18 abril 2008

Tempos difíceis (actualizado)

Primeiro foi a Artezin, na zona industrial de Castanheira. Agora foi a vez da Arminho encerrar as portas, culminando um processo cujo desfecho já se adivinhava há algum tempo. Não era de agora que se ouvia falar em problemas naquela empresa de capitais alemães e, por diversas vezes, a administração teve necessidade de vir a público sossegar os trabalhadores. Afinal, o fecho aconteceu mesmo.
No espaço de menos de um mês cerca de 60 pessoas ficaram sem emprego. Uma dúzia na fábrica de ferramentas de Castanheira, as restantes na fábrica de quadros instalada há quase vinte anos em Nogueira. Estes últimos com salários em atraso, a maior parte com mais de quatro meses de ordenado por receber.
Números muito difíceis para um concelho que luta todos os dias contra a desertificação e vê fugir-lhe, quase de uma só assentada, duas empresas que, mais não fosse, representavam a fixação em Paredes de Coura de algumas dezenas de pessoas. Ainda na última edição de O Coura, Albano Sousa, correspondente de Castanheira, se congratulava por na zona industrial daquela freguesia estarem a surgir novas empresas, e principalmente por serem de empresários courenses. Ainda bem que assim é. São, no entanto, pequenos projectos que não trazem mais que dois ou três postos de trabalho e eventualmente a maioria deles até nem será novo, apenas terá vindo para ali transferido de outro ponto do município.
Faltam os grandes projectos, sejam eles de Paredes de Coura ou de outro lado qualquer, mas que por aqui se fixem, para que ajudem a fixar as populações. E já nem falo num grande investimento como os que surgiram e vão surgir no futuro em Valença, Monção ou Ponte de Lima, com a subsequente criação de largas centenas de postos de trabalho. Para esses, temos de ser realistas, não temos capacidade. E já não falo sequer das sempre referidas fracas acessibilidades. Não temos, simplesmente, gente suficiente para “alimentar” uma fábrica que “consome” diariamente 400, 500 ou mais funcionários. Veja-se o que aconteceu, por exemplo, com uma fábrica que há uns anos se instalou em Castanheira com o objectivo de criar 100 postos de trabalho e que, até hoje, ainda não conseguiu reunir funcionários suficientes para atingir esse número.
Que venham, que continuem a vir, novos projectos, de pequena, mas sobretudo de média dimensão. Parece que há alguns interessados, pelo menos a fazer fé nos pedidos que têm sido feitos à autarquia e nos protocolos que têm sido estabelecidos para a cedência de lotes. Mas que se assegurem, também, as condições para manter em laboração todas as outras empresas que por aqui resistem. Para que não assistamos à criação de 20 postos de trabalho num dia, e ao fecho de uma fábrica que lança 40 funcionários no desemprego, no dia seguinte.


(Actualização)
No caso concreto da Artezin, que funcionava desde Janeiro de 1998 na zona industrial de Castanheira, é de estranahr, contudo, o encerramento, quando, há cerca de um ano, os proprietários diziam que a fábrica estava financeiramente estável e se preparavam para ali investir 300 mil euros na renovação do parque de máquinas. Inclusivamente chegaram a pedir à Câmara, o que foi aceite, que lhes fosse libertada a reserva de propriedade sobre o espaço que ocupavam, para o poderem entregar como garantia do investimento. Um ano depois, precisamente depois de terminar o período em que o terreno ainda reverteria para a autarquia, o desfecho foi, infelizmente, outro.

4 comentários:

  1. Aqui como em Coina, as fábricas fecham e a produção acaba. Não vejo razão alguma para espanto, tudo tem o seu prazo de validade, de fecundidade... em Coura, na Coina e no Terreiro do Paço

    ResponderEliminar
  2. A indústria em Ponte de lima é quase nula (nula?) e aquele concelho é só o mais desenvolvido do distrito, depois de Viana do Castelo. Portanto, a indústria não é tudo e está longe até de ser metade.

    ResponderEliminar
  3. A Arminho fechou nao por problemas financeiros mas sim por outros motivos.Pena os Sr° jornalistas de Coura nao aprofundarem melhor certas questoes.Por exemplo,quem continua a fornecer a fábrica mae na Alemanha?Já que essa empresa continua a funcionar,depois pq havia encomendas nos últimos meses e nao havia matéria prima para satisfazer esses pedidos?Pq se deixou de pagar aos funcionários e ao mesmo tempo havia dinheiro para montar outras empresas fora do concelho(ATB em P.de Lima)e os negócios desse sr° gerente com a China e a importacao de motos 4 e máquinas industriais para Angola?etc.etc.
    Cheira-me a falência fraudulenta,mas q responda quem saiba.
    Ahhhhhhh,e já agora o negócio com o terreno na Nogueira,que foi vendido pela CMPC a 1$00 0 m2 e agora é desses senhores.
    Lindoooooooooooooooo..............

    ResponderEliminar
  4. Parede de Coura não se mexe, há que centibar essas tais empresas espanholas a investirem em Coura, criando novos parques industrias e acessos.

    Novos parques empresariais

    "A Câmara de Monção e a Associação Industrial do Minho (AIM) vão amanhã formalizar a constituição de uma sociedade anónima, que prevê a construção de três novos parques empresariais naquele concelho. À nova sociedade, a "MinhoPark - Monção - Parque Empresarial do Noroeste Peninsular", caberá a realização de estudos, a construção, instalação e gestão dos futuros parques empresariais num território onde o único existente, o parque empresarial de Lagoa, se encontra lotado com duas dezenas de empresas portuguesas e estrangeiras, sendo que a maioria destas são espanholas."

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!