12 fevereiro 2007

Não... outra vez

O Sim ganhou em Portugal. Não obstante a maior parte dos portugueses ter optado por ficar em casa e deixar que outros cumprissem o dever cívico por eles. Ainda assim, dos portugueses que fizeram questão de marcar a sua posição numa questão sensível como a do aborto, a maioria votou Sim. E ainda bem.
Em Paredes de Coura, contudo, venceu o Não. Outra vez... É que já em 1998 esta tinha sido a resposta da maioria dos courenses que foram às urnas. No entanto, de 1998 para cá muita coisa mudou, inclusivamente terá mudado a mentalidade de muitas pessoas e, ontem, o Sim venceu em quatro freguesias do concelho, quando há nove anos o Não tinha dominado a totalidade das freguesias. Foi assim em Cossourado, Formariz, Paredes de Coura e Rubiães (dois votos de diferença), freguesias onde a maioria dos votantes escolheu votar Sim.
As mudanças não se ficaram por aí. Ainda que de forma mais suave, registaram-se alterações também ao nível do número de pessoas que foi votar, mais 4% que em 1998, bem como na diferença entre as duas respostas possíveis: em 1998 o Sim registou apenas 23.17%, ontem ultrapassou os 41%.
De qualquer das formas, o referendo de ontem serviu para mostrar, uma vez mais, que os portugueses, de uma forma geral, continuam afastados das urnas. A abstenção a nível nacional rondou os 56% e no nosso concelho ultrapassou mesmo os 70%. O destaque, em termos de freguesias, vai para Insalde, onde apenas 98 dos 497 inscritos foram votar. Ou seja, apenas 19,72% das pessoas expressaram a sua opinião. O que vale é que temos também cenários opostos, como o de Romarigães, que conseguiu mobilizar até às urnas mais de 40% dos seus eleitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!