17 agosto 2009

E os candidatos são...

Terminado hoje o prazo para a entrega das listas candidatas às eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro, eis que surgem algumas surpresas no panorama político concelhio, com a inclusão de alguns nomes pouco conhecidos nos meandros políticos locais. Mas também com alguns regressos e ainda com mudanças (estratégicas?) de posição.



PSD: Surpresa que vem de Castanheira

Veja-se, por exemplo, o que acontece no PSD. Já se sabia, com o anúncio da candidatura de José Augusto Sousa, que Décio Guerreiro, eterno candidato deste partido à Câmara Municipal de Paredes de Coura, iria deixar a liderança da lista social-democrata. O que não se sabia é que o actual vereador iria trocar as reuniões do executivo camarário pelas da Assembleia Municipal, encabeçando a lista a este órgão autárquico.

De resto, a lista laranja apresenta também algumas novidades, a maior das quais residirá na escolha do número dois. Desenganem-se aqueles que julgavam que o lugar caberia a João Cunha, presidente da concelhia do PSD, porque a escolha recaiu em Albano Sousa que, não sendo um total desconhecido das lides partidárias courenses, assume agora papel de especial relevo, relegando o responsável da concelhia laranja para o quarto lugar da lista. Uma tentativa de tentar capitalizar o potencial que Albano Sousa tem granjeado pelo seu trabalho associativo desenvolvido em Castanheira. Pelo meio, na terceira posição, Ana Maria Guerreiro, irmã do vereador com o mesmo nome. E a fechar o cinco inicial, Eugénia Sousa, professora de Cossourado.

Mas a lista social-democrata também revela que Venâncio Fernandes não aparece em lado algum de qualquer lista social-democrata. O que, aliado ao facto de não ter sido apresentada nenhuma candidatura independente à autarquia courense, praticamente afasta o empresário das lides políticas do concelho.



PS: Marinheiro na terceira posição

No Partido Socialista, conhecida de antemão a saída de António Esteves e a recandidatura de António Pereira Júnior, era natural que Manuel Monteiro subisse ao segundo lugar da lista. E assim aconteceu. O que já não seria tão previsível era que para o terceiro lugar entrasse uma cara pouco conhecida nestes meandros: Alexandra Marinheiro. A professora da EPRAMI é outra das surpresas das listas hoje apresentadas e, perante a novidade há quem lembre as suas qualidades profissionais, mas também quem recorde a sua relação de parentesco com Rosalina Martins, actual deputada socialista e cabeça de lista pelo partido no distrito de Viana do Castelo.

A fechar os cinco primeiros surgem também Vítor Paulo Pereira, que no mandato actual assumiu a liderança do grupo parlamentar do PS courense na Assembleia Municipal, e ainda Lúcia Barbosa, outra professora também oriunda da EPRAMI. Na lista da Assembleia Municipal, José Augusto Pacheco continua a ser o líder.



CDU: O regresso a Formariz

Em relação à CDU, a lista candidata à Câmara Municipal é liderada por José Manuel Cunha Alves, professor aposentado de Ferreira. E para a Assembleia Municipal surge outro professor, mas também veterinário, João Paulo da Cunha Alves, igualmente de Ferreira. Aliás, as listas da CDU integram vários elementos ligados ao ensino em Paredes de Coura. A grande novidade, contudo, não se verifica na corrida à Câmara e Assembleia, mas sim em relação à Junta de Freguesia de Formariz, que Arlindo Alves, histórico comunista courense, vai tentar recuperar.

E já que se fala em juntas de freguesia, de lembrar também a reedição do combate de há quatro anos na vila, já que Joaquim Felgueiras Lopes, do PS, vai ter novamente a concorrência de Paula Caldas, pelo PSD e João Brito Braga, pela CDU.

5 comentários:

  1. E pronto, é cada vez mais certo que o jornal "O Coura" é, sem dúvida, a única oposição ao poder instalado que este concelho tem.
    A saber:

    Alexandra marinheiro, uma professora oriunda de Vila Verde trazida pela mão da prima Rosalina Martins e carregada "em ombros" para a autarquia courense pela mesma senhora.

    Lúcia Barbosa, a grande desilusão em termos pessoais, excelente profissional, sem papas na língua e sem medo "vendeu-se" às rosas depois de ter consumido tantas laranjas e durante tantos anos. "àgua mole em pedra dura"..

    Vitor paulo: Afinal não servia, não tinha estofo de político, pois não? A julgar pela posição que ocupa desta vez nas listas do PS..

    E quanto ao PSD: uma lista fraca, sem grandes nomes, sem gente de combate.
    Salva-se o Décio que vai animar as assembleias..

    A CDU faz o que pode mas o "naipe" também não promete fazer estragos.

    É caso para dizer que o concelho está vendido, a pobreza inteclectual grassa (sim senhor eu como as rosas, eu quero um tacho, sim sim, tem toda a razão, vocês é que mandam, eu também sou PS, PS, PS, PS).

    sÓ É PENA QUE QUEM É DA TERRA TENHA DE EMIGRAR PARA GANHARA VIDA E OS DE FORA VENHAM PARA CÁ CANTAR DE GALO.

    TRISTE TERRA, TRISTE GENTE E POBRE DO POVO

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite, Sr Eduardo Bastos. afirmo-lhe em primeira mão, que não será propriamente assim, poderá até ser o inicio de uma intervenção politica mais profunda no Concelho, a actividade politica não se restringe ao poder autarquico. Ao analisar a composição das listas partidárias, cresce a minha convicção, da necessidade de intervenção de todos nós, da junção de contributos e da denuncia sem receios, do estado em que se encontra a vida politica e a democracia Courense.

    ResponderEliminar
  3. O palavras quentes bem podia escolher como pseudónimo "bolso quente", porque só alguém com interesses pessoais no aparelho instalado é que consegue ter tal coragem. Então a lista da câmara do PS é melhor do que a do PSD? Valha-nos Deus de tal cegueira, que conseguiu tolher a visão do actual presidente de câmara levando o monteiro em segundo (não é de Coura), Alexandra em terceiro (não é de Coura) e deixa o colibri todo chateado por tal asneira.
    E já agora, a Lúcia Barbosa?

    ResponderEliminar
  4. o que interessa ser ou nao de Coura???????
    Lá por nao serem de Coura nao quer dizer q nao se podem candidatar.
    Às vezes mais vale os de fora do que propriamente os da terra....é que por vezes fazem muito mais por esta terra do que outros que tanto se dizem Courenses.........

    ResponderEliminar
  5. Eu adivinhei que esse venancinho nao ia a lado nemhum..............
    e ainda bem...pq é muito fraquinho politicamente e nao só.....
    qunto ao futuro desse sr.?????tb nao deve ser grande coisa!!!!!mas estou cá pra ver onde vai ele intervir....fico à espera......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!