29 maio 2008

O senhor que se segue


Estas coisas das sondagens, como é hábito dizer-se, valem o que valem. E no caso de se tratar de um inquérito feito através da Internet o seu valor é ainda mais subjectivo. De qualquer das formas, dão-nos sempre uma vaga ideia da forma como andam as ideias. Falo a propósito do inquérito que habitualmente ocupa lugar de destaque na coluna da direita deste blogue e que, nas últimas semanas, questionava sobre quem seria o candidato que PS e PSD deveriam apresentar nas autárquicas do próximo ano.
Numa análise assim ao de leve, e sempre tendo em conta que os resultados duma iniciativa deste género nada têm de científico, destaca-se, logo à partida, o facto de, no Partido Socialista, a escolha da maioria dos participantes não ter recaído sobre o actual autarca. Cansados de Pereira Júnior? As razões são desconhecidas, mas o certo é que, no que ao PS diz respeito, Pereira Júnior foi apenas uma terceira escolha. Quem de direito que ire daí as ilações, se a isso se quiser dedicar.
Por outro lado, realce-se o facto de António Esteves, presidente da concelhia socialista, ter sido o nome que mais votos recolheu, eleito por 29% dos participantes. Mais uma vez desconhecem-se as razões, por isso só podemos especular se se trata de recompensa pelo trabalho feito nos últimos mandatos ou outra coisa qualquer. A fechar o pódio, com 21% das votações, surge José Augusto Pacheco, actual presidente da Assembleia Municipal de Paredes de Coura. É público, contudo que a promoção a líder do Executivo camarário não é vista com bons olhos por alguns elementos do seu próprio partido.
Do lado dos social-democratas, a surpresa pode residir na votação maioritária (21%) que foi atribuída a Paula Caldas, logo seguida de João Cunha, o novo líder do PSD courense, que ficou a um voto de distância da deputada municipal. Conhecido o terceiro mais votado, Fernando Carranca com 17%, fica-se com a ideia de que, mais uma vez, esteve em destaque a eterna rivalidade a que se assiste no PSD de Paredes de Coura.
Mas há, no meu entender, mais duas situações dignas de reparo. Por um lado, verifica-se que os nomes que o PSD tem levado a sufrágio nas últimas eleições, foram relegados para segundo plano. Por outro lado, registe-se que uma grande percentagem (16%) dos participantes optava por outro nome para concorrer à Câmara.
Na coluna da direita está agora novo inquérito, que reúne, numa única questão, os três mais votados de cada partido. Participe!

8 comentários:

  1. Este rapaz não deve ter muito que fazer. Senão não brincava às sondagens. Ainda não compreendeu que os votos nos Esteves e na Paula Caldas tratam-se de uma brincadeira hilariante.

    ResponderEliminar
  2. Mas em politica o que parece...é!
    Já lá dizia o outro!...
    E eu digo ah... pois é! Ou será por que parece desfavorável a "alguéns"?!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com este comentário, queremos a Paula Caldas e Prof. Esteves ao Poder. Eu votei no Professor Esteves e ele têm o perfil completo para ser presidente. Esteves amigo o povo está contigo. Não admito que brinquem com isto. Alguma vez imaginam a trabalheira que teve (ligar e desligar o computador) para votar sempre no mesmo ?

    ResponderEliminar
  4. Os resultados são sérios e portanto devem ser respeitados. Esta é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Caro Eduardo: vinha comentar, mas cheguei aqui, li os comentários... Fica para a outra vez...

    ResponderEliminar
  6. Esteves e Paula caldas vencedores do inquérito! Fantásticas conclusões. Continuem a brincar aos palhaços!

    ResponderEliminar
  7. Agora prece já haver mais proximidade com a realidade (?). Não vos parece ó comentaristas?!...

    ResponderEliminar
  8. Isto está choxo!...
    Pois parafraseando:
    "Assim há-de ser quem há-de obrar, e não homens que nem atam, nem desatam".

    (Pe. António Vieira)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!