24 abril 2008

Abril

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, este ano Paredes de Coura vai ter sessão solene da Assembleia Municipal para assinalar mais um aniversário do 25 de Abril de 1974. Parece que desta vez não houve complicações de agenda e lá conseguiram arranjar um tempinho para debater Abril. Mas é já hoje à noite e não no próprio dia. Dirão as “más-línguas” que é para não estragar o fim-de-semana prolongado, dirão outros que se trata de uma forma de tentar atrair mais algum público, que teima em manter-se afastado deste tipo de actos.
O importante, contudo, é que vai haver sessão. Não obstante o apelo do Presidente da República no ano passado, que pedia mais intervenção da sociedade civil, discurso que foi utilizado, inclusivamente, por elementos do Partido Socialista na AM de Coura para justificar a não realização da sessão comemorativa no ano passado. Um ano volvido, contudo, parece que a intervenção de Cavaco Silva já não faz sentido e eis que volta a homenagem. E ainda bem, digo eu. A importância de Abril ainda é tal, ou pelo menos deveria ser, que a sessão anual de troca de galhardetes é o mínimo que se pode exigir.
O mínimo, digo eu, porque há quem faça mais. Veja-se o caso de Valença, aqui tão perto, que tem, inclusivamente, um grupo dedicado a este assunto, a Comissão Valenciana para as Comemorações do 25 de Abril. Será que lá se dá mais importância à conquista da Liberdade? Acho que não.
Aliás, em Paredes de Coura também temos mais iniciativas, promovidas precisamente pela dita sociedade civil. Atente-se no que faz, ano após ano, a Associação Cultural de Mozelos, que no passado dia 12 nos trouxe a memória das músicas de Zeca Afonso, a memória da Revolução de Abril. O mesmo Zeca, a mesma Revolução que, se evoca no próximo sábado à noite, no Centro Cultural, com a AJANORTE – Associação José Afonso. E ainda, Zeca Afonso uma vez mais, igualmente no Centro Cultural de Paredes de Coura, numa exposição foto-biográfica do cantor nascido em Aveiro e imortalizado em todo o país.
Pequenos tributos, grandes homenagens, duma batalha que se continua a travar todos os dias. Sempre que há alguém que se esquece de Abril, 25.

2 comentários:

  1. 25 de Abril SEMPRE

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  2. Ainda falta muito 26 a um 25....REDONDO.
    Abril sempreeeee...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!