07 maio 2008

Espantalhos e "bandalhos"

Os primeiros surgiram numa iniciativa da Câmara de Paredes de Coura, em parceria com vários estabelecimentos de ensino e associações culturais do concelho. Os segundos apareceram por iniciativa própria, num fim-de-semana prolongado e, ao que parece, tresloucado.
Já não são de agora os actos de vandalismos cometidos a coberto da noite, especialmente ao fim-de-semana, e que tomam como alvo diverso mobiliário urbano da vila. E assim depois de uma noite de copos, é ver caixotes do lixo estragados, paredes pichadas, bancos danificados... No fim-de-semana passado, contudo, os “bandalhos” arranjaram um entretenimento novo, os espantalhos que alguns se dedicaram a embelezar, e que outros, eventualmente com dor de cotovelo, não quiseram deixar de danificar. E inclusivamente roubar, pois logo na primeira noite dois deles desapareceram.
Falta de diversão na noite courense? Provavelmente, mas nem isso é desculpa para estragar um dos atractivos que a autarquia tinha previsto para quatro dias de animação na sede do concelho. Que bonita imagem de Paredes de Coura dão esses indivíduos que se dedicam a estragar o alheio…
Não falo, como referiu um anónimo em comentário ao post anterior, em clima de impunidade. Porque, por um lado, creio que a pouca GNR que “toma conta” do concelho à noite tem mais com que se preocupar, e porque, por outro lado, creio que o problema não tem a ver com criminalidade ou insegurança. Tem, isso sim, a ver com falta de respeito para com os outros, aqueles que perderam algumas horas para tentar dar mais vida a um centro urbano que, pelos vistos, para estar animado, só precisa de meia dúzia de “bandalhos” que não gostaram de ser trocados por bonitos espantalhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!