16 janeiro 2009

À procura do presidente da junta

As eleições autárquicas ainda não têm data marcada. Serão este ano, é certo, algures lá para Setembro ou Outubro, mas a data precisa ainda está no segredo dos deuses, lá para os lados de S. Bento. Por aqui mais perto, pelo concelho, a indefinição paira sobre os nomes que se irão apresentar à votação nesse acto eleitoral.
Ainda na semana passada o Notícias de Coura dava-nos a conhecer a posição dos actuais presidentes de junta face ao aproximar das eleições e a conclusão não dá para enganos: neste momento, apenas um autarca já decidiu o caminho a seguir. Os outros vinte presidentes estão ainda na corda bamba, nem sim, nem não, à espera do que está para vir.
Com efeito, apenas Manuel Lopes Fernandes, autarca de Linhares, já anunciou que não se recandidata nas próximas autárquicas, alegando motivos de saúde. O “susto” que apanhou há uns meses muito deve ter contribuído para essa decisão. Fica, assim, de fora da corrida o único presidente de junta que, nas autárquicas de 2005, não teve qualquer concorrente a correr contra si.
Quanto aos restantes, pese embora a indefinição sobre uma eventual recandidatura, o inquérito feito pelo Notícias de Coura serve para tirar algumas conclusões. Em primeiro lugar mostra-nos que alguns presidentes de junta querem ver que obras são feitas no decorrer deste ano, o que pode levantar algumas suspeitas de que há muitas obras que vão ser levadas a cabo apenas com preocupações eleitorais. Por outro lado, o desabafo de Joaquim Felgueiras Lopes, presidente da Junta de Freguesia da vila, que diz que ainda não sabe se será candidato porque ainda não foi contactado pela concelhia do seu partido, mostra que o processo de escolha de candidatos a nível partidário está ainda atrasado.
O inquérito mostra-nos, também, que ser presidente de junta não é coisa para os mais jovens. Senão atente-se na idade dos actuais presidentes. A média de idades é de 55 anos, mas mais de um terço dos autarcas já ultrapassou a fasquia dos sessenta. O “benjamim” do lote é o autarca de Bico, com 35 anos. Nas próximas eleições não será tempo de rejuvesnecer?

46 comentários:

  1. "...o desabafo de Joaquim Felgueiras Lopes, presidente da Junta de Freguesia da vila, que diz que ainda não sabe se será candidato porque ainda não foi contactado pela concelhia do seu partido..."
    Ora isso é que é uma grande desfeita para um presidenet da Junta como este! Eu não tolerava... até porque convites não hão-de faltar!...

    ResponderEliminar
  2. E está o eduardo a tentar meter a sua colher. Para os mais distrídos, o Jofel quer que lhe peçam por favor, não sejam ignorantes. Aliás, ele e a maioria dos que disse que "ah e tal, ainda não sei". Tretas.

    ResponderEliminar
  3. Vai uma aposta com não há mexidas nas juntas? incluindo o que disse não?

    ResponderEliminar
  4. Contactado e convidado são coisas distintas... tintas

    ResponderEliminar
  5. Não estejais precoupados com os presidentes de junta. É um cargo que dá mais trabalho que louvores.
    E se a preocupação fosse para os candidatos à câmara?

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma questão mais aguda!...

    Se a renovação nas Juntas não é fácil (muito trabalho e poucos louvores, aceito) a renovação (será necessária? tb pode ser uma questão!) na câmara tb é muito dificil (por pouco(?) trabalho mas muitos louvores!) porque eles (Décio e Junior) não deixam!!*
    * com a devida vénia ao Jesus (do Braga)

    ResponderEliminar
  7. Oh pah ser presidente da junta é um cargo que dá trabalho? Deixem-me rir às gargalhadas. Vão-me perdoar mas a maioria dos presidentes de junta são dos maiores tacanhos que eu já vi (com as óbvias excepções), de tal modo que não compreendo como é que podem de alguma maneira ser envolvidos na política concelhia. Sei perfeitamente que é por não haver mais ninguém, mas faxabor, não me lixem.

    As minhas moedinhas são apostadas em como o que disse não não vai mesmo e dos outros, os poucos que não forem não deverá ser porque não querem lá ficar de certeza....

    Já agora, arranjem lá um cargo para este eduardo que o homem já cansa.

    ResponderEliminar
  8. o parvalhão que disse que não dá trabalho ser presidente de junta, ignora o que um presidente de junta:
    1. tem de percorrer os caminhos ao domingo de manhã;
    2. ter de dizer sim;
    3. ter de ouvir as pessoas, talvez mais do que um padre as ouve em confissão;
    4. ter de votar a favor, se for PS ou do PSD, tanto faz, pois não deve haver zanga com o da câmara, seja velho, adolescente ou júnior;
    5. ter de participar em reuniões;
    6. ter de assinar papeladas;
    ENFIM não ter tempo que os outros têm, sem chatices, sem diamantinadas,sem notícias falsas,sem notícias mesquinhas.
    Esse anónimo por que não concorre a presidente de junta e faz um blogue sobre o seu dia a dia de presidente? Vá lá, tente, não custa nada!...

    ResponderEliminar
  9. È só ver os cabelos brancos do da vila e os anos que lá leva. Até dói!...

    ResponderEliminar
  10. ...também apostava, que não irá haver grande mudança, nos presidentes das juntas.... basta estar atento,, e saber.. quais os que distribuiram "Bolo Rei" à poucos dias... Ha a Camara!!! ai irá ser diferente... perspectivam-se,, novidades... pelo PS,, Junior, após ter afirmado que sim, está sériamente a pensar, se não será melhor sai já, do que ser empurrado.... seria de pouca inteligência, ir a votos, sabendo que pode perder no minimo a maioria, para não dizer as eleições... pelo PSD.. a coisa pia mais fino,,, o Décio é certo!!! o segundo, cheira-me que será quem tem pago as despesas na AM.. também já se fala no Venâncio como Independente,,,iria complicar as coisas.

    ResponderEliminar
  11. Vamos começar pelo básico: os cabelos brancos "do da vila" não devem ser de certeza por causa do trabalhinho na junta, olhem para o que eu vos digo hoje! Já, se lhe forem pedir pelas alminhas o homem é capaz, assim de repente, de perceber que sem ele isto não anda pa frente pá (e eu louvo-o).

    Não pude deixar de ler o nome Venâncio algures no meio da diarreia mental do anónimo anterior. Sim, sim, ponham lá o venâncio que isso é que era. Avisem é com alguma antecedência!

    ResponderEliminar
  12. Não vale a penar "chutar pra canto!"
    A questão é: O homem (Junior) vai ou não vai?!...

    ResponderEliminar
  13. Aoque se diz, isto vai ser bonito!...
    QUATRO candidaturas à Cãmara! Idependente, PS, PSD e ao que se consta o Arlindo já falou às "chefias" se vão com o Independente ou sózinhos. Isto promete!...

    ResponderEliminar
  14. se ser presidente (quer de Juntas de Freguesia quer de Camaras)dá muito trabalho, canseiras, dores de cabeça, percas de tempo para outras coisas, ter de ir a todos os funerais , prossições e tudo o mais... por que raio se recandidatam esses senhores?
    Deixem o lugar a outros para experimentar o trabalho!
    Mostrem a Vossa personalidade, deixem de ser borinhos...

    ResponderEliminar
  15. desconfio de quem já
    foi contactada para ser presidente da junta de Linhares,Adivinhem:
    ex. professora primária,agora reformada.
    Proprietária de uma casa de Turismo Rural.
    Residente em Linhares.
    Várias vezes nas listas do PS em lugares nao elegiveis.etc.etc.
    quem será ,quem será????????

    ResponderEliminar
  16. Pah arranjem uma vida...

    ResponderEliminar
  17. Afinal quem é que concorre à câmara? Li quatro candidatos, parece muito, mas nunca se sabe. Quando se sabe quem avança?

    ResponderEliminar
  18. Para a as autárquicas

    PS está mais que visto que será o mesmo.

    PSD diria que vai ser mais do mesmo. Mas já era tempo de rejuvenescer. O do costume só pode ser masoquista. Há que dar oportunidade a outro. JJC, Venâncio, Show-off Carrancas podiam chegar-se à frente. Mas a meu ver será sempre derrota certa.

    PCP venha daí o Arlindo. One man Party.

    Mar eu queria era o Berloque...

    Saudações para os courences em geral.

    ResponderEliminar
  19. tanta asneira que tenho lido, será que não existe em Coura, gente com o minimo de intelegência? será que alguém ainda acredita que o Junior, vai mesmo outra vez pelo PS? e o segundo do PSD? alguém tem duvidas quem é? é preciso ter visão do futuro. O mundo está a mudar, o primeiro do PS e o segundo do PSD, já deram o que tinham a dar.

    ResponderEliminar
  20. Também ia mudar com o Bush e foi o que se viu.

    Mudar para pior não, antes assim!

    ResponderEliminar
  21. Décio Guerreiro - A perpétuação da derrota
    Pereira Júnior - Eternização de um venceor

    ...Venham daí os candidatos, que presidente já temos, Pereira Júnior como das outras vezes que brincou às eleições com o Décio...como sempre

    ...Conheço o suficiente de Coura e o suficiente os dois contendores para um sentido; Ufaaaaaaaa, ainda bem.

    ResponderEliminar
  22. Bolas, parece que a oposição me tirou um "d" ao Pereira vence(d)or.

    Um peleiro apenas numa guerra que já tem cabelos.

    Com ou sem erros, o melhor mesmo será manter o texto e o presidente

    Assinado pelo Anónimo do comentário anterior

    ResponderEliminar
  23. Quatro anos para esquecer, ou seja, quantas obras foram feitas em coura? mas já sei, a culpa é da oposição. porque não se entende, ok...
    Pereira, o homem doente que não se volta a candidatar mas teima em fazer isso mesmo e ser paralelamente provedor da Santa Casa (porque será? Luva branca?), não sei. Já agora publico isto como anónimo que me é mais fácil...

    ResponderEliminar
  24. a coisa vai feia nas eleições. Venâncio a independente e já. O homem fala bem, gosta de falar sobre nada e nada.
    O Décio? O dono do restaurante, das trutas, ou o vereador (varredor de derrotas) foragido?
    O Caldas, tem maturidade politica para a junta mas não para a câmra.
    Os carrancas, caras feias e desavindas do PSD, que gostariam de ir por outro partido, vão-se candidatar pelo CDS, conforme dizem os mentideros.
    O Pereira, já se cansou das vitórias, o PS corre o risco de não ter de comer fruta podre qualquer dia.

    ResponderEliminar
  25. O Venâncio fala bem?! O Venâncio a independente e já?! Um pouco de humor e umas boas gargalhadas sempre servem para aliviar o stress de umas autarquicas.

    Pah o Décio das trutas eu pessoalmente dir-lhe-ia para se continuar a ficar pelas trutas. Carrancas o que interessa é irem, por qualquer partido, nem que seja pelo monárquico. Já agora, acho que emitiram um comentário que não comtempla o nome do Arlindo o que é lamentavel porque perderam-se mais um par de boas gargalhadas!

    ResponderEliminar
  26. Então e o esteves caraças? Mas ele que é isto!

    ResponderEliminar
  27. Quatro anos para esquecer, ou seja, quantas obras foram feitas em coura? mas já sei, a culpa é da oposição. porque não se entende, ok...
    Pereira, o homem doente que não se volta a candidatar mas teima em fazer isso mesmo e ser paralelamente provedor da Santa Casa (porque será? Luva branca?), não sei. Já agora publico isto como anónimo que me é mais fácil...

    ResponderEliminar
  28. No Largo Visconde de Mosdelos.
    - Aqui à volta há muito nervoso no ar!...Porque será?...
    - Será do Guaraná?
    - Olha que não, olha que não!...
    - A coisa está feia!...
    - ?!
    - Ó homem quatro ou cinco ao poleiro, não é muita coisa?!
    - Parece que há uma boa oportunidade...
    - O Homem já fraquejou há muito... e pro isso estão a sentir o dói...
    - Que estava na hora, estava. Mas ele só quer aquilo! E sabes como é! Habituou-se!...
    - Pois é, mas já deu o que tinha a dar. E se calhar há já algum tempo!
    - Mas do outro lado a história é a mesma... uma pobreza franciscana!...
    - A mulher já ali vem...
    - Vai lá!...
    - Depois falamos.
    -

    ResponderEliminar
  29. Salva-se do paleio "mas do outro lado a história é a mesma...pobreza franciscana"

    ResponderEliminar
  30. Monárquico em Coura só conheço um... e não são dos de S. Paio

    ResponderEliminar
  31. E o resto do PS na Camara? não é capaz de aguentar o barco, sem o Junior?

    ResponderEliminar
  32. A nível de doença nenhum dos cabeça de lista poderá rir-se do adversário.Se optarem pelo boato da doença não vão longe.

    ResponderEliminar
  33. "E o resto do PS na Camara? não é capaz de aguentar o barco, sem o Junior?"
    Oh meu amigo, dizem que há de tudo!...

    ResponderEliminar
  34. Oh anónimo ilumidado, qual "resto do PS"?!

    ResponderEliminar
  35. Isto está mesmo de rir... Senhores das concelhias, quer do PS ou PSD (já que são os 2 partidos mais fortes de Coura) convidem gente nova, esses jovens que em Coura são bastantes com capacidade para desempenhar essses lugares. Metam-nos aà frente e ofereçam-se para os apoiar. Ou será que só se fará alguma coisa o Vosso nome estiver em 1º lugar?
    Há muito quem só fará algo pelo seu Concelho se estiver em lugar de destaque... ora esses que assim pensam não tem amor à Terra - a COura - só o fazem por interesses e vaidade... issso não presta.
    Trabalhenm por Coura sem estar à espera de LOUROS...

    ResponderEliminar
  36. Mas quais jovens, elucidem-me lá?!

    ResponderEliminar
  37. bom!!!, alguem disse : não chutem para canto.. O Pereira vai ou não??
    e se não for? tem mais alguém em condições?..alguem me explica, o que faz o nome do Venâncio, no meio disto tudo??? a que proposito? já fez alguma coisa por Coura? vive cá? ou será que também quer tacho.... O Décio a presidente e mais nada....

    ResponderEliminar
  38. Oh anónimo tanta contradição que por aí vai. Então espanta-se com o nome do Venâncio surgir nestas andanças e remata com a barbaridade tal "Décio a presidente"?! Oh homem vá para casa pensar na vidinha.

    Candidatos: Júnior e Décio. Até parece que vivemos numa terrinha complicada. Júnior ganha, Décio apanha abada, outra vez.

    ResponderEliminar
  39. Alguém pedia para mencionar nomes a futuros candidatos a camara, parece fazê-lo com ar de que não há mais ninguém a não ser esses já mencionados: Sr Pereira e Sr Décio.Nem me digam que são courenses, porra em Coura não há mais ninguém? Pobreza ... ou pobres sois vós que não tendes olhos para ver...
    O filho do actual presidente, os filhos de Victor Alves, e até o pai, e outros jovens que agora não tenho tempo de enumerar; mas vão viajando pelas nossas freguesias e a ver se não encontram gente capaz de desmpenhar tão bem essa missão; não é forçoso ser da vila... o concelho nõa é a vila e a camara é concelhia...

    ResponderEliminar
  40. Oh das 12:05, andas a ver cada filme!...

    ResponderEliminar
  41. "Oh das 22:51" dois dedos de testa nunca fizeram mal a ninguém. Está-se mesmo a ver, na campanha vai ser vê-lo a si de cachecol laranja e bandeira em punho a esbracejar pelo bom do Décio.

    ResponderEliminar
  42. Afinal, pah, são só filmes de cow-boys!....

    ResponderEliminar
  43. Passem ali por Ferreira e vejam se não encontram gente capaz de encabeçar a lista para a camara... há professores muto capazes, há a deputada que é pessoa muito indicada, conhecedora dos meandros políticos, o medico veterinario muto trabalhador., um juiz enfim há nesta freguesia muito por onde agarrar. haja vontade de largar o poleiro...

    ResponderEliminar
  44. Este agora anda a ver filmes... românticos (sem ofensa aos eventualmente apontados!)

    ResponderEliminar
  45. Ó pá, esse juiz de ferreira é q era fixe,ia ser um bebedeira colectiva todos os dias.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!