28 fevereiro 2010

O fado do golfe em Paredes de Coura

“Temos um fado muito grande em relação à construção de um campo de golfe em Paredes de Coura!” O desabafo é de António Pereira Júnior, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, na Assembleia Municipal da passada sexta-feira. O autarca courense respondia a uma interpelação de Elisabete Ribeiro, do PSD, que quis saber o estado em que se encontrava actualmente o projecto para a instalação de um complexo turístico com campo de golfe de montanha em Mozelos e arredores.
Na resposta, Pereira Júnior não conseguiu esclarecer a assistência mas, lembrando que vivemos uma situação de crise, recordou que já foi protocolada, ainda que não escriturada, a compra de grande parte dos terrenos necessários ao campo de golfe. E, acrescentou, está incluído nas candidaturas aos fundos comunitários. Sobre o edifício do antigo sanatório, voltou a lembrar o que já é do domínio público: que ainda não é conhecido o proprietário correcto daquele equipamento e que, quando se souber qual o organismo, dentro do Estado, que detém a sua propriedade, a autarquia está disposta a adquiri-lo e entrar assim no capital da sociedade detentora do futuro complexo turístico.
O presidente da Câmara aproveitou ainda para esclarecer os presentes que o projecto do campo de golfe em Mozelos nada tem a ver com outro equipamento género que vai surgir em Covas, Vila Nova de Cerveira, e que já estará mais adiantado. Sobre o assunto, aliás, aproveito para pegar no que diz Nuno de Matos, no seu blogue, sobre a multiplicação de projectos turísticos com características semelhantes em todo o Alto Minho. Aliás, ainda há tempos, em conversa com um amigo sobre o assunto, se questionava a futura taxa de utilização de seis campos de golfe num espaço tão próximo. Coisa que, mais do que a crise ou a propriedade do antigo sanatório, pode colocar em risco o projecto de Mozelos.

9 comentários:

  1. Já muito se discutiu este assunto!!!!!!!!
    Continuo a achar que é um projecto com uma componente de altíssima urbanizacao!!!!!!!É um campo de golfe ou é uma pequena aldeia???? É só ver o Nrs° de T1,T2,T3 e T4 ,mais Hotel,+ ,+ ,+ que querem construir para se notar que é um empreendimento especulativo!!
    Realmente tb gostava de construir a minha casa naquela zona..........

    ResponderEliminar
  2. “Parecem presidentes da juntas a pedir campos de jogos”


    “António Pereira Júnior recordou que já foi protocolada, ainda que não escriturada, a compra de grande parte dos terrenos necessários ao campo de golfe.”

    Com todo o respeito pela legitimidade de quem levantou a questão, pareceria até que no momento actual não vivemos problemas suficientes, para que o tempo utilizado na AM Municipal, permita ainda brincar com estas coisas.
    Brincar sim, e o mais grave é que esta brincadeira tem a colaboração do Sr. Presidente da Câmara.
    Se recordarmos o que o mesmo disse há mais de 12 anos sobre a ligação à A3, ou ainda há cinco anos sobre o proprietário do Sanatório, compreenderemos porque não o deveremos levar a sério.
    Exige-se aos responsáveis pelo concelho, todos sem excepção, uma reflexão sobre o que devem ou não ser as prioridades dos próximos anos, sob pena de ai sim sem brincadeira, virmos a tornar-nos uma grande freguesia de um qualquer concelho limítrofe.
    Não fazendo qualquer sentido, e carecendo este tipo de projectos dos milionários apoios comunitários, não acredito que nos próximos 50 anos, alguma vez venha a ser considerado pelas estruturas comunitárias.
    Estaremos portanto do meu ponto de vista, a brincar com a inteligência do povo.
    Seria importante ter sido questionado na AM, algumas iniciativas possíveis por parte do Município em apoiar a criação de emprego, a implementação de medidas anti-corrupção, a reestruturação dos serviços Municipais e a sua abertura ao munícipe, o apoio ao pouco comercio local ainda existente, uma estratégia de promover o concelho com vista a conseguir tirar algum proveito daquilo que ainda possuímos em termos turísticos, um plano que vise o funcionamento dos parques subterrâneos sem os actuais custos de manutenção.
    ect ect ect.

    ResponderEliminar
  3. "compreenderemos porque não o deveremos levar a sério."

    Exactamente como a este OHpinante Mor que faz tempos dizia isto e aquilo de um certo moderador de Blogues e que até hoje nada provou!!!NADA!!!!!!Mas parece estar de volta aos Blogues!!!!
    Mentirosos à muitos sr° Courense adiado!!!!!!!
    E ainda é cedo para comecar a campanha eleitoral da sua listinha!!!!!!Se lá chegar.....
    Deve ter saudades da Assembleia!!!!!
    Pq nao vai lá e poe essas questoes ao Presidente???????Tem medo???

    ResponderEliminar
  4. "o apoio ao pouco comercio local ainda existente,"

    Mas por que raio tem a Câmara Municipal que Apoiar o comércio local???????Eles comerciantes,é que têm de pensar o que fazer!!!!

    ResponderEliminar
  5. "virmos a tornar-nos uma grande freguesia de um qualquer concelho limítrofe."

    E qual era o Problema????Deixá-mos de ser portugueses por isso??? É que nao vao muitos anos,há freguesias hoje que já foram sedes de concelho,ou sedes de concelho que já viraram freguesias!!!!!!!
    E que mal adveio daí?????
    Só mesmo um Courense adiado tem medo de perder o poder que numca vai ter!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Mas este Venancinho até sabe que vai haver campo de golfe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E afinal os acessos sao muito bons??????????
    Senao vejamos a publicidade da sua imobiliária?????


    "Descrição

    Excelente quinta c/ casa senhorial e casa de caseiros. 10000 m2. Espigueiro, moinho e anexo, vinha e árvores de fruto. Água de nascente e de companhia. Boa exposição solar (nascente, sul e poente). Oportunidade para turismo ou quinta de eventos. Bons acessos, a cerca de 4 Km da vila, e a 2 Km das futuras instalações do campo de golf. Excelentes paisagens."

    ResponderEliminar
  7. Não temos clima para a pratica deste tipo de desporto, nem o tipo de pessoa que joga golfe interessa minimamente ao concelho. Precisamos de chamar pessoas que vão a vila comer truta e beber vinho verde... Campos de Golfe é no Algarve... Aqui seria uma pousada de juventude, um campismo ou um Hotel com bons preços, que atrai o tipo de turismo que nos interessa. O turismo dos ricos não nos vai favorecer. Não tou a ver o Herman a ir á miquelina beber uma malga de vinho, ajudando assim o comercio local! Nem tudo o que reluz é ouro...

    ResponderEliminar
  8. "Mas por que raio tem a Câmara Municipal que Apoiar o comércio local???????Eles comerciantes,é que têm de pensar o que fazer!!!!"

    Este é sem dúvida o comentario menos visionário que li nos ultimos tempos (30 anos)

    ResponderEliminar
  9. Ao Filipe, como courense, dir-lhe-ia, humildemente, que temos, de facto, aquilo que diz não termos (pergunte aos potenciais visitantes o que acham do clima, se comparado com Finlãndia, Suécia, etc...) e tou "mesmo" a ver aquilo que diz que não está a ver. O mundo está cansado de mais do mesmo e os bons clientes procuram coisas diferentes, como ir à Miquelina e beber a malga de vinho verde. A pena maior é que, por certo, tal projecto nem tão cedo será realidade. E podemos por isso perder o combóio, que outros já apanharam. Este projecto seria dinamizador de todas as outras ofertas existentes no concelho, atrai clientes que consomem, que ficam, que voltam e que divulgam. O potencial é extraordinariamente superior, por exemplo, ao de Ponte de Lima. Como se diz em Wall Street: "é quando todos estão a vender que se deve comprar", ou aplicado aqui, "em tempo de crise é que se querem passos arrojados". Um bem haja.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!