18 outubro 2006

Acelerando


O Governo decidiu, está decidido. E pronto, vamos ter portagens na A28, que liga Viana do Castelo ao Porto. Parece que, pelo menos para já, a febre não chega ao troço que liga Viana a Caminha (também liga o quê?) e à A27, entre a capital do distrito e Ponte de Lima.
Resta-nos, portanto, a esperança de que, pelo menos para ir ao nosso hospital distrital, ao nosso governo civil, ao nosso arquivo distrital e a tantas outros serviços que somos obrigados a utilizar em Viana do Castelo, não temos de pagar portagem.
Quem perde? Perdem todos os que, sem outra alternativa viável (a EN13 já não é uma estrada, é uma avenida), têm de começar a pagar de cada vez que precisam de ir ao Porto. Ou pagam a portagem, ou pagam com a paciência de "rastejar" pela estrada antiga.
Quem ganha? Logo à partida a Brisa. Primeiro porque, ao que tudo indica, as ex-SCTUs também vão ter sistema de Via Verde, logo mais potenciais clientes para esta empresa. Depois, porque, para quem vai de Paredes de Coura para o Porto, por exemplo, tendo em conta o custo por quilómetro anunciado pelo ministro, provavelmente fica mais barato utilizar a A3 do que fazer o desvio e pagar o troço Viana/Porto.
Por este andar, quando finalmente avançar a ligação de Paredes de Coura à A3, também vai passar a ter portagens.

2 comentários:

  1. Gostava de saber quem foi o artista que conseguiu fazer o percurso Viana – Porto respeitando o parâmetro de 1,3 do tempo de demora a fazer o percurso pela SCUT, estabelecido pelo governo, recorrendo à N13!!! Das duas uma, ou o percurso foi feito de noite por um streetracer, ou então, tendo rodas, o veículo era uma avioneta. Por amor de Deus…

    ResponderEliminar
  2. Caro Exorcista
    O estudo encomendado pelo Governo até refere que o percurso pela antiga EN13 foi feito em menos tempo que pela A28. Só mesmo de avioneta...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!