19 dezembro 2005

Política gelada

Ao ver as últimas manhãs, bem frias e com muito gelo nas estradas, não pude deixar de lembrar o episódio caricato que se viveu no Inverno passado, com elementos da JSD e JS de Paredes de Coura a "lutarem" entre si para ver quem fazia mais pelos automobilistas. Lembram-se daquela história do sal na estrada...
Ora o Inverno está aí outra vez, o gelo já se começou a notar e... será que vamos ter novamente os joves políticos a espalhar sal para evitar os despistes. Espero que não seja necessário, pois tal função caberá, antes de mais, às Estradas de Portugal, à Câmara Municipal e, eventualmente, aos bombeiros. De qualquer maneira, se eles quiserem colaborar, sejam socialistas ou social democratas, só temos de aceitar e agradecer. É que, com gelo é que não se pode andar.
Aliás, penso que Paredes de Coura só teria a ganhar com essa união de esforços, e não apenas nesta ocasião. No entanto, o que se vê na maior parte da decisões das reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal é uma clara divisão entre poder e oposição, com algumas excepções mais visíveis nas sessões da Assembleia, em que, muitas vezes, os presidentes de junta optam por esquecer a cor que os elegeu e defender os interesses da sua freguesia. É claro que podem sempre argumentar, como já alguém aqui disse, que se não aprovarem as opções da Câmara são ostracizados face ao poder instituído. Também acredito que haja casos desses.
O certo é que, de um modo geral, numa situação política como a que se vive em Paredes de Coura, a oposição nada pode fazer contra a vontade da maioria. Estão em minoria na Câmara e continuam em minoria na Assembleia Municipal, não obstante a eterna aliança com o, agora ainda mais desvalorizado, grupo da CDU.
Dir-se-à, então, que fazem oposição só por serem da oposição e realmente é isso que se verifica. É claro que, se não concordarem fazem muito bem em votar contra, mas só se não concordarem. E quantas vezes já vimos a oposição a votar contra apenas porque a ideia não foi deles? Nesses casos a solução é só uma: aguardar até às próximas autárquicas (ainda falta tanto tempo!) e esperar que outros ventos soprem.

2 comentários:

  1. Obrigado! Muito obrigado!
    Não sei a quem tenho de agradecer, mas aqui fica o meu público reconhecimento. É que hoje já andaram a espalhar sal pelas estradas geladas de Paredes de Coura. Não sei quem foi, mas só fez bem. Obrigado uma vez mais

    ResponderEliminar
  2. MAS Ó PAROLO, VOZES DE BURRO NÂO CHEGAM AO CÉU. VAI FAZER TAMANCOS PARA FORMARIZ QUE É PARA O QUE SERVES

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!