28 julho 2011

A cadeira ao lado

tomada de posse 01A preparação para as eleições autárquicas de 2013 começou… logo após as eleições autárquicas de 2009. Ou, em vários casos (leia-se municípios e freguesias) ainda antes do acto eleitoral de 2009, com o terreno a ser preparado para a substituição dos muitos autarcas que estão, por imposição legal, no seu último mandato. E se, muitas vezes, o trabalho antecipado evita dissabores futuros, noutros casos o rumo que as coisas tomaram com o acto eleitoral, fugiu ao controlo dos que tinham planos para avançar em 2013 mas que foram afastados pelos bons resultados que outros, literalmente “empurrados para o sacrifício”, conseguiram nas eleições de Outubro de 2009.

A meio do caminho entre eleições o movimento partidário começa a ser ainda mais visível. Pelo Alto Minho, por exemplo, PSD e CDS já começaram a delinear (ainda que ao de leve) estratégias que, inclusivamente, podem passar pela junção de esforços na tentativa de conquistar algumas câmaras aos socialistas. Mas assistimos a preparativos para as eleições autárquicas de 2013 noutros pontos do país. O último caso a ser conhecido foi o de Oeiras, autarquia que Isaltino Morais conquistou nos últimos mandatos e que em 2009 conseguiu liderar com o apoio de um movimento que deu suporte à sua candidatura independente. Confrontado com o limite de mandatos que a lei determina, o IOMAF (assim se chama o movimento) já anunciou o sucessor de Isaltino como beneficiário do seu apoio. E, mais além, anunciou a disponibilidade do actual presidente da Câmara para continuar ligado à autarquia… como presidente da Assembleia Municipal de Oeiras.

A troca de cadeiras anunciada fez-me pensar como seria se, por cá, se enveredasse pelo mesmo caminho. Ou seja, como seria se António Pereira Júnior saísse da presidência da Câmara para a presidência da Assembleia? Como seria um presidente da Assembleia a moderar discussões (e críticas) sobre muito do que tinha sido feito por ele enquanto presidente da Câmara? E, tendo em conta que em Paredes de Coura, normalmente, o PSD consegue melhores resultados na votação para a Assembleia do que para a Câmara, será que isso significaria uma inversão dessa tendência? E, se Pereira Júnior avançasse por esse caminho, será que isso significava que o seu sucessor na Câmara de Paredes de Coura seria o seu antecessor na Assembleia? Tantos “ses” a mais de dois anos das eleições… Mas o tempo corre!

35 comentários:

  1. " como seria se António Pereira Júnior saísse da presidência da Câmara para a presidência da Assembleia? "

    Nao me admirava nada , e até gostava de ver!!! Concerteza o António Pereira tem experiência e traquejo para estar à frente da Assembleia Municipal e concerteza que aguentaria as criticas ao trabalho por si desenvolvido nos últimos anos.

    e tb nao me admirava nada que o Dr° Pacheco ocupasse o lugar de Presidente da Câmara!! Era concerteza um bom Presidente para Coura!!! Só que na minha opiniao nao vai trocar o cargo que tem na Universidade do Minho pelo lugar de Presidente da Câmara de Paredes de Coura!!!Mas o tempo o dirá!!!!
    Nao vejo é candidato que se perfil pelo PSD !!!! Nao consigo vislumbrar no PSD de Coura alguem capaz de lutar pelo lugar de Presidente!!!
    Podem-me sugerir nomes???

    ResponderEliminar
  2. Agostinho Sá.
    Ele foi roubado ao PSD pe PS.
    Um bom candidato de certo.

    ResponderEliminar
  3. Já aqui foi mencionada como potencial vencedora das eleições para a Camara a dr Maria José Carranca.Tem todas as condições para ser uma candidata ganhadora,olhando à sua experiencia politica que já possui,tanto a nivel autarquico como a nivel nacional,é uma lutadora e possui conhecimentos da sua experiencia profissional.

    ResponderEliminar
  4. Acredito mesmo que irá haver trocas de cadeiras.O sr Pacheco tem perfil para presidente da Camara e o Antonio Pereira ainda continua agarrado ao poder e não quer perder todos os previlégios de mão beijada.!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. "Agostinho Sá."

    Nao tem perfil para Presidente!!!! Muito bom para a junta ..mas para a Câmara nao.Tinha que ser muito mais politico!!!! e nunca foi "roubado"!!! Pois onde ele é "candidato" nem sequer é preciso haver eleicoes!! e ele é independente!!!!

    "dr Maria José Carranca"

    Sim, talvez fosse uma mais valia do PSD !!!!! mas desconhecida do Povo Courense!!! derrotada logo à partida...nao tem qualquer chance!!
    Tinha que ser muito mais conhecida em Coura .

    " o Antonio Pereira ainda continua agarrado ao poder e não quer perder todos os previlégios de mão beijada.!!! "

    Pq razao está agarrado ao poder???
    Onde estao os previlégios???
    Olhe que está enganado....olhe que o Tone tá cheio daquilo!!!é o que lhe digo...ele agora é ter tempo para as netas!!! E merece um descanso.....

    ResponderEliminar
  6. Essa da Carranca só pode ser para rir. O PSD está acabado desde há muito. Ou arranjam alguém totalmente diferente que limpe aquilo e comece do zero, ou vão continuar a ser mais do mesmo. Quanto ao PS, caso o Pacheco não seja o candidato (que acredito que não vá ser) estará também igualmente acabado porque não há lá mais ninguém capaz. Aliás, já está acabado porque o Pereira Júnior neste último mandato só tem feito porcaria atrás de porcaria.

    ResponderEliminar
  7. "Agostinho Sá" (Presidente da junta das Porreiras)

    Não me façam rir..

    "Muito bom para a junta ..mas para a Câmara nao"

    Tá na junta porque lá não há mais ninguém com tanta formação (estudos).


    Numa freguesia tão pequena qual é a obra dele?

    Obras:
    A casa dele,
    Os moinhos á beira da casa dele,
    a casa do sogro,
    Aquele parque com um lago,
    o lar,umas pontes,
    e mais algumas obritas mas tudo so com aqueles projectos do PRODER.

    Tudo bem, são obras pra freguesia mas podia-se fazer muito, muito mais...

    ResponderEliminar
  8. "Tá na junta porque lá não há mais ninguém com tanta formação (estudos)."

    E para estar na Junta é preciso formacao???
    Se disesse antes : em terra de cegos quem tem um olho é rei...aí acertava!!!

    "são obras pra freguesia mas podia-se fazer muito, muito mais..."

    Muito mais aonde???? o que mais queria fazer numa freguesia com 70 eleitores!!!! Se nao fosse o Proder!! E as Porreiras nao tivessem uma coisa chamada "Eira comunitária" aquilo já tinha desaparecido do mapa!!!!

    ResponderEliminar
  9. "Muito mais aonde????"

    Sabias que ainda há gente nequela freguesia que não tem luz, água, gáz dentro de casa??? ainda cozinha na lareira e usa luz das velas!!!

    Coura nao é só o Tabuão e o festival.

    ResponderEliminar
  10. "Sabias que ainda há gente nequela freguesia que não tem luz, água, gáz dentro de casa??? ainda cozinha na lareira e usa luz das velas!!! "

    E o que a Junta de Freguesia tem a ver com isso???????
    Querem ver que agora querem fazer da Junta de Freguesia uma associacao de solidariedade Social!!!! Eu tb quero que a junta me ponha água, energia e gaz na minha casa que vou construir!! Ahhh , e se possivel me comprem os electrodomesticos(com tv e parabólica incluida) !!! E nao se esquecam faz favor de deixar o frigorifico cheio!!!!

    ResponderEliminar
  11. Digam porque é que o Pacheco é bom candidato por ser Profe da UM. O homem só faz confusões na assembeleia. Se fosse assim todos os presidentes de camara sairiam da universidade. Não sejam provincianos....

    ResponderEliminar
  12. 1° O Professor Dr° Pacheco ainda NAO é candidato!!!!

    Depois, seria um bom candidato por todas as razoes!!!
    E nao é provinciano!!!!

    Provinciano será quem escreve "assembeleia" antes de "assembleia "!!!!

    ResponderEliminar
  13. Também concordo que o Pacheco seria um bom candidato, assim como o assessor do Presidente, o Vitor Paulo. Acho que é aqui que estará a verdadeira luta, com o Monteiro, a Rosie e o Esteves à espreita. Para apimentar o período eleitoralista seria muito bom para a democracia de Coura o surgimento de uma lista independente.

    ResponderEliminar
  14. Precisa-se de gente nova com sangue na guelra. Os mais velhos tem de ser respeitados mas está na hora de um Futuro Melhor, seja ele do PS ou do PSD. Prevejo que o PS continuará a apostar nos velhotes, se o PSD mudar e apostar em gente nova, essa poderá ser uma grande vantagem. O PS é o partido da aranha atrai a juventude à teia com promessinhas e no fim quando não pecisa deles:::lixo.
    Um Futuro Melhor. Há muito que esperamos por isso.

    ResponderEliminar
  15. Eu tambem acho. E o Colibri tanto cai para um lado como para o outro.

    ResponderEliminar
  16. " Prevejo que o PS continuará a apostar nos velhotes,"

    Quais velhotes??? Onde tem o PS os velhotes???

    " se o PSD mudar e apostar em gente nova, "

    Já apostou duas vezes !!!!!!! Uma vez no Décio!!! Outra no Zé Augusto!!!!
    Valeu nada!!! perderam....

    " O PS é o partido da aranha "

    E o PSD é o partido que antes de atrair...REPELE !!!!que é o grande mal deste Partido à muitos anos!
    Desde o Tempo de David da Tipografia, Zé Vieira,Joao da Lola, Dr° Miguel etc. etc,..nunca souberam cativar os jovens "capazes" desta terrinha!!! Pois se os jovens da altura nao tinham as mesmas ideias do que eles !! eram logo apelidados de Comunistas!!

    Boa tentativa de propaganda ao PSD caro anónimo!!! Mas tenho milhares de motivos para nao acreditar no PSD!!! Basta ler as promessas do último candidato PSD à Câmara Municipal!!!!

    ResponderEliminar
  17. Não se precupem que o PS fará uma renovação pacifica e sem lutas internas. Criticar que o PS engana os jovens é a coisa mais estúpida que já li. E sei que haverá mudanças e renovação. Não se precocupem o PS é um partido unido.

    ResponderEliminar
  18. Quando nao têm mais nada que dizer! sai disto!!! é realmente admiravel como quando nao têm outros argumentos vêm dizer coisas destas !!!

    "O PS é o partido da aranha atrai a juventude à teia com promessinhas e no fim quando não pecisa deles:::lixo."

    Como se os jovens de hoje se deixassem enganar por promessinhas!!!! Só mesmo de gente frustrada e ignorante pode fazer suposicoes destas!!!
    Preparem-se bem PSDs, pq a aranha vos vai apanhar na teia!! e nao se esquecam que os fios da teia sao muito fininhos!!! mas muito fortes!!! Capazes de apanhar alguns insectos bem grandes.....

    ResponderEliminar
  19. Só quiz dizer que estava de pleno acordo com o comentário do anónimo de 31 Julho, 2011 22:06 ...

    ResponderEliminar
  20. Muito honestamente o PS é um partido em perigo. Os presidentes de junta descontentes, obras megalomanas no centro da vila, agravamento da crise, partido envelhecido. O PSD tem de aproveitar esta conjuntura que é a sua ultima oportunidade.

    ResponderEliminar
  21. Quer po PSD como o PS estão com sérias dificuldades em conseguirem candidatos,o primeiro está arredado do poder autárquico há décadas e o segundo vegeta à sua volta, os compadres que esperam um lugar à sombra do poder!!!
    Na altura certa, os cand. surgirão na ribalta política...
    Nada de ilusões,o actual presidente foi levado ao colo pelo seu antecessor,José Guerreiro,no entanto só agora por imposição da lei de limitação de mendatos é que o homem deixa o poder!!!nada de ilusões, tais como os chamados "dinossauros" das freguesias,Vila,Padornelo,Cristelo e outros.De contrário, só quando não podessem arrastar os pés é que deixavam o poder,estou a lembrar-me de elemento do PS na Assembleia,com dificuldade e com o auxílio de bengala e dos colegas conseguia subir e descer as escadas da Câmara.Assim não senhores dos partidos políticos,saibam e tenham a inteligência da renovação...

    ResponderEliminar
  22. Será que o PSD pretende assumir a governação do concelho,falido económicamente??? Tenho dúvidas,o cand. que suceder a Pereira Júnior,apenas vai ter que pagar dívidas e juros aos bancos.
    Deixem ser os socialistas a afundar o barco que deixam à deriva tenho respeito pelas pessoas que os comentaristas aludem,todas estas pessoas idóneas e honestas,mas não "queimem" essas pessoas à partida sem saberem das suas opções !!! dessas pessoas referidas duas foram"roubadas" ao PSD-Agostinho e José Pacheco,mas nada contra, cada qual é livre de optar por esta ou aquela formação política.
    A Maria José,abstraindo o Carranca é na verdade uma potencial candidata pelo PSD.

    ResponderEliminar
  23. os que não mostraram nada nas suas vidas privadas é que tem atração pelo poder. Não acredito em pessoas com sucesso a querer chefiar uma camara falida.

    ResponderEliminar
  24. "Muito honestamente o PS é um partido em perigo"

    Nao é o que vejo ,nem o que se me consta!!!

    " partido envelhecido."

    Onde??? Onde??? é o partido com mais gente jovem !!!!!

    "O PSD tem de aproveitar esta conjuntura que é a sua ultima oportunidade."

    A sério???? vao acabar as eleicoes!!! é o último ano que o PSD pode tentar ganhar??? Ou podem andar uma vida inteira a concorrer!!! Estes é que têm que mudar de caras ...senao...!!!nada feito!!

    "Quer po PSD como o PS estão com sérias dificuldades em conseguirem candidatos,"

    O PSD sim, está com graves dificuldades em arranjar um candidato ganhador!!! Ora o PS !!!! quantos candidatos quer mais ??? Ao PS nao lhe faltam....e jovens..e com ideias ...mas vc deve ver mal...

    ",estou a lembrar-me de elemento do PS na Assembleia,com dificuldade e com o auxílio de bengala e dos colegas conseguia subir e descer as escadas da Câmara."

    Que eu saiba a Câmara Municipal tem um elevador!!!!! Vc fala é de cor... tenta enganar o povinho com a sua propaganda bacoca!!!

    "Será que o PSD pretende assumir a governação do concelho,falido económicamente???

    Claro que sim, caso contrário nem sequer concorriam!!! e o candidato que ganhe ainda vai ter muito por onde gastar!!! é que nao é bem como diz!!! A Câmara ainda nem sequer atingiu o limite de divida que pode contrair!!!! E outros tempos virao, e com ele novas ideias....

    " dessas pessoas referidas duas foram"roubadas" ao PSD-Agostinho e José Pacheco,mas nada contra, cada qual é livre de optar por esta ou aquela formação política."

    O Agostinho ,presidente das Porreiras que eu saiba é pra já um independente!!!! Se saiu ou nao do PSD , desconheco!!!
    O Pacheco mudou-se para o PS e Bem ,já que no PSD nao lhe davam um lugar de relevo na Politica do Concelho.

    E a Maria José Carranca é uma possivel candidata sim....mas até ganhar em Coura !!!!! Cá pra mim vai ficar velhinha até conseguir....se algum dia conseguir!!!!

    E a propaganda anónima dos lados de cima do concelho continua...... mas é mesmo fraquinha!!! Ó Homem vc nao arranja umas desculpas um bocadinho melhores para desculpar o PSD!!!! É que ainda por cima faz o papel de que é um in"dependente" do PSD !!!! candidate-se você e leve o Venancinho consigo que fazem boa parelha!!!!facam lá uma listinha independente....agradecia-se.....

    ResponderEliminar
  25. Este blog ao apresentar candidatos apenas pretende queimá-los. Deixem as pessoas em paz.

    ResponderEliminar
  26. É verdade o que diz o anónimo das 12.05,os membros da Assembleia não usam o dito elevador,sobem e descem as escadas do edifício, provo o que digo,deixe-se de invenções,respeite a verdade dos outros opinadores...não se preocupe em demasiado com os eventuais candidatos à Câmara,eles na altura própria surgirão!!!

    ResponderEliminar
  27. Qualquer animal ou pessoa, mesmo o ilustre "Lidinho", que seja candidato à Camara apoiado pelo ps ganha as ditas eleições !!!! E esta Heinh ??? !!!|! Porque será ?????????????????????????????
    """""" Jofel - 35 anos de poder;Antonio Pereira ...34 !!!!!!! Uma vida !!!!!!!

    ResponderEliminar
  28. "Este blog ao apresentar candidatos apenas pretende queimá-los."

    Que eu saiba este blog ainda nao apresentou nenhum candidato!!! Pq ainda nao HÁ candidatos!!! Mas sim possiveis candidatos !!!! E sao todos por de mais conhecidos de todos os Courenses!!!!

    "É verdade o que diz o anónimo das 12.05"

    O anónimo das 12.05 deve ser algum fantasma!!!! nao encontrei nenhum anónimo nessa hora!!!! Tá com visoes!!!! será do vinho???? e é um comentário muito interessante !!!! Provar que descem e sobem pelas escadas e nao pelo elevador!!!!! Elucidativo!!!!!!!!!

    "Qualquer animal ou pessoa,"

    Gostei desta frase ......tá muito boa mesmo.....
    apoiado pelo PS até eu Ganhava!!!!!

    ResponderEliminar
  29. As pessoas estão cansadas PS, o PS que continue a pensar que ganha as eleições com o Lidinho e depois. O ultimo escandalo ainda está a moer, falasse mal por todo o lado. Fiem.se na cantiga.

    ResponderEliminar
  30. O PS em Coura é um partido grande e organizado. Fará uma lista forte com gente nova competente e gente com mais idade: a experiencia é também um bem que não se pode desprezar.

    ResponderEliminar
  31. Não me digam que vai ser o Carioca a orquestrar a coisa?
    Ah...é um pau mandado, perdão.

    ResponderEliminar
  32. O PS é um partido grande e organizado, diz o.... pois até pode recorrer aos camaradas que entretanto ficaram no desemprego...
    em resultado das últimas eleições.
    É certo que o poder de tantas décadas conseguiu uma consolidação de "amigos" que conseguiram colocação para eles ou para os seus familiares,só assim é que se consegue ganhar eleições,fala dos trinta e tal anos de serviço de alguns protagonistas,foi isso que o próprio governo do PS com o apoio do PSD pretendeu terminar aprovando a lei de limitação de mendatos será que ainda não percebeu???

    ResponderEliminar
  33. O PS não é nenhum Polvo.

    ResponderEliminar
  34. Diz o PS não ser nenhum polvo,é sim um enorme polvo com sustentáculos por tudo o que é sítio que ao longo dos 30 anos conseguiu engordar apoiado no poder autárquico!!!Têm dúvidas??um partido organizado e de que maneira com os boYs que foi criando,deixando o lidinho de lado por quem devemos ter mais respeito é um ser humano como qualquer de nós.
    A Câmara de Coura funcionou e funciona como sede do partido do poder,mal daquele que conspire contra ....
    Não sei se a isto se pode chamar ditadura democrática, Ivan Morais,Carioca.Esteves,Pedreir
    José Augusto Joaquim Lopes e tantos outros,estes dos mais fracos, depois vêm a procissão dos restantes, gente fina os engravatados.
    Com máquina ou sem máquina oxalá mude o sistema que pelos anos decorridos, está velho, pôdre e carunchento, com renovação das pessoas e dos hábitos.

    ResponderEliminar
  35. os novos estão a chegar...
    mas borinhos e companhia...
    ficamos na mesma

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!