31 janeiro 2006

Unidos venceremos

Dois anos após a criação das comunidades intermunicipais que dividiram o distrito de Viana do Castelo eis que os responsáveis meteram a mão na consciência e verificaram aquilo que toda a gente viu em 2004: o Alto Minho unido só tem a ganhar. E agora, qual filho pródigo que regressa a casa, Vale do Minho e Valimar já falam novamente em unificar o distrito, porque consideram que só unida é que esta região poderá beneficiar dos investimentos do Governo.
E porque é que só agora chegaram a esta conclusão? A resposta é simples: porque sempre souberam que assim seria. O problema esteve, mais uma vez, na defesa da política em vez dos interesses dos habitante do Alto Minho. Quem não se lembra da troca de palavras enre Rui Solheiro, presidente da Câmara de Melgaço, e Defensor Moura, autarca de Viana do Castelo, que reivindicavam para si a presidência de um distrito unificado?
Qualquer pessoa viu, logo ali, que o problema era simplesmente um: a luta pela presidência política de um órgão que iria representar, no mínimo, dez municípios. Hoje, volvidos que são menos de dois anos, é tempo de baixar à terra e dizer adeus ao sonho (pesadelo, talvez) de querer separar o que sempre esteve unido. Nem mesmo as parcerias do Vale do Minho com a vizinha Galiza, que devem continuar, fizerem esquecer a divisão entre os de cima e os de baixo.

2 comentários:

  1. realmente era um caso para estudo...politiquices e o pior ainda foi a posição de caminha

    ResponderEliminar
  2. e do décio?!! atrás do xico?!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!