14 março 2008

E sai mais um...

Primeiro foi a EDP. Depois os anúncios sucessivos do mais que provável encerramento do tribunal e do centro de saúde. Agora fala-se no fecho de mais um serviço público: as finanças.
Ao que parece o Ministério das Finanças encomendou um estudo com vista à reorganização (leia-se redução) do aparelho fiscal português. O estudo, que está pronto há algum tempo mas só agora conheceu a luz mediática do dia, aguardará apenas a aprovação em Conselho de Ministros.
Invariavelmente, o estudo não nos traz, a Paredes de Coura, qualquer benefício. Muito pelo contrário, corremos o risco de ser fortemente prejudicados por um mapa fiscal que se preocupa com os euros que pode poupar ao Estado e esquece as populações. Isto porque o que defende aquele documento, no caso concreto do nosso concelho, é a fusão dos serviços locais de finanças de Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha. Não fala onde irá funcionar essa repartição de finanças conjunta, mas a fazer fé no que aconteceu com a EDP… lá teremos de ir à foz do Minho tratar dos nossos impostos.
Não estará na hora de avançar a ideia sugerida há vários meses por Pereira Júnior, presidente da Câmara de Paredes de Coura, que defendia a criação de uma espécie de Loja do Cidadão em terras de Coura? Claro que sim.
O objectivo do autarca courense, que na altura teimava em afastar os maus presságios que noticiavam o fecho de vários serviços públicos no concelho, era juntar num mesmo edifício os serviços, ainda que minimizados, das finanças, segurança social, cartório e conservatória. Inclusivamente, Pereira Júnior via no edifício do Tribunal, parcialmente desocupado, o espaço ideal para essa Loja do Cidadão.
É certo que a ideia não é do autarca courense, pois a criação de lojas do cidadão de segunda geração em todos os concelhos é um dos objectivos defendidos pelo Governo. Não importa. O que interessa aqui é que esta poderia ser a solução para minimizar a deslocalização de serviços para fora de Paredes de Coura.

1 comentário:

  1. Estive aqui a ver o blogue parabens pelo mesmo, convido agora a visitar o Braga Blog.

    http://wwwbragablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!