21 janeiro 2009

Todos ao arquivo!

Sabia que existem, nas várias juntas de freguesia do concelho de Paredes de Coura, cerca de 400 documentos com interesse arquivístico? Pois, eu também não… Mas foi esse o resultado do recenseamento que o Arquivo Municipal andou a fazer junto daquelas autarquias e que foi apresentado na passada sexta.
Ocasião para lembrar, mais uma vez, que o Arquivo Municipal é o espaço ideal para acolher quaisquer documentos de interesse para o concelho. Foi, aliás, esse o apelo feito aos vários presidentes de junta ali presentes, no sentido de entregarem ao Arquivo os documentos agora alvo do recenseamento, alguns dos quais com mais de 400 anos e que, nas instalações daquele equipamento cultural, encontram condições ideais para a sua preservação em segurança.
Para já, contudo, apenas a Junta de Freguesia de Cunha já aprovou a entrega de todo o espólio documental da freguesia à guarda do Arquivo. Outras, contudo, ponderam já seguir os seus passos, de modo a evitar a perda de documentos, situação que, por estes lados, teve o seu expoente máximo no incêndio que atingiu o edifício da Câmara Municipal na década de oitenta.
De referir, contudo, que muitas juntas de freguesia de Paredes de Coura não têm um grande volume de documentos antigos, chegando a haver mesmo autarcas que garantem não ter recebido qualquer livro de actas de anteriores executivos quando tomaram posse. Exemplo disso é a freguesia de Porreiras que, com excepção dos documentos ainda em uso, não herdou quaisquer documentos mais antigos.
O encontro foi também aproveitado para recordar algumas vivências que já foram bastante comuns no concelho, casos da repartição das águas de rega e da repartição do tojo. Iniciativas que, curiosamente, ainda resistem em algumas freguesias, tendo sido apontado o exemplo de Bico, onde é notória a preocupação de zelar pela divisão das águas no período da rega. Ou ainda de Castanheira, freguesia onde é ainda feita a divisão anual do tojo por alguns habitantes.

2 comentários:

  1. Arquivo municipal de Coura foi e é a melhor coisa q vi construída nos últimos anos.Parabens Sr° Presidente por esta aposta.

    ResponderEliminar
  2. Dou os meus parabéns a Paredes de Coura pelo arquivo. Agora à que rechea-lo

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!