25 março 2011

Contradições. Da justiça e do povo.

DSC00016O aterro intermunicipal de S. Pedro da Torre faz lembrar aquele sketch dos Gato Fedorento a brincar com a opinião de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o aborto. É ilegal? É. Mas mesmo assim pode estar em funcionamento? Pode.

Depois de anos de lutas e processos em tribunal, eis que o Tribunal Central Administrativo do Norte decide que o aterro de Valença está em situação ilegal, devido ao incumprimento de questões processuais durante a sua construção. Mas, o mesmo acórdão admite que não é possível encerrar aquele equipamento, nem repor a situação anterior à sua construção, e por isso impôs o pagamento de indemnizações da Câmara à Junta de Freguesia de S. Pedro da Torre.

Neste processo, contudo, nem só a justiça apresenta destas contradições. É que, também a população daquela freguesia, depois de anos a contestar o funcionamento do aterro, acabou por, no ano passado, pronunciar-se a favor da prolongamento do funcionamento daquele equipamento no mesmo local durante mais dez anos. Decisão popular a que, certamente, não será alheia a renda mensal que a ValorMinho, entidade que explora o aterro, paga à Junta de Freguesia de S. Pedro da Torre.

9 comentários:

  1. Em 1° lugar nao gosto de chamar aquilo um ATERRO, pq acho que aquilo funciona mais como uma estacao de tratamento de lixos.Ali os lixos sao separados e depois os recicláveis sao encaminhados para os respectivos locais de reciclagem.O restante é realmente enterrado ou mandado para queimar.
    Penso que é assim que funciona.
    Ora um aterro como tinhamos antigamente em Coura é que nao...ali ia parar todo o lixo sem qualquer separacao,fosse das nossas casas ou das industrias que pra lá mandavam os seus lixos.
    Foi selado e vedado o nosso aterro, mas penso que ainda hoje está a poluir os nossos níveis freáticos. É o que eu acho,mas se estiver enganado é favor de me corrigirem.

    ResponderEliminar
  2. E a freguesia mais prejudicada é a de Infesta.É a minha opiniao...

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão o Lobo
    Feliz o dia em que acabaram com aquilo. Já metia nojo.

    ResponderEliminar
  4. E um dia vai-nos calhar a nós!!!
    Será que a Câmara já pensou onde instalar esta estrutura?

    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viana%20do%20Castelo&Concelho=Valen%E7a&Option=Interior&content_id=1818087

    ResponderEliminar
  5. Espero que já tenha pensado nesse assunto.
    Como todos devem saber, a freguesia de S. Pedro da Torre, que desde o principio era contra a instalação dessa instalação, actualmente é a mais beneficiada.
    Poderá dar-se o caso que com a instalação do aterro intermunicipal em Paredes de Coura, possamos beneficiar também com isso (de alguma maneira)

    ResponderEliminar
  6. " a freguesia de S. Pedro da Torre, que desde o principio era contra a instalação dessa instalação, actualmente é a mais beneficiada."

    Sem dúvida que é a mais beneficiada em termos monetários!!!
    mas nao podemos só pensar nesses termos! Temos tb que pensar nos termos negativos que uma estacao destas tráz a qualquer freguesia onde é instalada!!! Imagine os cheiros ,fumos,poluicao ...Etc.etc,..

    ResponderEliminar
  7. Não se pode ter tudo. Se assim não fosse, ainda hoje andavamos a caçar de arco e flecha (mas respiravamos o melhor e puro ar do planeta)

    ResponderEliminar
  8. "Não se pode ter tudo. "

    Pois nao!! mas pode-se fazer uma gestao melhor dos prós/contras!!!
    Se vc morasse junto a uma estacao de tratamento destas ,nao falava assim...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!