12 maio 2008

Parcómetros quase pagos

Se o objectivo inicial era o ordenamento do estacionamento no centro urbano de Paredes de Coura, passado pouco mais de um ano da entrada em funcionamento dos parcómetros, pode também dizer-se que este foi um bom negócio. É que, pelas contas da autarquia, o investimento inicial está praticamente saldado e daqui para a frente é só lucro.
De acordo com a informação veiculada pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, as receitas do estacionamento pago à superfície rondam os 2500 euros mensais no período de Inverno, aumentando para mais do dobro durante o Verão. Ou seja, estimando que o período de Verão se reporte apenas aos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, temos qualquer coisa como 20 mil euros de receitas apenas nestes quatro meses. Valor igual ao que se obtém com a recolha mensal de 2500 euros nos restantes oito meses do ano.
Ora, sabendo de antemão que o investimento feito nas dez máquinas cobradoras que começaram a funcionar em Janeiro do ano passado foi de cerca de 50 mil euros, podemos dizer que o investimento feito pela Câmara de Paredes de Coura está prestes a ser amortizado na sua totalidade. Com receitas estimadas de 40 mil euros/ano, as máquinas ficam pagas em pouco mais de um ano e, muito embora a Câmara admita que a função dos parcómetros não era fazer ganhar dinheiro, é isso que vai começar a acontecer, para gáudio dos cofres do município.
Mas, se o estacionamento pago à superfície parece estar no bom caminho, mau grado as críticas aquando da sua entrada em funcionamento, já o mesmo não acontece com os parques de estacionamento subterrâneo. Com despesas de funcionamento bastante elevadas e pouca adesão por parte dos automobilistas, os dois parques continuam a gerar uma receita praticamente residual. E não se percebe, por exemplo, porque é que muitos automobilistas continuam a optar pelos parcómetros, quando o custo do estacionamento subterrâneo é consideravelmente inferior ao que é praticado à superfície.

2 comentários:

  1. E se pensarmos que nem toda a gente paga o estacionamento de superficie...
    Ui!

    SB (de Lx)

    ResponderEliminar
  2. Galinha dos ovos de ouro versão futurista?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!