27 julho 2010

Já se vê o fundo?

EBI 5

Câmara suporta transporte de 300 crianças – Notícia do Diário de Notícias

É, também por situações como esta, que muitos municípios do país têm as contas a arder. No caso concreto de Paredes de Coura, o pioneirismo de concentrar todas as escolas primárias do concelho num único espaço trouxe vantagens, claro, mas trouxe também a desvantagem de ter de se assegurar o transporte de todos os alunos para a vila. Uma despesa de cerca de 45 mil euros todos os meses, multiplicada por dez meses… é fazer as contas.

Um buraco anual de 450 mil euros que vai “moendo” as contas do município courense e que, como refere Pereira Júnior, se arrasta desde o ano passado. Tem solução à vista? Pois, isso agora… Se até para dar andamento a obras que têm financiamento garantido por fundos comunitários que nunca mais chegam, a Câmara se viu obrigada a contrair um empréstimo, será que a verba para pagar o transporte escolar vai demorar menos tempo a entrar nos cofres do município?

Nota: Para aqueles que vão já começar a dizer que a culpa é da Câmara por ter concentrado todas as escolas, convém lembrar que, se não o tivesse feito na altura, certamente não teria outra hipótese agora, altura em que o Ministério está a juntar, sem grande planificação e aviso, tudo o que é escola com menos de 20 alunos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!