22 março 2006

Ainda a concentração de escolas...

A propósito da concentração de escolas, referência para dois artigos, distintos, publicados na imprensa por estes dias. O primeiro, no Público de domingo, uma reportagem alargada sobre a escola básica integrada de Paredes de Coura e as implicações do fim das escolas nas freguesias. O segundo, publicado na edição de ontem do Notícias de Coura, uma entrevista com uma antiga professora primária do concelho.
Um e outro alertam para situações que, desde o início eram previsíveis e que poderão ser tidas em consideração nos próximos anos lectivos. No Público a jornalista refere que as crianças de algumas freguesias passam cerca de 10 horas fora de casa para irem à escola na vila e a repsonsável do agrupamento lembra a ausência de um campo de futebol e de um recreio coberto. No Notícias de Coura, alerta-se para a ausência de vigilantes no transporte das crianças, contrariamente ao que tinha sido prometido.
Situações que em nada abonam para atenuar as críticas à concentração das escolas mas que, pelo menos no que respeita aos vigilantes, já têm solução garantida, por Lei, para o próximo ano.

4 comentários:

  1. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Associação Nacional de Municípios (AMMP) concordam com a decisão do Governo de encerrar escolas onde existe insucesso, desde que seja precedida da negociação e acordo das autarquias. in jn. Em Coura com a escola nova (centralização) aumentou o insucesso escolar.

    ResponderEliminar
  2. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Associação Nacional de Municípios (AMMP) concordam com a decisão do Governo de encerrar escolas onde existe insucesso, desde que seja precedida da negociação e acordo das autarquias. in jn. Em Coura com a escola nova (centralização) aumentou o insucesso escolar.

    QUEM ASSINA ESTA PALERMICE E MENTIRA?

    ResponderEliminar
  3. Informe-se melhor porque não é mentira, não senhor!

    ResponderEliminar
  4. ó que tristeza, esqueceram-se do autocarrro, das familias destroçadas das aldeias vazias, da degradação da urbe, do vício da droga, da melancolia das vacas... e do tudo aquilo que é triste com a vinda das crianças para a cidade decadente...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!