07 julho 2010

Taboão no bom caminho

CIMG1659

Até ao momento, as análises feitas às águas do rio Coura, na praia fluvial do Taboão, não apresentam indícios de salmonelas. A garantia é dada pelo presidente da Junta de Freguesia de Formariz, que assegura que desde as análises do ano passado não se verificaram mais incidentes.

É tarde, pode até dizer-se, já que as análises positivas do ano passado ditaram o afastamento da praia fluvial do Taboão do rol de espaços reconhecidos como zonas balneares. Mas é um passo na direcção correcta. Resta esperar que não chova antes do Festival…

6 comentários:

  1. Nos dias de hoje é de primordial importância preservar a qualidade e a quantidade da água, no entanto é de todo impossível separar esta da vida das comunidades do seu dia a dia, a solução passa por equilíbrio e por um controle mais apertado dos factores poluentes, para isso e como é apontado pelo Sr Presidente da junta de freguesia, torna-se necessário um maior investimento, em obras e mecanismos que permitam o normal desenvolvimento das agriculturas e explorações agrícolas entre outras, sem que para tal sobrecarreguem o leito do Rio.
    Razão mais uma vez, para ponderar onde e como queremos gastar o pouco dinheiro que temos.
    Sendo evidente que se trata de um problema à escala Mundial, não impede que a nível local se possam tomar iniciativas que caminham nesse sentido, e a iniciativa cabe em primeiro lugar ao poder local, porque é a este em ultimo que cabe a resolução dos problemas de poluição ou falta de água na sua área de jurisdição

    ResponderEliminar
  2. E se chover????Fazem-se análises nesse dia?? e torna a dar positivo??
    A solucao tem que passar por outras alternativas...
    Pelos vistos o problema está em determinadas vacarias que deitam o tal líquido sem regras nos campos adjacentes,mas o problema é outro!
    Para mim é mais a quantidade que é vertida nesses campos!!!
    Pois tenho conhecimento de uma vacaria que deita tanto e tanto que a terra dos campos já nao consegue absorver mais,e escorre a céu aberto para o regato.(Já vi)
    Ou seja ,na minha opiniao têm uma quantidade de vacas nao condicente com os hectares precisos para esse mesmo n° de vacas!!!
    Esta vacaria tem realmente tanques de retencao de liquidos(fossas),e trabalha para produzir leite,só que rápidamente as fossas enchem!e é preciso descarregar!!!e claro que tem que ser em algum sitio!!!onde?nos campos em volta,atravessados por um regato,que desagua no Coura.
    Ainda gostava de saber se só se fazem as análises no Tabuao!!Ou tb se fazem a jusante e montante!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Mas alguem que um dia disse:

    "Portugal até no tempo de SALAZAR se desenvolveu"

    é para levar a sério!!!!!esta pessoa que um dia sonhou que ia ser Presidente de todos os Courenses!!!
    Só mesmo para guarda nocturno.....

    ResponderEliminar
  4. hó Sr Proprietário da tal vacaria,veja se põe as suas vaquinhas a mijar menos, para não encherem os tanques, porque depois transborda………
    E tenha cuidado, feche-as bem, porque o LOBO anda por ai…..

    E já agora.. S.Pedro, faça qualquer coisa para chuver menos em Coura....

    ResponderEliminar
  5. E se "chuver" de mais há uma cheia no Tabuao!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Este Zé nimguem,courense adiado,oh-pinante mor,guarda nocturno de servico ao Jofel,nao tem o minimo de vergonha!!!!!
    Vem para aqui emendar os meus erros,e depois ele próprio dá cada coice no Português que é de bradar aos céus!!!!!!!!
    emenda-me quando escrevo "fica-mos", e depois logo a seguir escreve "CHUVER",........
    Tenha Vergonha venancinho lindinho.
    E já me apanhou as minhoquinhas?????olhe que as quero vermelhinhas...nao laranjas...meias podres....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!