10 março 2008

Uma coisa que dá pena

O primeiro alerta foi dado há vários anos. Seguiram-se outros, muitos. Até hoje, contudo, tudo continua na mesma no miradouro da Pena, ali em Mozelos. À espera da derrocada?
A localização é estratégica. O miradouro edificado no santuário de Nossa Senhora da Pena, em Mozelos, tem tudo para ser um ex-líbris do concelho. A começar pela localização e a terminar no cenário envolvente que permite avistar grande parte do concelho, com destaque para a vista que oferece da vila de Paredes de Coura. É, no entanto, uma visita desaconselhada, dado o mau estado de conservação daquela estrutura, que pode colocar em risco quem ousar usufruir de uma vista sem igual.
Não se julgue, no entanto, que a situação é recente. Não, muito pelo contrário. Uma breve consulta aos jornais dos últimos anos mostra-nos que há muito se alerta para a necessidade de obras urgentes naquela estrutura. Terá sido Eduardo Daniel Cerqueira quem primeiro chamou a atenção para aquela situação, numa sessão da Assembleia Municipal de Paredes de Coura, lembrando o que tinha acontecido na ponte de Entre-os-Rios. O miradouro não é, contudo, propriedade da autarquia, mas sim da Confraria de Nossa Senhora da Pena. A mesma que, alguns anos depois, em 2004, constatava o mau estado da escadaria e dos pilares que sustentam o miradouro. “O ferro está à mostra e pode-se ver que está todo podre”, referiu na altura um dos responsáveis da Confraria, preocupado com o que poderia acontecer aos muitos turistas que ali acorrem.
Mais dois anos passaram e, em Março e Abril de 2006 o assunto volta às páginas dos jornais. As notícias dão-nos conta da preocupação conjunta da Junta de Freguesia de Mozelos, da Câmara de Paredes de Coura e da Confraria, que davam como garantida a construção, até ao Verão daquele ano, de um miradouro em metal, como os que existem no Corno de Bico, para substituir a velha estrutura de betão.
O Verão de 2006 passou, assim como o de 2007. O miradouro ficou, deteriorado, envelhecido, perigoso… Dezembro de 2007 traz mais novidades num processo que tende a ficar na história de Paredes de Coura como mais de obra prometida e nunca concretizada. Em Dezembro de 2007, a Assembleia de Freguesia de Mozelos aprova o plano de actividades daquela junta para o corrente ano e, surpresa das surpresas, lá aparece novamente a construção do miradouro da Pena. Será para avançar? Ou será que, numa altura em que se fala de projectos turísticos para aquela zona, estão à espera que seja o tão falado hotel a arcar com os custos do miradouro. Os turistas, esses, não esperam e continuam a subir… sem medo e sem conhecerem o perigo.

4 comentários:

  1. Não percebo nada disto. Tá bem que aquilo não é da câmara, mas não é a câmara que tem de fiscalizar as construções. Se tá em risco de cair é deitar aquilo abaixo.

    ResponderEliminar
  2. Há quantos anos prometeram isso???? estão á espera que aquilo cáia?

    ResponderEliminar
  3. Ao menos deitem aquilo abaixo e depois ve-se o k se faz!

    ResponderEliminar
  4. quando houver uma desgraca -.......ai jesus....vao ver como depois eles se mexem...............

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!