26 setembro 2007

Tou xim?!

A ideia não é de agora, surgiu com o despontar da revolução das telecomunicações móveis. Quem não se recorda do velho anúncio, bem conseguido, do típico pastor que atende o seu telemóvel em plena serra, rodeado apenas de monte e das suas ovelhas. Não terá sido certamente o anúncio a impulsionar tudo o que se seguiu, mas a ideia, publicitária, de ver alguém isolado do mundo ligar-se a todos através de um simples telemóvel, teve repercussão numa série de iniciativas que viram, também, nas comunicações móveis acessíveis a todos, um meio eficaz de levar o mundo aos que dele estão isolados.
Deste modo tivemos, num passado recente, os pastores a receber telemóveis para, aproveitando a dispersão geográfica da sua actividade profissional, poderem ser uma mais valia no controlo e prevenção dos incêndios florestais. Se resultou ou não, não o sei. Nem sei se haverá estudos nesse sentido, mas acredito que, por muito rara que seja, a actuação de apenas um desses “postos avançados” de vigia, poderá salvar muitos hectares de floresta.
Mais recentemente assistimos ao alastrar das vantagens dos telemóveis a outro sector, a outro objectivo. Falo, por exemplo, do caso dos idosos do distrito de Braga, especialmente aqueles que residem em zonas mais isoladas, que receberam há dias um telemóvel fácil de utilizar e com alguns números já pré-programados, a que podem recorrer em situações de emergência ou simplesmente se quiserem falar com algum familiar (ver aqui). Ao todo, naquele distrito, vão ser 4500 os beneficiários deste projecto promovido pelo Governo Civil local em parceria com uma operadora de telemóveis. Tudo grátis, incluindo os 1000 (mil) minutos mensais de comunicações…
A ideia, que me parece ter pernas para andar se as operadoras conseguirem tapar aqueles buracos que ainda teimam em existir na cobertura nacional da rede móvel, bem que poderia ser aproveitada para outros distritos, nomeadamente para aqueles que, tal como Viana do Castelo, lutam todos os dias contra o isolamento dos seus cidadãos seniores. E, se não for pela mão de um qualquer Governo Civil, que o seja por iniciativa dos próprios municípios que, aliando os cuidados de saúde ambulantes e o apoio domiciliário aos mais velhos, poderiam encontrar nos telemóveis mais uma forma de prestar apoio aos seus idosos.

1 comentário:

  1. Podiam também dar aqueles automóveis pequeninos aos idosos, para eles se poderem deslocar

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!