05 novembro 2006

Desalento

De acordo com os dados disponibilizados no site da Câmara Municipal de Paredes de Coura, relativos ao último ano lectivo, o concelho teria cerca de mil alunos, distribuídos pelos vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Pegando nesses valores, e mesmo considerando que existem muitos pais com mais que um filho a estudar nestes vários níveis, poder-se-ia eventualmente dizer, com alguma margem de erro, que teríamos no município um universo de provavelmente qualquer coisa como 700 pais e encarregados de educação.
Ora, tendo em conta estes valores, é com algum desânimo que se chega a uma reunião da Associação de Pais onde estão apenas 29 pessoas, incluindo nove elementos dos corpos directivos. E nem se pode dizer que os pais não sabiam, porque a convocatória seguiu em mão pelos filhos.
Será que, em Paredes de Coura, apenas cinco por cento dos pais se preocupa com os filhos? Não creio! Mas se calhar é mais fácil passar ao lado de reuniões como esta, de um organismo que tem em vista solucionar eventuais problemas dos alunos, e optar por um confronto directo das instituições de ensino, como tem sido norma até aqui. Porque é que havemos de pedir apoio a uma associação representativa dos interesses de todos os pais, quando podemos ir fazer barulho à escola nós mesmos? Não é assim? É, mas não devia ser...
Ao longo dos últimos três anos, como os que assistiriam à reunião de sexta-feira puderam escutar, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Território Educativo de Coura (APAETEC) levou a cabo uma série de iniciativas ligadas à educação, direccionadas não apenas para os pais dos alunos mas para todos os pais em geral. Eventos que, muitas vezes, não contaram com a devida participação dos pais. Mesmo assim, continuaram a defender os interesses dos alunos do concelho.
Agora, em final de mandato, os actuais corpos directivos já deram a entender que não continuam à frente da associação e esperam quem os substitua já a partir do próximo dia 24, data das eleições. Com apenas cinco por cento dos pais a participar nas reuniões... vai ser complicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!