19 outubro 2009

Parcerias que se agradecem

bombeiros coura 2

O conceito de cidades geminadas, que chegou a Paredes de Coura, com mais força, no ano passado, com a geminação entre este município e Cenon, em França, há muito que era utilizado por outras localidades um pouco por todo o país. A minha terra Natal, por exemplo, já lá vão dez anos, tinha acordos de geminação com mais de uma dúzia de localidades espalhadas pelo mundo, desde a minhota Viana do Castelo, até à japonesa Oita. Os resultados dessa colaboração, contudo, eram poucos ou nenhuns.

Nesse aspecto, Paredes de Coura só se pode orgulhar dos resultados que tem conseguido obter mercê da sua geminação com Cenon. Por um lado temos os frutos menos visíveis dessa “relação”, como a divulgação do que por cá se faz, em termos culturais, com a participação de várias associações do concelho em diversas actividades em Cenon. Por outro lado, temos a face mais vísivel desta geminação, que teve um primeiro passo no ano passado, com a cedência de quatro viaturas dos Bombeiros de Cenon à corporação courense, e que continuou agora, com a vinda de mais uma viatura que os “irmãos” franceses ofereceram aos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura.

Mais do que as visitas recíprocas, mais do que o dar nome a uma avenida ou a uma composição de metro, são acções desta natureza que dão valor a acordos de geminação que, saindo do papel, saltam para a realidade das duas comunidades envolvidas. Alguém imaginaria que, se não fosse desta forma solidária, alguma vez os Bombeiros de Paredes de Coura teriam verbas suficientes para adquirir as cinco viaturas que vieram de Cenon? E, se porventura as tivessem de adquirir não seria dinheiro desviado de outros projectos, como a tão falada ampliação do quartel?

É claro que um acordo de geminação não se pode reduzir a isso, mas, com pouco mais de um ano de protocolo entre os dois municípios, penso que está dado um bom passo no sentido do estreitamento de relações entre as duas comunidades. Ao apoio concedido aos bombeiros certamente se vão juntar outras actividades, cá como lá, que farão fortalecer ainda mais esses laços que, por enquanto, ainda são mais fortes do lado de lá.

3 comentários:

  1. As geminacoes sao sempre de aplaudir....mas teremos nós as mesmas condicoes que eles ?????É que nós álem da boa vontade e de receber as pessoas bem ,nao podemos estar a oferecer grande coisa!!!!!!Somos "pobres"....
    Mas tb me parece que nos dao o que eles já nao usam?????ou nao podem,pq as leis lá parecem ser mais apertadas?????
    De qualquer maneira nao sao ofertas de recusar.......sempre ajudam a quem nada tem ou tem pouco.......
    Paredes de Coura devia promover mais geminacoes com vilas e cidades ,principalmente onde os nossos emigrantes têm mais representacao....
    Em troca temos a boa vontade.......

    ResponderEliminar
  2. Devemos sempre aplaudir e apoiar, todas as acções que contribuam para o extreitamento de relações entre os povos, qualquer que seja a área. Mas não devemos deixar de ser criticos, nem demasiado esmerados naquilo que procuramos evidenciar.. Pessoalmente considero a Geminação positiva, já produziu efeitos.. aquilo que não tenho a certeza,, é se existe um plano de objectivos a cumprir. embora seja importante para a nossa corporação(por aquilo que já ouvi, porque sou analfabeto nessa área), as ofertas tem sido um pouco mais do género...vamos levar estas coisitas que já não nos fazem falta.. é certo que para Coura poderão vir a ser utéis, nomeadamente a viatura de combate a incendios em tecido urbano.. Gostaria de ver a minha terra agradecida sim,, mas não demasiado curvada por estes actos..incentivemos por exemplo uma troca comercial.. sei lá uma festa em que os nossos comerciantes e industriais.. possam lá dar a conhecer os seus produtos.. e porque não os de lá poderem estar presentes numa feira mostra em Coura.. Defendo que se deve dar a palavra à sociedade civil e privados, com o respectivo apoio da edilidade..

    ResponderEliminar
  3. Em troca temos a boa vontade e teremos um empreendimento de luxo no valor de 50 milhões de euros para os receber e ensinar a jogar golfe!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!