30 janeiro 2012

A justiça é cega… e fica longe

Não se pode dizer que seja uma surpresa. Afinal há anos que se falava do assunto, que já estava no planos do Governo anterior. Este fim de semana voltou a estar na ordem do dia, com a divulgação de que o Ministério da Justiça quer encerrar todos os tribunais que tenham menos de 250 processos entrados no ano anterior. Paredes de Coura, claro está, surge incluído no lote de concelhos que, a avançar esta ideia, veriam o seu tribunal fechar as portas.

O problema é que o encerramento do Tribunal será apenas mais um prego no caixão de Paredes de Coura, a juntar a outros que não matam mas moem, como o encerramento do SAP, o fecho do internamento ou as alterações na distribuição do correio, só para lembrar algumas das mudanças mais recentes. E o pior é que, todos o sabemos, as coisas prometem não ficar por aqui. O próximo fecho de que se fala, também há muito tempo mas que voltou a ser lembrado com mais insistência nos últimos meses, é o das Finanças.

Depois, questiono, o que resta? Quando todos os serviços públicos não dependentes da Câmara Municipal deixarem o concelho, o que lhe resta. Resta-lhe, aos seus habitantes melhor dizendo, rumar a outras paragens sempre que precisem de tratar de assuntos do seu interesse. Seja a Vila Nova de Cerveira, a Valença ou a Ponte de Lima. Quilómetros que pesam, na carteira principalmente, mas também no ego daqueles que já por cá tiveram tudo e que agora vêem os serviços públicos a fechar e a mudarem-se daqui, uns atrás dos outros. Haverá mais portas para fechar?

 

PS: Lembrei-me, a propósito, de uma ideia, também com alguns anos, que previa a instalação por terras de Coura de um posto de atendimento ao cidadão onde seriam reunidos serviços de diversos organismos públicos, por forma a manter a sua representatividade por cá e satisfazer as necessidades dos utentes. Por onde andará esse projecto?

24 comentários:

  1. O Décio que peça aos seus amigos para fecharem o tribunal de Coura. Só falta dizer que a culpa é da Câmara. O Sr. Advogado de Viana ( chefe da banda e deputado ) meta uma cunha à Paula para não fechar.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer dia fecham tudo e mandam-nos embora daqui. PSD e PS grandes amigos de Coura

    ResponderEliminar
  3. Por isso é que temos cada vez menos jovens a trabalhar em Coura, os poucos que resistem estão ligado à Camara ou a instituições publico/privadas, quase todas ligadas a serviços sociais.

    Mas que isso importa afinal? Que importa ver um concelho a envelhecer e a desaparecer a cada dia que passa...

    O pior há alguém que esteja disposto a mudar isso?

    ResponderEliminar
  4. segundo o NC há, há o colibri anónimo das 18.24h

    ResponderEliminar
  5. Fecham o Tribunal mas abrem as portas do Corno do Bico!

    ResponderEliminar
  6. Há gente nova, independente e disposta a mudar isto, no entanto os que estão no meio e os que dependem do Poder instalado tudo fazem para garantir continuidade e permanência desta politica pobre, madrinha de favores e de repressão mesmo com crise sem dinheiro enterrados em dividas e sem garantias de melhora eles permanecem, ferindo de morte este Concelho que tudo têm para ser o centro das atenções do Minho, pecando por falta de investimento em produtos rurais, receitas, que provoca o esquecimento da nossa cultura e nos leva para o esquecimento de uma sociedade doente e indiferente á miséria em que se tornou, reclamando sem forças para lutar e aceitando a escuridão de um futuro certo no entanto sempre negado.

    ResponderEliminar
  7. E se por um acaso houver uma quarta Lista, sem partido de um grupo de pessoas, lutando na mudança, e se esta lista já estiver a ser reunida, e se.....
    Era bom não era, então será, só depende da vontade deste povo, matar fantasmas, correr com ladrões e acreditar em algo novo.

    ResponderEliminar
  8. "no entanto os que estão no meio e os que dependem do Poder instalado tudo fazem para garantir continuidade e permanência desta politica pobre, madrinha de favores..."
    Ora segundo a contagem de espingardas do Tinoco a revolução estará assegurada pelo melhor seguidor do Junior...
    Ora digam lá quem é, quem é?

    ResponderEliminar
  9. Uma quarta lista, ou uma troika.
    Por exemplo João Paulo; Décio, Monteiro.
    Descabido? Perguntem ao povo?

    ResponderEliminar
  10. O Colibri, não pode ser solução para nada, pela simples razão de que faz parte do problema há muito tempo, não me admiraria que brevemente comece a falar contra o poder instalado, aliás esta tem sido a postura dos oportunistas.
    Monteiro, nem merece que se perca tempo a falar dele.
    Junior, esta em fase final de caducidade há muito tempo.
    Décio, deveria ter a hombridade, de poupar os seus colegas de partido a este incomodo. Ainda não entendeu que o pais está em mudança, e que os velhos do Restelo, não terão mais sucesso no nosso pais, o povo demora tempo, mas reage. Retomar José Eduardo Martins, é passar um atestado de ignorância aos Courenses.
    José Augusto, faz parte do problema, porque na oposição nunca se demarcou das politicas do executivo. E nas ultimas eleições não provou que merecia o lugar, foi mais do mesmo.
    A cidadania, terá uma palavra a dizer, e fará garantidamente a diferença, oxalá tenha a coragem de se apresentar e apresentar uma nova oportunidade para este concelho moribundo, seco devido aos sanguessugas que lhe tem bebido toda a seiva que brotava.

    ResponderEliminar
  11. isso mesmo cidadania, isso é o que vamos ver, quanto a estas mexidas todas só provam que até no mesmo galinheiro existe luta pelo poleiro.
    uma quarta lista está a surgir....................................................................

    ResponderEliminar
  12. Um Conselho, se queres saber a verdade deves saber ouvir mas nunca questionar o Povo, pois ele diz-te o que queres ouvir e não o que diz, tem calma falta mais de um ano, muito ainda vai correr, quanto ao PS tenho pena de te dizer mas não morrem de amor por ti....

    ResponderEliminar
  13. E a quinta lista também, o mandatário é o Lidinho

    ResponderEliminar
  14. Cidadania: ora explica lá o que isso é no teu entender?
    Não me digas que vamos ter indignaod cá no burgo?!
    Ou anonymus, será?

    ResponderEliminar
  15. Mesmo o Lidinho era capaz de melhor, uma quinta lista olha mais que não fosse dilui-a, mas têm calma com o tempo saberás de tudo, calma ainda falta tanto tempo.........

    ResponderEliminar
  16. O que ca......!
    E o tinoco a fazer contas só para duas listas. Está bonito, está.

    ResponderEliminar
  17. Mas alguém acredita num mudança.

    Sejam um bocado inteligentes, a nossa população é envelhecida e sempre se habitou a estas pessoas.
    Não quero ofender ninguém mas as pessoas de mais idade votam nas mesmas pessoas, ainda por cima muitas delas são associadas a um partido.
    Quem pode mudar alguma coisa é os de meia idade e mais jovens com uma visão distinta e não levada pela palavras (e não só) dos presidentes da junta que pedem (compram) os votos porta a porta.

    Mas de certo modo não acredito que estes ainda tenham alguma esperança nestas politiquisses de um concelho cada vez mais deprimente.
    Acho que ninguém no perfeito juízo, muito menos um partido minimamente organizado poderá avançar com o Décio como candidato, mas pior de tudo é acreditar que o Décio vai dar novamente a cara para mais uma derrota. Deve ser o gajo que mais perdeu em todo o pais, e se tiver dois dedos de testes consegue facilmente perceber que os Courense não o querem.
    Alguém ter coragem de falar de Monteiro, é a lei do tacho a mandar, colocar um dos piores gajo que veio para Coura nos últimos tempos, um lambe botas, uma pessoa que numas eleições está em duas listas em localidades distintas é sinal de uma enorme falta de personalidade e uma enorme vontade de poder. Para mim se Monteiro um dia por presidente da câmara de Coura, esse dia corresponde o maior atestado de ignorância a todos os Courenses.
    Dos três daria o beneficio da duvida ao Colibri, mas para isso tenho de claramente ver a lista, quase de certeza que a Luisa fará parte.

    Teremos Colibri, Xana e Luísa?

    Qual a resposta do lado do PSD?

    ResponderEliminar
  18. Acho que o jornal do Tinoco contou espingardas mas esqueceu-se das pistolas, ninguém garante que o Coli também vá à frente na contagem destas, e infelizmente em coura são os pistoleiros quem costuma decidir

    ResponderEliminar
  19. Nada de novo falhais nas contas e não é de agora, podeis contar e recontar no final se verá o resultado.......
    Mas uma coisa podeis contar, isso de reduzir a População de Coura a meras figuras que se repetem nas escolhas e votam sempre nos mesmos, estais enganados, a nível local conta a pessoa não cores mas as pessoas, com o tempo podereis constatar isso mesmo, vai contar a pessoa e as suas qualidades, quanto a essas propostas de facto são as melhores que o PSD pode pedir.......

    ResponderEliminar
  20. O tempo dos pistoleiros está a esgotar-se.

    ResponderEliminar
  21. É verdade o Tribunal de Coura vai encerrar para balanço!!! Uma coisa é certa, não é um serviço a que a maior parte da população se serve do mesmo no dia a dia, no entanto também temos de racionar as despesas pagas pelos nossos impostos,sustentar um serviço que pouco ou nada está a fazer!!!,o que o governo poderá fazer é o que já está a fazer enviar a magistrada do M.Público cá cima uma vez por semana,os poucos julgamentos podem muito bem serem efectuados na sede do concelho, sem a despesa de manter aberto as instalações do Tribunal.
    Também como acontece coma extinção ou fusão de freguesias, as distâncias de umas para outras são tão pequenas que com facilidade podem as pessoas deslocar-se aos novos locais,melhor,um dia por semana opresidente e secretário podem deslocar-se às freguesias que foram ou são agrupadas,ali farão todo o expediente de assinaturas dos documentos necessários às populações.
    ~Entendo que este problema é de fácil resolução, sem paixões ou partidarita dos partidos.

    ResponderEliminar
  22. Acho um grande disparate fecharem o nosso Tribunal.!!! E porquê ???Segundo sei o juiz e o delegado do P.R. só vem a Coura talvez uma ou duas vezes por semana(conforme o serviço marcado)- julgo que acumulam com a comarca de Cerveira-o que está correcto-;os funcionários penso que só são 3 ou 4- 3 talvez fossem suficientes;-Não há pagamentos de renda,uma vez que o edificio é do Estado; Portanto os custos com a justiça por parte do Estado em Paredes de Coura são muito pequenos e além disso os processos que entram anualmento são menos de 250.!!! As forças vivas do concelho em especial a camara tem uma palavra a dizer.!!!!

    ResponderEliminar
  23. O Agrupamento Musical do PSD deveria colocar essa pergunta ao nosso Primeiro Ministro Relvas. Ah desculpem pensei que o primeiro ministro era o cozinheiro de Massama.

    ResponderEliminar
  24. Como a estupidez para já não paga imposto o autor do comentário anterior escouceia como o pai.!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!