14 maio 2008

Vou ali ao lado abastecer e já venho...

Quinze. É o número mágico do dia… Quinze aumentos do preço dos combustíveis desde o início do ano. Pois… mas a carteira continua a ser apenas uma.
Não sou economista, nem quero saber como é obtido o preço final dos combustíveis, antes ou depois de impostos. E o preço do petróleo, esse, passa-me ao lado. A mim, como consumidor final que sou, importa-me apenas uma coisa: o preço final do produto e esse, infelizmente, não tem parado de aumentar. Aliás, tem aumentado na mesma proporção dos aumentos recordes dos lucros das gasolineiras, inclusivamente a nossa.
É isso que interessa a todos os portugueses que, de cada vez que vão abastecer o depósito do carro, esvaziam cada vez mais a carteira. E depois admiram-se que os portugueses, especialmente os das zonas fronteiriças, deixem os postos nacionais às moscas e se dirijam, quase em fila indiana, ao lado de lá da fronteira para atestar.
Basta atravessar a ponte de Valença para ver o aglomerado de automóveis que se gera logo na primeira bomba de gasolina que se vê em Espanha, quando, alguns metros atrás o último posto antes da fronteira está praticamente fechado. E se avançarmos mais alguns quilómetros Espanha adentro o preço dos combustíveis desce ainda mais.
A ser assim, não é de admirar que a viagem até à fronteira ganhe cada vez mais adeptos. Com diferenças que chegam quase aos 25 cêntimos por litro só pode ser assim. E, se ao combustível no depósito, acrescentarmos mais algum num garrafão improvisado e uma ou duas botijas de gás na mala do carro, mesmo indo contra a Lei, a poupança sobe e de que maneira e, sinceramente, no estado em que estão as coisas, é isso que interessa aos consumidores.
Mas também em Portugal há postos de abastecimento de combustíveis com preços mais concorrenciais. Aliás, ainda há pouco tempo foi criado o Mais Gasolina, que dá conta dos preços dos combustíveis um pouco por todo o país e mostra isso mesmo, as diferenças entre várias marcas, entre várias localidades, entre vários postos nas mesmas localidades. É a concorrência, claro, a trabalhar em prol dos consumidores. Curiosamente os melhores preços aparecem nos postos que estão ligados a grandes superfícies comerciais que, mesmo comprando os combustíveis às gasolineiras, conseguem melhores preços que estas. Vá-se lá saber porquê...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!