vocês mostraram que vem cá ver o que se escreve e, com toda a certeza, comentar como anónimos) a "malhar" e descredibilizar as pessoas. Agora vocês?! vocês tem responsabilidades e deviam estar acima de todas estas tricas (que, mesmo sendo normais, nao devem condicionar os candidatos nem as campanhas). Vocês deviam ser melhores e deixarem-se de lançar boatos (ridículos ainda por cima!!!) sobre se o fulano XX aceitou porque quer tacho ou o fulano YY tem uma tia avó que era do PNR, do PS, PSD ou CDU! o que vocês deveriam fazer era acabar as listas que faltam e deixarem-se de merdas! é por essas e por outras que hoje vieram à minha porta e levaram um NÃO... pior, perderam um voto (ou bastante mais do que isso!). Digo-vos mais, ou se põe finos ou não vão conseguir apresentar listas em varias freguesias. As pessoas não andam a dormir!!!

      Eliminar
  9. José Augusto é fácil estes moços pensam que política é para terem ordenados acima dos 2000€, é tudo muito fácil, repara bem e o que vês?
    Uma professora sem posto, porque a outra regressou.
    Um advogado que divide um escritório com uns quantos para ver se ainda dá para a sopa, uns professores em que lhes foram retirados tantas regalias, uma psicóloga ou melhor um centro de multifunções que nada dá, já parece o ecomarché em dia de promoção; uma empregadinha de escritório, um arquiteto sem trabalho... Isto é só sabedoria é fácil vão para a Camara Municipal como foram muitos até agora e passam a ter uns bons empregos a ganhar bem, e que se lixe COURA e os COURENSES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem entao se vamos por esses critérios , temos e devemos comparar os intervenientes!!

      Comecemos pela N° 2 do Décio , Helena Ramos!! que experiência autarquica tem?? onde trabalhou?? Bem, arranjaram uma "VESSADAS" , recebem uns subsidios , brincam à agricultura e a criadores de Garranos!! distribuiram subsidios a Garranos criados em Apartamentos, com o dinheiro de todos....por esta estamos falados!!!

      A n°3 na lista!! Experiência autarquica?? Nula!! Advogada de profissao! tb divide o escritório com outros colegas ( para ver se ainda dá para a sopa ), filha de uma Pessoa que todos conhecemos! e de uma familia que todos conhecemos!!

      Agora o N°4!! O Mandinho dos pitos (ou dos porcos??) Enfermeiro de profissao, trabalha !! e é Presidente de uma freguesia do Nosso concelho!!Tem três anos de experiência autarquica!! Mas por desgraça puseram-no num Lugar nao elegível!!

      e podiamos continuar por aí abaixo!! Uma coisa é certa!! enquanto na lista do PS nao conseguem encontrar um único elemento que já tenha tido polémicas!! Na Vossa Lista todos têm ou já tiveram qualquer coisa a ver com vigarices ou parecido!!

      Falando dos dois Cabecilhas às listas!!! Décio ! Ja batido na politica!! já concorrente repetente!! Perdedor como nenhum!! pois já foi a votos duas vezes e perdeu!!Os Courenses nunca o quiseram!!!!!

      Vitor Pereira!! Formado em História!!Professor ! Alguma experiência autarquica , Um dos Fundadores da empresa Ritmos !! Um dos intervenientes no maior e melhor Festival de música Português! Escritor!! Colaborador e Fundador do Jornal de Noticias!!
      Pela 1° vez vai a votos....e vai ganhar!!

      Portanto como vê, enquanto de um lado (PSD) é só suspeitos disto e daquilo!! Do outro lado (PS)nao há nada a apontar-lhes !!Por isso lhe digo....nao vá por aí...

      Eliminar
    2. Ai essa dor a dar forte no cotovelo aos inteligentes de bancada. Você deve ser um homem de sucesso, não haja duvidas. Facilimo criticar pessoas que fazem pela vida, com muito ou pouco sucesso, quando nunca se fez o mesmo!

      Eliminar
    3. Pois o Mandinho pode ser o das galinhas e o dos porcos mas conseguiu levar PAREDES DE COURA aos média, é do melhor que temos na politica.

      Eliminar
  10. Aparecem aqui uns certos caramelos a dizerem mal de tudo e de todos a esta candidatura à Câmara de Paredes de Coura!...
    Coitados!!! Por vezes dá-me um pouco pena deles...
    E porquê? Muito simples! caros Courenses!...
    Eles, desgraçadamente não podem falar sobre os seus candidatos (candidatos deles!) E então para disfarçar a magoa com a perca de pelo menos um vereador o que tudo aponta para este acontecimento entram no ataque gratuito ao Victor Paulo e seus elementos! Mas há aqui uma coisa que quero por completo separar, esta gente não é aquela verdadeira gente do PPD/PSD!
    Não!Que os verdadeiros PPD´S/PSD´S, esses estão bem conscientes que o partido foi completamente arrasado por um bando de canalha com à cabeça destes o Décio Guerreiro... Muita desta canalha faz-me lembrar duas coisas: Quem viu ou quiser ver o filme "TITANIC" vê quando o navio se está acabar de afundar, os músicos continuam a tocar com se não estivesse a passar nada...
    Outro dos exemplos destes garotos é aquela "anedota" quando o Iraque foi invadido pelas tropas Americanas aquele general da propaganda, que fica para a História, vinha para as televisões dizer que estavam a matar os Americanos todos! Quando os olhos de todo o mundo viam, estes a ficarem completamente arrasados...
    Povo de Paredes de Coura! Como é possível? Esta gente ter o mínimo dos mínimos de crédito? Como é possível esta gente, não ter o mínimo dos mínimos de carácter? Como é possível esta gente não ter pelo menos o mínimo dos mínimos de vergonha???!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deixa-os andar!! no dia Final à noite , depois de fazerem a contagem dos votos, vamo-nos rir !!

      Eliminar
    2. Durante os próximos 4 anos vais lamentar os risos de breves momentos de uma Noite.
      Só um mentiroso e vigarista pensa de animo leve na vitoria, pois terá pela frente 4 anos de sofrimento e pagar desvairos dos outros.....................
      Mas a vitoria é algo muito importante, tristes.

      Eliminar
  11. Essa dos caramelos tem a sua piada...E então a comparação com a tragédia do Titanic e a anedota do Iraque mais faz rir...Não se pode levar muito a sério comentários destes, porque tem falta de crédito, de caracter e de vergonha. São a propaganda do sistema instalado, feita por um militante obediente e subserviente, que se deve "safar" à custa do orçamento do concelho...
    Sabem quem é a Gracinda Viana? É uma "socialista" que antigamente criticava a exploração dos naturais feita pelos portugueses em Angola. Hoje tem lá um filho a trabalhar...Ah..ah..ah..

    ResponderEliminar
  12. Agora os socialistas nomearam um general fantoche para defender os seus meninos dos possiveis ataques de que são alvos. Mas o interessante é que este palhaço e lacaio do PS de Coura não defende os seus correligionários com argumentos válidos,apenas se limita a contar umas piadas e anedotas,como se isso fosse suficiente.
    Como é que o povo Courense pode confiar nestes meninos de coro que o ps nos quer impingir? As pessoas adultas sabem o que querem e não é por estes meninos terem um "Canudo" que vão votar neles.
    Primeiro tirem o curso da universidade da vida e depois apareçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pq será que o POVO COURENSE nunca confiou e nunca elegeu o PSD ?????????

      Vamos entao ver se "as pessoas adultas" sabem o que querem!!! vamos ver entao em quem votam!!

      Eliminar
    2. O PS pode por como candidato o Lidinho e ganha as eleições...........POVO IGNORANTE!

      Eliminar
    3. "POVO IGNORANTE"
      Isto é por completo um insulto a todos os COURENSES!
      Seu sujo!... Não tem respeito pelo povo de PAREDES DE COURA! Que elege quem quer DEMOCRATICAMENTE!!!
      Logo se vê aqui o vosso "sangue"! de ditadores! de fascistas! De uma pura covardia!!!
      Olha! este desafio, a ver se tens coragem seu covarde de dizer isto em publico!!!... Vá lá valentão!!!...

      Eliminar
    4. Mas alguma vez o povo de Coura elegeu qualquer candidato democraticamente? Elege porque precisa de tacho e está do lado de quem arranja trabalho para si e para os seus..esta é a democracia courense há já muitos anos...e toda agente sabe isto.

      Eliminar
    5. É verdade a maioria dos idosos e juventude são levados a votar enganados, prometem empregos aos que pertencem a famílias numerosas. Dão prendinhas, vão a funerais e a missinhas, Poupem por favor, fazem trabalhinho de casa, não por amor a Paredes de Coura mas sim para garantir votos e mais votos, para os enganar.
      No dia a seguir pegam na marmita e vão trabalhar para Valença e Cerveira, porque aqui os tachos é para a família. Povo Ignorante já tenho dito!

      Eliminar
  13. Também foi no café do Pi que agendaram e prepararam a negociata dos lotes de terreno que foram para as mãos do filho do presidente?
    Ora digam lá senhores do PS porque é que a camara não comprou o lote de terreno junto ao tunel a preços do mercado como o fez com os terrenos da nova via que acho que se chama de Cenon?. Concerteza que seria um negocio mais sério e não deixaria suspeitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entao tem que perguntar aos do PSD pq votaram a favor!!!

      Eliminar
    2. O Vítor Pereira sem necessidade aparente trouxe o tal Manuel Pizarro candidato à CM do Porto, na sua apresentação de candidatura, até nisto os PS são mesmo uns tristes, que terá a ver o Pizarro com Coura???
      Foi pena que não tivesse vindo o Sócrates e Mário Soares e Seguro limitada, tinha mais graça!

      Eliminar
    3. Que eu saiba todos trazem sempre alguma personagem !!
      No jantar da CDU estavam para lá uns Comunistas tb de fora!
      vamos esperar para ver na apresentaçao do Décio!! talvez o Passos Coelho!!Ou o Vitor Gaspar!! Ou talvez o amigo Marques Mendes!!

      Eliminar
    4. Os terrenos acima da Rotunda de Cenon até ao túnel são muitooooooooooo mais caros, tem uma vista privilegiada sob o feudo! Até tem um centro cultural, policia privada e um túnel, depois tem as habitações do proletariado o bairro social. Agora só falta mandar fazer ali ao pé das Portas do Corno de Bico,um aeroporto porque o heliporto já não serve, caiu em desuso.

      Eliminar
  14. Vamos rebater o que no blog anterior diz:
    Com que então o candidato à Câmara pelo Ps. é escritor de obras de cordel???è explorador do povo de Coura naquela sociedade um pouco secreta da Ritmos que nos suga o dinheirinho dos nossos impostos? Fundador do jornal Notícias o diário de maior expansão nacional!!! Que bela oportunidade de ficar calado!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. calado tem que ficar o senhor(a), se acha que os livros do candidato sao de cordel, é a sua opiniao e vale o que vale !! Outros, têm uma opiniao diferente.
      Que eu saiba o candidato do PSD ou da CDU nunca escreveram nenhum!!
      Quanto á sociedade que ele e mais meia dúzia de jovens criaram, é uma das maiores organizadoras neste momento de espéctaculos em Portugal, uma empresa montada por meia dúzia de "moços pequenos" à
      altura e que hoje é uma empresa de sucesso! quanto ao Jornal de Noticias! é verdade que nao é o maior de expansao nacional !! mas é o melhor e maior tiragem do Concelho! coisa que os partidários do PSD e da CDU nunca conseguiram! E ainda se dao ao luxo de dar a palavra a todos os partidos!!
      mais uma vez lhe digo que nao vá por aí!!
      ahhhhh... o Décio é um bom electricista! e tem um restaurante...e uns tanques com trutas!!

      Eliminar
    2. Há, está a falar do Notícias de Coura, sempre pensei que estivesse a falar do jornal de notícias diário que se publica no Porto???Explique-se duma vez por todas.
      Olhe no PSD também estão diversas pessoas que criaram ou fundaram o jornal local O Coura, quando este concelho não tinha qualquer jornal...portanto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    3. Deviam ter vergonha esses senhores fundadores d "O Coura" que agora, muito convenientemente, vem para aqui vangloriar-se! O jornal sobreviveu nos últimos anos à custa do sacrifico do Amaro e do João que lutam diariamente para conseguir manter aquele jornal. Não sou do PSD, não importa a minha cor. Digo-vos é que foram estes dois Homens que tem mantido, com muitas dificuldades, o barco. A eles eu tiro meu chapéu. Agora desafio o anónimo anterior para me dizer quais foram os homens do PSD que fizeram tanto pelo jornal. Fale em nomes que eu conheço-os todos e terei todo o gosto em explicar-lhe exactamente o que fizeram eles! tenho a certeza que este vai ser outro assunto para deixar esquecer... tenham vergonha!!!

      Eliminar
    4. Vergonha tenha que escreveu a blog acima descrito, o PSD através dos seus sócios fundadores do jornal deram o seu melhor para a existência do jorna, só que foi aproveitado pelo...... quantos ao Amaro e João,coitados, fazem ou fizeram o que o que poderam, mas muito pouco, estes por omissão e submissão ao então director,administrador,chefe de redação etc. ajudaram a arruinar o mesmo jornal, estando este em sérias condições económicas, não fizeram como a formiga, enquanto estavam sós no mercado gastaram â tripa forra,almoços,prendas,viagens,deslocações,retretiradas etc etc.Agora é o que temos!!! Não foram os sete dos 10 sócios que destruíram o jornal, mesmo assim ,ainda se mantém o Albano de Castanheira e Engº Reis que suponho serem do PSD....

      Eliminar
    5. Que eu saiba o candidato do PSD ou da CDU nunca escreveram nenhum!!
      Quanto á sociedade que ele e mais meia dúzia de jovens criaram, é uma das maiores organizadoras neste momento de espéctaculos em Portugal, uma empresa montada por meia dúzia de "moços pequenos" à
      altura e que hoje é uma empresa de sucesso! quanto ao Jornal de Noticias! é verdade que nao é o maior de expansao nacional !! mas é o melhor e maior tiragem do Concelho! coisa que os partidários do PSD e da CDU nunca conseguiram!
      Tanta coisa boa e o Concelho está como está.
      Falem da Ousam, da falta de apoio razão pela qual o seu Dirigente se demitiu, ou dos Bombeiros sem apoios há anos, falem das associações que recebem tarde e mal, falem da diferença dos Alunos da Secundária em relação á Profissional, falem do Parque temático, completa falta de gosto, falem de tanto betão gasto e o Concelho continua a definhar, falem do que fizeram há nossa Feira, da incapacidade de substituir os postos de Leite, de criar uma economia de pequena agricultura que mantive-se o mercado Municipal, podeis falar falar, mas que se vai discutir estes temas vai...........

      Eliminar
    6. Resposta ao blog de 22.7.das22.23,o amigo remeta-se a falar do que sabe, os militantes do PSD na sua maioria criaram o jornal "O Coura", apenas serviram o mesmo jornal e nunca se serviram do mesmo ao contrário de outros que enquanto a vaquinha dava leite foram mamando.
      Se os 7 sócios do jornal o abandonaram foram a isso obrigados pelo seu diretor, sem mais comentários, no entanto os PSDs, ainda vão escrevendo no dito jornal tais como Carranca de Oliveira e sua esposa Maria José.
      Nada de pretender mistificar a realidade da coisa...
      O amigo Amaro e João são boas pessoas. Mas de jornal nada sabem e sempre foram o pau mandado do d..., se assim não fosse o jornal ainda hoje seria o principal e nunca teria sido criado um outro que felizmente o ultrapassou em qualidade e tiragem...
      Para o amigo lá de baixo d Formariz,camarada do dito cujo está dada a resposta.

      Eliminar
  15. Depois de conhecer as listas continuo a sentir que não vão ser estas as eleições da viragem.
    A CDU tem uma candidata que pode trazer mais votos e que poderá fazer com que o partido consiga eleger um ou dois vereadores. Tudo dependerá do trabalho que desenvolver e da capacidade do PSD conseguir corrigir os erros que cometeu e que passaram cá para fora (o que nunca devia ter acontecido!)
    O PSD cometeu erros, criou guerras dentro do próprio partido e penso que a má imagem já não vai a tempo de ser limpa antes das eleições. A concelhia deixou-se dominar pelo Décio e aí está o resultado.
    O PS tem uma lista cheia de gente competente nas suas áreas e apesar de ainda não ter apresentado ideias tenho a certeza que vão ganhar as eleições com estrondo.
    Ainda assim penso que o Vitor Paulo cometeu uma falha grave. E passo a explicar.
    Neste momento importante para o concelho e em que a opção óbvia do concelho será seguir pelas áreas estratégicas da agricultura, turismo e ambiente quem é que da lista do PS está por dentro dessas áreas? De onde vão vir as ideias e o conhecimento para se poder desenvolver o concelho nessas áreas? Porque sinceramente não acredito, e penso que mais ninguém acredita, que o futuro de Coura está na industrialização. Na sua apresentação o Vitor Paulo disse que ia reinvindicar por todos os gabinetes, oferecendo-se quase como um mártir que vai lutar pelo povo de Coura. É de enaltecer a posição e a coragem, mas mais importante que isso, era ter dito que vai criar dinâmicas locais para as pessoas criarem os seus postos de trabalho, criarem outros postos de trabalho e aumentar os seus rendimentos.
    E neste momento isso só se consegue potencializando aquilo que temos de melhor: o nosso concelho!
    Para isso temos que desenvolver o turismo, apostar na imagem do concelho e desenvolver a agricultura de modo a que as pessoas ganhem dinheiro com ela e não pratiquem apenas uma agricultura de subsistência como acontece há décadas. Fica a pergunta: quem na lista do PS é capaz de,através das suas ideias, unir os pequenos agricultores, os proprietários de casas de turismo, os comerciantes e os empresários num objectivo comum? É que o concelho não vai para a frente sem todos estes agentes interligados.
    Pode esta questão parecer pouco pertinente, mas a realidade é que são estas as áreas para onde o concelho tem de dirigir os seus esforços e não vejo ninguém na lista que vai vencer as eleições com arcaboiço para montar uma estratégia nesse sentido.

    OBS.:
    Não sei os contornos do negócio dos terrenos do filho do Presidente da Câmara. Não quero acreditar que seja verdade, mas a ser verdade é uma vergonha.
    Seria um roubo monumental a todos os courenses e, pior do que isso, seria um roubo aprovado por unanimidade na nossa assembleia, com o conhecimento de todos os que elegemos para lá estarem.
    Se for verdade, espero que todos que lá estiveram e aprovaram tenham vergonha e nunca mais se candidatem a nenhum órgão autárquico.

    Abraço.
    Ricardo Marinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José Moreira, por razões familiares e empresariais óbvias, poderá beneficiar de acessoramento privilegiado nalgumas dessas matérias

      Eliminar
    2. Com que então desenvolver agricultura em coura,para que as vacas e cavalos de meia dúzia de capangas se governarem melhor a custa dos lavradores das freguesias que já pouco tem.

      Eliminar
    3. Como é isso por razões familiares e empresárias, ter visão para a Agricultura??????????????
      Essa é mesmo querer tapar o Sol com a Peneira, olha que o Povo já não é analfabeto muda lá esse argumento.

      Eliminar
    4. Caro Ricardo ou mesmo o Sr. Bastos tiram uma foto ao local do terreno(ravina) para melhor demonstrarem essa grande negociata entre Câmara e filho do presidente!!!!!!!!!!!
      Para mim, seria mesmo caso de polícia....

      Eliminar
    5. Infelizmente acredite que é verdade, leia a ata da última reunião da Câmara e já ficará esclarecido, mais, e os caramelos da dita oposição votaram a favor formando assim a tal UNANIMIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Para mim e qualquer courense esclarecido trata-se roubo lesa pátria. 'Coura no seu melhor, vamos esperar pelos desenvolvimentos futuros...

      Eliminar
    6. SIM VOTOU-SE NA ASSEMBLEIA DA CAMARA O ASSUNTO RELATIVO Á NECESSIDADE DA PASSAGEM PEDONAL, CASO ESTIVESSEMOS ESCLARECIDOS A QUEM FOI ADQUIRIDOS OS TERRENOS OS VOTOS ERAM OUTROS, PELO MENOS FALO DO MEU, VOTEI ENGANADINHO PENSEI QUE PERTENCIA Á SANTA CASA. SÓ DALI A MUITO TEMPO É QUE SE SOUBE PUBLICAMENTE DE QUEM ERAM ESSES TERRENOS E NEM SEQUER FALARAM DE PORMENORES QUANTO Á NEGOCIATA. MAS DE CERTEZA QUE A MÁ FÉ DO EXECUTIVO SABIA DOS PORMENORES E BENEFICIAÇÕES.

      Eliminar
  16. Caro Ricardo Marinho , tenho que discordar com vc quando pensa e diz que o desenvolvimento de Coura passa pelo Turismo, agricultura e Ambiente!!! Vc limita-se a dizer o mesmo que muitos dizem , pq é Bonito e está na moda!! Até um estudo que houve e foi mandado fazer em tempos Pela Câmara Municipal diz o mesmo!!!

    Aqui nao tenho espaço nem tempo para lhe explicar os pqs! Um dia terei todo o Prazer de o encontrar na esplanada do Xapas e de conversar sobre o assunto com vc e vai ver que em algumas coisas vc muda de ideias!!

    Repare: Agricultura, que tipo de agricultura quer?? agricultura de produçao intensiva?? com grandes produçoes?? Como? quando os nossos terrenos nao sao propicios a utilizar maquinaria pesada e nao sao tao Bons (os terrenos) como pensam que sao!!Ja que só produzem uma vez por ano!!! Entao vai-me dizer que produzimos qualidade !!Produtos biológicos etc..etc...?? Tb nao vai dar !! pq teriamos que utilizar grandes àreas de estufas! e como nao temos grandes àreas , mas sim pequenas parcelas de terrenos, ficaria caro !! Logo, nao conseguimos competir com outras regioes e Páises !! Mas mais lhe poderia dizer....fica paraa esplanada....

    Turismo: Qual turismo?? De Massas ?? Nao temos condicoes para esse tipo de turismo!! entao vai querer turismo de qualidade??? Entao olhe em redor!! E o que vê?? Ponte de Lima!! Com a sua História, as suas casas fantásticas de Turismo de Habitacao e turismo rural!! O Rio Lima onde se pratica Remo de alta competicao!!
    Onde têm um vinho famoso!! Agora olhe para os concelhos do litoral....Valença logo ali com duas cidades seguidas (Tuy e vigo) e o que isso traz em termos de gente que nao sendo turistas, fazem os seus negócios !! Depois o Rio Minho que é uma mais valia tb !! E Cerveira...e Caminha com as suas praias!! etc..etc... entao vai-me dizer que fazemos turismo de montanha!!! Olhe os Arcos com o Parque Peneda Gerês , um dos parques mais antigos do País e com condiçoes fenomenais para receber os Turistas!! Ponte da Barca tb com as suas montanhas!! Portanto tá a ver que temos grossa concorrência!!

    Ambiente, ok aqui ainda se podia fazer alguma coisinha!! Mas muito pouco !!até Agora só vi uns encontros de amantes de cogumelos e pouco mais!! ver a Fauna e Flora??? isso tb há nos outros concelhos!! Passeios pedestres..tb vêm alguns fazer ..mas ficam pouco tempo!! Nada a fazer como vê....
    Mas terei todo o prazer em conversar com vc um dia para continuar-mos esta "discussao" que por sinal difere de muitas que por aqui se vêem!!

    Quanto à polémica troca de terrenos do filho do Tone Pereira!!! Olhe, se vc tivesse um terreno, viesse a Câmara Municipal e lho expropriasse, e nao o compensasse !! que fazia vc?? Nao gostava de ser resarcido pelo prejuízo?? até podia nao valer nada...mas era seu...gostava com certeza que lho pagassem!! Foi o que aconteceu, e todos os partidos da Assembleia Municipal votaram favoralvelmente a proposta feita nao sei por quem!! Talvez tivessem arranjado melhor soluçao !! quem sabe!! talvez se tivessem pago em dinheiro fariam melhor...nao sei !!!
    Abraço caro Lauta e até um dia destes na Esplanada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente uma "discussão" acerca do futuro do concelho.
      Você tem razão no que diz, mas o que digo não é apenas por estar na moda e parecer bonito.
      A questão aqui é que se pode fazer melhor com os recursos que temos disponiveis.
      Na agricultura não precisamos de grandes áreas, nem de maquinaria pesada nem grandes estufas. Precisamos é de alguém que una os nossos pequenos agricultores, para que possam produzir em condições semelhantes entre eles e para que possam escoar parte da sua produção.E aqui acredite que temos pano para mangas para discutir soluções. Existem mais ideias para desenvolver a agricultura, mas falta-me aqui o espaço e o tempo.

      Relativamente ao turismo podemos fazer diferente do resto da concorrência. Podemos aproveitar a festival para criar uma relação entre a música e o concelho, podem-se associar pontos turisticos a tipos de musica, quase como que uma rota da música pelo concelho. Podemos aproveitar o nosso rio, os nossos moinhos, a truta (bastante conhecida apesar de não parecer) e a batata produzida nas colonias (também um produto que desapareceu e era afamado), temos as próprias colónias agricolas cheias de história. Todos estes factores podem ser interligados e potencializados para aumentar o turismo.
      Relativamente ao ambiente temos um CEIA muito mal aproveitado. Tem os encontros de cogumelos que são um sucesso mas não oferece mais nada aos turistas. Basta comparar com o trabalho desenvolvido nas Lagoas em Ponte de Lima, que possuem muito menos riqueza natural que o Corno de Bico, e logo se vê o mal aproveitamento.
      Mas pode-se fazer mais relativamente ao ambiente do que apenas dinamizar o CEIA. Podemos aproveitar o facto de termos o cluster eólico em Viana do Castelo e podia-se criar em Coura, juntamente com o IPVC, a UM e outras instituições de ensino uma pequena "Sillicon Valley" de empresas inovadoras nas energias renováveis.Olhe que há muito pavilhão fechado nas zonas industriais. Temos de saber aproveitar o que temos aqui perto, temos de explorar esses recursos e fazer parcerias.
      Agregar toda esta gente e pôr um plano destes em marcha não é tarefa fácil. Mas penso que por aqui é o caminho.

      Sinceramente não descortino outra solução, porque a industrialização não é solução. Ninguém vai investir num concelho onde vai aumentar os custos de produção. Podem até investir, mas vai ser à custa de salários baixos. E acho que qualquer presidente de camara quer ver as suas gentes viver com dignidade.
      Podia-se também tentar desenvolver a área dos serviços, mas também me parece dificil porque estamos "longe" de tudo.

      Devemos aproveitar este nosso "isolamento" para criarmos um concelho especial. Temos de criar um conceito diferente de turismo,ambiente e agricultura. Essas três áreas tem de se entreajudar. O ambiente promove o turismo, o turismo promove a agricultura e a agricultura promove o ambiente.

      Não me parece um desafio impossivel, e tenho a certeza que as gentes de coura tem capacidade para isto e muito mais.

      Espero que o tal dia na esplanada chegue depressa!
      Um abraço para si também.

      Eliminar
    2. Porque razão se não fez como todos os outros proprietários, pagava-se a preço de marcado, é mesmo coura somos todos, mas não parece.

      Eliminar
  17. VISTO DO PENEDO II
    a caminhada eleitoral vai dando os primeiros passos.
    Desde a última vez que aqui vim, já lá vão uns mesitos desde Março, muito se foi passando e mesmo de longe se pode ver alguma coisa.
    A primeira e surpreendente é a presença de dinossauros que vociferaram contra a nova organização administrativa das freguesias e lá estão na corrida!
    Os mais sonantes são o da vila e o Bicoq! Um indo a Resende e com boas hipóteses de não se sair bem! Outro com saudades e talvez ânsia de poder. O que depois da experiência no executivo camarário pode parecer estranho ou até caricato. Mas conhecendo-se os protagonistas só pode ficar admirado um anjinho! O poder permite o acesso a outros patamares de vida e influência quando esta se consegue!
    Bom, mas isto são trocos à beira da campanha maior que se vai instalando.
    A ver: temos três candidaturas! Uma para cumprir calendário e dentro dos padrões e estilos do PCP. Uma listita para a câmara, outra para a assembleia e uma ou outra para as juntas. Mobilizando os sempre! Os de sempre que não têm acesso a nada desde reino courense!
    Depois duas listas doutro campeonato!
    À partida do mesmo mas que não é bem do mesmo! Tal como no futebol com contratos e pré-acordos que parecem não chegar à federação para uma efectiva candidatura. A julgar pelo que se houve parece que os argumentos e os possíveis dividendos da maioria convenceram os players em disputa!
    O advogado que vai em segundo parece ter sido muito disputado e ao que parece a máquina socialista, mais bem oleada, ganhou sobre a meta!
    Ora aqui é que bate o ponto!
    Tal como no país e em muitos outros concelhos a maioria instalada, e se instalada há muitos anos, mais vantagem tem. Vejam-se os concelhos em redor e tal como em Coura o grande empregador é a própria Câmara, a santa casa e a profissional e como a rede e a distribuição de trabalhos eempregos se organizam e distribuem a partir do próprio presidente da câmara!
    Esta rede está bem oleada!
    Bem dizia o candidato do PS segundo este blog: o presidente disse-me que já estava tudo feito!
    Como ele tem razão! Tudo feito e organizado. A distribuição de empregos em terras tão pequenas é o principal meio de angariação do voto!...
    As pessoas sabem bem como isso conta!
    Por isto, e muito mais, o PSD não tem a vida fácil! Porque também funciona da mesma maneira com as suas organizações satélites
    , Vessadas, Dadores e uma ou outra sem expressão e sem recursos.
    E porque é que isto acontece? Porque não é poder!... E não sendo poder foi perdendo muitos dos seus apoiantes e simpatizantes para o PS. Porquê? Porque é poder e tem mais recursos para distribuir! Algo de novo? Nadinha, é dos livros!
    E quem ganha? Os que mudam, não todos. É ver como alguns retornam!
    E quem perde? Perdem muitos mais! A maior perda é do concelho! Um poder assim só vê os trocos. Mesmo que prometa ir ao fim do mundo!
    Quer dizer: pobre concelho este onde olhando para a composição das listas já apresentadas se vislumbra sempre o interesse pessoal ou associação á máquina existente! Mesmo até nos jovenzinhos decorativos!
    Bom mas isto até parece uma fatalidade! Não é, mas que parece, parece!
    Pois, por agora é o que daqui DO PENEDO se vê! E já não é pouco!

    ResponderEliminar
  18. COURA SOMOS TODOS
    Pergunto: e o resto das freguesias? Coura é uma das ex 21.
    Porque quererá lutar o Vitor Paulo apenas por uma?
    Será por ser a mais distante do centro urbano?
    Quererá fazer um túnel por baixo da ponte da A3?
    Será que alguém consegue explicar porque Coura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aqui EM COURA SOMOS TODOS:
      Com oportunidades diferentes uns de 1.ª, 2ª e os de 3.ª hehehehheheheeh!

      Eliminar
  19. Seria bom que algum candidato se chegasse à frente e dissesse aquilo que vai na realidade fazer: nada! Ou alguém está convencido que na conjectura actual do país, onde não há dinheiro para mandar cantar um cego, do pouco que há algum vai ser atribuído a Paredes de Coura?! Além disso o Pereira Junior já esvaziou os cofres da camara e já se sabe que sem dinheiro nada se faz. Portanto cheguem-se à frente e digam aquilo que realmente vão/podem fazer: nada!

    Sobre os candidatos, o décio é a palhaçada do costume. Já nem dá para rir sequer, já só mete pena por estar a destruir um partido. A CDU, a menina devia saber que nestas coisas da política ninguém ganha amigos. O PS, eu só espero que este Vitor Paulo não seja o mesmo professor de história que há anos atrás dizia que isto da política é sempre tudo a mesma coisa, que isso dos carros bons era exibicionismo e que ele nunca queria ter um carro bom e que chamava queques aos meninos da vila porque usavam roupa de marca, porque ninguém acredita muito nas pessoas que hoje dizem uma coisa para quem quiser ouvir, e amanhã fazem o oposto. Vou-lhe dar o beneficio da duvida por ser boa pessoa, pelas escolhas que fez para ter ao seu lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas escolhas??????, um escolheu para não ir para a Oposição, a outra simplesmente porque esta substituiu a Marinheiro quando este foi para Vereadora, como agora sai regressa , então que fazer com Maria José simples substitui a Marinheiro na Câmara.
      Isto é brincar com o Povo, com o Concelho, podem dizer que é mentira, mas simplesmente realidade neste Concelho, julgam-se donos e senhores de tudo.

      Eliminar
  20. O Carlos Barbosa não faz parte das listas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este vai ser o assessor do Coli, tens que escrever os lembretes em prosa e os versinhos, a terminar já tenho dito!

      Eliminar
  21. Ricardo
    Este cavalheiro (o que te quer ver na esplanada) é um dos do sistema! Mas atento. Atento e activo: não lhe (lhes) convém que alguém comece a pensar "fora do quadrado" porque quem sabe e determina o que é isso fora do quadrado são eles! Com muita inteligência, voluntarismo e populismo à mistura!
    É um grupeto muito bem organizado.
    Por Ricardo, primeiro virá o convencimento de esplanada, depois, se insistires em pensar sózinho, algum ostracismo. Se continuares a pensar e a dizeres o que pensas, sem entrares em fulanismos, virão tentar integrante na equipa!
    Eventualmente para te calares. Se valeres alguns votos ou começares a ser desbocado poderás ir para a lista.
    Dizendo o que pensas e fazendo boas ondas... És livre e tens opinião, a tua mas importante como os ditos inteligentes.
    Parabéns pela coragem e pelas ideias que pões na campanha!

    PS. Há mais gente a pensar assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns a este senhor(a) que respondeu ao Ricardo, é tal e qual, colocou muito bem o dedo na ferida.

      Eliminar
  22. O pedaço de terreno do filho do presidente não foi expropriado. A parte que ele tinha era junto ao tunel onde passa agora a estrada e pelo que me disseram nem dava para construção porque estava encravado por outro terreno e que não tinha acessos.Como passou ali a nova estrada aproveitaram-se da situação e pelo que julgo perceber a Camara por esse pedaço de terreno deu-lhe um lote no terreno mais abaixo que agora está vedado no valor de cem mil euros,quando dizem que o terreno do filho pouco valia.
    Além disso também deram à Misericordia outro lote do terreno que está vedado talvez para compensar o caminho que agora estão a fazer na ribanceira. O que eu acho é que a camara anda a desbaratar o seu patrimonio para favorecer particulares.

    ResponderEliminar
  23. O advogado Carlos Barbosa, o que "esganiçava" na Assembleia Municipal em defesa do PS, não consta das listas, mas segundo fonte fidedigna, está-lhe garantido um tacho: vai ser o assessor do Vitor Paulo.
    Relativamente ao discutido terreno do filho do actual presidente da Câmara, então os elementos do PSD não saberão nada sobre isso, ou tem algo na manga, para denunciar nas eleições ?
    Falou-se aqui no desenvolvimento, positivo ou negativo, da agricultura. Antigamente a agricultura em Coura era positiva e o concelho até era designado "Celeiro do Minho"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carlos é um excelente profissional e uma excelente pessoa. Deixem-se de merdas e saibam que foi convidado pelo PSD para escolher o cargo que quisesse... falam de tachos e máquina bem oleada sem saberem do que falam. Não tenham dúvidas que mais de metade dos candidatos do PS foram convidados pela campanha do Décio (Oh Paulo Castro, Oh Zé Augusto, onde andam vocês com a cabeça!?) e recusaram. Ora bem, fazer isto é passar um atestado de incapacidade às pessoas que são do PSD e, legitimamente, esperavam um convite: porque não apostar no João Cunha, no Zé Cunha e na Elisabete Ribeiro?! ninguém fala nesta "sangria" feita pelo PSD!

      Eliminar
    2. Deixe esse pessoal em paz, nem sequer estão nas lista e quanto ao Zé Cunha e á Elisabete Ribeiro, não existem rabos de palha, ao contrário de membros das listas que concorrem. Limpinhos e Courenses de gema.

      Eliminar
    3. Ainda ninguém se apercebeu de um Pequeno pormenor mas eu digo, depois os senhores do PS, podem defender-se:
      A Lista do Vítor Paulo na sua Maioria foi feita pelo Décio, Zé Augusto e companhia, mais á frente explico na rasteira que o Carioca caiu, simplesmente vergonhoso num Partido no Poder há 20 anos, Deixar que seja a oposição a escolher os candidatos a Câmara, ridículo demais para ter acontecido...............................

      Eliminar
    4. Oh Amândio, esse teu hábito de escrever em oráculo, à Saramago (sem pontuação nenhuma que se perceba) e acabar todas as frases com vinte pontos finais (um dia vais perceber o que são e para que servem as reticencias!)denuncia-te. Tentas justificar o injustificável! Tu acreditas verdadeiramente no que escreveste?! Se sim, é preocupante! Eu no teu lugar preocupava-me muito mais com o facto da lista do Décio ter sido, na sua maioria, feita pelo J. António Pedreira. Esquece. Pelo que escreveste no teu perfil do Facebook acho que já estás preocupado o suficiente! Tu é que és o enfermeiro mas eu no teu lugar tomava Rennie.

      Eliminar
    5. Seguidor, anónimo, sempre um mistério, nunca uma preocupação, nada de novo......................................

      Eliminar
  24. Pelo que sei, isso então implica apenas dois vereadores a tempo inteiro.
    Não acredito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora uma boa questão, entre muitas outras, a que os candidatos terão de responder!
      E já agora: que vão fazer aos parques? Vão abrir a rua do meio por causa da farmácia? Que vão plantar nas Portas? Como vão manter o ensino secundário em Coura? Como vão ou não equilibrar as contas?
      Este até parece um a susto esquecido!
      Como vão integrar e com que estrtatégia a CIM?
      Que fazer destas zonas industriais?
      Estas podem ser algumas das coisas que eles vão ter de ter opinião!
      Mas às vezes, não... E são eleitos!

      Eliminar
    2. É isso que urge rapidamente fazer neste período eleitoral, lutar, esclarecer debater ideias e não falar do acessório que nada nos trás de bom.
      Prá frente candidatos todos são precisos para a discussão do futuro de PAREDES DE COURA.

      Eliminar
  25. A máquina, como sempre, está montada! O video da Alto Minho TV, controlada pelo PS, deu a cobertura do lançamento da candidatura do seu representante. Na assistencia não podiam faltar os indefectiveis "encostados", na esperança de poderem continuar a apanhar umas "migalhas". O discurso do candidato cheira muito a "mofo" e apenas falou muito ao coração dos presentes, que é o que interessa, e para que as pessoas nunca se lembrem da crise, mas apenas e só da vitória final...

    ResponderEliminar
  26. Oh vitor Paulo, tantas vezes passas te por mim e não ligavas nenhum e agora de repente tas sempre com um sorriso forçado entre estas ruas.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pra já o Janeca mandou sorrir!

      Eliminar
    2. Verdade mas não é ele só....

      Eliminar
  27. O Carlitos dizia que fazia uma Lista Independente, depois o Tiago queria que fosse assessor do Coli, este recusa não quer, o Carlitos resta continuar a ser líder de bancada, ou até isso se vai.

    ResponderEliminar
  28. K peixeirada..... tristeza....... é isto k queremos pra coura????? Se fosse o tiago na liderança votaria neles sem duvida, mas assim nao voto num falso humilde que ve os Courenses como um povo ignorante..... pela primeira vez nao votarei no meu partido.....

    ResponderEliminar
  29. Vota no que entenderes,mas não precisas de ofender ninguém!
    Vai por ti e pelo que pensas!

    ResponderEliminar
  30. Olha para as pessoas e esquece os partidos , por agora.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!