23 outubro 2008

Começou!

A um ano das eleições autárquicas, eis que o PSD de Paredes de Coura já começou a sua campanha eleitoral, num comunicado em que se manifesta contra a crise, a pobreza e a desertificação. Mesmo não sabendo ainda, até porque alguns dizem que é muito cedo, quem será o candidato laranja à Câmara de Coura. Se tivermos em conta que a política local é muitas vezes um “one man show”, e avaliar por quem andava a distribuir os cartazes, é capaz de haver surpresas.
O comunicado do PSD surge numa altura em que se discute a elaboração do orçamento da Câmara de Paredes de Coura para o próximo ano. Os social-democratas não quiseram deixar de prestar o seu contributo e vá de enunciar algumas medidas que gostariam de ver incluídas naquele documento. E não falo de projectos ou investimentos, mas de mexidas aritméticas que, explica aquele partido, podem promover o desenvolvimento e aumentar o rendimento dos courenses.
Na sua maioria, não se tratam de quaisquer novidades. São reivindicações que o PSD já apresentou por diversas vezes nas reuniões do Executivo camarário e na Assembleia Municipal, inclusivamente na última sessão deste órgão autárquico, com Venâncio Fernandes a defender a redução da taxa de IMI para o valor mínimo, o que já foi chumbado pela maioria socialista. Lá aparecem também o abdicar, por parte da autarquia, do valor que lhe cabe do IRS dos contribuintes, bem como o fim da derrama e a isenção ou redução do IMI e IMT para quem recupere habitações degradadas.
Mas surgem também algumas propostas novas, nomeadamente a isenção do IRC aos projectos de investimento que promovam a criação de emprego, bem como a criação de um apoio complementar para a aquisição de medicamentos, destinado às pessoas com rendimentos mais baixos. Já no que respeita à fonte onde vai buscar o dinheiro para financiar isto, o PSD não esclarece.
O comunicado agora divulgado, que os social-democratas andaram a espalhar pelo concelho, fala ainda na atribuição de um subsídio de natalidade. Não se percebe muito bem é se é uma proposta inovadora ou se, pelo contrário, estão a perguntar a Pereira Júnior onde pára o prometido subsídio à natalidade com o nascimento do terceiro filho, colocado na agenda há bastante tempo mas que ainda não viu a luz do dia.

20 comentários:

  1. Bem ilustrado, Eduardo...
    Manual de Campanha Eleitoral, essencialmente.
    E pouco mais que isso!

    ResponderEliminar
  2. O psd tem colocado para discussão várias propostas ao longo do tempo, não foi,não é, nem será, apenas agora, faltando ainda um ano para as eleições que o psd defenderá todas as propostas que entende serem essencias para a nossa terra. Ás vezes as nossas propostas são imediatamente aprovadas, outras só ao fim de alguns anos, como foi o caso da redução do IMI. Há algum tempo que o PSD, pelos seus vereadores e membros da AM tem vindo a colocar a ênfase na capacidade competitiva do concelho. O que está agora em causa está alem de meras propostas de discussão política e além da questão da competitividade. A crise que se vive na nossa terra, será muito mais agressiva por força da tão falada crise financeira mundial, que ninguém já duvida se tratar já de uma crise económica. Com todas os Governos a tomarem medidas de excepção, as Autarquias não podem por-se de lado. Respondendo à questão das receitas para as medidas propostas, que serão discutidas em reunião de Câmara, neste momento apenas se pode afirmar o seguinte; será obviamente necessário repensar alguns investimentos e o apoio a algumas actividades que numa situação de excepção podem ser secundarizadas. O PSD não obstante as dificuldades financeiras que ainda derivam dos parques de estacionamento, não terá receio de por estas medidas em prática, e aqui sim, se quiserem está a campanha, se o PSD ganhar as próximas eleições, como esperamos, estas serão uma realidade.
    Mas neste momento estas propostas são e serão de uma forma muito mais acutilante necessárias ao tecido económico de Paredes de Coura e para as pessoas que vivem na nossa terra.
    Para terminar, entendo que os líderes de excepção são tanto mais excepcionais quanto mais resultados obtiverem com maiores níveis de escassez de fundos para mais actividades desenvolvidas.
    O PSD não terá receio deste desafio
    José Augusto Caldas
    Vereado PSD

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas que possuem o dom de nada dizerem por grandes palavras
    "Mais vale estar calado e parecer-se estúpido, do que abrir a boca e confirmá-lo!". Não é verdade amigo Zé?

    ResponderEliminar
  4. Não sei do que falas, Anónimo. Não me parece que te estejas a dirigir ao teu amigo zé!.
    Aproveitem e em vez de cirar casos, discutam as propostas.
    Querem pagar menos IRS?, Querem pagar menos IMI? e menos IMT? Menos IRC? Acham que estas medidas além de aumentar o rendimento disponível, pemitem melhorar o ambiente económico em Paredes de Coura, de forma apromover o investimento e o emprego? Acha ou não que os impostos que deixarão de ser cobrados, nas vossas mãos terão ou melhor aplicaçao nas maos de quem governa a Câmara?
    deve ou não apoiar-se a natalidade, com subsídios?
    Deve ou não a muitos Idosos do nossa Concelho, com reformas abaixo do salário minimo ncional (mais de 1000), que não tenham outros rendimentos, e que tenham gastos tão significativos em medicamentos, dar-lhes um complmento de reforma para que ou tenham acesso aos medicamentos ou tenham acesso a um nível alimentar minimo.
    Discutam estas medidas, não criem ruidos.
    apenas responderei a discusáo sobre as medidas propostas
    José augusto

    ResponderEliminar
  5. Estás a pedir muita fruta, Zé!
    Aqui é só para espingardaria, Zé! Onde te vieste meter! A falar de coisas "sérias" e a aporveitar um espaço de opinião! Isso é já levar a campanha muito a sério. Diz se és o candidato e... bota prá frente!

    ResponderEliminar
  6. "Um jovem promissor deveria ingressar na política para assim poder continuar prometendo por toda a vida!" (Robert Byrne)

    ResponderEliminar
  7. Olá caro José Augusto, folgo em vê-lo por aqui, diposto a discutir as propostas que o PSD tem para o concelho. Que não são de agora, sei-o bem, mas que, julgo que pela primeira vez, assumem a forma de comunicado que o partido fez questão de distribuir por vários locais do concelho. Daí a conotação, da minha autoria, com a campanha eleitoral que nos espera no próximo ano. E, já agora, de realçar o facto de, finalmente, o PSD parecer falar a uma só voz, na Câmara, na Assembleia Municipal, no concelho. Como há muito não se via.
    Sobre as propostas em si, e aproveitando o repto que deixou uns comentários acima, deixe-me que lhe diga que concordo com aquelas que visam uma redução da carga fiscal dos contribuintes courenses e das empresas que por aqui se queiram instalar. Aliás, já por diversas vezes o referi neste blogue. Já em relação a outras propostas, nomeadamente os incentivos para aquisição de medicamentos e à natalidade, apesar de concordar com os princípios que lhes estão inerentes, não posso deixar de questionar-me sobre a forma de financiamento destes apoios que, a avançarem, precisam de ser muito, mas mesmo muito bem fiscalizados. Já vi que o PSD, se ganhar a Câmara em 2009, não hesitará em avançar com estas medidas, mas continuo sem saber é a que custo. Ou seja, onde é que se vai cortar para ter dinheiro isto?

    ResponderEliminar
  8. ERRATA:
    Onde se lê;
    "Já vi que o PSD, se ganhar a Câmara em 2009, não hesitará em avançar com estas medidas, mas continuo sem saber é a que custo."
    Deve ler-se:
    "Já vi que o PSD, se ganhar a Câmara em 2009, não hesitará em avançar com estas medidas, mas continuo sem saber é a que custo e em que ano?"

    Ó Eduardo um blogue que se quer sério deve ser também rigoroso!

    Saudações..

    ResponderEliminar
  9. ... meninos está na hora de nos virarmos para os nosssos campinhos, colher as nossas hortaliças e legumes, criar as nossas galinhas, coelhos, vaquinhas ter o nosso leitinho fresco, como antigamente, o de pacote tá caro e quantos quimicos não acumula... por issso vamos pensando em criar incentivos para que este pessoal vá dando cara lavada a tanta terrinha de velho...

    ResponderEliminar
  10. Em 1º lugar concordo com o comentário anterior. Voltamos ao tempo da produção.
    Quanto à questão que o Eduardo coloca, é necessário sublinhar que o PSD ainda é oposição, e que de uma ou de outra forma está condicionado pelo que a maioria do PS decide fazer. Usaremos contudo, como estamos a usar, todos os meios lícitos para forçar a discussão prometida pelo Sr Presidente da Câmara. Sem fugir ao repto, o PSD tem uma estimativa segura quer da redução da receita quer do aumento dos encargos. São valores consideráveis, mas ainda que necessários poderão não ser suficientes para evitar situações de forte pobreza no nosso concelho que sinceramente antevejo. Haverá necessidade de repensar total ou parcialmente o apoio a várias actividades, pois teremos de nos centrar no essencial. Mas essa discussão é para ter apenas após a aprovação das medidas, caso contrário perdem efeito e por isso caro Eduardo e Bloguistas e Leitores não entre já nessa discussão. Neste momento os nossos esforços vão no sentido de conseguir aprovar todas as medidas propostas.
    Naturalmente estas medidas não são para manter apenas durante um ano, pelo que consequentemente, estou em crer que farão parte das medidas do PSD para o acto eleitoral que se vai realizar.
    José Augusto

    ResponderEliminar
  11. O ZÉ E O EDUARDO
    O Corvo apanhou um queijo, e com ele fugindo, se poisou sobre uma árvore.
    Viu-o a Raposa e desejou de lhe comer o seu queijo. Pondo-se ao pé da árvore, começou a dizer ao Corvo:
    - Por certo que és formoso e gentil-homem e poucos pássaros há que te ganhem. Tu és bem disposto e mui galante; se acertaras de saber cantar, nenhuma ave se comparará contigo. Soberbo o Corvo destes gabos e desejando de lhe parecer bem, levanta o pescoço para cantar; porém abrindo o bico, caiu-lhe o queijo!
    A Raposa o tomou e foi-se ficando o Corvo faminto e corrido de sua própria ignorância.

    ResponderEliminar
  12. já se está a tentar distrair do importante. discutam as ideias, ou isso é dificil?
    José augusto

    ResponderEliminar
  13. esse filosofo ... da Lenda do corvo e da raposa... tem muita graça... é assim a tactica dos que so querem floreados, bem falantes, dizer coisas bonitas... enchem os bolsos proprios e estão -se lixando para o restante...
    e há-os muitos cá na nossa santa terrinha.
    Pouca treta e mais trabalho concreto...
    esses senhores para ja´têm dinheiro ,e muito..., e podem ir ao mercado abastecer os celeiros caseiros... mas ainda chegará o tempo de não terem coisa alguma no mercado... olahi para os vossos campinhos quem os tem... e ajudai os que não os tem a poderem trabalhar neles...

    ResponderEliminar
  14. QUEIXUMES DO PORCO

    Fui chamado à cidade
    No mês do Natal um dia,
    Pera eu feitorizar
    Grande casa morgadia:
    E levei, p'ra meu negócio,
    Uma cabra, sua cria,
    Um porco e um carneiro,
    Comigo de companhia.
    (cont.)

    ResponderEliminar
  15. Há gente de coura só se revê em animais... por que será?!

    ResponderEliminar
  16. Em certo tempo, começou a Terra a dar urros, e inchar, dizendo que queria parir. Andava a gente mui pasmada, e cheia de temor, e receosa que nascesse algum monstro proporcionado com a mãe, que pudesse destruir o mundo todo. Chegado o tempo do parto, estando todos juntos suspensos, pariu a Terra um Murganho, e ficou sendo riso o que antes era medo!

    ResponderEliminar
  17. é mesmo gracinha de parvalhão...
    deve ser alguém que não sente os problemas de quem tem ordenados baixos, dos que não tem trabalho, dos que tem reformas paupérrimas, quase nem chega para a farmacia, como ouço muitas vezes; por isso canta de galo e conta historias!
    Olhe para os nosssos idosos, para os jovens sem trabalho, para os casais desempregados e para aqueles que embora empregados tem os salarios em atraso... fala-se em algo de surpresa... as forças armadas ja bufam... e não sei o que nos espera!!!
    há que repensar e bem,,, o pior é que sofrem sempre os mais pequenos e indefesos...

    ResponderEliminar
  18. O Zé do pequenino do psd ao entrar em diálogo com anónimos só revela que não tem nem carácter nem intuição política. Pobre rapaz este...

    ResponderEliminar
  19. Os anónimos também votam.
    Mas porque não de identificam?
    Recordo-me a ideologia socialista, sim a defendida por Lenine e Seguintes. Esta caiu porque em vez da igualdade, havia uma elite, do partido, que era a classe previlegiada. Esta elite defendia sempre o regime e quanto mais o defendia, mais elite se tornava, é claro que quem sofria era o Povo.
    Em face da situação económica do concelho, só vejo uma elite a defender a actual gestão, sabe-se lá porquê? quanto mais um Povo for dependente mais obediente se torna e é mais facilmente manipulável. Os portugueses são um povo dócil (caso contrário não teríamos tido mais de 40 anos de ditadura). Por isso é que à elite interessa a pobresa, quanto mais melhor, porque depois com muito pouco que se distribua, é grande a esmola para quem recebe.
    Não contem comigo para isso. Toda a vida enho defendido a minha terra e vou continar a faze-lo, por mim, pelos meus, pelos Courenses e por Coura.
    Identifiquem-se, discutam as propostas, apresentem alternativas, é para isso que servem os blogs.
    José Augusto, o Zé.

    ResponderEliminar
  20. força Zé Augusto!
    Mas está muito dificil desfazer a teia politica caseira... tá, tá e cada vez Coura empobresse mais e... o povinho que se lixe

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!