21 novembro 2011

Está (quase) tudo dito!

P.LIMA - Cavalos garranos fechados pela população no recreio de antiga escola – notícia da Rádio Vale do Minho

Basta ler a notícia porque está ali quase tudo dito. Mais um episódio de garranos que, abandonados pelos legítimos donos nos montes, acabaram por bater à porta das aldeias vizinhas, na procura de alimento, destruindo hortas e terrenos de cultivo. Desta vez, os habitantes da Labruja, Ponte de Lima, resolveram encaminhar os animais para o recinto da antiga escola primária, onde estão fechados, e alimentados, sublinham, até que as autoridades resolvam o que fazer com eles. E basta ler as declarações de Manuel Amorim, presidente da Junta de Freguesia da Labruja, para ficarmos completamente esclarecidos, especialmente quando o autarca diz, sem papas na língua ao contrário do que acontece muitas vezes, que “este não é caso único, nos últimos meses temos visto outras situações do género, de animais que são deixados à sorte, depois de os produtores receberem os subsídios”. Tudo dito!

Ou quase, porque, como refere a mesma notícia, as queixas por danos provocados pelos garranos têm surgido em vários concelhos do distrito, por casos semelhantes ou por envolvimento em acidentes de viação. Mas, e é aqui que reside o quase, não há qualquer registo de situações do género em Paredes de Coura. Isto, não obstante uma vista de olhos pelos dois jornais locais nos últimos meses nos dar conta de vários episódios parecidos com este da Labruja, com os moradores a queixarem-se dos danos provocados pelos animais. Parece que, contudo, fala-se muito mas não se avança nada, pois as queixas andam pelos jornais mas não chegaram a quem de direito… as autoridades.

7 comentários:

  1. Parece que na meia de baixo do concelho este fim-de-semana tb houve pagode...

    ResponderEliminar
  2. Mas em Coura ninguem apresentou queixa na GNR!

    ResponderEliminar
  3. A noticia nao é da Rádio Vale do Minho, mas sim do Diário de Noticias. A rádio só copia as noticias!

    Ver:
    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2136812&seccao=Norte

    ResponderEliminar
  4. A notícia é da Agencia Lusa anónimo das 16:38

    ResponderEliminar
  5. A LUSA é uma empresa noticiosa , no qual é participada pelo Estado
    (50,14%), pela Controlinveste Media (23,36%),Impresa (22,35%),NP-noticias de portugal (2,72%) e pelo Público (1,38%).
    Ora , a Controlinveste é proprietária das seguintes publicações:

    DIÁRIO de NOTICIAS, jornal diário e de referência;
    Jornal de Notícias, jornal diário;
    24 Horas, jornal diário;
    O Jogo, jornal Desportivo;
    Ocasião, jornal de classificados;
    Global Notícias, jornal diário de distribuição gratuita;
    Evasões, revista de lazer;
    Volta ao Mundo, revista de viagens;
    Notícias Magazine
    Notícias Sábado
    Notícias TV
    Jornal do Fundão
    Jornal Açoriano Oriental
    Loja do Jornal

    Quer isto dizer que a noticia é do DN .

    ResponderEliminar
  6. obrigado Lobo, pelos esclarecimentos, wikipédia hahahahah.

    ResponderEliminar
  7. Os poucos agricultores que restam nas freguesias rurais,nada mais fazem do que queixarem-se dos gados, éguas,cavalos,vacas que de forma sistematica invadem os seus terrenos de cultivo,só que nada lhes vale queixarem-se às autoridades,apenas mais uma perda tempo,Gnr mais tribunal e os processos por falta de prova são arquivados.
    Segundo estes, o verdadeiro culpado é o governo atribuir-lhes subsídios de forma indiscrinada sem rei nem roc, infelizmente, já se verificaram acidentes de viação com destruição de viaturas,até já houve mortes de pessoas que se faziam transportar em motorizada.
    Enfim, responsabilidades onde e como!!!os cavalos sem brinco e registos, e as vacas também existe grande trafulhice com os brincos que lhes são colocados,trocados e retirados.
    Esta é a verdade nua e crua da realidade nas nossas aldeias.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!