16 outubro 2006

Ainda não é desta...

... que nos toca a nós estar em pé de igualdade com os outros municípios do distrito. Falo em relação ao gás natural, que desde hoje está disponível em algumas zonas do concelho de Viana do Castelo. No príncipio do próximo ano, estará igualmente à disposição de alguns habitantes de Ponte de Lima, em 2010 chegará a Vila Nova de Cerveira e Valença.
Recordo, a propósito, um mapa publicado no Jornal de Notícias há cerca de 10 anos com a programada expansão da rede de gás natural no Norte do país. E, se esse mapa fosse efectivamente válido, Paredes de Coura estaria abrangido pelo abastecimento de gás natural há cerca de 4/5 anos. Mas não está, como é fácil de ver, e certamente, muito dificilmente, estará no futuro.
Qualquer pessoa vê que, com o número de habitantes, comércio e indústria existentes no concelho, o alargamento da rede de gás natural a Paredes de Coura não é, de todo, uma prioridade. Nem sequer com recurso a depósitos estrategicamente colocados que depois serviriam uma área em redor, como acontece agora em Viana do Castelo e como estava previsto no tal mapa de há dez anos.
Qualquer um vê que, mesmo o "núcleo urbano" de Paredes de Coura não reúne as condições suficientes para receber o gás natural. O mesmo se passa com as zonas industriais, pois as unidades ali instaladas têm pouca utilização para aquele combustível. Aliás, a que porventura lhe daria maior uso, a cerâmica, abriu falência há alguns anos. E nos projectos futuros para aquelas áreas não consta, pelo menos para já, nenhuma unidade que necessite de grandes consumos de combustível.
Resta-nos o mapa, de que conservo ainda uma fotocópia, amarelada pelo tempo. Para nos lembrar que, em tempos, estivemos a par de outros concelhos do Alto Minho no que respeita ao fornecimento de um serviço estratégico para o desenvolvimento e qualidade de vida. Vamos ver como será no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!